Alopecia

Tratamento de alopecia cicatricial

Pin
Send
Share
Send

Na prática médica, costuma-se classificar a calvície em vários tipos, dependendo da natureza do quadro clínico. A alopecia cicatricial é uma doença rara. Com esta forma de calvície, afetando principalmente mulheres com mais de 40 anos, os folículos pilosos são destruídos e cicatrizes são formadas no couro cabeludo. Alopecia do tipo cicatricial é difícil de tratar.

As razões exatas do desenvolvimento de alopetion de cicatricial permanecem desconhecidas. Estabelece-se que a patologia não é devido à hereditariedade. No entanto a doença pode ocorrer no contexto de anomalias genéticas:

  • ictiose (destruição difusa do couro cabeludo),
  • comprometimento do desenvolvimento da pele,
  • desenvolvimento folicular anormal e muito mais.

A zona de risco para alopecia cicatricial inclui pessoas diagnosticadas com patologias infecciosas e outras inflamatórias: sífilis, tuberculose, psoríase, versicolor e outros.

Danos mecânicos na pele da cabeça também podem levar ao aparecimento da doença: ferimentos, queimaduras, exposição a produtos químicos.

É importante! Calvície deste tipo é devido à substituição do tecido normal por alterações cutâneas conectivas ou atróficas.

Danos na cobertura da cabeça levam a essas violações. Como resultado dessa exposição, os tecidos locais estão inflamados. Além disso, a pele danificada é coberta por granulações rosadas.

No estágio final do desenvolvimento da patologia na área problemática, áreas formadas exclusivamente por tecido conjuntivo são formadas. Dentro deste último não há vasos sanguíneos que alimentam os folículos. Devido à falta de oxigênio, este último desaparece, como resultado do crescimento do cabelo parar no local do problema.

A alopecia cicatricial é dividida em:

  1. Primária Nesta forma, a calvície se desenvolve imediatamente após a destruição do folículo piloso.
  2. Secundário Patologia surge da progressão do processo inflamatório. A calvície secundária não é tratável.

Dependendo do fator causador a alopecia cicatricial desenvolve-se por tipo:

  • paniculite esfoliante,
  • foliculite pustulosa eosinofílica,
  • síndrome de degeneração folicular,
  • Pseudopelada de Brock,
  • Foliculite Decalvadora,
  • líquen folicular plano.

Há também uma forma de raio-x de patologia. Esta doença se desenvolve no tratamento de infecções fúngicas. A terapia por raios X provoca o afinamento do couro cabeludo e danifica a pele.

Segundo a localização, o alopetion de cicatricial divide-se em frontal (área de fronte) e androgeno-dependente (principalmente coroa).

Quadro clínico

A natureza do quadro clínico na alopecia cicatricial é determinada pelo tipo de fator que provocou o desenvolvimento da doença. Os únicos sinais confiáveis ​​da presença de patologia são calvície de uma parte separada da cabeça e inflamação dos tecidos locais. Os demais sintomas podem ser da seguinte natureza:

  • síndrome de dor
  • coceira intensa e queimação,
  • inchaço e vermelhidão da pele,
  • descascando.

É importante! O cabelo com alopecia cicatricial cai imediatamente após a exposição ao fator causal ou com o tempo à medida que o processo inflamatório progride.

Métodos diagnósticos

O objetivo das atividades diagnósticas realizadas na alopecia cicatricial é identificar as causas da doença. A alopecia deste tipo é frequentemente acompanhada pelas seguintes patologias:

  • micose
  • dermatoses pustulosas e bolhosas,
  • inflamação queloide dos folículos,
  • infecções parasitárias ou bacterianas,
  • sarcoidose e outros.

A base do diagnóstico é uma biópsia de tecidos coletados na área do problema. O método permite explorar o processo de cicatrização da pele e identificar o estágio atual de destruição dos folículos pilosos.

Tricoscopia e fototriscopia dão resultados mais precisos. Ambos os métodos permitem que você defina:

  • tipo de pele
  • condição dos folículos pilosos,
  • a densidade e a relação entre cabelo saudável e danificado,
  • fase de alopecia atual.

Tricoscopia e fototriscopia também são realizadas para excluir outras formas de alopecia.

O objetivo do tratamento da alopecia cicatricial é eliminar o fator desencadeante e retardar o processo de calvície. O esquema de tratamento é selecionado com base nas causas do desenvolvimento da patologia.

Com micoses, dermatoses e algumas outras doenças A recepção dos seguintes medicamentos mostra-se:

  • antimalárico,
  • imunossupressores,
  • antibacteriano,
  • tiazolidinediona (drogas antidiabéticas).

