Problemas

10 causas de cabelos grisalhos

Pin
Send
Share
Send

Existem várias razões.

O cabelo grisalho é o resultado do processo de branqueamento do cabelo devido à perda de pigmentos, que são responsáveis ​​pelo tingimento de cabelos de determinada cor, como resultado do qual o cabelo é preenchido com bolhas de ar.

Isso escreve o Chronicle.info referindo-se ao estilo saudável.

Tais pigmentos são chamados melaninas, são produzidos por células especializadas - melanócitos. A função dos melanócitos regride gradualmente ao longo dos anos devido ao fato de que os folículos pilosos são deixados sem os nutrientes e aminoácidos necessários. Via de regra, a atividade dos melanócitos diminui em 10 a 20% a cada 10 anos após os 30 anos de idade. À medida que o graying avança, os melanócitos morrem até desaparecerem completamente. Como resultado, o cabelo fica prateado ou branco-amarelado.

Neste caso, era uma questão de envelhecimento natural. Recentemente, no entanto, cabelos grisalhos geralmente aparecem em mulheres e homens com menos de 30 anos de idade. Uma grande variedade de fatores pode afetar esse processo:

1. Hereditariedade

Muito frequentemente, o cabelo grisalho nas pessoas aparece quase na mesma idade que o pai e a mãe. Também depende da cor natural do cabelo: loiras e ruivas ficam mais grisalhas do que qualquer outra pessoa.

2. Doenças congênitas ou passadas

Um grande número de cabelos grisalhos na juventude pode ser o resultado de doenças virais congênitas, resfriados crônicos. Aparência prematura de cabelos grisalhos pode ser um sinal de doenças da tireóide, doenças gastrointestinais, distúrbios circulatórios e outros problemas.

3. Estresse e frequentes crises nervosas

Depressão prolongada, brigas constantes e transtornos mentais são muito prejudiciais à nossa saúde, incluindo o estado das células ciliadas. Devido à forte liberação de adrenalina no sangue, uma pessoa é capaz de se tornar cinza em um tempo muito rápido, independentemente da idade.

4. Alimentos com falta de vitaminas e proteínas

O aparecimento de uma grande quantidade de cabelos grisalhos pode estar associado à dieta, que não contém proteínas, vitaminas e substâncias úteis como o ácido fólico, cobre, iodo, ferro, cálcio, zinco.

Causas de cabelos grisalhos em tenra idade em homens e mulheres

Sobre a questão de por que o cabelo cinza afeta o cabelo jovem e os cientistas não têm uma resposta definitiva.

Portanto, em cada caso, são considerados fatores individuais que provocam um processo similar.

Brilho da cor do cabelo fornece pigmento de melanina. É produzido por células que estão localizadas nos folículos pilosos.

Os fios cinzentos no interior estão cheios de bolhas de ar e, em cachos normais, há pigmento.

O efeito de doenças em meninas e meninos

Muitas causas causam cabelos grisalhos. O principal fator é hereditariedade e genética. Se os pais ficaram cinzentos cedo, isso acontece com os filhos.

Cabelos grisalhos em idade precoce falam sobre problemas com o sistema nervoso e numerosos estresses.

Outra razão para o aparecimento de fios esbranquiçados é a má ecologia. Muitas vezes esse problema é acompanhado por falta de cálcio e cobre.

Acredita-se que a coloração constante estimula a perda de melanina. Após três anos de uso regular de corantes, aparecem os primeiros cabelos brancos.

Os primeiros cabelos grisalhos nos homens ocorrem como resultado do fumo.

Na maioria das vezes, o aparecimento de cabelos grisalhos é provocado por problemas no corpo e doenças internas. As doenças afetam os processos metabólicos, fazendo com que o cabelo fique branco.

As seguintes doenças podem afetar este processo:

  1. Doenças do sistema cardiovascular.
  2. Função prejudicada das glândulas endócrinas.
  3. Problemas com o sistema nervoso
  4. Falta de vitamina.
  5. Doenças do sistema digestivo.
  6. Anemia ou problemas de tireóide.
  7. Doenças virais.
  8. Doença renal.

