Dicas úteis

Aprenda 9 fatores que afetam a vida útil da ferramenta após a nitidez

Pin
Send
Share
Send

Para desenvolver modos de afiação ideais, é necessário vincular as condições de nitidez com a microgeometria do instrumento afiado e as propriedades físico-mecânicas da camada superficial (dureza, estrutura da camada modificada, sua profundidade) e todos esses parâmetros com a resistência ao desgaste da lâmina afiada ao cortar madeira.

A avaliação final dos modos de afiação foi revelada como resultado do teste das facas afiadas quanto à resistência ao desgaste durante o fresamento de madeira. Estudos revelaram o impacto sobre a qualidade da afiação de elementos individuais do modo de afiação (alimentação cruzada, velocidade de rotação do círculo, avanço longitudinal, refrigeração, etc.) e, com base nisso, desenvolver recomendações para os modos de afiação.

Alimentação cruzada. A espessura do metal que está sendo moído em uma passagem do círculo é o parâmetro mais importante do modo de moagem. O aumento na alimentação lateral afeta dramaticamente a profundidade das mudanças estruturais nas camadas superficiais da lâmina, o aumento no poder de moagem, a produtividade específica das rodas e a limpeza do processamento.

Estudos mostram que um aumento na alimentação cruzada de 0,02 a 0,04 mm / dv. um derrame, ou seja, 2 vezes (a produtividade de moagem também aumenta em 2 vezes) causa um aumento no poder de moagem em 29%, uma redução no trabalho de moagem específico em 36%, uma diminuição na produtividade específica em 12%. Esses dados indicam uma baixa eficiência econômica de nitidez em pequenas alimentações cruzadas. Para a pureza do tratamento, que se deteriora com o aumento da espessura da camada a ser removida, isso não é significativo na presença de uma operação de amamentação e acabamento. No processo de amamentação, independentemente dos valores da alimentação cruzada no primeiro estágio de afiação, uma limpeza constante e melhor de moagem é obtida para um círculo de um dado grão. A importância da enfermagem não é apenas uma melhoria na limpeza, mas também a manutenção de uma camada superficial defeituosa que aparece durante a afiação, se for superficial, ou reduz a sua espessura.

A limitação na escolha da alimentação transversal não é a pureza da superfície obtida, que é facilmente corrigida nas últimas passagens, mas a espessura das camadas superficiais nas quais ocorreram transformações estruturais significativas e a produtividade específica do rebolo. As recomendações finais sobre a profundidade de moagem ao afiar facas de aço 9H5VF, P4, P9 são feitas levando-se em conta essa posição.

Velocidade do círculo. Experiências mostram que para evitar transformações estruturais na camada superficial e uma possível redução de rebarbas na lâmina, é necessário escolher a velocidade do rebolo dependendo da composição química do aço, das características da roda, do ângulo de esmerilhamento, da magnitude da alimentação transversal e longitudinal. Aplicação incorreta em todos os casos, as velocidades indicadas no rebolo. Aumentar a velocidade de um círculo sem levar em conta a influência de outros fatores de afiação leva a um aumento na profundidade da camada defeituosa da superfície sendo afiada e a um aumento na espessura da broca.

Alimentação longitudinal. Experimentos mostram a viabilidade de aumentar a velocidade da alimentação longitudinal, pois aumenta a produtividade da afiação e aumenta sua qualidade. Neste caso, o rebolo, sendo uma fonte de altas temperaturas instantâneas, está menos em contato com a superfície tratada, e como resultado da redução da duração do processo térmico, a profundidade das transformações estruturais diminui. O limite superior da alimentação longitudinal não está definido. Praticamente é determinado pelas capacidades construtivas da máquina.

Quais fatores afetam o desgaste da tesoura

Afiando tesouras de cabeleireiro é realizada conforme necessário. Em um caso, a afiação pode durar seis meses, no outro, o instrumento durará dois anos. A média é de um ano.

Durante este período, a ferramenta pode executar o trabalho de alta qualidade, mas somente sob a condição de uma afiação corretamente concluída.

Tesoura bem afiada

Objetivamente, vários fatores afetam o tempo da tesoura:

  1. Tratamento de precisão.
  2. Características de operação (masculino, feminino mestre e station wagon ganham desgaste diferente).
  3. Cargas que caem em tesouras (número de clientes por dia).
  4. Tratamento do cabelo antes de cortar (molhar de um spray, lavar).
  5. Peculiaridades da clientela (cabelos do tipo asiático ou negróide são mais duros do que os europeus, isto repreende o desgaste, assim como o corte de cabelos vítreos cinzentos).
  6. Método de armazenamento
  7. A especificidade do uso de desinfetantes (tipo de desinfecção, cumprimento das regras de sua implementação).
  8. A qualidade do material de que a tesoura é feita e a abordagem da empresa de manufatura ao processo de produção.
  9. A escolha do mestre, que está afiando ferramentas de cabeleireiro e manicure.