Além de tomar medicamentos sistêmicos, é necessário tratar regularmente áreas problemáticas da pele com pomadas, que incluem corticosteróides e ciclosporina. Recomenda-se também aplicar às áreas afetadas medicamentos que inibam ou estimulem (dependendo das indicações) imunidade local.

É possível restaurar o trabalho do folículo com a forma primária de alopecia. Se os tecidos do bulbo permanecerem viáveis, um medicamento anti-hipertensivo é injetado diretamente nas áreas problemáticas. Este medicamento estimula o crescimento do cabelo.

A alopecia cicatricial requer tratamento prolongado. A terapia medicamentosa é projetada para impedir a perda de cabelo e eliminar os sintomas associados. Além disso, é importante tratar as comorbidades, que são acompanhadas de calvície de diferentes partes do corpo.

É importante! Mesmo com a estabilização da condição da cabeça, a possibilidade de recorrência da alopecia cicatricial permanece vários anos após o término do tratamento.

Se a doença não progredir por um ano ou mais, a cirurgia de substituição capilar é prescrita.

O método, conhecido como microenxertia folicular, envolve o transplante de pele doadora com folículos saudáveis ​​para áreas problemáticas. Depois de tal operação, a área da pele da cabeça é reduzida.

Prevenção

Devido ao fato de que a verdadeira causa do desenvolvimento de alopecia cicatricial não foi estabelecida, Os médicos ainda não desenvolveram métodos específicos de prevenção para prevenir a calvície da cabeça. Para reduzir a probabilidade desta doença, recomenda-se fortalecer o cabelo através de complexos vitamínicos e máscaras especiais. Além disso, as patologias que causam inflamação tecidual devem ser tratadas prontamente.

A alopecia cicatricial não representa uma ameaça à vida e à saúde humanas. Nesse caso, a patologia piora a aparência do paciente, o que leva ao desenvolvimento de distúrbios psicológicos. O tratamento da alopecia cicatricial não é capaz de prevenir a recorrência da doença.

Vídeos úteis

Tipos de calvície: gnezdny, androgenic (androgenetic), cicatricial, focal, difuso, total.

Alopecia - causas, características e tratamento.

Causas

Às vezes, a doença ocorre devido à exposição freqüente aos raios-X. Os focos de perda de cabelo aparecem de forma desigual na cabeça e têm uma forma irregular. Em locais de calvície, há atrofia da pele, que não é acompanhada de nenhum descascamento ou crostas. Com o tempo, o tecido cicatricial se forma nas áreas afetadas, devido a que os folículos pilosos são completamente destruídos.

Alopécia cicatricial é bastante difícil de curar devido ao fato de que as causas deste tipo de calvície podem ser diferentes e nem sempre é possível determiná-las rapidamente.

Tipo de cicatrização de perda de cabelo na foto.

Tipos de alopecia cicatricial:

  • Alopecia cicatricial primária (decorrente da destruição dos folículos pilosos durante o processo inflamatório).
  • Alopecia cicatricial secundária (há abundante perda de cabelo devido à progressão ativa da doença e várias lesões).

No tipo secundário da doença, a destruição folicular ocorre instantaneamente e é um processo irreversível.

Fatores que contribuem para a ocorrência de alopecia cicatricial:

  1. neoplasias no corpo,
  2. predisposição genética (por exemplo, incontinência de pigmento),
  3. doenças infecciosas (sífilis, tuberculose, lepra, etc.),
  4. queimaduras, químicas e térmicas,
  5. dano mecânico ao couro cabeludo,
  6. Síndrome de Lassuer-Little,
  7. doenças crônicas.
Destruição dos folículos pilosos durante a inflamação.

Preste atenção! A doença pode ocorrer devido ao uso prolongado de drogas esteróides ou congelamento.

Diagnóstico

A alopecia cicatricial em mulheres de diferentes idades e homens deve ser diagnosticada apenas por um especialista competente. Para estabelecer um diagnóstico preciso, as queixas dos pacientes não serão suficientes. Recomenda-se a realização de uma biópsia da pele do couro cabeludo, que determinará não apenas o estágio de destruição dos folículos pilosos, mas também o estágio de formação da cicatriz. Para mais dados, os médicos recomendam fazer um tricograma, graças ao qual você pode determinar a condição e a densidade do cabelo. Por razões desconhecidas para a formação de tal patologia, os pacientes devem entrar em contato com um dermatologista e terapeuta que irá prescrever um exame mais extenso.

