Alopecia

Cabelos abundantes caem: que testes passar primeiro?

Pin
Send
Share
Send

Especialistas dividem os fatores que afetam a calvície em vários grupos: várias doenças, disfunção do sistema endócrino, lesões na cabeça, distúrbios neurológicos, tratamento com certas drogas.

Após o período de emergência, o funcionamento normal da cobertura de proteção do corpo será restaurado.

O que pode afetar o processo de desistência?

  1. Processos inflamatórios.
  2. Disbacteriose.
  3. Atividade insuficiente do sistema imune.
  4. Anormalidades hormonais.
  5. Doenças contagiosas de natureza fungosa ou bacteriana.
  6. Desvios no trabalho da glândula tireóide.
  7. Medicação para pressão, distúrbios neurológicos, artrite, reumatismo.
  8. Quimioterapia, exposição à radiação.
  9. Drogas contraceptivas.
  10. Intervenção cirúrgica no corpo.
  11. Estresse, depressão.
  12. Danos à epiderme na cabeça.
  13. Envelhecimento
  14. Hereditariedade
  15. Nutrição imprópria
  16. Penteados duros.
  17. Efeitos químicos nos cabelos (visitas frequentes ao cabeleireiro).

Você deve ser alertado por perda de cabelo crônica, magreza excessiva de cabelo, afinamento acentuado de cachos, dermatite na cabeça, coceira, erupção cutânea, vermelhidão, sensibilidade da pele, fragilidade, beliscando o cabelo.

Para descobrir por que o cabelo cai no seu caso, você precisa ser paciente e começar a ser testado. Para o que precisará ser testado, a interpretação de seus resultados com as recomendações de tratamento é de responsabilidade do tricólogo.

Diagnóstico de calvície

Faça o seu próprio teste com um bocado de cachos. Belisque uma parte fina do cabelo entre o polegar e o indicador.

Puxe com pressão, mas levemente. Se você tem mais de 6 pêlos nos dedos, precisa pensar em marcar uma consulta com o tricologista.

Ele começará sua consulta com uma pesquisa detalhada. Ele estará interessado em quanto tempo a calvície começou, qual é a frequência de perda de cabelo.

Existem antepassados ​​na família que sofreram com queda de cabelo? Você tem uma sobrecarga, por exemplo, no local de trabalho? Além disso, o médico descobrirá seus métodos de tratamento capilar, a natureza e a duração do sono, as preferências alimentares e as doenças do passado.

Após a pesquisa, o médico examinará o couro cabeludo e fará um tricograma - um estudo de câmera microvídeo que mostrará quão denso o cabelo cresce, a condição da epiderme.

Idealmente, o exame deve ser o mais extenso possível, passando muito tempo em um grande centro médico, cujos especialistas você confia. Faça um diagnóstico de todos os órgãos.

Na verdade, isso também é para aquelas pessoas que há muito tempo abandonam os pensamentos sobre sua saúde para o canto distante e pensam apenas sobre suas necessidades diárias, passando apenas exames médicos de rotina em seu local de trabalho.

O pediatra recomendará primeiro um paciente com sinais de calvície para visitar um ginecologista e um endocrinologista. Quanto aos homens, eles, juntamente com as mulheres, serão encaminhados a um gastroenterologista, um neurologista, para um exame ultra-sonográfico da glândula tireóide e, em seguida, para um hemograma completo.

Análises para perda de cabelo e mais detalhadas. Por exemplo, sangue para bioquímica. Seu resultado mostrará a um especialista se o fígado está funcionando normalmente, os rins o informarão sobre a presença ou ausência de processos inflamatórios, revelará o equilíbrio dos oligoelementos.

A próxima etapa do diagnóstico de doenças capilares para a metade bonita é a doação de sangue para hormônios. Os especialistas geralmente especificam essa lista: prolactina, T3, T4, TSH, FSH, LH, testosterona livre, DHEA-S, progesterona.

Uma análise ainda mais aprofundada para esclarecer a situação revelará o nível de ferro sérico, que indica a probabilidade de anemia. Ela também é uma das causas da calvície.

Entre as análises específicas que devem ser realizadas para avaliar o estado do cabelo e as razões para o seu afinamento, é necessário observar o monitoramento espectral e o mineralograma.

Eles vão mostrar o conteúdo de alguns elementos no cabelo e no corpo como um todo. E se a perda é devida a um desequilíbrio de minerais, o que indica desvios no trabalho dos órgãos internos, o médico prescreverá o tratamento correto e eficaz.

Além do acima, você precisa passar nos testes:

  1. Para infecções comuns.
  2. Em infecções parasitárias. Os helmintos, cuja existência no corpo humano causa intolerância persistente a seus produtos residuais, também podem causar perda de cabelo.
  3. Biópsia do couro cabeludo para descobrir se há um fungo.

5 testes obrigatórios para perda de cabelo

Autor Oksana Knopa Data 13 de maio de 2016

Quando uma pessoa tem uma grande quantidade de cabelo dramaticamente, quando ela fica muito mais magra em seis meses, você deve consultar um médico que prescreverá testes para identificar a causa. Em muitos casos, a calvície prematura pode parar e até mesmo restaurar o couro cabeludo perdido no couro cabeludo. Testes de perda de cabelo são necessários para determinar o programa ideal de tratamento.

A perda de cabelo deve ser investigada.

Quando a ajuda do trichologista é necessária

No corpo humano, há uma constante renovação celular. Esse mecanismo afeta a linha fina. O crescimento do cabelo devido aos processos que ocorrem nos folículos. Nos bulbos, que estão em estado ativo, novos pêlos se formam em poucas semanas. Aqueles que crescem crescem os "velhos", devido a que ocorre uma renovação natural do cabelo.

Os processos descritos acima levam ao fato de que uma pessoa perde várias dúzias de cabelos diariamente. Normalmente, esse indicador não excede 100.

A ajuda do trichologista será necessária quando ocorrerem os seguintes eventos clínicos:

  • aparecimento de manchas calvas nas partes frontal ou parietal da cabeça,
  • a substituição gradual de penugem de cabelo comprido,
  • a formação de grandes áreas (ninhos) sem cabelo.

A alopecia (especialmente em mulheres), causada por falta de vitaminas ou interrupção hormonal, não requer tratamento especializado se esses fatores provocadores forem eliminados. Em outros casos, quando não for possível determinar independentemente a causa da calvície, recomenda-se procurar ajuda do trichologista.

Como é a inspeção

Durante a visita inicial ao tricologista, o médico descobre as seguintes circunstâncias:

  • duração e intensidade da perda de cabelo,
  • a presença de problemas semelhantes com o parente mais próximo,
  • estilo de vida do paciente
  • houve casos de exposição a estresse severo no passado recente,
  • a natureza da comida e do sono do paciente,
  • características de cuidados com os cabelos (tipo de xampus, máscaras e assim por diante).

É importante! Além disso, um exame do couro cabeludo é realizado para identificar lesões fúngicas ou patologias da pele.

Além disso, os seguintes procedimentos são indicados:

O primeiro método envolve o exame do cabelo da cabeça com um microscópio. Para isso, uma pequena quantidade de fios é removida da área afetada.

Mais informações sobre a condição do paciente são fornecidas pelo foto-tricograma. O procedimento é realizado em duas etapas. Primeiro, uma pequena área é raspada na cabeça do paciente. Após 2-3 dias, o cabelo cultivado no comprimento requerido é examinado usando um triquoscópio. O método permite avaliar:

  • o número de folículos pilosos ativos
  • taxa de crescimento de novas vertentes,
  • relação de cabelo em diferentes fases de crescimento.

Se os procedimentos descritos não ajudassem a identificar o fator causal, os pacientes deveriam ser submetidos a exames adicionais.

Testes laboratoriais

Então, que testes devem ser feitos quando o cabelo cai? Exames de sangue gerais e bioquímicos prescritos obrigatórios. O primeiro mostra a concentração:

Atenção! Quaisquer desvios significativos da concentração normal desses elementos e a taxa de sedimentação dos eritrócitos indicam o curso do processo patológico.

A análise bioquímica do sangue é realizada para avaliar a condição dos órgãos individuais.

Devido ao fato de que a alopecia se desenvolve devido a uma imunidade enfraquecida, um imunograma é atribuído para determinar o estado deste último. Ao longo do caminho, recomenda-se passar por testes de alergia.

Além disso, são realizados testes sobre o nível de hormônios (tirotrópico, triiodotironina, tetraiodotironina) e a coleta de material dos órgãos do sistema reprodutivo. Se estudos recentes mostraram violações no sistema endócrino, o médico prescreve:

  • Ultra-som da glândula tireóide. O método permite avaliar a condição do corpo, seu tamanho e outros indicadores.
  • Exame ginecológico do sistema reprodutivo.

Quando estes métodos não dão um resultado positivo, ou um exame primário por um tricólogo mostrou a presença de patologias concomitantes, o paciente enviado para:

  • Neurologista Disfunção do sistema nervoso afeta negativamente a condição da pele e cabelo. Estresses fortes e crônicos reduzem a taxa de crescimento dos filamentos e contribuem para sua perda excessiva.
  • Gastroenterologista. Úlcera péptica, gastrite, disbacteriose intestinal e várias outras patologias interrompem os processos metabólicos, em conseqüência dos quais o cabelo não recebe nutrientes suficientes. Isso leva ao desenvolvimento de alopecia.

Se necessário, outros testes são atribuídos à testosterona, prolactina e outros hormônios.

Resultados do teste

Hemograma completo pode mostrar baixos níveis de glóbulos vermelhos, hematócrito e hemoglobina. Esses resultados indicam anemia por deficiência de ferro, na qual o corpo passa fome de oxigênio.

O exame de sangue bioquímico permite avaliar:

  • Nível de glicose Níveis elevados da substância indicam diabetes.
  • Nível de proteína Exceder a taxa permitida é típico para patologias infecciosas, doenças articulares e do tecido conjuntivo.
  • A condição dos rins e fígado.
  • A natureza do metabolismo de sal e água.

Altos níveis de hormônios sexuais podem indicar a presença de hirsutismo em mulheres, que ativamente produzem pêlos em diferentes partes do corpo (tórax, pernas). Ao mesmo tempo, a alopecia focal desenvolve-se na cabeça.

Esta patologia é curável, sujeita a acesso oportuno ao tricólogo. Se você suspeitar de alopecia, você deve imediatamente ser examinado por um médico.

Vídeos úteis

Sintomas e diagnóstico de alopecia (alopecia) em homens e mulheres, que testes terão que passar. Um dermatologista praticante Makarchuk Vyacheslav Vasilyevich conta.