Recomendações para escolher um mestre e treinamento

Ao escolher um assistente para a manutenção da ferramenta, é importante dar preferência aos profissionais.

A profissão de um apontador de ferramentas que trabalha com um cabeleireiro e ferramentas de manicure e pedicure não é a mesma coisa que um trabalho de um afiador de ferramentas ou de um mecânico. O fato é que as ferramentas de um trabalhador de salão de beleza precisam de processamento preciso, as arestas de corte devem ter a forma correta. Se a tesoura não for processada em uma oficina especializada, a ferramenta será danificada.

Os closers de nitidez funcionam apenas com:

  • tesouras de cabeleireiro para um corte direto,
  • tesoura de desbaste,

Tesoura de desbaste

  • facas para cortadores de cabelo,
  • vários tipos de pinças para manicure e pedicure,
  • omoplatas, tesouras e outras variedades de ferramentas de manicure e pedicure.

O custo de afiar ferramentas de cabeleireiro e manicure na máquina

Afiar ou terminar cada ferramenta implica uma abordagem individual. Portanto, o custo em cada caso será o seu. Além disso, o preço do serviço depende do tipo de instrumento.

Levando em conta as informações na tabela, podemos concluir que a tesoura de desbaste de afiação difere em custo de trabalhar com lâminas retas.

Muitas vezes os mestres vêm direto para o salão com a sugestão de afiar ou afinar bem no local. Apesar de toda a praticidade dessa abordagem, você não deve confiar nesse apontador.

O trabalho de alta qualidade requer uma alta concentração, a presença de equipamentos especializados e condições confortáveis, que um salão de beleza projetado para outro tipo de serviço não pode oferecer.

Tudo sobre tesouras: informações para cabeleireiros, assim como manicure e pedicure

Cabeleireiros, manicure e pedicure muitas vezes fazem a pergunta: que ferramentas comprar para o trabalho? Esse é o problema mais sensível. Afinal, você quer gastar um bom dinheiro gastando dinheiro. A palavra é boa - um conceito difícil de entender, até que essas ferramentas muito boas caiam em suas mãos e você não irá trabalhar com elas. Mas vou tentar falar sobre os principais recursos das ferramentas.

Existem muitas ferramentas baratas no mercado. Tão barato que você acabou de se perder. Há caro ", seria dinheiro" para comprá-los.

Como regra, os artesãos compram as ferramentas de uma empresa bem conhecida, e os iniciantes tentam escolher mais barato. Normalmente, aqueles que estão matriculados em cursos do serviço de emprego do distrito o fazem. É bom que o instrutor do curso informe os locais onde você pode comprá-los.

Todos os mestres, sem exceção, estão preocupados com a mesma questão: como as ferramentas funcionarão após a compra, não importa quão caras ou baratas sejam. Aqui eu vou surpreendê-lo: até mesmo ferramentas baratas podem trabalhar de acordo com as caras.

Quanto tempo as ferramentas duram?

Se você usar as ferramentas corretamente e de acordo com o planejado, poderá usá-las de seis meses a dois anos ou mais. Normalmente, um ano não pode pensar em nada, então você precisa afiar.

Existem muitos fatores objetivos que afetam a vida da ferramenta.

Fatores que afetam a vida útil da ferramenta

  • sua capacidade de lidar com uma ferramenta
  • que tipo de mestre você é: cabeleireiro, masculino, feminino ou combinado,
  • quantos clientes você tem em um turno,
  • contingente de pessoas (com cabelo duro ou macio),
  • se você lava o cabelo antes de cortar ou apenas molhar
  • Você usa traços ociosos durante o corte de cabelo (fechando a tesoura sem cortar o cabelo),
  • quão elegante você está no trabalho, você deixa cair tesouras, você usa casos de couro com um fecho,
  • como dobrar e armazenar a ferramenta depois do trabalho,
  • que desinfetantes você usa
  • se você dá o seu instrumento para outros mestres ou não (eu recomendo fortemente: largue-o e você estará sem trabalho),
  • como são afiadas as ferramentas, um profissional ou um mestre "vadio" (bouncer de dinheiro),
  • fabricante de suas ferramentas e da qualidade do aço.