Doenças associadas à patologia:

  • lúpus eritematoso
  • sarcoidose
  • líquen plano
  • doenças pustulosas, etc.
O tricograma do cabelo é uma das formas de diagnosticar a alopecia.

O princípio básico do tratamento da alopecia cicatricial é interromper a cicatrização da pele, além de eliminar a causa da formação da doença. A reabilitação dos pacientes com esta condição patológica começa com um exame visual detalhado, determinando o estado atual da saúde e a detecção de doenças crônicas e lesões que poderiam contribuir para o desenvolvimento de alopecia cicatricial. A única maneira de aliviar o paciente da calvície é a cirurgia, devido à qual a cicatriz será removida e, em seu lugar, a pele de pleno direito que contém tecido gorduroso, vasos sangüíneos e folículos pilosos é substituída por médicos.

No estágio inicial do desenvolvimento da doença, o problema pode ser resolvido de maneira médica. Tal terapia é capaz de parar a queda excessiva de cabelo. Muitas vezes, os médicos prescrevem antibióticos de amplo espectro, bem como imunoestimulantes. O tratamento medicamentoso também terá como objetivo eliminar a causa raiz da doença, para que resultados realmente positivos possam ser alcançados.

Antes de usar medicamentos, você deve consultar seu médico.

Uma opção de tratamento menos dolorosa e perigosa para a alopecia cicatricial é o uso do sistema capilar. Este método de substituição de cabelo é muito popular em todo o mundo, porque graças a ele você pode rapidamente e permanentemente obter uma aparência atraente. O sistema de cabelo é a fixação do cabelo natural à mão a uma fina base de silicone na superfície da cabeça do paciente. O comprimento, a sombra, a estrutura e a densidade do cabelo são determinados individualmente.

Método de tratamento de problemas de calvície.

A alopecia cicatricial traz muitos inconvenientes, diminui a auto-estima e pode separar completamente uma pessoa do mundo exterior. Para evitar tal situação, vale a pena entrar em contato com um especialista qualificado que determinará com precisão a causa inicial da queda rápida de cabelo e prescreverá um tratamento eficaz. Se você encontrar uma doença patológica, você deve consultar imediatamente um médico.

Fazendo um diagnóstico

Para determinar o tipo específico de alopecia e delinear as etapas do tratamento, testes diagnósticos especiais são realizados, cujos resultados são avaliados pelo seu médico:

  • Inspeção visual da área afetada.
  • Exame de sangue para hormônios, sífilis, para parâmetros bioquímicos. Exame de sangue geral.
  • Rheoencephalography (REG) - para determinar a velocidade do fluxo sanguíneo nos vasos da região craniana.
  • Microscopia capilar - para estudar as mudanças características na estrutura do cabelo.

Abaixo você pode ver a foto, o que parece alopecia cicatricial:



Causas do desenvolvimento

As formações cicatriciais são uma consequência de uma doença fluente ou passada e são secundárias. Os culpados de sua aparência na superfície da pele, como resultado da perda de cabelo, podem ser causas fisiológicas, bem como doenças de natureza infecciosa e não infecciosa:

  • Transferido ferimentos físicos e queimaduras.
  • Desordem hereditária e defeitos no desenvolvimento de cabelo.
  • Doenças crônicas.
  • Formas raras de infecções.

Sintomas e estágios

Alopecia Cicatricial se desenvolve ao longo do tempo e pode se comportar de maneira diferente:

  1. Em alguns casos, as pessoas quase que imediatamente começam a notar coceira, ardor e desconforto na área afetada.
  2. Em outras situações - as cicatrizes podem se desenvolver sem serem percebidas, sem sintomas graves.

Independentemente de a doença progredir acentuadamente, o quadro clínico parece o mesmo: o processo inflamatório começa, levando à morte dos folículos pilosos e à formação de tecido conjuntivo em seu lugar. Pode ser acompanhado por sensações desagradáveis ​​na pele, bolhas com fluido, que são posteriormente substituídas por cicatrizes suaves. Os folículos morrem completamente e não são mais capazes de funcionar.

Preparações e procedimentos

  1. Em primeiro lugar, os meios e procedimentos são designados para ajudar a eliminar os efeitos patológicos e as causas primárias da alopecia cicatricial, para evitar sua disseminação.

Em um estágio inicial (quando os focos não tinham tempo de cicatrizar), a medicação regular pode impedir a queda de cabelo. A alopecia, manifestada devido à inflamação dos folículos pilosos, por exemplo, quando foliculite syciformis ou líquen plano, é tratada com antibióticos e imunoestimulantes de amplo espectro. Os corticosteróides podem ser prescritos - sob a forma de cremes e injeções tópicas na área afetada da pele.