Diagnóstico, tratamento e prognóstico para pacientes com alopecia areata.

Análise de cabelo para perda de cabelo

Muitos pacientes fazem perguntas relacionadas ao tema da perda de cabelo e testes:

  • onde começar a descobrir as razões para o processo de perda?
  • Quais testes são necessários para determinar problemas de perda de cabelo?
  • quem pedir conselhos sobre a queda de cabelo? e assim por diante

Diagnóstico de perda de cabelo é o primeiro passo no tratamento. Uma consulta para pesquisa deve ser obtida com o seu tricologista assistente.

O tratamento da perda de cabelo começa com um exame, quando o médico recebe informações sobre a condição do paciente (cabelo e couro cabeludo). Levantamento do paciente permite ao médico tirar conclusões sobre vários fatores que são necessários para a nomeação de testes para perda de cabelo, diagnóstico e preparação de programas de tratamento. Em particular, o trichologista precisa saber o seguinte sobre você:

  • Existe risco de perda de cabelo hereditária?
  • que doenças você sofreu ultimamente
  • houve alguma razão para um forte estresse nervoso, estresse,
  • como você come
  • como você cuida do seu cabelo (xampus, máscaras, produtos para penteados).

Depois de coletar a história, o médico manda o paciente passar nos testes com queda de cabelo. Que tipo de pesquisa vai precisar de um médico? Todos individualmente.

Quais são os testes para queda de cabelo?

O exame para perda de cabelo deve começar com um exame de sangue geral. Este item se aplica a mulheres e homens. Além disso, o médico pode enviar um exame de sangue bioquímico, que dará uma visão completa da sua saúde.

Se você quiser melhorar a condição do seu cabelo, atenção especial deve ser dada aos shampoos que você usa. Uma figura assustadora - 97% dos xampus de marcas famosas são substâncias que envenenam nosso corpo. Os principais componentes, devido a que todos os problemas, nos rótulos são designados como lauril sulfato de sódio, sulfato de sódio laureth, sulfato de coco. Esses produtos químicos destroem a estrutura do cabelo, o cabelo fica quebradiço, perde elasticidade e força, a cor desbota. Mas o pior é que essa imundície entra no fígado, no coração, nos pulmões, se acumula nos órgãos e pode causar câncer, mas não aconselhamos usar os meios em que essas substâncias estão localizadas. Recentemente, especialistas da nossa equipe editorial realizaram uma análise de xampus sem sulfato, onde o primeiro lugar foi tomado por fundos da empresa Mulsan Cosmetic. O único fabricante de cosméticos totalmente naturais. Todos os produtos são fabricados sob rigorosos sistemas de controle de qualidade e certificação. Recomendamos que você visite a loja online oficial mulsan.ru. Se você duvida da naturalidade de seus cosméticos, verifique a data de validade, não deve exceder um ano de armazenamento.

Representantes de ambos os sexos devem fazer um exame ultra-sonográfico da glândula tireóide.

Mulheres com perda de cabelo precisam passar por exames no ginecologista-endocrinologista. Em 75% dos casos, a perda é devido a um desequilíbrio de hormônios.

Um exame de sangue para hormônios para queda de cabelo geralmente é feito com os seguintes parâmetros:

Se o seu cabelo cair mal, as causas podem estar associadas a quaisquer doenças internas (diabetes, aumento da glândula tireóide, anemia, doenças das glândulas supra-renais, etc.), falta de vitaminas, efeitos químicos nocivos.

Com a perda de cabelo, um exame de sangue para ferro sérico mostrará a presença de anemia, que também provoca o processo de queda de cabelo.

Problemas de saúde ocultos

Problemas de cabelo são evidências de que algo está errado com o corpo. Não é à toa que a bela atriz Catherine Zeta-Jones afirma que o cabelo bonito é inconcebível sem boa saúde: "Se seu cabelo ficou sem brilho e quebradiço, agradeça a eles pelo aviso sobre o perigo". O que dizer sobre a perda abundante!

Portanto, não se apresse em correr para a loja de cosméticos e comprar todos os tipos de perda de cabelo e para melhorar o crescimento do cabelo, etc. - Antes de tudo, é necessário lidar com problemas de saúde comuns.

É claro que procurar uma agulha no palheiro não será nada fácil. Mas para começar, seria bom ir a um terapeuta e passar em todos os testes básicos. Entre as principais causas de perda de cabelo estão problemas com o estômago e intestinos, incluindo disbacteriose. Anormalidades mais graves podem estar esperando por você no nível do sistema endócrino. É obrigatório verificar a glândula tireóide e os hormônios sexuais. O inimigo oculto também pode ser encontrado no campo da ginecologia - qualquer infecção no corpo está pronta para afetar a densidade do seu cabelo.

No entanto, a causa da perda de cabelo pode ser bastante diferente, por isso leia este artigo completamente, com cuidado e com atenção.

Perda crônica ou temporária?

As causas da perda de cabelo grave podem ser muito. E você precisa considerar se a doença é temporária ou já se tornou crônica. A causa mais comum de perda de cabelo em mulheres é o desequilíbrio hormonal.

Pode ser tanto doenças quanto o resultado de drogas hormonais, como contraceptivos. Antibióticos, a quimioterapia também pode levar à perda de cabelo. Mas neste caso, bem como após a gravidez, o cabelo é geralmente restaurado por conta própria.

Mesmo o abuso do gosto salgado na dieta pode causar alopecia focal e alopecia, foi notado na antiguidade.

Calvície completa ?!

A perda de cabelo pode ser irreversível quando os bulbos se atrofiam. Muitas mulheres enfrentam um problema tão terrível quanto a alopecia androgenética. Essa frase terrível pode significar tanto alterações hormonais sérias no corpo quanto perda de cabelo e afinamento geneticamente determinados.

Uma coisa agrada: a calvície das mulheres não é completa, ao contrário dos homens. É simplesmente impossível combater este problema por conta própria - você precisa recorrer a um médico - não apenas àquele que vem da palavra “mentira”.

Abordagem tricológica

Os médicos que tratam os cabelos são chamados de tricologistas. Se antes não sabíamos nada sobre esses especialistas, hoje em dia os periódicos femininos nos recomendam cada vez mais contatar os tricologistas. Como essas pessoas misteriosas podem nos ajudar e podem?

Tricologistas de uma boa clínica ou laboratório diagnosticarão a condição do cabelo, do couro cabeludo e dos folículos pilosos. Eles vão examinar o cabelo e a lâmpada sob um microscópio, medir a espessura do cabelo e descrever a situação geral do seu cabelo. É possível que você não tenha cuidado com o cabelo e nem sequer tenha pensado sobre que tipo de cabelo você tem, tipo de couro cabeludo e outras questões importantes que também podem afetar indiretamente a perda.

Portanto, o exame de um bom e honesto tricólogo pode tornar sua vida muito mais fácil e dar uma indicação de que é melhor escolher entre uma extensa gama de produtos para perda de cabelo e cuidados. Mas ...

Mentira trichológica "Confie, mas verifique!"

Encontrar um bom tricologista não é tão fácil. Hoje, a beleza é uma área de negócios e uma indústria para ganhar muito dinheiro, por isso muitos “especialistas”, infelizmente, estão apenas focados em obter lucros. No final, você pode oferecer um tratamento muito caro, e mesmo sem garantias, porque aqui eles simplesmente não podem ser.

Muitas clínicas estão convencidas da eficácia de seus métodos de tratamento da perda de cabelo. Isso pode ser injeções de vitaminas no couro cabeludo, massagem, esfregando loções e ferramentas especiais.

Tudo isso é muito caro e muitas vezes não é muito eficaz. Acontece frequentemente que o verdadeiro problema da perda de cabelo, como já foi dito, é algo completamente diferente. Um bom especialista deve, acima de tudo, ajudá-lo a lidar com sua saúde, tentar identificar a causa e enviá-la para os testes.

Às vezes, bons especialistas podem ser encontrados no departamento de dermatologia das universidades médicas.

Uma das causas comuns de perda de cabelo são problemas com o couro cabeludo, ou seja, seborréia. Vamos tentar descobrir que tipo de ataque.

Seborréia - este é o trabalho errado das glândulas sebáceas, resultando em caspa, couro cabeludo oleoso, peeling, coceira e até mesmo psoríase. A seborreia é seca ou oleosa, mas uma e outra podem levar à calvície, queda de cabelo. Se os poros estiverem entupidos, a lâmpada não pode funcionar normalmente e o cabelo lentamente se torna mais fino.

A causa desses problemas pode ser todos os mesmos problemas no corpo, mas talvez apenas o cuidado errado para o cabelo. Em qualquer caso, os produtos para pele e cabelo devem ser trocados.

Ao mesmo tempo, considere uma recomendação simples: lavar a cabeça com água morna. A água quente pode piorar o cabelo e a visão. Secador de cabelo elétrico também é uma preocupação: ou não usá-lo, ou manter a uma distância de 20 centímetros do cabelo ou mais.

Não acredite que a "magia" significa

Hoje, nas farmácias você pode encontrar uma enorme quantidade de "milagrosa" significa que nos "curará" de tudo no mundo. No entanto, antes de seguir o conselho de farmacêuticos ou anunciantes desafortunados e comprar rapidamente xampus e loções “mágicas”, é melhor conduzir sua própria investigação. Não faz sentido discutir o remédio que você precisa com um médico em quem você confia.

Além disso, é útil indagar sobre os benefícios de um tratamento específico para o cabelo de amigos, bem como procurar informações sobre os fundos na Internet e consultar alguns fóruns para ler as opiniões e conselhos de outras vítimas. Em qualquer caso, o que quer que você seja oferecido, não acredite na “mágica” significa - tentar analisar, buscar informações em diferentes fontes, já que não há escassez delas hoje. Com alguns medicamentos vendidos em uma farmácia e ativamente anunciados, você precisa ter um cuidado especial!

Estes são produtos que contêm minoxidil (ou pinotsidil e diazóxido) e podem realmente estimular o crescimento do cabelo. No entanto, com a interrupção do efeito recebido pode ser perdido!

Além disso, a reação de pessoas diferentes a esses fundos é diferente. O cabelo de alguém começa a cair ainda mais forte ... Assim, com o "milagroso" significa que você tem que ser muito, muito cuidadoso.

Perder peso e ficar careca ?!

Todos nós queremos ser magros, como garotas nas capas de revistas, e até mesmo histórias assustadoras sobre o esgotamento de modelos nem sempre nos detêm no caminho da querida magreza. No entanto, não devemos esquecer que o bom cabelo é uma das principais vantagens de qualquer mulher bonita, e se você errar no caminho do jejum, corremos o risco de perder este trunfo.