Como você pode ver, não há tão poucos deles, apenas os principais estão listados aqui.

Onde comprar uma ferramenta, não importa o quê: cabeleireiro, manicure ou pedicure

Se você está fazendo cursos, você pode comprar uma ferramenta de um professor mestre. Eles geralmente fazem isso. Você também pode ir ao cabeleireiro e consultar aqueles que já estão trabalhando e saber quais ferramentas são necessárias e onde comprá-las. Você também pode comprar ferramentas em uma exposição profissional, geralmente há uma grande seleção. Mas é melhor comprar em uma loja especializada. Eles lhe darão uma garantia e um cheque. Seus direitos do consumidor serão protegidos.

Quais ferramentas comprar?

Existe essa regra: é melhor que os cabeleireiros novatos não comprem ferramentas muito caras, mas para os mestres em pedicure, é melhor comprar os mais caros de uma só vez.

  • Compre ferramentas apenas de empresas bem conhecidas (por exemplo, Jaguar, ProLine, Mertz, KEDAKE). Basicamente, 1º ou 2º grau. Não é necessário ter 3 ou 4 aulas, pois os iniciantes não têm experiência suficiente com tais ferramentas. É quando você aprende a trabalhar bem, ganha experiência - depois compra.
  • Se você frequenta cursos pagos, para mestres de elite, então muitas vezes as regras exigem que você tenha boas ferramentas.
  • Ferramentas caras nem sempre são boas e podem não ser adequadas para você.
  • Ao escolher a nota reta de tesoura: a espessura das tesouras deve ser a mesma, especialmente nas pontas. Se uma teia for mais espessa e a outra mais fina, isso levará a desgaste desigual da borda de uma das teias. Sempre olhe para a lacuna entre as lâminas na frente de uma luz brilhante: deve ser da ponta da tesoura para o parafuso. E também verifique a folga sob a carga, é feito assim: feche as lâminas, pegue a tesoura na mão direita, segure-a horizontalmente na frente de uma luz brilhante e olhe para a folga entre as lâminas, pressione os anéis de tesoura para que o espaço entre as lâminas comece a desaparecer, se a folga começar suavemente desaparecer da ponta para o meio, e há uma lacuna na frente da engrenagem - então esta é uma escolha mais ou menos bem sucedida, mas se não há folga no meio, mas há uma lacuna na frente da ponta, então a tesoura vai começar a torcer o cabelo durante o trabalho. Se você aprender este método de escolha, você pode escolher a tesoura certa.
  • Ao escolher tesouras de desbaste: o espaço entre as telas na folga não deve ser muito grande. Um intervalo muito grande, durante a operação, irá bater em uma lâmina reta e deixar ranhuras profundas na aresta de corte. Essa tesoura vai se estragar.
  • Tente escolher um "enchimento" com dentes pequenos - muito grande irá remover muitos cabelos. As ranhuras nas pontas dos dentes devem ser as mesmas. Eles são em forma de v, retangulares (n de cabeça para baixo) e com pequenas depressões. Com sulcos rasos, menos cabelo é removido.
  • Normalmente escolhem tesouras em cinco polegadas e meia, são perfeitas, principalmente para cortes de cabelo femininos, para homens - seis polegadas e mais. Combinado, como universal, cinco polegadas e meia. Se você não sabe definir polegadas, então aqui: a largura do polegar na mão é de 25,4 mm. Isso é 1 polegada. Calcule quantos dedos vão caber a partir da ponta da tesoura até a borda dos anéis, e você saberá quantos centímetros. Normalmente, na tesoura Jaguar, os dois últimos dígitos do número indicam quantos centímetros, ou polegadas, são escritos em uma tela reta, e a classe de tesouras é indicada por quadrados.
  • Há boas tesouras KIPE, elas ainda têm um globo perto do parafuso. Muito boa qualidade, e seu aço não é pior do que caro. Há também tesouras ProLaine - também muito boas. E o "arquivador" dessa mesma empresa deixa muito a desejar. Suas telas são bastante maciças e largas, isso aumenta a rigidez e, durante cortes de cabelo, elas podem, com bastante confiança, tirar grandes fios de cabelo.