Se não houver problemas com a saúde, então você deve reconsiderar seu estilo de vida.

Os primeiros cabelos grisalhos nas meninas manifestam-se na região temporal.

Como o estilo de vida afeta os fios: sinais de cabelos grisalhos, tratamento eficaz com vitaminas e parada

Os hábitos alimentares e estilo de vida são considerados os principais fatores que contribuem para a preservação da força e da juventude.

Muitos consomem alimentos sem pensar no equilíbrio de substâncias úteis e necessárias.

Em cada produto existem substâncias que executam determinadas funções. Sua deficiência leva a violações, inclusive provoca cabelos grisalhos em uma idade jovem.

Para evitar a ocorrência de cabelos grisalhos precoces, recomenda-se consumir os seguintes produtos:

  1. Os produtos lácteos contêm o cálcio necessário.
  2. O cromo é encontrado em pão de trigo, ostra ou vinho.
  3. A falta de cobre ajudará a compensar as sementes de abóbora, ovos, frango e feijão.
  4. Para repor o iodo do corpo é consumir peixe, alho, groselha preta e caqui.
  5. Fontes de zinco são ovos e cogumelos.
  6. Com deficiência de ferro, é necessário consumir trigo mourisco, carne bovina, ovos e cacau.

Além disso, o corpo precisa dos seguintes elementos vitamínicos:

  • As vitaminas B, E e C ativam a circulação sanguínea,
  • O beta-caroteno é um excelente antioxidante, ajuda a normalizar o sebo. A fonte desta substância é fígado, cenoura, espinafre e outros vegetais,
  • O inositol é necessário para a saúde dos folículos pilosos. É encontrado em melão, nozes, kiwi e ameixas.

Esta substância é necessária para aqueles cujo cabelo fica cinza cedo. Para que os fios sejam saudáveis ​​e brilhantes, os oligoelementos necessários devem estar presentes na dieta.

Uma maneira eficaz de combater cabelos grisalhos é coloração. Os médicos não conseguem retornar a cor aos fios cinza.

Ao mesmo tempo, existem certas medidas que permitem atrasar o aparecimento dos primeiros pêlos esbranquiçados:

  • Lâmpadas de cabelo requerem uma quantidade suficiente de fluido. Com a falta de nutrientes dificilmente atingem os folículos pilosos. É necessário consumir pelo menos 1,5 litros de água limpa por dia.

  • É necessário consumir alimentos com alto teor de ácido fólico, ômega 3 e também vitamina B.
  • Para uma nutrição adequada, o cabelo requer um suprimento de sangue normal. Por esta atividade física útil. Além disso, uma massagem na cabeça com os dedos é feita todos os dias durante 8 a 12 minutos.

  • Situações estressantes contribuem para a liberação de certas substâncias de neurotransmissores que afetam o corpo por um curto período de tempo. Mas com estresse constante, eles têm um efeito duradouro. Nesse caso, você pode receber o primeiro sinal de cabelos grisalhos. O dano ao cabelo causa fumo. Isso leva ao envelhecimento prematuro do corpo e má circulação sanguínea. É necessário abandonar um hábito tão ruim.

  • Deve ser menos nervoso e respeitar o regime do dia. O sono requer uma quantidade suficiente de tempo.

Numerosos fatores de prata na cabeça do cabelo

Uma causa importante de cabelos brancos é o abuso de dietas sem proteínas. Seu uso traz uma deficiência no corpo da substância tirosina. Sem os quais os fios ficam brancos cedo.

Além disso, o cabelo grisalho provoca excesso de trabalho crônico e experiências constantes.

Na maioria das vezes, um problema semelhante ocorre nos homens, uma vez que os sintomas do estresse passam despercebidos. Situações estressantes contribuem para espasmos vasculares, que garantem a nutrição adequada dos fios.

Os fãs de banhos de sol ao sol também correm risco de pratear o cabelo prematuramente. Nesse caso, o ultravioleta afeta negativamente a cor dos fios.