Perda de peso acentuada, nutrição inadequada - especialmente em uma idade jovem - tudo isso simplesmente não pode afetar a condição do cabelo. Portanto, antes de ir em uma dieta, é melhor consultar um médicocaso contrário, os resultados podem ser deploráveis.

O motivo mais secreto

Não menos mal ao nosso cabelo faz estresse. Depressão, ansiedade, estado depressivo - tudo isso pode afetar muito o estado do nosso cabelo. Às vezes nem sequer sabemos sobre a conexão entre perda de cabelo e infelicidade, porque o cabelo começa a cair não imediatamente após os choques experimentados, mas depois de um mês ou dois ou até mais tarde.

É por isso que, se você se deparar com o problema da perda de cabelo forte, em primeiro lugar, sente-se e pense o que aconteceu de ruim em sua vida no último ano. Afinal, nenhum médico pode ajudá-lo se você não se curar de feridas espirituais. Como estar nessa situação?

Para emagrecer ou calçar homens, a atitude é bastante calma, mas para uma mulher isso é uma verdadeira tragédia. Para parar este processo e recuperar um cabelo grosso e bonito, primeiro de tudo você precisa saber a causa da calvície feminina, que causou o problema. Portanto, testes para perda de cabelo - este é o primeiro e indispensável passo para a cura.

Devo consultar um médico para perda de cabelo?

O cabelo cai e, sempre, isso é normal. Normalmente, cada pessoa perde várias dúzias de cabelos por dia (100 é a norma), e os problemas começam quando esse número aumenta significativamente.

Causas da calvície

Muitos fatores afetam o estado do cabelo. Anatomicamente, estes são os apêndices da pele. A parte visível do cabelo consiste em células mortas endurecidas, produzidas pelos folículos pilosos localizados na pele. Se eles não recebem nutrição suficiente, eles podem “adormecer” ou morrer. E então o novo cabelo não cresce, e os velhos caem com o tempo, já que eles têm uma certa expectativa de vida (geneticamente incorporada).

Para provocar alopecia podem causas externas e internas, a divisão em que é bastante arbitrária.

O corpo humano é um sistema complexo e equilibrado e quaisquer influências externas negativas causam imediatamente uma reação interna correspondente. Portanto, apenas uma abordagem abrangente funciona no diagnóstico e tratamento da calvície.

Fatores externos

Geralmente, fatores externos que podem provocar alopecia focal ou total são óbvios e facilmente removíveis. E ainda, muitas pessoas, especialmente as mulheres, não prestam atenção a elas e continuam a estragar o cabelo e o couro cabeludo.

Os mais comuns entre eles são:

  1. Temperaturas altas e baixas. Os capilares no couro cabeludo estão localizados perto de sua superfície. Sob a influência do frio (especialmente em condições de alta umidade), eles se estreitam acentuadamente, privando os folículos capilares de boa nutrição. No calor, o suor e as glândulas sebáceas são forçados a trabalhar duro. Os poros da pele ficam entupidos, os bulbos carecem de oxigênio, o cabelo é rapidamente salgado e começa a cair ativamente.
  2. Pobres shampoos. Contendo sulfatos, parabenos e corantes químicos. Eles irritam o couro cabeludo, provocam reações alérgicas e caspa. Xampus bastante caros que contêm silicone também podem ser prejudiciais se usados ​​regularmente. Ele alisa bem o cabelo, mas ao mesmo tempo entope os poros com força e deixa a pele com um filme fino, que perturba a respiração celular normal.
  3. Secagem incorreta. O secador de cabelo deve ser seco a temperaturas médias e a uma distância de pelo menos 15-20 cm do cabelo. Mas qual de nós sempre observa essa regra? Estamos sempre atrasados ​​e queremos "secar" rapidamente. Ligamos a temperatura máxima, e até nervosamente puxamos o cabelo com as mãos. Como resultado, nós secamos o couro cabeludo, soltamos os folículos pilosos e provocamos a calvície.
  4. Coloração e perm. Esses procedimentos agressivos estragam não apenas a estrutura da haste capilar, tornando-a solta, seca e quebradiça. Entrando no couro cabeludo, reagentes químicos a irritam fortemente. E as composições podem ser de 15 a 40-50 minutos! Se, após esses procedimentos, você não fizer máscaras nutritivas e regeneradoras, o cabelo pode ser significativamente diluído.
  5. Dano mecânico. Tranças apertadas e caudas também soltam os folículos pilosos e interrompem seu metabolismo normal. Ainda mais perigoso são os ferimentos profundos no couro cabeludo: cortes, queimaduras, etc. Quando as feridas cicatrizam, forma-se um tecido quelóide, que não tem folículos pilosos. Naturalmente, neste lugar, o cabelo nunca volta a crescer.

Se você eliminou todos os fatores externos possíveis que podem provocar a alopecia, mas o cabelo continua a cair ativamente, e todos os dias 100 ou mais cabelos permanecem no pente, você terá que procurar por causas internas.

Fatores internos

Muitas vezes, apenas especialistas podem detectar as causas internas da alopecia. Eles lhe dirão quando o cabelo cair, que testes passar e que medidas tomar, com base nos resultados.

As principais causas internas são:

  • Distúrbios circulatórios. Ocorre com doenças do sangue ou mau funcionamento do sistema cardiovascular.
  • Desequilíbrio vitamínico e mineral. Sua causa é desnutrição. Mas existem doenças nas quais há uma violação dos processos metabólicos e algumas substâncias não são absorvidas pelo organismo.
  • Recepção de medicamentos. A alopecia é provocada por medicamentos para o tratamento do câncer, contraceptivos indevidamente escolhidos e a maioria dos medicamentos hormonais.
  • Violação do fundo hormonal. As hormonas produzem glândulas endócrinas: a tiróide, o pâncreas, etc. Com quaisquer problemas endócrinos o estado da pele e do cabelo piora.
  • Doenças infecciosas e auto-imunes. Nas doenças auto-imunes, o sistema imunológico ataca suas próprias células.Com infecciosas (especialmente crônicas), nossa proteção é enfraquecida e microorganismos nocivos destroem o corpo, causando alopecia.

Casos especiais

Existem vários casos especiais em que a perda de cabelo é um fenômeno temporário. Não precisa ser completamente diagnosticada, pois suas causas são óbvias:

  • Sazonal. Geralmente começa em torno do início de março e passa assim que verduras frescas, frutas e bagas aparecem na mesa. Acontece sem tratamento, e com medidas preventivas, a perda pode ser minimizada.
  • Adolescente. Está associada a profundas alterações hormonais no corpo e é expressa em aumento da pele oleosa, aparecimento de acne na adolescência, sudorese grave e possível queda de cabelo ativa. Acontece após o final da puberdade.
  • Idade. A vida útil dos folículos pilosos é limitada. Na idade adulta, eles gradualmente começam a morrer, à medida que os processos de regeneração diminuem muito. O cabelo está afinando, os homens parecem carecas depois de 35 anos, mulheres - quando a menopausa começa. Pare o processo não é realista, mas você pode adiar isso.
  • Gravidez e aleitamento. Em mulheres grávidas e lactantes, o cabelo cai por duas razões: fortes mudanças nos níveis hormonais e dieta pouco saudável (falta de vitaminas e oligoelementos). Não há nada que você possa fazer em relação aos hormônios, mas a dieta deve ser preparada de modo a ter zinco, cálcio, selênio, vitaminas A, E, C e B suficientes.

Inquérito

É melhor começar uma pesquisa com uma consulta e um tricologista. Este é um especialista que, com a ajuda de equipamentos de informática, examinará o couro cabeludo e determinará a condição dos folículos pilosos. O estudo é chamado de tricograma e ajudará você a entender como parar a calvície.

Quando a maioria dos bulbos está ativa, a alopecia é causada por profundas alterações patológicas no corpo e um tratamento sério é necessário.

Os folículos “adormecidos” podem ser despertados por procedimentos de hardware e medicamentos. Se mais de 50% dos folículos já estiverem mortos, não será possível restaurar o cabelo mesmo depois de eliminar todos os fatores negativos. Apenas o transplante de cabelo ajudará aqui.

Aqui está uma lista de exemplos de testes necessários:

  • Análise geral de urina e sangue para garantir que não haja doenças crônicas graves.
  • Ultra-sonografia dos órgãos internos, que mostrará sua possível patologia.
  • Um exame de sangue para o nível de linfócitos T e B - mostra o estado do sistema imunológico.
  • Exame da glândula tireóide: ultra-som e testes para os hormônios que produz.
  • Testes de sangue para perda de cabelo em toxinas ajudarão a detectar a presença no corpo de compostos químicos prejudiciais: sais de chumbo, mercúrio, etc.
  • Exame da pele para fungos, parasitas e infecções de pele.
  • Exames de sangue especiais. Certifique-se de verificar a AIDS, sífilis e hepatite.

Então vale a pena visitar um endocrinologista. Ele lhe dirá os testes do conteúdo de quais hormônios passarem com a queda de cabelo. Na maioria das vezes este é um estudo sobre o nível de testosterona, ferritina, tiroxina.

Se você estiver tomando contraceptivos orais, não se esqueça de informar o médico sobre isso - eles também mudam os hormônios.

Quando se trata de análises para queda de cabelo em mulheres, a lista ficará incompleta sem exame ginecológico: exames para gravidez, ausência de inflamação dos ovários e infecções sexualmente transmissíveis. E somente após uma pesquisa tão abrangente podemos tirar conclusões finais sobre as causas internas da alopecia.

O que fazer

Com os resultados do teste, em primeiro lugar, você precisa ir ao especialista que os indicou. Com base neles, ele vai escrever um curso de tratamento e dizer quais são as chances de parar completamente a perda de cabelo.

Em alguns casos, você pode precisar consultar outro médico. Isso geralmente é necessário se você suspeitar de câncer, infecções sistêmicas ou doenças de pele. Então você tem que ir a um oncologista, um dermatologista ou um venereologista.

O curso do tratamento deve ser concluído completamente e, em seguida, é aconselhável fazer testes repetidos para se certificar de que não há patologias internas. Se não forem eliminados, quaisquer máscaras, terapia vitamínica e outras medidas externas não salvarão o cabelo.

Uma visita de retorno ao trichologist é útil, que vai ver como o tratamento afetou a condição dos folículos pilosos. Muito provavelmente, ele indicará os procedimentos de hardware para sua ativação e recomendará shampoos e máscaras terapêuticas.

Causas da Alopecia

A calvície ocorre por vários motivos. A perda pode ocorrer devido a estímulos externos, quando uma pessoa usa tintura de cabelo de baixa qualidade, maquiagem ou é um sinal de desequilíbrio interno.