Mestres de principe manicure-pedicure:

  • Não tome tesouras baratas, pois elas podem ser revestidas com zinco ou níquel. Assim que a camada revestida sair, a tesoura começará a enferrujar, e isso começará a partir das pontas - o principal elemento de trabalho.
  • Observe que as ferramentas de manicure, ao contrário das barbearias, são vendidas em qualquer lugar: nos mercados, em passagens subterrâneas, em quiosques, apenas a partir das mãos, para não errar na hora de comprar, perguntar ao fabricante da ferramenta de que aço é feito ( aço 40Х13, nas pessoas - "médico").
  • Teme aqueles que oferecem ferramentas baratas para ganhar muito dinheiro. Geralmente isso acontece em feiras.
  • Compre apenas ferramentas profissionais. Não há bens de consumo. Tome isso como uma regra.

Instruções para usar a ferramenta

Ferramentas exigem uma atitude cuidadosa. Existem regras que ajudarão você a prolongar sua vida. Então, nós os listamos:

  • não bata a tesoura no pente para tirar o cabelo deles
  • não despeje ferramentas em uma pilha - pode danificar as arestas de corte,
  • não jogue ferramentas, mas coloque-as com cuidado,
  • pegue apenas as alças, não as telas, para não se cortar,
  • não deixe na solução desinfetante mais do que o necessário, pode embotar as bordas de corte,
  • Lubrifique regularmente as ferramentas conforme descrito nas instruções para elas (especialmente para máquinas de cortar cabelo),
  • Certifique-se de que a tesoura de cabeleireiro tem uma tensão de trabalho dos panos de modo que as lâminas não fiquem penduradas quando elas estão fechadas - isso leva ao enrolamento das bordas de corte em ambas as lâminas,
  • Nunca use uma agulha cigana para afiar uma tesoura, você só vai piorar
  • Afie a ferramenta atempadamente a partir de um apontador profissional experiente (se possível),

Onde afiar ferramentas?

Afiar ferramentas apenas na oficina especializada em afiar apenas ferramentas de cabeleireiro, manicure e pedicure, e não na oficina de afiar facas de cozinha e tesouras de alfaiataria, porque cada ferramenta requer uma certa abordagem.

Há alguns artesãos que viajam para salões de cabeleireiros e salões de beleza e afiam ferramentas no local. É muito fácil pegar em uma retificadora para colocar uma roda abrasiva ou de diamante nela e fazer uma retificação, mas em tais motores, com círculos, há velocidade rotacional insuficiente (normalmente são 1250 rotações por minuto em vez das necessárias 3000 rotações / min.). Essas máquinas não são balanceadas, vibram fortemente. Este é um sinal de que a nitidez não será de alta qualidade. Ao afiar tesouras de unhas, use limas de diamante ou diamante, mas ainda não fornece a afiação correta, porque não cria as superfícies geométricas corretas das arestas de corte, a superfície frontal, a superfície auxiliar traseira, o ângulo de afiação, o ângulo de corte.

Usando os serviços de tais mestres, você sempre corre o risco: você pode ser estragado ou não ser estragado por ferramentas, mas, como regra, estraga porque mói à mão sem usar equipamento especial, onde você pode suportar todos os ângulos de afiação necessários. Tais afiadores têm idéias distantes sobre as especificidades do seu trabalho, para eles o principal é o seu dinheiro. Geralmente são pessoas de profissões relacionadas: torneiros, moedores, afiadores, moleiros, mecânicos de montagem mecânica, etc. Eles sabem que há uma oportunidade para “zashib”, afiar suas ferramentas e não perder. Mas eles nem têm ideia de quão magro e duro é o trabalho, é uma abordagem completamente diferente e uma tecnologia diferente. Essa experiência específica foi adquirida ao longo dos anos. O apontador deve ter qualidades como: resistência, perseverança, paciência, boa visão, boa coordenação de movimentos. O apontador não deve apertar as mãos, ele não pode dar ao luxo de beber e fumar. E, claro, ele deve ter o conhecimento necessário, enquanto trabalha, sempre observe as precauções de segurança. No final, ele deve ter um talento, um toque de metal, uma abordagem criativa. Ele deve melhorar continuamente as habilidades e a tecnologia. Ele deve ter um senso desenvolvido de consciência e decência: faça tudo por si mesmo. Afinal, tudo isso é exibido em seu trabalho - no seu instrumento.

Talvez isso pareça fanático demais para alguém, mas isso é justificado. Como resultado, o cliente recebe ferramentas de alta qualidade e dá dinheiro para elas com prazer. Para tal mestre sempre virá, como você rapidamente se acostumar com o bem. Mas você não quer pagar por refinar duas vezes.