  • Drogas psicotrópicas e nootrópicas (sibazon, azafen, nootropil).
  • Vitaminas (A, E, multivitaminas, incluindo aquelas que contêm oligoelementos), fitina, biotina.
  • Fármacos imunocorretivos (decaris, metiluracilo, T-activina).

Remédios populares

Para retardar o processo de calvície, você pode usar a medicina tradicional. Se você usar as receitas certas para um tipo específico de doença, o tratamento pode ser eficaz. Em alguns casos, o próprio médico aconselha remédios populares, por exemplo, se você é alérgico a medicação.

Um remédio eficaz na eliminação da alopecia é o alho. - devido ao alto teor de vitamina C e óleos essenciais. O uso de receitas à base de alho dá um efeito desinfetante e restaura as raízes do cabelo.

Existem outros meios para uma ação específica:

  • Caldos de espinheiro marítimo, raízes de bardana - para nutrir a pele com substâncias essenciais.
  • Infusão de álcool de calêndula - tomado por via oral 2 vezes ao dia.
  • Caldos de uma tília e uma solução de camomila são usados ​​para enxaguar o cabelo.

Transplante de cabelo

Nos estágios posteriores da alopecia, os pacientes recebem transplantes capilares.

O método de transplante folicular é concluído na remoção dos folículos doadores e sua implantação nos locais de calvície. O cabelo de diferentes partes do corpo é usado para a operação..

O método de enxerto de pele da parte occipital dos lobos frontal e parietal permite restaurar o crescimento uniforme do cabelo, especialmente com alopecia focal.

A perda de cabelo é um fenômeno comum em humanos, independentemente da idade ou sexo.As características e efeitos dessa doença também são diferentes, assim como as possíveis causas. O tratamento da alopecia cicatricial é um processo longo e sério. Métodos e cursos preventivos são preparados individualmente para cada paciente. Portanto É extremamente importante seguir as recomendações de um especialista e tratá-las com responsabilidade..

Processo de formação de cicatriz

  • O impacto de um fator negativo no tecido.
  • O surgimento da área inflamatória em que as células estão cicatrizando o tecido e o colágeno, restaurando-o ao estado da cicatriz.
  • Após a formação da cicatriz, a morte do folículo piloso começa.

Em alguns casos, com a consulta oportuna de um especialista, o processo de formação de cicatriz pode ser reversível. Finalmente a cicatriz é formada somente após 4-6 meses desde o início do processo patológico.

Recomendações gerais

Se uma doença que causa alopecia é suspeita, ou se ocorrerem sintomas de calvície, é importante que o paciente consulte um especialista a tempo. A detecção de doenças nos estágios iniciais ajudará a evitar consequências negativas. Sobre alopecia de cicatriz é importante saber:

  • Alopecia cicatricial com um curso favorável desativado durante o ano após o início do processo.
  • Cuidados para o cabelo e couro cabeludo requer cuidado e puro. Recomenda-se usar detergentes suaves. A frequência é escolhida individualmente, mas pelo menos uma vez por semana.
  • Recepção exigida prescrita drogas e vitaminas.

A alopecia cicatricial é uma doença desagradável que tem um prognóstico desfavorável em sua forma. Quanto mais cedo o médico visitar, menos efeitos adversos a doença terá.

Causas da calvície

Cada pessoa fica careca de maneiras diferentes, mas devido à alta prevalência de alopecia, vários padrões podem ser traçados em sua aparência. Como regra geral androgênicoalopecia começa a se manifestar imediatamente após o fim da puberdade e aos trinta anos é finalizado. Sua principal causa pode ser chamada de hereditariedade do homem.

Com um aumento na concentração de hormônios masculinos no sangue de uma pessoa, o cabelo em sua cabeça começa a diminuir e ser substituído por uma penugem, que gradualmente perde sua cor e se torna mais fina. Ele se manifesta primeiro em ambos os templos, depois se move suavemente para a coroa. Lá também o cabelo começa a afinar. Com o crescimento dessas áreas, elas estão gradualmente se fundindo em uma careca.

Calvície total provocado principalmente por fatores externos. Pode ser envenenamento com vários elementos químicos - tálio, bismuto, arsen (arsênico), vapores ácidos (por exemplo, ácido bórico), doenças fúngicas do couro cabeludo, procedimentos de radiação. Se drogas que retardam o crescimento celular são usadas como tratamentos para tumores, isso também pode levar à morte dos bulbos e à perda de cabelo.