Causas de perda de cabelo e desbaste:

  1. Infecciosas, incluindo doenças fúngicas. Isso se aplica não apenas às lesões da pele, mas também às lesões dos órgãos internos que afetam o sistema imunológico e levam a alterações no corpo.
  2. Violações do fundo hormonal. Se não houver hormônio feminino suficiente no corpo, estrogênio ou excesso de andrógenos masculinos, os folículos capilares sentem fome. Eles perdem seu poder, "queimam". Distúrbios hormonais ocorrem como resultado de doenças da glândula tireóide, ovários ou glândulas supra-renais, estresse frequente, medicação prolongada, gravidez.
  3. Deficiências de vitaminas e minerais. Para fornecer folículos, é necessário um conjunto de elementos micro e macro. Quando eles estão ausentes na dieta, os problemas começam. Entre os minerais importantes para o crescimento do cabelo estão o zinco, o ferro e o selênio. Não menos comida protéica necessária.

Análises de perda de cabelo em mulheres são necessárias não apenas para lidar com o problema, mas também para detectar ou eliminar a presença de processos patológicos no corpo.

Todos os testes para perda de cabelo para mulheres e homens: o nível de hormônios é importante

O que precisa ser testado para perda de cabelo em primeiro lugar:

  1. Exame de sangue geral. Mostra a presença de processos inflamatórios no corpo. Determina o nível de hemoglobina: anemia, quando a hemoglobina no sangue não é suficiente, pode levar à perda de cabelo.
  2. Exame de sangue para infecções. Necessário para eliminar sérios problemas patológicos no corpo.
  3. Análise bioquímica. Mostrará se minerais insuficientes são encontrados no sangue. De acordo com os resultados da análise, é possível determinar as funções de quais órgãos estão comprometidos, o que está faltando na dieta.
  4. Um exame de sangue para os níveis de hormônio tireoidiano (T4 e TSH). Uma superabundância e falta de hormônios no sangue podem igualmente afetar o crescimento do cabelo, a nutrição dos folículos.
  5. Análise do teor de ferro. Os médicos determinam o nível de ferritina, transferrina e ferro sérico no sangue.

Pesquisa adicional

Além disso, os médicos prescrevem testes para verificar o nível de hormônios sexuais: testosterona, progesterona, prolactina, T3 e assim por diante.

Se houver suspeita de problemas hormonais, o tricólogo pode se referir a um endocrinologista, que, por sua vez, pode prescrever uma ultrassonografia da glândula tireoide: os exames de sangue nem sempre mostram a presença de patologias e a ultrassonografia complementa o quadro.

Informe o médico sobre todos os problemas para estabelecer adequadamente o quadro da doença

Causas de perda de cabelo grave

Uma simples pesquisa de paciente, que deve responder às seguintes perguntas ao médico, não é excluída:

  • quanto o paciente está descansando
  • quanto tempo será dado para dormir
  • que modo de vida, em movimento ou sedentário, leva,
  • Você tem algum problema com seus parentes?
  • Qual é a dieta, quais alimentos consomem,
  • O que significa usar o cuidado do cabelo?
  • as condições em que trabalha
  • se uma pessoa usa medicamentos, o tempo de admissão.

Se as mulheres perdem o cabelo fortemente, este é um sintoma alarmante, mas não uma sentença. Os mais recentes métodos de tratamento podem restaurar a saúde do cabelo, interromper o processo de calvície e devolver a energia dos folículos enfraquecidos para um maior crescimento.

O procedimento para determinar a causa da calvície ou o que passar nos testes para queda de cabelo

HomeDiseases Queda de cabeloUm procedimento para determinar a causa da calvície ou quais exames devem ser realizados em caso de queda de cabelo

As causas de perda de cabelo aumentada ou alopecia são variadas.

Isto pode ser devido a distúrbios endócrinos, doenças imunes, doenças do sistema nervoso e do trato gastrointestinal, efeitos da radiação radioativa e produtos químicos.

Para identificar a causa da calvície, você deve consultar um médico ou dermatologista. Ele examinará a condição do couro cabeludo e prescreverá os testes necessários, cujos resultados determinarão a verdadeira origem do problema. Sobre quais testes você precisa passar com a perda de cabelo, falaremos neste artigo.

O diagnóstico de alopecia inclui os seguintes métodos de pesquisa:

  • exame do couro cabeludo,
  • Trichogram - exame microscópico do cabelo removido,
  • exame histológico do couro cabeludo,
  • hemograma completo,
  • reacções serológicas para o lúpus eritematoso ou sífilis,
  • teste de sangue bioquímico,
  • um exame de sangue para os hormônios da tireóide.
  • análise microscópica de fungos patogênicos.

De considerável importância diagnóstica é um levantamento de uma mulher com o problema da calvície..

Respostas devem ser recebidas para questões como a duração do problema, a presença ou ausência de sensações desagradáveis ​​no couro cabeludo (coceira, queimação), possíveis tensões e choques severos nos últimos seis meses.

Fatores como o uso de contraceptivos hormonais ou o aborto também podem afetar a queda de cabelo..

Segundo as estatísticas, a perda súbita de cabelo em mulheres em 95% dos casos é temporária e ocorre devido a distúrbios psico-vegetativos - isso é um forte tumulto emocional e estresse. E apenas 5% são diagnosticados com alopecia irreversível - focal ou androgenética.

Que testes o trichologista prescreve para a queda de cabelo? Isso será discutido no próximo parágrafo do nosso artigo.

Sangue (total)

Exame de sangue clínico geral realizado para determinar o nível de hemoglobina no sangue e excluir anemia por deficiência de ferro - uma das causas da alopecia.

Normalmente, o nível de hemoglobina no sangue de uma mulher é determinado nos intervalos de 115 - 145 g / l.

Se a concentração de hemoglobina no sangue for inferior a 100 g / l, a anemia por deficiência de ferro pode ser considerada a causa da perda de cabelo..

Reações sorológicas

Exames sorológicos serológicos são realizados para detectar anticorpos específicos do patógeno da doença infecciosa.. No caso da calvície, o diagnóstico é realizado para identificar ou eliminar a sífilis e o lúpus eritematoso sistêmico. Anticorpos normais de agentes infecciosos no sangue não são detectados.

Na análise bioquímica do sangue chamam a atenção para os seguintes componentes (os valores normais são mostrados entre parênteses):

  • ALT (7-40 IU / L),
  • AST (10 - 30 IU / l),
  • proteína total (65 - 85 g / l),
  • bilirrubina (menos de 3,4 - 17,1 μmol / l),
  • colesterol (3,11 - 5,44 mmol / l),
  • açúcar (3,9 - 6,4 mmol / l),
  • fosfatase alcalina (39 - 92 UI / l).

Ultrapassar os limites estabelecidos indica violações do fígado, pâncreas. Este estudo permite estabelecer ou eliminar a forma tóxica da alopecia, desencadeada pela influência de produtos químicos e radiação.

Aumento da perda de cabelo pode ser um sintoma de hipotireoidismo, uma doença da glândula tireóide causada por deficiência de hormônio da tireóide. (Para outros distúrbios hormonais e seu impacto na perda de cabelo, leia aqui.)

Para diagnosticar a doença, prescrever um exame de sangue para determinar a concentração de TSH e T4.

Normalmente, o TSH é determinado na faixa de 0,24 a 4,0 mMe / L, e o T4 - de 65 a 160 nmol / l.

Se o hormônio TSH estiver acima de 4,0 mMe / L e o T4 for reduzido, o diagnóstico de hipotireoidismo estará além de qualquer dúvida.

Pode haver situações em que o TSH é determinado dentro da faixa normal, e o T4 é diminuído - neste caso, é uma questão de hipotireoidismo inicial ou latente.

A análise do conteúdo de hormônios sexuais no sangue permite definir (excluir) a alopecia androgenética.

É importante: O nível de hormônios no sangue de uma mulher varia ao longo de todo o ciclo menstrual. Recomenda-se fazer uma análise de 1 a 7 dias a partir do início da menstruação..

Valores normais na fase folicular do ciclo:

  1. LH (1 - 20 U / l).
  2. FSH (4 - 10 U / l).
  3. Estradiol (5 - 53 pg / ml).
  4. Progesterona (0,3 - 0,7 µg / l).
  5. Testosterona (0,1 - 1,1 µg / l).
  6. SSG (18,6 - 117 nmol / l).

Os resultados são avaliados no complexo. Com testosterona aumentada e CVD reduzida, a alopecia androgenética é confirmada.

Em cogumelos patogênicos

Alopecia da frente da cabeça pode ser o resultado de uma lesão por fungo.

As doenças fúngicas mais freqüentes do couro cabeludo - tricofitose ou microsporia, popularmente conhecida como micose.

O cabelo se rompe ou cai junto com o bulbo em certas partes da cabeça, formando carecas.

Em condições de laboratório, o fungo é examinado para raspagem do couro cabeludo e cabelo.

Normalmente, os fungos patogênicos não são detectados..

Tricograma

O exame microscópico dos cabelos remotos, juntamente com o exame do couro cabeludo, é o principal método diagnóstico em tricologia. Pela natureza da calvície, você pode determinar a forma de alopecia, se este fenômeno é temporário ou irreversível.

  1. 50 pêlos são removidos da cabeça com uma pinça e seus bulbos são examinados ao microscópio para determinar seu ciclo de vida.. Normalmente, até 90% de todos os cabelos estão na fase anágena ativa. Se mais de 15% dos pêlos removidos estiverem no estágio telógeno, pode-se presumir que haja alopecia androgenética ou telógena. Eles podem ser diferenciados por meio de pesquisas sobre hormônios sexuais.
  2. Se houver bolsos de calvície na cabeça, sob o microscópio, examine os pêlos ao redor do foco e as condições da pele nesta área.. É importante distinguir a alopecia focal da cicatricial. No primeiro caso, a doença tem natureza auto-imune, no segundo é consequência de doenças fúngicas, infecciosas ou traumatismos cranianos. Na calvície focal, os pêlos nas bordas dos pontos calvos são quebrados e espessados ​​na ponta.

A perda súbita de cabelo em apenas 5% dos casos é irreversível, principalmente - este é um fenómeno temporário. Diagnóstico laboratorial com alta precisão permite determinar a causa da calvície. Se todos os testes são normais, mas a mulher se queixa de perda de cabelo, a razão provavelmente está oculta em seu estado emocional.

Perda de cabelo que testa passar

Especialistas dividem os fatores que afetam a calvície em vários grupos: várias doenças, disfunção do sistema endócrino, lesões na cabeça, distúrbios neurológicos, tratamento com certas drogas.

Após o período de emergência, o funcionamento normal da cobertura de proteção do corpo será restaurado.