Até o momento, a afiação correta de tesouras de cabeleireiro retas, como KEDAKE, requer 43 operações, aterramento especial, mandris, para manter todos os ângulos de retificação originais. Na afiação correta leva de 3 a 5 horas. Este é o trabalho da 4ª série. Demora de 8 a 12 horas para triturar tesouras de desbaste, é pelo menos 80 operações e 4 ª série, com corte em ambos os casos (com tesouras retas).

Imagine quanto trabalho você precisa com uma tesoura que você estragou?

Como determinar o que sua tesoura pode arruinar?

Faça estas perguntas:

Qual é o grão no rebolo? (deve ser de 80 a 100 mícrons.)

Qual é o número de revoluções do rebolo por minuto? (deve ser 2950 rpm)

Como você afia: à mão ou em dispositivos especiais? (em dispositivos especiais),

Você desmonta uma tesoura antes de afiar? (desaperte o parafuso e afie cada lâmina separadamente),

Você enfia a tesoura antes e depois da afiação (para definir a folga correta entre as lâminas da tesoura (verificada em uma régua curva),

Quanto tempo você gasta em nitidez (se for até 20 minutos, envie de volta para casa),

Se o mestre das perguntas acima não se levantar ou se afastar da resposta, então, consequentemente, não há razão para falar sobre o ajuste fino das ferramentas. Por exemplo, para polir as tesouras de unhas e passar as arestas de corte, leva de 1 a 2 a 3 horas. Isso só pode ser feito em condições estacionárias com a iluminação correta. Portanto, afie a ferramenta em uma oficina especializada ou em um mestre particular. E lembre-se - "um bom mestre na estrada não está mentindo"! Mais cedo ou mais tarde, você encontrará um que combina com você.

Quem são os apontadores mestres?

O nome correto para tal profissão é um barman para cabeleireiro, manicure e pedicure. E o nome - ferramentas de cabeleireiro, manicure e pedicure não é inteiramente correto, e aqui está o porquê: as operações de "afiação" e "acabamento" são diferentes em conteúdo. Afiação envolve o desbaste inicial com tolerâncias para acabamento. Acabamento - acabamento de acabamento, onde você precisa manter as dimensões exatas, definir a qualidade do acabamento superficial das bordas de trabalho (inclui polimento e alisamento, trazendo as arestas de corte para nitidez de navalha e brilho especular).

O fato é que as ferramentas de cabeleireiro, manicure e pedicure exigem processamento de alta precisão, definindo as arestas de corte da forma correta, caso contrário, elas simplesmente não funcionarão conforme necessário. Portanto, se você optar por um serralheiro simples ou por um apontador de ferramenta, ele provavelmente arruinará sua ferramenta.

Que aço são feitas ferramentas de manicure e pedicure?

Geralmente, as ferramentas são feitas de aço inoxidável para ferramentas de martinsite de alto teor de cromo. Essa classe de aço como 20Х13 é o cabelo mais comum, barato e ferramentas de unhas são feitas a partir dele,
de tais classes de aço como 30Х13, 40Х13, (raramente 45Х13, 65Х13), fazem ferramentas de manicure e pedicure profissionais. Está entre os mestres chamados "aço médico",
As ferramentas de alta qualidade são feitas de aço 95X18, este é o mesmo "aço médico", mas mais caro.
Ferramentas feitas de aço 30X13, 40X13, 95X18 devem ser submetidas a tratamento térmico para aumentar a dureza e resistência ao desgaste e, o mais importante, aumentar a resistência à corrosão. Para isso, use um forno a vácuo para eliminar a oxidação e a descarburação da camada superficial do metal.

1 Controle do aquecimento da ferramenta de corte

A durabilidade de uma ferramenta de corte durante o processo de corte depende em grande parte do processo de corte. O processo de aquecimento e como o resfriamento ocorre é um dos mais importantes durante o corte. Atualmente, a vida útil da ferramenta é aumentada através do desenvolvimento de novos tipos de ligas duras, novos revestimentos e tipos de quebra-cavacos.

O aquecimento ocorre devido à velocidade com que a ferramenta de corte atinge o metal e devido ao atrito dos cavacos descarregados. Quando o CO2 é aplicado na superfície de corte, ele prolonga significativamente a vida útil do cortador. Também usado sistema de lubrificação de canal que consiste em duas substâncias - para CO2 e lubrificação a seco na forma de um aerossol ou ar. Durante a expansão através do orifício de abastecimento do refrigerante e subsequente evaporação, o dióxido de carbono é resfriado a -78 °, fixando-se na ferramenta de corte, a peça produzida e os cavacos brancos formados (às vezes chamados de gelo artificial). Portanto, o sistema de resfriamento duplo funciona muito bem e rapidamente.