O hábito de caminhar no inverno sem cocar contribui para a violação da microcirculação da pele e provoca o processo de envelhecimento.

O tipo de cor da aparência também influencia. As loiras ficam brancas antes das morenas, mas em seus cabelos as mechas brancas não são tão perceptíveis.

Coma direito, leve um estilo de vida saudável, evite situações estressantes e, em seguida, cabelos grisalhos não tocarão sua cabeça por muitos anos

A resistência a situações estressantes, boa nutrição e um estilo de vida saudável permitem preservar a cor natural dos fios por um longo período de tempo.

Mecanismo de branqueamento de cabelo

O aparecimento de cabelos grisalhos é um processo fisiológico natural. O mecanismo de sua formação não depende da idade. O cabelo grisalho é formado da mesma forma que em mulheres de idade madura e em meninas jovens. A melanina é responsável pela coloração do cabelo - um pigmento produzido pelos melanócitos que estão localizados nos folículos pilosos. Eles sintetizam ossimelanina, feomelanina, eumelanina e triocromos. Todos eles são espécies de melanina. A formação de cabelos grisalhos ocorre em várias etapas:

  1. Após 30 anos de idade, a cada 10 anos, a função da melanina diminui em 10 a 20%.
  2. Além disso, há uma morte gradual dos melanócitos. Como resultado, a síntese de melanina desacelera e depois pára completamente.
  3. Primeiro, com o envelhecimento dos melanócitos, o pigmento é deslocado, a partir das raízes. Mais descoloração de todo o cabelo ocorre.
  4. Devido à falta de melanina, a estrutura do cabelo fica porosa.

Causas do envelhecimento precoce em mulheres

No total, existem três opções para cabelos grisalhos: fisiológico (idade), congênita (associada à ausência de pigmento no cabelo), presenil. O último tipo é um dos primeiros cabelos grisalhos nas mulheres, que se manifesta por 30 anos. Nos grisalhos fisiológicos, os melanócitos envelhecem. No caso de cabelos grisalhos prematuros, há uma diminuição na atividade de células produtoras de pigmento ou sua morte completa.

Interno

A razão de cabelos grisalhos em uma idade jovem pode estar em várias doenças de órgãos internos. Separadamente, vale a pena notar a predisposição genética. Se a geração mais velha tiver um cabelo grisalho cedo, a maioria das crianças herdará esse recurso. Outras causas mais graves de cabelos grisalhos em uma idade jovem:

  • Deficiência de vitaminas ou oligoelementos. Os primeiros cabelos grisalhos podem causar escassez de manganês, selênio, cobre e zinco. O mesmo se aplica à deficiência de vitaminas A, B, C, anemia por deficiência de ferro.
  • Forte estresse. Devido ao desenvolvimento de adrenalina em uma situação estressante, a conexão entre melanina e proteína da linha do cabelo pode ser quebrada.
  • Nutrição desequilibrada. A paixão por monodiversos e dietas rígidas causa falta de vitaminas e minerais, o que prejudica a função dos melanócitos.
  • Maus hábitos O abuso de álcool e o tabagismo causam o envelhecimento prematuro do corpo.
  • Doenças do sistema endócrino e órgãos digestivos. Eles provocam distúrbios metabólicos, o que afeta o cabelo.
  • Doenças que causam distúrbios de pigmentação. Estes incluem albinismo, vitiligo e esclerose tuberosa. Cabelos grisalhos com eles podem aparecer em qualquer idade.
  • Síndrome do envelhecimento prematuro, incluindo progeria e síndrome de Werner. Esta é uma doença muito rara. Nos seres humanos, existem outros sinais de envelhecimento, como ossos fracos, rugas, cataratas, etc.
  • Desequilíbrio hormonal. As mulheres são caracterizadas por níveis hormonais instáveis ​​durante a gravidez, menopausa e ovários policísticos. Isso pode provocar depleção do sistema nervoso, patologias endócrinas.
  • Patologia auto-imune. Causam a produção de anticorpos que destroem os melanócitos.
  • Doenças cardiovasculares. Causar falta de oxigênio aos folículos pilosos, razão pela qual a falta de melanina se desenvolve.