  1. Processos inflamatórios.
  2. Disbacteriose.
  3. Atividade insuficiente do sistema imune.
  4. Anormalidades hormonais.
  5. Doenças contagiosas de natureza fungosa ou bacteriana.
  6. Desvios no trabalho da glândula tireóide.
  7. Medicação para pressão, distúrbios neurológicos, artrite, reumatismo.
  8. Quimioterapia, exposição à radiação.
  9. Drogas contraceptivas.
  10. Intervenção cirúrgica no corpo.
  11. Estresse, depressão.
  12. Danos à epiderme na cabeça.
  13. Envelhecimento
  14. Hereditariedade
  15. Nutrição imprópria
  16. Penteados duros.
  17. Efeitos químicos nos cabelos (visitas frequentes ao cabeleireiro).

Você deve ser alertado por perda de cabelo crônica, magreza excessiva de cabelo, afinamento acentuado de cachos, dermatite na cabeça, coceira, erupção cutânea, vermelhidão, sensibilidade da pele, fragilidade, beliscando o cabelo.

Para descobrir por que o cabelo cai no seu caso, você precisa ser paciente e começar a ser testado. Para o que precisará ser testado, a interpretação de seus resultados com as recomendações de tratamento é de responsabilidade do tricólogo.

Análise de hormônios sexuais

A análise hematológica revelará o nível de hemoglobina no sangue. É o nível de hemoglobina que é o principal critério ao fazer um diagnóstico. Se a taxa for elevada, a anemia pode ser uma doença provável. As características fisiológicas das mulheres as tornam vítimas fáceis dessa patologia.

Ao mesmo tempo, o balanço de minerais e eletrólitos, o equilíbrio de sal e água e os índices de ureia são determinados. As análises mostrarão tudo o que é necessário para determinar a eficácia dos rins e do fígado e também para revelar a presença de um processo inflamatório.

A perda de cabelo pode exigir testes para hormônios sexuais. Indicações adicionais para suspeita de que os hormônios sexuais participam do processo são atraso da menstruação, infertilidade, hirsutismo, acne.

Para identificar as causas da alopecia, é necessário passar nos testes.

Então, quais testes você precisa passar com a perda de cabelo? Para determinar as causas da calvície prescrever:

  • Exame de sangue geral. Ajuda a descobrir se há inflamação no corpo e descobrir o nível de hemoglobina, cuja falta geralmente leva ao desenvolvimento de alopecia.
  • Exame de sangue para infecção. Este estudo ajudará a identificar ou eliminar os processos patológicos no corpo.
  • Análise bioquímica. Ele é capaz de detectar a falta de minerais no corpo do paciente.
  • Exame de sangue para hormônios da tireóide (T4 e TSH). A calvície pode se desenvolver em meio a uma superabundância ou falta de hormônios.
  • Mineralograma A análise espectral é uma medida necessária para o estudo do cabelo na proporção de microelementos neles. Para sua realização, pegue um fio de cabelo de 5 cm de comprimento. A alopecia pode freqüentemente se desenvolver com uma deficiência desses nutrientes.

Testes básicos para verificar as causas da queda de cabelo

A doença em que o cabelo cai pesadamente é chamada de alopecia. É considerada uma nova doença característica das pessoas dos séculos XX-XXI. E o problema é que a maioria dos pacientes vai ao tricólogo nos estágios finais, porque eles não associam a perda de cabelo com a possibilidade de rupturas hormonais e doenças internas do corpo. Mas a alopecia pode ser um sintoma de tudo isso.

Sinais de perda de cabelo

As pessoas perdem de 50 a 100 cabelos por dia, e isso Não há razão para pânico. A vida do cabelo - 3-7 anos, depois cai. Para cada pessoa, 90% dos cabelos estão em fase de crescimento e os 10% restantes estão em fase de sono.

Este é o equilíbrio natural do corpo. Mas quando é quebrado, o cabelo no estágio de crescimento fica menor, a reserva “esvazia”.

Determinar que a taxa de perda é violada, Você pode usar os seguintes sinais:

  1. Após a escovação, cachos inteiros permanecem na escova, embora normalmente não deva haver mais do que alguns pêlos.
  2. Depois de lavar a cabeça no orifício de drenagem do banho, encontram-se restos visíveis de pêlo, após a secagem, podem ser vistos no chão.
  3. Ao acordar de manhã, há tufos de cabelo no travesseiro, quando deveria haver muito pouco deles.

Para homens os sinais são um pouco diferentes porque eles preferem cortes de cabelo curtos, e cair é mais difícil de ver:

  • a linha do cabelo se desloca para a parte de trás da cabeça,
  • o cabelo se afina primeiro nas têmporas e depois na coroa,
  • com calvície completa, o cabelo vai desaparecer por toda a cabeça.

Além disso, a própria estrutura do cabelo muda. Torna-se mais fino, manchado, torna-se quebradiço, a ponta se divide.

Testes básicos para verificar a perda de cabelo

Para parar a perda de cabelo e restaurar o cabelo, você precisa se submeter ao tratamento e, para prescrevê-lo, o médico precisará determinar a causa exata da perda. Alopecia pode ser devido a:

  • desequilíbrio hormonal,
  • rejeição pelo corpo de uma série de drogas,
  • infecção crônica do tipo bacteriano, viral ou fúngico,
  • quimioterapia e exposição à radiação,
  • uma longa estadia em uma situação estressante
  • doenças do sistema endócrino
  • Danos mecânicos ou químicos ao cabelo,
  • desnutrição,
  • hereditariedade
  • reduzir a imunidade.

Para cada caso requerido tratamento individual.

No entanto, antes de os testes serem prescritos, o médico realizará uma pesquisa.

Ele perguntará quanto tempo o cabelo caiu e se os parentes do paciente não o têm, se interessam pelo regime, dieta, condições de trabalho e saúde geral.

O paciente passará por uma inspeção visual da cabeça, em seguida, um tricograma será feito. Pode enviar para consulta ao endocrinologista, neurologista e gastroenterologista.

E depois disso, o médico irá prescrever os seguintes testes:

  • hemograma completo e um teste de infecção,
  • análise bioquímica de sangue e níveis séricos de ferro,
  • nos níveis hormonais da tiróide e estado hormonal,
  • análise espectral de cabelo,
  • biópsia do couro cabeludo.

Quais testes devem ser feitos com perda de cabelo forte em mulheres?

O que precisa ser testado para perda de cabelo em mulheres? A calvície grave é um fator traumático para a psique de qualquer mulher. Sinaliza um mau funcionamento sério no corpo.

O que precisa ser testado para perda de cabelo em mulheres? A calvície grave é um fator traumático para a psique de qualquer mulher. Sinaliza um mau funcionamento sério no corpo.

Por que as garotas começam a ficar calvas?

A perda de cabelo é um processo natural. O cabelo cai constantemente, e novos crescem em seu lugar. Cada cabelo vive de 3 a 7 anos, passando por vários estágios do ciclo de vida.

No início, cresce rapidamente, então o seu crescimento desacelera e pára no final do ciclo. Depois disso, cai fora. Todos os dias, uma pessoa saudável deixa cair cerca de 100 cabelos.

Esta perda de cabelo não afeta a densidade do cabelo.

Em algumas condições, pode ocorrer perda excessiva de cabelo. Por exemplo, depois do parto. Durante o parto, o processo natural de perda de cabelo é suspenso devido aos efeitos dos hormônios da gravidez.

Durante este período, os cachos de grávida tornam-se visivelmente mais grossos. Mas depois de dar à luz, o corpo se livra do excesso de pêlos. Os cabelos que não caíram no tempo juntos sypyatsya da cabeça, assustando a jovem mãe.

Este fenómeno desaparece em 2-3 meses, sem tratamento é necessário aqui.

Mas há casos em que o cabelo cai sem razão aparente. As razões para a calvície podem ser muitas. A perda de cabelo é mais frequentemente uma manifestação externa de distúrbios internos do corpo. O penteado exibe a saúde de uma pessoa como um espelho.

As causas mais comuns são perturbações hormonais, processos inflamatórios, exaustão, desequilíbrios nutricionais, ruptura do equilíbrio bacteriano nos intestinos ou enfraquecimento das defesas do corpo. Isso pode ser uma reação alérgica ao irritante.

Para descobrir por que a perda de cabelo ocorre, você precisa ser examinado por um tricologista. Trichologists tratam doenças do couro cabeludo e cabelo.

Exame pelo tricólogo

O tricologista questionará a mulher sobre a duração e intensidade da perda de cabelo. Descobre se os parentes de sangue próximos do paciente encontraram problemas semelhantes. Talvez a doença seja devida a fatores hereditários. O médico irá analisar o estilo de vida de uma mulher.

Descubra como sua dieta é equilibrada, se seu sono e vigília são observados, se sua atividade está relacionada ao estresse crônico e quanto ela está se movendo. O tricologista também perguntará sobre os métodos de tratamento capilar.

Com base na análise dessas informações, o médico pode fazer uma suposição preliminar sobre as causas da calvície.

Após a pesquisa, o tricologista examinará o couro cabeludo para avaliar sua condição. Um estudo visual sugere ou descarta a presença de uma infecção fúngica ou uma doença dermatológica.

Após o exame, o médico realizará um estudo tricológico: faça um tricograma e fotografe o tricograma.

Trichogram é um estudo diagnóstico da condição do cabelo, suas raízes e couro cabeludo. É realizado usando um microscópio convencional.

Para o estudo, 60 a 80 pêlos são depilados da área de calvície (com alopecia focal). Na alopecia difusa (perda de cabelo em toda a superfície da cabeça), o cabelo é coletado de duas zonas padrão.

Os cabelos são fixados em uma lâmina e examinados sob um microscópio.

O método do fototricograma é considerado mais informativo. Este procedimento diagnóstico executa-se com a ajuda de equipamento especial - um trichoscope. Para este estudo, a remoção de cachos não é realizada.

Na área de estudo (1-1,5 cm2), a cobertura do cabelo é pré-raspada. Na alopecia difusa, duas áreas são raspadas. O procedimento é realizado após 2-3 dias, quando os cabelos crescem um pouco para trás. O trichoscope permite que você inspecione os cabelos crescidos e grave a imagem resultante.

Trichologist analisa os dados registrados usando um aumento múltiplo. Ele também usa um software especial, que permite determinar o número de cabelos por centímetro quadrado pela imagem, a proporção de cabelos em diferentes estágios de desenvolvimento e a taxa média de crescimento dos cachos.

Antes de fotografar com um triquoscópio, os cabelos tingem levemente (contrastados) para um diagnóstico mais completo.