O uso de quebra-cavacos especial nas fresas aumenta a vida útil em 20-25%.

O uso de refrigeração interna nas brocas aumenta a vida útil em 30-40%.

O uso de refrigeração interna nas fábricas aumenta a vida útil em 20-25%.

O uso de resfriamento por CO2 duplo e lubrificação a seco nas brocas aumenta a vida útil em 45-60%.

O uso de quebra-cavacos em brocas aumenta a vida útil em 15-20%.

O uso de quebra-cavacos nas fábricas aumenta a vida útil em 35-50%, dependendo do material processado.

Aplicar um revestimento em uma ferramenta de corte aumenta a durabilidade pelo menos 1,5 a 2 vezes.

Agora chegamos aos fatores subjetivos

Ou seja, depende de você quanto tempo pinças de manicure muito boas e profissionalmente afiadas irão funcionar. Existem dois fatores:

Hábito para trabalhar com garras de cutícula sem corte

Nos bons velhos tempos soviéticos, quando uma manicure era feita, especialmente onde não havia um bom apontador, a pele da cutícula era rasgada em pedaços, e não cortada suavemente. O cliente precisava de um pouco de paciência. Afinal, "beleza requer sacrifício". Tenho certeza de que agora, em nosso tempo, existem tais precedentes. No entanto, os clientes do nosso século tornaram-se mais exigentes e um pseudo-mestre está condenado às perdas associadas à diminuição da clientela. Quando verdadeiros cortadores de unhas profissionais entram em suas mãos pela primeira vez, você experimenta alguma euforia. Que ferramenta legal! Quão bem afiado! Corte como um relógio! Eu estou apenas voando! Eu trabalho sem esforço! Essas pinças fazem manicure com os olhos fechados! E assim por diante. Tal pessoa irá trabalhar pinças manicure profissional 1-1,5 anos ou mais. Mas gradualmente se acostumando com isso. Você rapidamente se acostuma com o bem. Como um dos apontadores formulou a idéia de que o bom afiamento é como uma droga, que, depois de ter tentado uma vez, você quer ainda mais. Como resultado, o período de trabalho das pinças até a próxima afiação é gradualmente reduzido em média para um a dois meses. Isso é apenas uma média. Existem mestres que trabalham 6 meses. E há profissionais especialmente escrupulosos - eles compram uma dúzia de pinças e trabalham toda semana. E dão a nitidez ainda bastante aguda, mas não perfeita. Estas são, obviamente, exceções, vale a pena acrescentar que, se o apontador tritura uma ferramenta mal, ele percebe que as pinças são usadas com menos frequência. "So" - pensa, "afiar dura mais tempo". Apenas tal afiador é menos provável desistir de uma ferramenta - é uma pena!

O segundo fator influencia a vida das pinças profissionais e afiadas até a próxima nitidez:

Conformidade com as regras de cuidados com o sapateiro

  • É necessário proteger as pontas de danos em utensílios de vidro, esmaltados e metálicos. Um dia, um cliente me trouxe três cortadores de unha recém-afiados para me remodelar. As pontas supostamente apertam. Aconteceu em todos os três pequenos, mas perceptível para a luz dobre as pontas para dentro. Como se descobriu a causa - trabalho descuidado com um esterilizador de bola.
  • Lubrifique as unidades de fricção após a esterilização. Muitos ignoram esse procedimento simples. O aço médico usado para fazer pinças profissionais para manicure é condicionalmente inoxidável.
  • Soluções desinfetantes com exposição prolongada podem causar oxidação das superfícies internas da articulação noccoat. A esterilização térmica faz com que o óleo seque. O trabalho sem lubrificação acelera significativamente o desgaste, o que significa que as pinças durarão até a próxima afiação.

Esperamos que as informações sejam úteis e ajudem a prolongar a vida útil de suas pinças profissionais. Também é necessário notar que a afiação regular produzida a tempo prolonga a vida útil da ferramenta como um todo.

Considerando o acima exposto, será mais objetivo determinar não o tempo, mas o número de manicures feitas por uma ferramenta. Você e eu estaremos muito interessados ​​em saber a resposta para as seguintes perguntas:

  • Quantas manicures (pedicures) têm pinças de cutícula suficientes para diferentes marcas?
  • Quais pinças funcionam de forma mais confiável e quanto?