Por que o cabelo fica cinza?


No cabelo há um pigmento melanina, que é sintetizado nas células dos melanócitos que vivem nos folículos pilosos (bulbos). E sua presença é geneticamente incorporada. A quantidade de melanina no cabelo é diretamente proporcional à quantidade da cor natural ou pigmento do cabelo. O início do aparecimento de cabelos grisalhos ocorre quando os melanócitos não produzem mais melanina. O cabelo começa a ficar cinza nas raízes e, mais tarde, ao longo de todo o comprimento do cabelo.

Sinais relacionados de cabelos grisalhos são:

  • porosidade excessiva
  • a superfície dura do cabelo,
  • alta fragilidade,
  • secura

Para descobrir as causas do cabelo grisalho, é necessário entender: por que os melanócitos envelhecem e morrem. De acordo com os últimos resultados da pesquisa, ficou conhecido que os representantes dos caucasianos estão sujeitos ao envelhecimento precoce. Graying foi observado, em média, na faixa etária de 35-40 anos. Há também algumas evidências infundadas de que os homens ficam brancos antes das mulheres, em média, entre 5 e 10 anos.

As principais razões para o aparecimento de cabelos grisalhos em tenra idade



O primeiro cinza em 30 anos e um pouco mais cedo é considerado um motivo sério para uma abrangente pesquisa completa. Neste caso, você precisa prestar muita atenção à saúde e ao bem-estar. Em uma idade precoce e jovem, as principais razões para cabelos grisalhos são:

  • estresse muito forte
  • predisposição genética
  • Raios-X,
  • a influência do sol
  • hipovitaminose de longa duração,
  • doenças do trato digestivo,
  • doenças do fígado, em que a absorção de proteínas, gorduras e carboidratos,
  • dieta pobre e desequilibrada e mono-dietas,
  • patologias endócrinas,
  • doenças dependentes de hormônios,
  • diabetes mellitus
  • doenças pancreáticas,
  • gastrite hipocida,
  • doenças da tireóide, em particular, hipotireoidismo,
  • violação das glândulas supra-renais.

O mecanismo de violação da produção de melanina é muitas vezes escondido no mau funcionamento de qualquer um dos sistemas do corpo. As principais causas no nascimento de cabelos grisalhos são o estresse forte.

Tendo experimentado um forte choque, o corpo humano reage com a liberação no sangue de uma enorme quantidade de adrenalina e noradrenalina, o que lhe causa um tremendo estrago e até pode danificar o DNA. O resultado da manifestação da parte do corpo pode ser exatamente o primeiro cabelo grisalho.

O aparecimento de fios esbranquiçados em uma idade jovem é um sintoma que não deve ser ignorado. Se não houver problemas com a saúde, então você precisa prestar atenção à qualidade dos alimentos e estilo de vida. O fascínio pelos monodietos, a fome pode facilmente tornar-se as causas da origem dos primeiros cabelos grisalhos. Freqüentemente, dietas sem proteínas causam danos irreparáveis ​​ao corpo, uma das manifestações que serão os primeiros cabelos grisalhos. A falta de vitaminas e microelementos, em particular, A, B, C, assim como a falta de selênio, cobre, ferro e zinco, pode ser o primeiro ímpeto aos cabelos grisalhos. Para compensar as lacunas na nutrição deve ser um menu totalmente equilibrado. Laticínios ricos em cálcio, variedades valiosas de trigo contendo cromo, sementes de abóbora, ovos, peru, feijão, caqui, peixe e groselha preta são ricos em vitaminas e minerais essenciais. Carne bovina, fígado, miudezas é rico em ferro e é simplesmente necessário para mulheres que sofrem perda sanguínea regular.