Após o estudo, o tricologista irá dizer-lhe quais os testes a tomar para a queda de cabelo.

Que exames laboratoriais o tricologista indicará?

Para estudar a saúde do paciente, o médico prescreve um exame hematológico ou completo. Ele permite que você determine o nível de hemoglobina, o número de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas, fórmula de leucócitos e a taxa de sedimentação de eritrócitos no sangue.

Esses parâmetros sanguíneos em uma pessoa saudável devem estar dentro da faixa normal. Qualquer desvio de um ou de um grupo de indicadores da norma pode indicar a presença de patologia.

Um sinal de alerta óbvio é um desvio significativo do grupo de indicadores dos resultados dos exames de sangue.

Hemoglobina, hemácias e hematócritos reduzidos indicam uma mulher com anemia por deficiência de ferro. Nesse estado, o corpo passa fome de oxigênio.

A análise bioquímica do sangue "dirá" sobre o estado de órgãos individuais e sistemas. Níveis elevados de glicose no sangue podem ser um sinal de desenvolvimento de diabetes.

Exceder a norma da proteína total geralmente indica a presença de uma patologia: uma doença infecciosa, doenças das articulações (artrite) ou tecido conjuntivo (reumatismo). Esse resultado também acontece com o câncer.

Uma análise da bioquímica revelará processos inflamatórios ou degenerativos nos rins e no fígado. Além disso, ajudará a detectar violações do metabolismo de sal e água.

Para estudar o sistema imunológico do paciente, o médico prescreverá um imunograma. O imunograma é uma análise abrangente que permite determinar o estado geral da imunidade humana.

Além disso, um teste de alergia pode ser prescrito. Algumas formas de reações alérgicas são acompanhadas por coceira e perda de cabelo intensa.

O tricólogo encaminhará o paciente a um endocrinologista para estudar o trabalho das glândulas.

Que pesquisa leva o endocrinologista?

O endocrinologista irá realizar um exame local da glândula tireóide com sua palpação. O exame ultrassonográfico do órgão ajudará a esclarecer o diagnóstico.

Um endocrinologista irá prescrever testes para perda de cabelo severa em níveis hormonais.O nível dos hormônios tireoidianos é investigado pela primeira vez: tirotrópico, triiodotironina e tetraiodotironina.

Um importante objeto de estudo é o nível de hormônios sexuais nas mulheres. Seu desequilíbrio pode ser causado pelo mau funcionamento do hipotálamo e hipófise (parte do sistema endócrino humano). Distúrbios do sistema endócrino causam distúrbios menstruais, infertilidade, anovulação (ausência de liberação ovariana) e hirsutismo.

O hirsutismo refere-se ao crescimento excessivo de pêlos nas mulheres para o tipo masculino - no queixo, no lábio superior, no abdômen, nas costas e no peito. Um sinal adicional da doença é a perda de cabelo intensa na cabeça.

Outros estudos

O ginecologista examinará os órgãos genitais femininos, examinará o trabalho de seu sistema reprodutivo, tomará esfregaços da vagina, do canal cervical e da uretra para exame. A causa da perda de cabelo pode ser doenças ginecológicas.

A qualidade do penteado é afetada negativamente por várias interrupções no sistema nervoso humano. Problemas psicológicos e estresse crônico podem causar danos funcionais e orgânicos ao sistema nervoso. Doenças neurológicas ajudarão a detectar e curar um neurologista.

Um gastroenterologista examina o trabalho do trato gastrointestinal. Doenças como gastrite, úlcera gástrica, disbiose ou síndrome do intestino irritável, afetam negativamente a condição do cabelo humano. O gastroenterologista encaminhará o paciente para análise para identificar a disbiose intestinal. Isso ajudará a determinar a presença de microflora desequilibrada.

Quais os testes que você precisa passar para identificar a causa da perda de cabelo

O tratamento da alopecia não visa apenas restaurar o cabelo, mas também eliminar o impacto do fator causal. Para estabelecer o último, um conjunto de medidas de diagnóstico é atribuído.

Análises para queda de cabelo ajudam a identificar as causas e causas do problema. A lista de análises necessárias é determinada pelo tricologista.

O médico avalia a natureza e velocidade da calvície, e também envia o paciente para o exame de outros especialistas - um endocrinologista, um psiquiatra, etc.

Como iniciar uma pesquisa

Para começar, é importante entender se vale a pena falar sobre uma doença tão grave como a alopecia, ou se você for longe demais e se preocupar muito com dois ou três cabelos soltos. Isso ajudará a um teste simples: segure um pequeno fio entre o polegar e o indicador e estique-o das raízes até as pontas.

Como é a visita ao médico?

Um especialista experiente certamente fará uma pesquisa com o paciente, fará perguntas esclarecedoras sobre a natureza e a duração da perda de cabelo, estudará a história com base na conversa. É necessário dizer ao psicólogo sobre a natureza do trabalho e das condições de trabalho, descrever a ração, os padrões de sono e os hábitos, tanto quanto possível.

O tricologista seguinte deve realizar uma inspeção da cabeça e avaliar visualmente a condição do cabelo e da pele. Hoje, em todas as grandes clínicas, existe a oportunidade de fazer um tricograma. Para fazer isso, use um dispositivo especial que permita avaliar a espessura do cabelo em 1 cm² de pele, a espessura dos cabelos em diferentes áreas e o nível de atividade das glândulas sebáceas.

Com base na imagem obtida, o médico irá prescrever testes para determinar a causa da perda de cabelo, a nomeação pode variar significativamente para as mulheres e para os homens. Além disso, um especialista pode encaminhá-lo para um ginecologista, um endocrinologista, um neurologista ou um gastroenterologista para consulta.

Que testes você precisa fazer com a perda de cabelo?

O cabelo é um indicador da saúde do corpo, portanto, uma análise é indispensável. Deve-se notar que há uma série de testes obrigatórios que fornecem informações gerais sobre o estado de saúde, bem como outros que caracterizam o trabalho de sistemas individuais.

  • exames de sangue gerais
  • bioquímica do sangue
  • análise detalhada para a presença de infecções, incluindo infecções sexualmente transmissíveis,
  • o nível de ferro sérico no sangue.

  • níveis hormonais da tiróide
  • o nível de hormônios sexuais (para mulheres dependendo da fase do ciclo menstrual),
  • Análise espectral de cabelo para o conteúdo de minerais no corpo
  • raspando o couro cabeludo com microscopia para determinar a microflora patogênica.

Por que o cabelo cai: o que eles dizem testes

A anemia por deficiência de ferro é uma das causas mais comuns de perda de cabelo. O hemograma completo permite determinar o nível de hemoglobina no sangue, com base no qual é possível tirar conclusões sobre a presença de anemia.

Um indicador muito importante é o nível de leucócitos. Exceder o limite superior do normal é um marcador do processo inflamatório interno. Assim, o problema pode dizer respeito aos órgãos reprodutivos ou ao trato gastrointestinal.

A análise bioquímica pode revelar anormalidades do fígado e dos rins, estabelecer falta de cálcio, magnésio e ferro, o que pode causar queda de cabelo.

Os resultados da análise dos hormônios tireoidianos são um indicador extremamente importante, pois não apenas a condição do cabelo e do couro cabeludo, mas também a saúde em geral dependem do seu nível. Os principais hormônios da tireoide são TSH (tirotrópico), T3 (triiodotironina), T4 (tiroxina). Um forte desvio da norma causa grande perda de cachos em toda a cabeça, e uma diminuição na função da tireóide se manifesta na forma de pele seca e uma seção das extremidades do cabelo.

Também um indicador muito importante da saúde das mulheres é o nível dos hormônios sexuais. Se a prolactina for “desobediente”, testosterona livre, DHEA-S, a progesterona ficará fora de escala - seu cabelo reagirá instantaneamente. Quando a proporção de hormônios sexuais é perturbada, o aparecimento de acne, pêlos corporais excessivos, TPM, um ciclo irregular, etc. também são característicos.

Métodos para diagnosticar a calvície

O diagnóstico de alopecia inclui os seguintes métodos de pesquisa:

  • exame do couro cabeludo,
  • Tricograma - exame microscópico dos pêlos removidos,
  • exame histológico do couro cabeludo,
  • hemograma completo
  • reacções serológicas para o lúpus eritematoso ou sífilis,
  • exame de sangue bioquímico,
  • um exame de sangue para os hormônios da tireóide.
  • análise microscópica de fungos patogênicos.

De considerável importância diagnóstica é um levantamento de uma mulher com o problema da calvície.

Respostas devem ser recebidas para questões como a duração do problema, a presença ou ausência de sensações desagradáveis ​​no couro cabeludo (coceira, queimação), possíveis tensões e choques severos nos últimos seis meses.

Fatores como o uso de contraceptivos hormonais ou o aborto também podem afetar a queda de cabelo.

Segundo as estatísticas, a perda súbita de cabelo em mulheres em 95% dos casos é temporária e ocorre devido a distúrbios psico-vegetativos - isso é um forte tumulto emocional e estresse. E apenas 5% são diagnosticados com alopecia irreversível - focal ou androgenética.

Em nosso site, você aprenderá sobre a ciência da tricologia e encontrará um grande número de artigos sobre queda de cabelo:

  • Existe uma taxa de perda de cabelo por dia e a influência de fatores externos. O que é precipitação sazonal?
  • O que fazer se o cabelo cair com uma lâmpada? Eles vão crescer de novo?
  • Por que o cabelo cai depois da lavagem? É perigoso?
  • Prevenção ou como evitar a perda de cabelo em casa?
  • se o cabelo cai em cachos: o que fazer para parar a calvície completa?
  • Causas de perda de cabelo em meninas e meninos adolescentes
  • um menu exemplar de nutrição adequada para todos os dias para os cabelos caírem,
  • razões por causa do cabelo cair em meninas,
  • se o couro cabeludo doer e o cabelo cair: que ferramentas e procedimentos ajudarão?

Que testes o trichologista prescreve para a queda de cabelo? Isso será discutido no próximo parágrafo do nosso artigo.

Exame de sangue bioquímico

Na análise bioquímica do sangue chamam a atenção para os seguintes componentes (os valores normais são mostrados entre parênteses):

  • ALT (7-40 IU / L),
  • AST (10 - 30 IU / l),
  • proteína total (65 - 85 g / l),
  • bilirrubina (menos de 3,4 - 17,1 μmol / l),
  • colesterol (3,11 - 5,44 mmol / l),
  • açúcar (3,9 - 6,4 mmol / l),
  • fosfatase alcalina (39 - 92 UI / l).

Exceder os limites estabelecidos indica violações do fígado, pâncreas. Este estudo permite estabelecer ou eliminar a forma tóxica da alopecia, desencadeada pela influência de produtos químicos e radiação.