Para responder a essas perguntas, convidamos e perguntamos a todas as manicures que trabalham com qualquer cortador de unhas, pinça, tesoura, para participar da pesquisa. Os resultados da pesquisa são exibidos em um gráfico de comparação. O gráfico está ativo, quando você passa o cursor sobre uma coluna, o nome do fabricante do instrumento aparecerá e o número estatístico médio de manicures (e pedicures) feito pela ferramenta desta empresa será indicado.

2 corte e durabilidade

Fabricantes de ferramentas de corte usam afiação radial ou escalonada (com uma escova regular ou escova de fibra de nylon). Mas o mais importante é que os cantos dianteiro e traseiro direito estejam selecionados corretamente. O valor correto, dependendo do material sendo processado, aumenta significativamente a vida útil da ferramenta.
Com o ângulo de inclinação incorreto, as forças de corte aumentam, o que é visto claramente da carga do fuso.
Com um ângulo traseiro incorreto, a força de atrito aumenta, o que é visto claramente a partir da carga no fuso.

Além disso, sua relação é um compromisso entre a rigidez e a durabilidade da ferramenta de corte.

Se você precisar de uma ferramenta de corte para corte brusco com corte intermitente, ela deve ter um pequeno canto dianteiro e traseiro e um quebra-cavacos. Isto implica uma grande força de corte aplicada, por isso, ao processar peças de paredes finas, esta ferramenta irá vibrar violentamente.

Existem maneiras de determinar o grau de desgaste da ferramenta de corte. Por exemplo, a maneira mais fácil de monitorar o nível de desgaste é monitorar a aparência de listras brilhantes. Ao usinar aço na peça de corte, aparecem listras brilhantes. Ao usinar o ferro fundido, aparecem manchas escuras na peça de corte. Neste caso, a ferramenta esgotou sua durabilidade.

Também é uma maneira interessante de aumentar a durabilidade da ferramenta de corte - esta é a primeira vez que você a usa para reduzir a taxa de alimentação por um fator de dois anos e meio e assim depois de trabalhar por alguns minutos. Este tipo de ferramenta de corte de amaciamento, ligeiramente em torno da borda de corte, aumentando a durabilidade em 1-3%. Claro, isso não é muito, mas não requer custos e levará bastante tempo.

3 Design de ferramentas

O design da ferramenta afeta suas características de resistência. O ferramental deve dar a oportunidade de aumentar a taxa de remoção de metal, com um aumento insignificante na carga no fuso. A escolha das ferramentas também depende não só do material a ser processado, da precisão exigida e da rugosidade do produto, mas também do equipamento utilizado. Por exemplo, ao trabalhar com um fuso auxiliar, os parâmetros de rigidez e potência são importantes. Ao trabalhar em uma máquina de 5 eixos, um movimento simultâneo de força multidirecional exerce a ferramenta de corte.

Atualmente, a geometria da ferramenta permite a usinagem com ambas as bordas da placa, incluindo bordas de corte adicionais.

Um exemplo seria uma fresa de facas com insertos de corte DoveIQMill IQ845 identificáveis ​​da fabricante ISCAR. Tem uma ranhura em cauda de andorinha sob a placa de corte. Esta solução geométrica elimina completamente a vibração, aumentando a placa de fixação. Esta placa de face dupla tem oito arestas de corte, quatro de cada lado, o que aumenta muito a durabilidade. O principal problema no projeto de tal ferramenta é garantir um ângulo positivo da aresta de corte no perfil negativo da cauda de andorinha. Como os representantes da Iscar dizem, o resultado deste trabalho foi o “primeiro cortador com bordas de corte frente e verso identificáveis ​​em placas com um grande ângulo de inclinação positiva (mais de 20 graus), o que garante um fresamento suave e fácil”.

Outro exemplo de design inovador da empresa Tungaloy. O DoMiniTurn é uma placa de face dupla com um ângulo de corte positivo, que usa geometria de cauda de andorinha.

“O projeto ao qual estamos todos acostumados, a placa com um ângulo de corte positivo está instalada na ranhura e, neste caso, apenas a cabeça do parafuso a segura. As placas DoMiniTurn tornam o contato com a ranhura mais rígido e reduzem a possibilidade de deslocamento da placa devido ao fato de ela se encaixar no sulco da cauda de andorinha e ser parafusada ”, disse Tungaloy. Segundo ele, a placa em si tem um canto traseiro negativo da borda que não funciona quando instalada em uma ranhura. Quando a placa é girada em 180 graus, o ângulo obtuso do ângulo posterior se torna o ângulo posterior positivo.