Paixão por bebidas alcoólicas, tabagismo, insônia, estresse aumentam a morte da melanina nas células e iniciam o processo irrevogável. A ciência moderna não é capaz de fornecer estimulação de células e sua capacidade de produzir pigmento natural. Também é impossível, em nossos dias, restaurar a cadeia entre os melanócitos e os folículos pilosos, cuja conexão costuma ser a principal causa do envelhecimento precoce.

A fim de evitar cabelos grisalhos, a medicina recomenda que você preste muita atenção ao seu estilo de vida e corrija-o, se necessário. Você também deve evitar estresse e agitação freqüente. A dieta diária deve ser enriquecida com produtos que são valiosos em termos de cobre, zinco, manganês e ferro.

Quem está em risco?

  • meninas que gostam de fanaticamente todos os tipos de dietas, pobres em conteúdo de proteína,
  • fumantes pesados,
  • aqueles cujos pais ficaram cinzentos cedo,
  • Pessoas sob estresse constante
  • pessoas que não estão atentas à sua saúde,
  • pessoas que vivem em áreas ecologicamente desfavoráveis.

Saiba mais sobre as causas dos primeiros cabelos grisalhos, você pode usar um exame completo do corpo.

Diagnóstico dos primeiros cabelos grisalhos

Se você perceber que o cabelo começou a ficar grisalho prematuramente, é necessário fazer um exame do corpo. Para obter informações confiáveis ​​e esclarecer as causas do cabelo grisalho prematuro, às vezes é suficiente passar por:

  • exame de sangue bioquímico,
  • Ultrassonografia tireoidiana,
  • hemograma completo
  • pesquisa hormonal,
  • sangue para açucar
  • visite o terapeuta, endocrinologista e neurologista.

Seu cabelo natural é vermelho

Junto com as loiras, as senhoras de cabelos ruivos tendem a ter cabelos grisalhos mais rápido. Isso se deve ao fato de que o cabelo precisa de mais pigmento e, com a idade, a produção de feomelanina diminui. Ao contrário das loiras, que podem facilmente disfarçar cabelos grisalhos, depois de pintadas, as ruivas têm alguns problemas ao pintar cabelos grisalhos.

Pertencendo a caucasianos

Segundo um dos estudos científicos, pertencer a uma etnia é um fator importante. Os cientistas descobriram que os representantes dos caucasianos têm cabelos grisalhos aparecem mais cedo do que entre os asiáticos e os habitantes de pele escura do planeta.

Quimioterapia

O Dr. Rupal Kundu, professor assistente de dermatologia da Universidade Northwestern, em Illinois, disse que os pacientes que recebem quimioterapia para tratar qualquer doença geralmente experimentam o problema da perda de cabelo. Assim que o tratamento termina, o cabelo começa a crescer novamente. O especialista adverte que é mais provável que os cabelos regenerados logo percam seu pigmento natural e fiquem cinzentos.

Estresse constante

E, embora o estresse em si não provoque a ocorrência de cabelos grisalhos, o Dr. Kundu alerta sobre a probabilidade de desestabilização dos ciclos naturais de crescimento e repouso do cabelo. Isso leva à perda, bem como ao aparecimento precoce de cabelos grisalhos. Se você está constantemente estressado, deprimido ou lutando com o transtorno de ansiedade, você provavelmente ficará cinza antes de seus colegas mais equilibrados.

Sim, o aumento do nervosismo ou do trauma psicológico não fará a cabeça ficar branca de um dia para o outro, mas são fatores concomitantes que aceleram o processo de envelhecimento do corpo.

Não é de surpreender que os fumantes aumentem significativamente as chances de um encontro prematuro com cabelos grisalhos. Seu mau hábito tira significativamente a juventude. E se você olhar para o seu amigo com uma experiência impressionante de fumar, notará que ele tem uma aparência terrosa, dentes amarelados e múltiplas rugas na pele. Mudanças na pele cobrem até a cabeça, e tudo isso tem um efeito negativo sobre os folículos pilosos. De acordo com um dos estudos científicos, os fumantes são 2,5 vezes mais propensos ao aparecimento dos primeiros cabelos grisalhos.