Exame hormonal

Aumento da perda de cabelo pode ser um sintoma de hipotireoidismo, uma doença da glândula tireóide causada por deficiência de hormônio da tireóide. (Para outros distúrbios hormonais e seu impacto na perda de cabelo, leia aqui.)

Para diagnosticar a doença, prescrever um exame de sangue para determinar a concentração de TSH e T4.

Normalmente, o TSH é determinado na faixa de 0,24 a 4,0 mMe / L e T4 - de 65 a 160 nmol / l.

Se o hormônio TSH estiver acima de 4,0 mMe / L e o T4 for reduzido, o diagnóstico de hipotireoidismo estará além de qualquer dúvida.

Pode haver situações em que o TSH é determinado dentro da faixa normal, e o T4 é diminuído - neste caso, é uma questão de hipotireoidismo inicial ou latente.

A análise do conteúdo de hormônios sexuais no sangue nos permite estabelecer (eliminar) a alopecia androgenética.

Importante: o nível de hormônios no sangue da mulher varia ao longo de todo o ciclo menstrual. Recomenda-se fazer uma análise de 1 a 7 dias a partir do início da menstruação.

Valores normais na fase folicular do ciclo:

  1. LH (1 - 20 U / l).
  2. FSH (4 - 10 U / l).
  3. Estradiol (5 - 53 pg / ml).
  4. Progesterona (0,3 - 0,7 µg / l).
  5. Testosterona (0,1 - 1,1 µg / l).
  6. SSG (18,6 - 117 nmol / l).

Os resultados são avaliados no complexo. Com testosterona aumentada e CVD reduzida, a alopecia androgenética é confirmada.

1 Quem é propenso a alopecia?

A calvície afeta ambos os sexos. Alopecia pode se desenvolver em uma criança. Adolescentes com instabilidade do contexto hormonal ou formação incorreta do couro cabeludo, onde o fio cresce, também estão sujeitos ao problema.

Nas meninas, a alopecia ocorre quando há um distúrbio no funcionamento dos órgãos endócrinos, o uso descontrolado de dietas para as quais o corpo é deficiente em microelementos, bem como a coloração capilar frequente.

A calvície de uma criança no primeiro ano de vida causa raquitismo. Em crianças com mais de 3 a 4 anos, a patologia se desenvolve quando o sistema imunológico falha. Crianças em idade escolar sofrem perda de cabelo com uma carga maior no sistema imunológico ou nervoso.

Condição patológica mais comum em mulheres adultas. O grupo de risco inclui pacientes após 45 anos, mas o problema da perda de cabelo pode aparecer em qualquer idade. O primeiro sinal dos trichologistas da doença considera a perda de cabelo sem razão aparente. Alopecia também perturba o crescimento de novos cabelos.

Alopecia Focal Recomendada em Mulheres: Causas e Tratamento

2 Diagnóstico da doença

O tratamento da patologia deve ser iniciado a tempo. O tricólogo é um especialista estreito na eliminação de problemas capilares, mas na ausência de tal médico em uma clínica, um dermatologista, endocrinologista ou gastroenterologista fará um exame do organismo.

  • distúrbios imunológicos
  • sinais de alergia
  • a presença de anemia.

Além disso, você precisa investigar o nível de hormônios sexuais. Diagnóstico de hardware obrigatório da estrutura do cabelo ao microscópio, verificando a tensão do cabelo e análise de raspagem da área afetada do couro cabeludo para determinar o agente infeccioso.

Pesquisa de cabelo de computador

A lista de testes laboratoriais inclui:

  • Análise clínica do sangue. Estabelece a presença de inflamação e nível de hemoglobina.Anemia leva à calvície.
  • Análise bioquímica. Com base em seus resultados, é possível determinar quais órgãos apresentam disfunção, quais substâncias e produtos minerais são insuficientemente consumidos.
  • Análise da presença de infecção no corpo. Necessário para excluir patologias graves.
  • Análise do teor de ferro sérico.
  • Determinação do nível de hormônios da tireóide endócrina (T4 e TSH). A superabundância ou a falta deles no sangue afetam igualmente a nutrição dos folículos e o crescimento do cabelo.

Além disso, você pode ser atribuído testes de perda de cabelo para estabelecer o nível de hormônios sexuais: testosterona, progesterona, prolactina, T3 e outros. De acordo com seus resultados, os especialistas determinam se a doença é temporária ou irreversível.

Alopecia recomendada em mulheres: causas, sintomas e tratamento em casa

4.1 Medicamentoso

O médico seleciona medicamentos dependendo da causa da calvície. Os seguintes medicamentos podem ser prescritos:

  • Novopassit, Relaxasan. Preparativos de sedação.
  • Actovegina, Curantil. Melhore o suprimento de sangue para os tecidos.
  • Dexametasona, fluocinalona. Normalize os hormônios.
  • Sibazon, Azafen. Medicamentos nootrópicos.

O tricólogo pode prescrever o uso de xampus terapêuticos e, caso ocorra falha hormonal, ela encaminhará o paciente a um endocrinologista para consulta.

4.2 Cirúrgico

A intervenção cirúrgica é representada por vários tipos:

  • Transplante de cabelo para a zona de alopecia da parte doadora.
  • Plástico expansor. Alongamento da pele com cabelo para reduzir a calvície usando um spray de látex.
  • Redução do couro cabeludo. Eliminação de uma pequena área de calvície removendo-a e corrigindo a sutura.

Recorreu a tal tratamento só em casos extremos.

Alopecia em mulheres: quais testes para queda de cabelo e calvície precisam passar

Tratamento de perda de cabelo

Perda de cabelo excessiva (alopecia) em mulheres é um sintoma grave, indicando a presença de um processo patológico no corpo. Existem muitas razões para isso.

Com seu estabelecimento exato e tratamento bem escolhido, a patologia pode ser parcial ou completamente eliminada.

Para determinar a causa da calvície, é necessário passar por uma série de testes clínicos prescritos por um tricologista ou um dermatologista.

A calvície afeta ambos os sexos. Alopecia pode se desenvolver em uma criança. Adolescentes com instabilidade do contexto hormonal ou formação incorreta do couro cabeludo, onde o fio cresce, também estão sujeitos ao problema.

A calvície de uma criança no primeiro ano de vida causa raquitismo. Em crianças com mais de 3 a 4 anos, a patologia se desenvolve quando o sistema imunológico falha. Crianças em idade escolar sofrem perda de cabelo com uma carga maior no sistema imunológico ou nervoso.

Condição patológica mais comum em adultosdas mulheres. O grupo de risco inclui pacientes após 45 anos, mas o problema da perda de cabelo pode aparecer em qualquer idade. O primeiro sinal dos trichologistas da doença considera a perda de cabelo sem razão aparente. Alopecia também perturba o crescimento de novos cabelos.

O tratamento da patologia deve ser iniciado a tempo. O tricólogo é um especialista estreito na eliminação de problemas capilares, mas na ausência de tal médico em uma clínica, um dermatologista, endocrinologista ou gastroenterologista fará um exame do organismo.

É necessário verificar:

  • distúrbios imunológicos
  • sinais de alergia
  • a presença de anemia.

Além disso, você precisa investigar o nível de hormônios sexuais. Diagnóstico de hardware obrigatório da estrutura do cabelo ao microscópio, verificando a tensão do cabelo e análise de raspagem da área afetada do couro cabeludo para determinar o agente infeccioso.

Pesquisa de cabelo de computador

A lista de testes laboratoriais inclui:

  • Análise clínica do sangue.Estabelece a presença de inflamação e nível de hemoglobina. Anemia leva à calvície.
  • Análise bioquímica. Com base em seus resultados, é possível determinar quais órgãos apresentam disfunção, quais substâncias e produtos minerais são insuficientemente consumidos.
  • Análise da presença de infecção no corpo. Necessário para excluir patologias graves.
  • Análise do teor de ferro sérico.
  • Determinação do nível de hormônios da tireóide endócrina (T4 e TSH). A superabundância ou a falta deles no sangue afetam igualmente a nutrição dos folículos e o crescimento do cabelo.

Além disso, você pode ser atribuído testes de perda de cabelo para estabelecer o nível de hormônios sexuais: testosterona, progesterona, prolactina, T3 e outros. De acordo com seus resultados, os especialistas determinam se a doença é temporária ou irreversível.

Lança o mecanismo de alopecia de má qualidade nutricional dos folículos pilosos. O espasmo capilar não permite fornecer a quantidade necessária de nutrientes. Na corrente sanguínea, reduz a concentração de oxigênio e o conteúdo de elementos traços. A alopecia é frequentemente observada em mulheres no início da gravidez e após o parto. Isto é devido a mudanças fisiológicas no corpo.

Alopecia em mulheres é frequentemente causada por:

  • processos atróficos nos bulbos devido a patologias fúngicas,
  • um número de doenças do sistema nervoso central,
  • estresse prolongado
  • transformação cística dos ovários,
  • tomando certos grupos de drogas
  • anomalias congênitas do desenvolvimento,
  • patologias crônicas de órgãos internos,
  • doenças da tireoide,
  • dieta irracional
  • fumar.

As alterações hormonais provocam um aumento do hormônio testosterona no sangue, o que inibe os folículos dos folículos pilosos. O cabelo começa a cair maciçamente.

O tratamento da calvície é um processo longo. Às vezes, leva vários anos para se recuperar.

É necessário tomar medidas quando os primeiros sintomas aparecem, então o resultado pode ser obtido rapidamente. Especialistas têm métodos altamente eficazes de tratamento.

O médico seleciona medicamentos dependendo da causa da calvície. Os seguintes medicamentos podem ser prescritos:

  • Novopassit, Relaxasan. Preparativos de sedação.
  • Actovegina, Curantil. Melhore o suprimento de sangue para os tecidos.
  • Dexametasona, fluocinalona. Normalize os hormônios.
  • Sibazon, Azafen. Medicamentos nootrópicos.

Intervenção cirúrgica apresentadavários tipos:

  • Transplante de cabelo para a zona de alopecia da parte doadora.
  • Plástico expansor. Alongamento da pele com cabelo para reduzir a calvície usando um spray de látex.
  • Redução do couro cabeludo. Eliminação de uma pequena área de calvície removendo-a e corrigindo a sutura.

Recorreu a tal tratamento só em casos extremos.

Esse tratamento é seguro e eficaz em um estágio inicial da doença. Medicamentos não são usados. Tipos de fisioterapia:

  • Eletroforese.
  • Darsonvalização.
  • Terapia com laser.
  • Crioterapia
  • Massagem
  • Mesoterapia
  • Criostimulação

Alopecia Treatment

O tratamento ocorre em três direções.