Razões difusoalopecia alterações hormonais no corpo humano durante a gravidez ou puberdade, estresse, falta de oligoelementos benéficos, como ferro ou vitaminas do complexo B, maus hábitos e uso de contraceptivos podem ser feitas. Em caso de perturbação hormonal, é temporário, desaparecendo depois de voltar ao normal. Em outros casos, requer intervenção.

Calvície focal devido à presença no corpo de uma pessoa que sofre de processos auto-imunes. Esta doença considera folículos como organismos alienígenas. Mais comum em homens e mulheres de cabelos escuros. As principais razões são:

  • Hereditariedade (mais de um quarto suscetível tem patologia familiar).
  • Estresse e turbulência mental grave.
  • Trabalho incorreto de algumas glândulas do corpo - glândulas supra-renais, pituitária e tireóide.
  • Doenças crônicas - cárie, rinossinusite.
  • Problemas no suprimento sanguíneo devido a mudanças na viscosidade e taxa de fluxo sangüíneo.
  • Infecções virais.

Nos homens, também pode se manifestar como falta de crescimento de bigode e barba.

Perda de cabelo seborréica

Com aumento da secreção de sebo Uma doença como seborréia ou dermatite seborréica pode ocorrer na superfície da cabeça sob o cabelo. Isso geralmente causa desbaste, danos e perda de cabelo nas áreas afetadas.

As causas de sua ocorrência não podem ser determinadas com precisão. Muitos especialistas concordam que este é um complexo de causas genéticas, doenças associadas às glândulas endócrinas, alterações hormonais e a influência de fatores ambientais nocivos. O alegado agente causador da seborreia é um tipo especial de fungo - Malassezia furfur, que está presente na maioria das pessoas na microflora do couro cabeludo (pode ser cerca de metade dos seus microorganismos).

A alopecia ocorre em cerca de um quarto dos casos de seborréia. Seu desenvolvimento é acompanhado por aumento da secreção de sebo sob o cabelo, por causa do qual eles se tornam oleosos brilho e ficar juntos, e eczema na pele. Como resultado, os poros da pele ficam entupidos, o cabelo não recebe nutrição suficiente e gradualmente se torna mais fino. As áreas afetadas são principalmente na borda do crescimento do cabelo, ou do frontal para a parte de trás da cabeça. Eles estão sempre cercados por densas fileiras de cabelos saudáveis.

Alopecia Treatment

Primeiro você precisa descobrir a causa exata.. Alopecia, causada por fatores externos ou doenças de pele, é tratada de forma completamente diferente do que causada por causas hereditárias ou hormonais.

A alopecia cicatricial é curável apenas por transplante de cabelo. Antes de realizá-lo, é necessário remover cirurgicamente as áreas afetadas do couro cabeludo e esperar até que as feridas estejam completamente cicatrizadas. Lâmpadas são transplantadas de outras áreas da pele cobertas com cabelo saudável, como o peito, costas ou nádegas. O cabelo das pernas para tal transplante não é adequado.

Métodos para tratamento de formas não cicatriciais

A alopecia não cicatricial tem vários tratamentos..

  • Preparações Finasteride e Minoxidil, estimulando o crescimento do cabelo. É necessário usá-los estritamente aderindo ao curso e não interrompê-lo, pois ele ameaça com uma recaída extensa.
  • Fisioterapia, se não houver danos ao couro cabeludo - massageando a pele, Darsonval, efeitos elétricos e laser, o uso de estimular e irritar a pele significa (um exemplo de tais meios pode ser tintura de pimenta).
  • Drogas para melhorar a microcirculação sanguínea e acelerar os processos metabólicos nas áreas afetadas. Estes incluem heparina, aminofilina, Trenal e outros.
  • Manter um estilo de vida saudável e eliminar fatores prejudiciais, como estresse, nutrição inadequada e irregular, incapacidade de seguir o regime diário e o ciclo de sono e vigília.
  • Com o processo auto-imune detectado do corpo, direcionado aos folículos pilosos, deve-se usar glicocorticosteróides - no local da lesão ou em casos particularmente negligenciados e malignos na forma de comprimidos.
  • O curso de complexos vitamínicos, que incluem na sua composição e oligoelementos.

Você pode tentar curar remédios populares de calvície. Aqui são úteis várias decocções, pomadas e tinturas de plantas medicinais como bardana e bardana, com a adição de soluções de mel e álcool. Você pode usar sal marinho esmagado como um peeling preliminar. Deve ser esfregado no couro cabeludo antes da lavagem, realizando uma descamação e descamação da pele morta, estimulando o crescimento de novos folículos e a circulação sanguínea.

Breve descrição do problema

O que é alopecia cicatricial? A alopecia cicatricial é um tipo de calvície que tem algumas diferenças de outras formas de perda de cabelo. A principal diferença é um curso muito desfavorável e prognóstico da doença.