Falta de vitamina b12

Se a sua dieta é desequilibrada e há uma aguda escassez de nutrientes essenciais, se você pular refeições ou decidir se tornar vegano, seu corpo provavelmente não receberá vitamina B12. Este composto químico ajuda a manter a saúde do seu cabelo.

Mesmo se você se tornou vegano ou vegetariano, você deve tentar equilibrar sua dieta. A vitamina B12 é altamente concentrada em produtos lácteos, peixe, aves e carne. A fim de evitar o encontro prematuro com cabelos grisalhos, considere tomar suplementos de vitamina B12 sintéticos.

O mecanismo do aparecimento de cabelos grisalhos e suas possíveis causas

Independente de com que idade e por que razão os cabelos grisalhos começaram a aparecer, em todos os casos, no nível celular, esse processo procede da mesma maneira. Graying é devido ao fato de que a melanina, o pigmento no cabelo, desaparece. É produzido nos melanócitos. Estas são células especiais que são encontradas nos folículos pilosos e sintetizam a formação de pigmentos. A atividade de tais células depende do contexto hormonal, em particular, hormônios da pituitária, tireóide e hormônios sexuais afetam a síntese da melanina. No processo de envelhecimento, o número de melanócitos diminui e as células restantes perdem parte da atividade. Como resultado, aparece cabelo grisalho.

Infelizmente, esse processo é refletido não apenas na cor, mas também na saúde do cabelo. Além da pigmentação do cabelo, a melanina é responsável pela sua elasticidade e também desempenha uma função protetora, ajudando a resistir aos efeitos negativos do meio ambiente e à radiação ultravioleta. A mudança de qualidade é visível a olho nu: tornam-se mais resistentes, mais frágeis e perdem a suavidade.

Com que idade o problema começa a se manifestar

É impossível prever com precisão o tempo de aparecimento dos primeiros cabelos grisalhos. Este processo depende em grande parte da regulação hormonal do corpo e fatores genéticos. Acredita-se que nas mulheres o processo de envelhecimento comece após 40 anos, e nos homens - após 35 anos. Estes são indicadores médios, e se os cabelos grisalhos se tornam perceptíveis 2 a 3 anos antes, isto não é considerado envelhecimento precoce. No entanto, se eles aparecessem antes dos 30 anos, você já pode falar sobre esse fenômeno.

O processo do "envelhecimento" de cabelo em homens e mulheres não só começa em idades diferentes, mas também prossegue diferentemente. As mulheres notam o primeiro cabelo grisalho nas têmporas, enquanto nos homens aparecem no queixo.

Causas dos primeiros cabelos grisalhos

A principal razão que contribui para o aparecimento de cabelos grisalhos é a diminuição do nível de melanina, que ocorre devido à morte natural relacionada à idade dos melanócitos. Mas essas células podem morrer em idade precoce. Isso pode acontecer pelos seguintes motivos.