  • Terapia medicamentosa.
  • Terapia com laser.
  • Transplante de cabelo

Drogas podem retardar um pouco o processo de calvície. Mas sua eficácia foi revelada apenas no início do processo de alopecia.

  1. O minoxidil ou preparações com o seu conteúdo como substância activa são utilizados para o crescimento das cadeias.
  2. Finasterida (usado para tratar apenas alopecia masculina), é um bloqueador da enzima 5-alfa redutase.

As drogas são eficazes durante o período de administração, o efeito pode durar vários meses após o tratamento, em seguida, a perda de cabelo é retomada.

O tratamento com laserterapia reduz a calvície e estimula o crescimento dos fios. A ação é curta.

O tratamento da alopecia androgênica é problemático, e nos estágios posteriores é impossível.

Ao escolher a terapia, é necessário avaliar os benefícios que o paciente pode obter com o tratamento, talvez o método mais eficaz para queda de cabelo androgenética seja um transplante cirúrgico, quando os folículos são retirados da área doadora e transplantados para a área de calvície.

Para sua implementação requer uma boa sobrevivência das lâmpadas. Terapia adicional é realizada com o uso de produtos de cuidado de cabelo.

De acordo com os resultados de toda a gama de testes realizados, o médico será capaz de entender a causa da perda de cabelo e certificar-se de que o processo iniciado não leva a uma forma mais grave desse fenômeno.

Seus médicos chamam de "alopecia". Esta é uma calvície forte e rápida.

Pode ser observado em certas partes da cabeça ou priva uma pessoa do seu cabelo para sempre.

Alopecia hormonal e hereditária

Graças aos hormônios no corpo, não só ocorre crescimento e divisão celular, mas também o desenvolvimento de folículos pilosos. O excesso de hormônios sexuais masculinos em mulheres é uma das causas da perda de cabelo. Somente um especialista experiente será capaz de prescrever os medicamentos certos, na maioria dos casos, o autotratamento termina com a deterioração da condição humana e conseqüências irreversíveis. Ajudar em tal caso será capaz de endocrinologista, que identificará a causa e curará uma pessoa da calvície.

O fator hereditário também desempenha um papel significativo na detecção de alopecia. Mais de 90% das pessoas que sofrem de alopecia têm uma doença congênita que causa perda de cabelo abundante, e os parentes próximos do paciente também a tiveram. Ao fazer tal diagnóstico, uma pessoa é prescrita um tratamento especializado que ajuda em uma situação particular.

Perda de cabelo focal

Uma doença muito rara que pode ocorrer de repente e terminar abruptamente também é causada por um mau funcionamento de certos órgãos. Com alopecia parcial, ocorre uma certa calvície de algumas áreas da cabeça, ou se você ignorar a ajuda de um especialista, isso levará a perda de cabelo completa. Em casos raros, uma pessoa que sofreu com esta doença e permaneceu completamente careca pode observar um crescimento acentuado de cabelo e, durante um período de tempo, a perda deste último novamente.

Hoje, a calvície focal não é totalmente investigada, portanto, para evitar problemas de saúde e complexos na aparência, é necessário, na fase inicial da doença, procurar ajuda de médicos experientes. Existem várias versões que explicam as causas da calvície parcial:

  • indicador genético - uma predisposição relacionada a algumas doenças, é um dos fatores mais comuns,
  • lesão - um golpe ou uma queda pode servir como um ímpeto para o desenvolvimento da calvície,
  • depressão ou estresse
  • infecção da pele afeta o cabelo e contribui para o desenvolvimento de doenças, porque o nível de proteção do corpo diminui.

Voltar ao conteúdo

Fitoterapia para calvície

As propriedades curativas de muitas plantas têm sido usadas por pessoas há muito tempo, no momento, as ervas são transformadas em ervas para ajuda quando se tornam desiludidas com drogas. Os mais eficazes são:

  • casca e sementes de uvas, fruta do lúpulo, erva de Hypericum,
  • extrato de inhame selvagem, trevo vermelho, folhas damiana,
  • alfafa, soja, sálvia.

O óleo de gergelim, palma e azeite tem uma forte actividade estrogénica, pelo que estes óleos complementam o tratamento principal.

As substâncias benéficas presentes nestas plantas e frutos têm um efeito benéfico tanto nos órgãos internos como na aparência do cabelo. Especialistas aconselham não só enxaguar a cabeça com ervas, mas também para levá-los para dentro como infusões, é necessário complementar esse tratamento com o uso de medicamentos, então o efeito mais eficaz será alcançado.

Necessário

  • Exame de sangue geral- O nível geral de hemoglobina e a definição de formas latentes de anemia. A análise geral determina o nível de leucócitos, uma vez que um alto nível de leucócitos indica a presença de processos inflamatórios.
  • Exame de sangue para doenças infecciosas (sífilis, helmintos de diferentes tipos),
  • Bioquímica do sangue- função renal do fígado (teor em oligoelementos: ferro de zinco com cobre e crómio),
  • Análise sérica para teor de ferroEste tipo de diagnóstico mostra o nível de tranferina e ferritina.

Relacionado

  • Análise de hormônio tireoidiano- hiper ou hipofunção dos hormônios tireoidianos TSH (tirotrópico), T4 (tiroxina) (triiodotironina) causa alopecia. Para um exame mais detalhado da glândula tireóide pode ser enviado para ultra-som da glândula.Hipo ou hiperfunção de iodo contendo hormônios, couro cabeludo seco e dicas também podem ser observados,
  • Análise do hormônio, teste para hormônios sexuais- o nível de testosterona, estrogênio, hormônio folículo estimulante (FSH), prolactina, hormônio latinizante (LH), DHEA-S (no início do ciclo cerca de 3 - 5 dias) e progesterona no meio do ciclo (cerca de 14-16 dias).
  • Análise de cabelo para oligoelementos (o nível de minerais no corpo) a falta de cálcio e magnésio pode causar alopecia, pois estes minerais estão envolvidos na formação dos folículos pilosos e do próprio cabelo,
  • Biópsia de pele da cabeça para determinar doenças fúngicas- doenças fúngicas, também violam a capacidade de reproduzir novos folículos pilosos, e, consequentemente, no caso desta violação pode ocorrer perda de cabelo em quantidades consideráveis.

Com base nos resultados obtidos durante a entrega de alguns estudos analisados ​​e conclusões do dermatologista, o tricólogo determina a causa da queda de cabelo e pinta um novo curso de tratamento, recomendações detalhadas. Se necessário, consulte um médico que lida com uma doença específica (se houver).

ConclusõesA análise oportuna e visitas ao trichologist, ou um dermatologista ajuda a identificar doenças que contribuíram para a perda de cabelo.

Trichologista especialista em recepção

Como o preço de um exame clínico completo é bastante alto, é aconselhável visitar um especialista experiente antes dele, que, após exame e entrevista, indicará apenas os estudos mais necessários, excluindo a não-informativa no seu caso.

Na recepção primária, o tricologista deve entrevistar o paciente, averiguando os seguintes dados:

  • a natureza e duração da perda de cabelo,
  • ter parentes de sangue com problemas semelhantes
  • a presença de doenças conhecidas do paciente
  • dormir e descansar
  • hábitos alimentares
  • condições de trabalho
  • métodos de cuidados com os cabelos.

Com base em tal pesquisa, já é possível excluir ou, pelo contrário, encontrar a causa do problema.

Depois disso, o médico examina a cabeça do paciente em primeiro lugar visualmente para avaliar a qualidade e intensidade da perda de cabelo e eliminar a presença de fungos no cabelo ou doenças dermatológicas. Então ele faz um tricograma com a ajuda de uma câmera de vídeo especial, que permite determinar a densidade do cabelo.

A lista de testes para perda de cabelo

Entre os estudos designados em tais casos, há obrigatórios e adicionais. Os primeiros são nomeados para excluir graves violações no corpo, o segundo - se você precisa confirmar as suspeitas do médico sobre a presença de doenças específicas.

Análises obrigatórias incluem:

  1. Hemograma completo para perda de cabelo, o que permite determinar o nível de hemoglobina. As mulheres, devido às suas características fisiológicas, são propensas a anemia (diminuindo o nível de hemoglobina no sangue), que pode ser a principal causa do problema. E o aumento no número de leucócitos indica a presença de um processo inflamatório interno.
  2. Exame de sangue para infecções.O cabelo pode cair contra o fundo de parasitas que se desenvolvem no corpo, emitindo resíduos nocivos.

A composição e a qualidade do sangue fornecem as informações mais completas sobre o estado do corpo.

  1. A análise bioquímica do sangue é atribuída para avaliar o nível de ferro, magnésio, cálcio e outros oligoelementos importantes necessários para a formação normal e crescimento do cabelo. Ele permite que você descubra como funciona o fígado e os rins, se eles são afetados por processos degenerativos ou inflamatórios.

Estes estudos são designados pelo tricólogo em qualquer caso. Se eles são normais, ele irá encaminhá-lo para outros especialistas, que também podem aconselhar sobre os testes a serem feitos - se o cabelo cair.

Por exemplo, dependendo dos resultados do exame preliminar, o endocrinologista irá direcionar para:

  1. Análise do nível dos hormônios tireoidianos - T4 (tiroxina), TSH (tireotrópico), T3 (triiodotironina). Seu excesso leva à perda de cabelo e à falta de - ao enfraquecimento e ruptura da estrutura.

Ultra-sonografia tireoidiana para queda de cabelo

Resultados ruins - um motivo para fazer outros testes.

Como há perda de cabelo hormonal, é necessário passar a análise para os hormônios - prolactina, testosterona, progesterona, FSH e outros. Quando seus níveis ou proporções normais são perturbados, além da perda de cabelo, ocorrem problemas como crescimento excessivo de pêlos, acne, distúrbios menstruais e até esterilidade.

Você também pode precisar de uma análise espectral da estrutura do cabelo para determinar o conteúdo de vários oligoelementos neles, uma biópsia do couro cabeludo, revelando infecções fúngicas e outros testes de laboratório.

Cabe ao médico decidir quais exames serão necessários para a queda de cabelo. Só ele pode desenvolver um plano de tratamento baseado nos resultados que indicam a causa da alopecia. Se não estiver associado a uma doença grave, os procedimentos terapêuticos padrão ajudarão a devolver os belos cachos.

Lembre-se de que as análises cronometradas são uma chance de detectar uma doença em um estágio inicial, quando é mais fácil e rápido de curar.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: DESINTOXICAÇÃO CAPILAR: Acaba com a queda e caspa! Explosão de crescimento - Fran Adorno (Pode 2024).