A doença afeta os folículos pilososque estão sendo gradualmente destruídos.

Nas áreas danificadas do couro cabeludo existem focas - cicatrizes consistindo de tecido conjuntivo.

Esses selos se sobrepõem aos folículos pilosos, como resultado folículo não pode executar sua função, o cabelo pára de crescer.

Este tipo de calvície é bastante raro.

Nota-se em cerca de 3% dos pacientes que procuraram o médico com o problema da queda de cabelo.

Causas da doença

As causas da alopecia cicatricial são diversas e numerosas. Muitas vezes esse problema pode indicar uma doença grave, problemas no trabalho de órgãos internos e sistemas.

Entre os fatores de desenvolvimento de alopecia cicatricial incluem-se:

  1. Causas congênitas. Devido à predisposição genética da pele do couro cabeludo, desenvolva-se desde os primeiros dias de vida da criança.
  2. Patologias infecciosascomo sífilis, tuberculose.
  3. Doenças oncológicas (tumores benignos e malignos), o uso de quimioterapia e outros métodos de seu tratamento. Alopecia, neste caso, nem sempre se desenvolve, tudo depende da intensidade e duração da exposição a produtos químicos no corpo.
  4. Dano mecânico couro cabeludo (queimaduras, feridas, congelamento).
  5. Patologia auto-imune.
  6. Doenças do couro cabeludo (por exemplo, líquen).

Sinais de alopecia cicatricial

As manifestações clínicas da doença, independentemente da causa de sua ocorrência, são as seguintes.:

  1. A aparência no couro cabeludo das áreas delineadas de calvície, que no início são de menor tamanho.
  2. Com o tempo, essas áreas aumentam de tamanho, tornam-se mais visíveis.
  3. O paciente se queixa de desconforto na área da lesão. Ele está comichão, ardor, sensações dolorosas ao longo do tempo.
  4. Nas áreas afetadas da pele, reações inflamatórias, vermelhidão, úlceras e feridas ocorrem, a pele fica mais seca e escamosa. No entanto, há casos em que tais manifestações não são observadas, a pele permanece lisa, sem sinais de danos.
  5. Depois de algum tempo, as reações inflamatórias desaparecem, a completa ausência de pêlos é marcada nas áreas afetadas.

Veja como é a alopecia cicatricial na foto:

Patogênese da doença

A alopecia cicatricial desenvolve-se gradualmente, nos estágios iniciais da doença, seus sintomas podem ser menores, quase imperceptíveis.

  1. No primeiro estágio, danos às camadas superiores da pele devido ao impacto negativo de fatores prejudiciais.
  2. As células expostas a essa exposição começam a secretar substâncias biologicamente ativas.
  3. Focos de inflamação aparecem na pele.comichão, sensação de pele seca.
  4. Nas áreas danificadas da pele, a substância é ativamente sintetizada - o colágeno, com o acúmulo de uma cicatriz de matiz avermelhado. Os sintomas da doença tornam-se irreversíveis.
  5. A cicatriz fica mais pálida, gradualmente endurece, engrossa (esse estágio pode ter duração diferente: 1-3 meses).
  6. No último estágio, os folículos pilosos são destruídos.eles atrofiam, não podem executar as funções da produção de cabelos. No couro cabeludo, as cicatrizes são transformadas em cicatrizes duras, que podem ser vistas não apenas ao toque, mas também visualmente.

Tratamento de alopecia cicatricial

A eficácia do tratamento depende principalmente do estágio da doença. Nos estágios iniciais O desenvolvimento da calvície pode parar este processo, eliminando a principal causa do seu desenvolvimento.

Neste caso apenas a cirurgia ajudará. Este é um transplante de cabelo usando a pele doadora. Para mais informações sobre os métodos modernos de transplante, incluindo métodos não invasivos e o preço deste procedimento, você pode encontrar em nosso site.

No entanto, aqui as previsões são ambíguas: Como a pele do paciente está coberta de cicatrizes, formações densas em que a circulação sanguínea é prejudicada, os enxertos de doadores podem não se estabilizar.

Alopecia Cicatricial - um dos tipos mais graves de calvície. Com a doença desta espécie, ocorre a destruição dos folículos pilosos, completa perda de pêlos nas áreas afetadas.

Os métodos tradicionais são impotentes aqui. Pomadas e cremes, drogas, o efeito esperado não vai dar. Para o sucesso do tratamento, a cirurgia é necessária e, claro, a eliminação da causa da doença.