  1. Predisposição genética. Neste caso, podemos dizer que o programa para a morte precoce de melanócitos nos folículos pilosos é previsto em humanos desde o nascimento. De alguma forma, é impossível influenciar esse processo.
  2. Forte estresse. Ao mesmo tempo, deve ser acompanhado pela produção de uma grande quantidade de adrenalina. É a última que causa o aparecimento de cabelos grisalhos, porque rompe a conexão entre a melanina e a estrutura protéica do cabelo, o que leva à neutralização do pigmento.
  3. Doenças do sistema endócrino, como resultado do que os hormônios são perturbados. Como a atividade dos melanócitos depende, entre outras coisas, dos hormônios da glândula tireóide e da glândula pituitária, quaisquer violações podem impedir o desenvolvimento suficiente do pigmento responsável pela cor.
  4. Espasmos dos vasos sanguíneos e distúrbios circulatórios do couro cabeludo.
  5. Deficiência de vitaminas e microelementos. Em particular, a vitamina B contribui para o metabolismo das proteínas no folículo e estrutura. Sua falta de um efeito muito negativo sobre o metabolismo celular no cabelo. Além disso, o cabelo precisa de ferro, cobre, zinco, magnésio.
  6. Doenças do trato gastrointestinal e fígado. Estamos falando de suas formas negligenciadas, quando os nutrientes não são mais absorvidos pelos alimentos. Como resultado, o cabelo também permanece sem energia.
  7. Doenças virais.
  8. Tome alguns remédios. Estas são substâncias especialmente agressivas, cuja lista, na verdade, não é tão longa. Em primeiro lugar, estes são medicamentos utilizados para quimioterapia. Eles têm um efeito devastador nas raízes e na sua estrutura. Posteriormente, após interromper a recepção, a qualidade e a cor do cabelo em crescimento dependerão em grande parte da capacidade do corpo de se recuperar. Também incluídos no grupo de medicamentos perigosos para melanócitos são drogas para a doença de Parkinson.
  9. Exposição ao raio X. Dentro de limites razoáveis, não causa nenhum dano. No entanto, é melhor não se envolver.
  10. Danos térmicos e químicos. Por exemplo, coloração freqüente. Os corantes contêm substâncias agressivas, como amônia e peróxido de hidrogênio. Ferramentas para perm também agir sobre o cabelo não é o melhor caminho. Acumulando na estrutura, os produtos químicos penetram no folículo piloso, interrompendo o processo de produção de pigmentos. Ferros de curling e alisadores também têm um efeito negativo. Se você constantemente queima o seu cabelo na zona de raiz, você também pode danificar os folículos pilosos.

Essas razões são características do aparecimento de cabelos grisalhos nos homens e nas mulheres.

Apesar da impressionante lista de possíveis causas dos primeiros cabelos grisalhos, ficou provado que o principal fator, superior a todos os outros, é a genética. Cientistas britânicos investigaram essa questão, observando os gêmeos vivendo em diferentes áreas e tendo condições completamente diferentes de existência, estilo de vida, doença. Essas pessoas começaram a ficar cinza ao mesmo tempo.

Por que o uísque fica cinza em primeiro lugar?

Quando as mulheres começam a parecer cinzas, ocorre principalmente nos templos. E só depois de algum tempo, que pode chegar de um a cinco anos, o cabelo grisalho se espalha para outras áreas do cabelo. Isto é devido à estrutura especial do cabelo na zona temporal. É nos bulbos que a melanina desaparece primeiro.

Nos homens, a parte temporal fica cinza somente após a barba e o bigode. Eles são mais propensos à redução precoce do pigmento. Mas o uísque deve ficar cinza no segundo lugar.

Tipos de cabelos grisalhos

A aparência de qualquer cabelo grisalho: cedo e velho, em homens e mulheres, etc. Tem o mesmo mecanismo, por isso dizer que um cabelo grisalho é fundamentalmente diferente do outro não vale a pena. No entanto, você ainda pode selecionar condicionalmente algumas de suas espécies.

  1. Cinza de idade. O tipo mais comum. Pode começar a aparecer depois de 35 anos em homens, e depois de 40 anos - em mulheres. Isso é considerado normal.
  2. Cedo. O cabelo grisalho ocorre antes do tempo prescrito. Depois de 30 anos, este não é, em princípio, um caso raro, mas acontece que os primeiros cabelos grisalhos já se tornam perceptíveis aos 20 anos.
  3. Cabelo grisalho congênito. Transtorno genético extremamente raro.
  4. Completo Neste caso, a cor do cabelo é completamente perdida. Cabelos grisalhos se transformam em toda a cabeça do cabelo.
  5. Parcial. Na cabeça há cabelos grisalhos e cabelos que não perderam a cor.
  6. Disperso O cabelo grisalho é distribuído de maneira relativamente uniforme por toda a cabeça.
  7. Focal ou zonal. Todos (ou quase todos) cabelos grisalhos estão concentrados em uma determinada área.
  8. Fácil de pintar. Este tipo de cabelo branco é bem passível de correção com a ajuda de um corante químico, bem como corantes naturais (por exemplo, hena). As escamas de cabelo grisalho facilmente tingido estão a uma distância considerável umas das outras, por causa da qual a tinta penetra facilmente no interior. Essa estrutura de cabelo fala de seu esgotamento. Na maioria das vezes com a idade, o cabelo está nessa condição.
  9. Vitreous ou difícil de manchar. Esse cabelo grisalho é caracterizado pelo fato de que, apesar da perda de cor, a estrutura do cabelo não se esgota e suas escamas se encaixam perfeitamente.