Cada material tem propriedades diferentes durante o processo de corte:

Os aços-ferramenta de ferro fundido, alto teor de carbono e ligas têm uma capacidade significativa de abrasão, devido ao alto teor de grãos sólidos de carboneto de ferro neles. Portanto, o tempo de operação da ferramenta ao usinar esses metais será sempre menor do que na usinagem de aços estruturais de baixo carbono.

O aço inoxidável e as ligas de ferro durante o processo de corte criam desgaste molecular e é muito difícil remover o calor.

4 chips de controle durante o processo de corte

O controle de cavacos durante o corte pode reduzir o risco de falha da ferramenta.
Os fabricantes de ferramentas resolvem o problema de remoção de cavacos para aumentar a durabilidade de duas maneiras:
refrigerante para a zona de corte através do ferramental.
use quebra-cavacos.

Um exemplo notável é o cortador Walter Sky-tec. Possui uma fonte de refrigeração axial para eliminar os canais radiais, o que elimina o problema de microfissuras na superfície da ferramenta de corte. O líquido arrefecedor sob pressão é direcionado para a zona de corte, reduzindo significativamente o acúmulo de aparas, o aparecimento de grandes crescimentos e rachaduras na parte de corte da ferramenta.

Os elementos geométricos da ferramenta de corte, torcendo os cavacos em espiral ou esmagando-os, melhoram consideravelmente a remoção de cavacos da aresta de corte. A escolha correta desses elementos aumenta a durabilidade da ferramenta de corte em 30 a 40%, dependendo da complexidade do processamento. A escolha errada pode até levar à quebra da ferramenta, por exemplo, se você usar um quebra-cavacos quando estiver usinando alumínio, os cavacos ficarão grudados na peça de corte e, se não forem suficientemente lavados com a ajuda do refrigerante, levarão rapidamente à quebra. Além disso, o projeto do quebra-cavaco não permite que a temperatura da zona de corte passe de cavaco para chapa, o que aumenta a vida útil da ferramenta.
Estruturas também são selecionadas para diferentes tipos de processamento (acabamento, semi-desbaste e desbaste) são selecionados diferentes, para obter os cavacos desejados e com sucesso a sua remoção. Por exemplo, com o processamento de preto, a espessura da fatia é grande, então os cavacos também têm uma espessura maior, portanto ela não enrola e deve ser esmagada.

5 ferramentas de corte de revestimento

Todos os materiais emitem calor durante a usinagem, mas o calor não deve ser permitido em demasia, porque a ferramenta e a superfície de trabalho serão danificadas. Uma das maneiras de reduzir o aumento do aquecimento do instrumento é aplicar um revestimento especial no instrumento, o que reduz o atrito durante o corte.


Tipos de revestimentos aplicados por métodos de deposição
-posição química (CVD).
deposição física (PVD).


Os revestimentos do tipo CVD são sempre mais espessos que o PVD e protegem muito bem o ferramental contra superaquecimento. Os revestimentos de PVD são mais finos, então eles podem cobrir bordas muito afiadas - eles têm boa adesão em cantos afiados, quando comparados com CVD. Portanto, revestimentos laminados especiais foram desenvolvidos, com a adição de vários materiais, até óxido de alumínio.

Atualmente, por implantação iônica, é possível obter revestimentos muito finos de praticamente qualquer material, o que pode aumentar significativamente a durabilidade da ferramenta de corte, reduzindo o custo de seu uso.

Na minha experiência com a ferramenta de corte, o valor de durabilidade quando a ferramenta foi escolhida foi trabalhado primeiro no modo de corte recomendado nos catálogos. Os cortadores resistem a um certo tempo e depois apenas se quebram. E eles se dividem em partes, muitas vezes levando a um casamento da peça de trabalho. Após esses intervalos, os cortadores simplesmente não têm nada para afiar. Portanto, a fábrica tomou uma decisão sobre a troca forçada após 70% da resistência gasta no catálogo. Com esta tecnologia, a ferramenta de corte permanece intacta e, ao mesmo tempo, a possibilidade de refiná-la, o que prolongou significativamente seu ciclo de vida.
Portanto, na fabricação de produtos em produção única ou de pequena escala, o modo de corte deve ser escolhido para poupar a ferramenta. Essa escolha de modos de corte aumenta a durabilidade das ferramentas e também reduz a taxa de descarte e melhora a estabilidade da qualidade dos produtos.

Pin
Send
Share
Send