Descrição e quadro clínico da doença

A alopecia cicatricial refere-se a uma doença politeriológica. Quando isso acontece perda de cabelo permanente devido à morte do folículo durante o curso de um processo inflamatório ou outro processo patológico.

O final da doença é alopecia e cicatrização. Após a calvície devido a esta doença, é impossível restaurar totalmente o cabelo velho - folículos pilosos são completamente destruídos ou não podem executar plenamente a sua função.

Independentemente da causa da doença, o quadro clínico permanece característico. Primeiro de tudo, a calvície começa em pequenas áreas, a área afetada aumenta gradualmente. Ao mesmo tempo, sintomas como ardor, dor e coceira começam a incomodar a pessoa doente.

A cicatrização das áreas da pele ocorre em etapas:

  1. Tecido danificado.
  2. As células começam a secretar uma substância biologicamente ativa.
  3. O processo de inflamação começa e células produtoras de colágeno são atraídas para a área danificada.
  4. A síntese de colágeno começa, o que leva à formação de uma cicatriz "jovem".
  5. Após 1-3 meses, a cicatriz amadurece, torna-se mais pálida e menos protraída acima da superfície da pele.
  6. Na última etapa, que leva de um terço de um ano a 12 meses, a cicatriz passa a transformação final - os vasos da cicatriz desaparecem e as fibras de colágeno, antes concentradas em feixes, se alinham em uma única linha.

Mas às vezes a doença é acompanhada pelo desenvolvimento de processos inflamatórios - o aparecimento de feridas, descamação, bolhas com pus e outros, que eventualmente curam e se transformam em pele lisa. Se, durante a formação da cicatriz, um mau funcionamento tiver ocorrido, a cicatriz pode se tornar convexa, oca ou assumir a forma de uma cicatriz quelóide.

As causas e formas da doença

A alopecia cicatricial desenvolve-se gradualmente, em vários estágios, e as causas da ocorrência da doença podem ser os seguintes fatores:

  • tumor maligno ou benigno,
  • doenças hereditárias e defeitos de desenvolvimento (ictiose, incontinência pigmentar e outros),
  • ferimentos (queimaduras, feridas, contusões, etc.),
  • patologias foliculares congênitas,
  • exposição à radiação
  • estágios extremos de doenças individuais, incluindo lúpus eritematoso, carcinoma basocelular, líquen plano e outros,
  • doenças infecciosas específicas (lepra, favus, tuberculose, leishmaniose e afins).

A condição da pele depende do motivo pelo qual a doença apareceu - ambas as cicatrizes podem permanecer sobre ela, e pode ocorrer atrofia cicatricial da pele.

Para determinar o tratamento, é necessário identificar a forma dessa alopecia. Os mais comuns são:

  • Síndrome de Little-Lassuer,
  • Foliculite Decalvadora,
  • paniculite esfoliante,
  • versicolor folicular plano,
  • foliculite pustulosa eosinofílica,
  • síndrome de degeneração folicular
  • O pseudo-papa de Brock.

Aconselhamos que você leia:

Sintomas e diagnóstico

O sintoma óbvio da doença é o começo da calvície em uma pequena área da pele. A patologia pode desenvolver gradualmente (neste caso, as manifestações clínicas não são imediatamente perceptíveis) ou rapidamente (as manifestações patológicas progridem e o curso da doença em si é acompanhado por descamação, dor, prurido e sintomas semelhantes).

A área afetada é contornada em torno do perímetro da derme, que tem uma estrutura áspera, e na periferia da pele e cobertura de cabelo permanecem os mesmos. Nos arredores da zona de calvície afetada, os folículos viáveis ​​podem permanecer, recuperando-se com o tempo.

Este procedimento permite identificar:

  • forma da doença
  • o grau de destruição de lâmpadas,
  • que estágio é a cicatriz.

Além disso, é necessário diferenciar a atrofia cicatricial da focal - feita examinando-se o limite da queda de cabelo e os sinais disponíveis de atrofia da pele.

1 Causas de alopecia cicatricial

A destruição dos folículos capilares pode ocorrer pelos seguintes motivos:

  • Danos traumáticos e químicos no couro cabeludo: lesões, queimaduras, congelamento, ácidos e álcalis. Quando expostos a um fator físico destrutivo direto nas camadas mais profundas da pele, os folículos são danificados, o cabelo cai, o crescimento subseqüente cessa,
  • Exposição a raios-X - raios-X provocam danos às células-tronco na área dos folículos pilosos,
  • Lichen cabelo liso,
  • Patologias auto-imunes: lúpus eritematoso discóide, sarcoidose.

Seja qual for a causa da alopecia cicatricial, ela leva à formação de uma cicatriz no lugar do folículo piloso e, portanto, impede sua restauração e não dá chance ao novo crescimento capilar.

A chance de regeneração capilar na alopecia cicatricial com alterações cicatriciais na zona folicular é extremamente pequena.

2 Como formar uma cicatriz na área dos folículos pilosos

O processo patológico nesta doença prossegue por etapas. Existem as seguintes etapas na formação da cicatriz na área dos folículos:

1) estágio de infiltração - acompanhado por um processo inflamatório ativo próximo ao folículo e dentro dele. As células produzem muitas substâncias biologicamente ativas, mediadores inflamatórios, infiltração de fibroblastos.

2) estágio de produção de colágeno - os fibroblastos na zona de crescimento capilar começam a produzir ativamente o colágeno, substituindo as células normais por fibras de colágeno

3) estágio da fibrose - muitas células vivas e ativas do folículo começam a ser substituídas por tecido fibroso, a deformidade do folículo se desenvolve e sua morte. Nesta fase, o tecido da cicatriz é uma cor avermelhada, pode subir um pouco acima da pele.

4) estágio queloide - no lugar do folículo piloso, um tecido áspero e cicatrizado. É de cor pálida, pode assumir a forma de uma cicatriz, uma depressão rasa ou um pouco protuberante

Se uma cicatriz já se formou, o crescimento do cabelo não pode ser restaurado neste momento. No estágio de infiltração ou na produção inicial de colágeno, essa chance ainda está lá.

Mas, como a chance de detectar patologias nos primeiros estágios é extremamente pequena, o termo “alopecia cicatricial” geralmente caracteriza a perda de cabelo irreversível.

3 sintomas

O quadro clínico da alopecia cicatricial pode começar com uma pequena área de calvície e, à medida que a doença progride, todas as grandes áreas do couro cabeludo podem estar envolvidas no processo patológico.

Quando a alopecia cicatricial, ao contrário de muitas outras formas, juntamente com a perda de cabelo, os seguintes sintomas são observados: coceira, queimação do couro cabeludo, vermelhidão, bolhas.

No caso de agentes químicos, físicos e térmicos prejudiciais, a área de dano do pêlo corresponde à zona de impacto do foco patológico, e a calvície está claramente associada a esse efeito.

5 Tratamento de alopecia cicatricial

O objetivo do tratamento desta doença é prevenir os danos de novas áreas do cabelo, impedir a formação de novas cicatrizes e eliminar a causa da alopecia cicatricial (se o fator etiológico for outra doença).

Quando a alopecia cicatricial é muito importante na hora de estabelecer o diagnóstico e prescrever o tratamento. O crescimento do cabelo no local da cicatriz não é restaurado e a tarefa do médico é preservar áreas saudáveis ​​da zona de crescimento, tanto quanto possível.

Localmente podem se aplicar:

  • pomada corticosteróide
  • imunomoduladores tópicos
  • preparações vitamínicas
  • retinóides

Uma injeção de glicocorticosteróides, vitamina B12 no couro cabeludo afetado é praticada. Esses procedimentos podem ser realizados em nível ambulatorial.

O mecanismo de ação terapêutica é o efeito antiinflamatório, metabólico, melhorando a regeneração tecidual.

No tratamento de alopecia cicatricial, os métodos fisioterapêuticos da pesquisa usam-se ativamente:

  • terapia com laser
  • eletroforese
  • fotocoagulação
  • terapia de oxigênio-ozônio

O ozônio ativa os processos redox no corpo, estimula o sistema imunológico, tem efeitos antiinflamatórios e imunomoduladores. A injeção intravenosa de solução fisiológica ozonizada a pacientes, autohemotherapy com ozônio se pratica.

A fim de fechar os defeitos cosméticos - áreas de pele cicatrizada do couro cabeludo sem cabelo, são utilizados métodos cirúrgicos - remoção de tecido cicatricial e enxertos de pele com folículos pilosos.

Mas o transplante é realizado sob certas condições: na presença de um doador adequado, bem como na ausência de sinais de inflamação na área a ser transplantada.

Não é sempre que o transplante sobreviva com êxito em um novo local, devido ao fluxo sanguíneo prejudicado na área transplantada e ao risco de desenvolvimento de rejeição imunológica.

Existem formas indolores e não invasivas de mascarar defeitos cosméticos na alopecia cicatricial - usando perucas, chignons, revestimentos especiais de cabelo natural ou artificial.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: ALOPECIA CICATRICIAL VISÃO PELA MEDICINA ELLEN MAXIMO (Pode 2024).