Processo reversível: tratamento

Infelizmente, os cabelos grisalhos que já estão virados nunca podem restaurar sua tonalidade natural. Isso é explicado pelo fato de o processo de envelhecimento estar associado à morte dos melanócitos, e essas células não estão sujeitas à recuperação. Eles não podem se desenvolver novamente no folículo piloso. Mas isso não significa que você precisa entrar em acordo com a situação que surgiu e não tentar tratar o cabelo, porque você pode retardar significativamente a destruição das células produtoras de pigmento nos folículos pilosos que ainda não perderam sua sombra. A fim de "congelar" os cabelos grisalhos, para evitar o seu desenvolvimento, você deve seguir as seguintes regras.

  1. Use um xampu especial para evitar o desenvolvimento intensivo de cabelos grisalhos.
  2. Tome vitaminas complexas. É especialmente importante prestar atenção à presença na dieta de uma quantidade suficiente de vitamina B.
  3. Abandonar curling e curlers de cabelo, bem como perm.
  4. Evite a exposição prolongada aos cabelos à luz solar direta.
  5. Evite estados estressantes. Se houver tal necessidade, é útil recorrer a tomar sedativos.
  6. Além das recomendações gerais, você pode recorrer a métodos direcionados para retardar o desenvolvimento de cabelos grisalhos.

Melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo e o metabolismo celular nos folículos pilosos, ativando assim as células produtoras de pigmento. A massagem é útil para fazer em um dia por 30 minutos. Este serviço é fornecido nos salões, mas fazê-lo em casa também é muito simples. Você pode aplicar uma variedade de técnicas de massagem. No processo de massagem com movimentos intensivos, é necessário esfregar meios especiais no couro cabeludo para retardar a propagação dos cabelos grisalhos. Eles podem ser comprados na farmácia. O óleo de mamona ou óleo de bardana também é bom para este propósito. Você precisa gastar pelo menos 10-15 sessões de massagem, após o que uma pausa de duas semanas é recomendada.

Mas uma massagem leve a curto prazo não precisa de intervalos. Pelo contrário, é útil como um procedimento diário. Para ativar a circulação sanguínea, basta usar uma escova de massagem e pentear o cabelo por pelo menos 5 minutos.

Máscara de óleos

Este método se aplica a remédios populares. É necessário misturar bardana e óleo de mamona em proporções iguais. Calor ligeiramente em banho-maria. Esta mistura deve ser esfregada nas raízes do cabelo por 10 minutos, depois deixada no cabelo por cerca de 1 hora, envolvendo o celofane e uma toalha sobre a cabeça. Enxágüe com água quente usando xampu. Esta máscara é recomendada para fazer 2 vezes por semana. Após 10 tratamentos, certifique-se de fazer uma pausa por pelo menos um mês, caso contrário o cabelo pode ficar muito oleoso.

Mesoterapia

Este método já pertence à "artilharia pesada". Para sua aplicação, é necessário recorrer aos serviços do tricologista, que deve realizar este procedimento. Ele selecionará os medicamentos necessários e determinará o número necessário de sessões. A composição dos fundos injetados sob a pele do couro cabeludo é determinada individualmente, mas em qualquer caso, haverá uma grande quantidade adicional de vitaminas e substâncias favoráveis ​​ao cabelo. Para o tratamento de cabelos grisalhos, uma solução de magnésia ou ácido nicotínico é freqüentemente usada como a principal droga.

Darsonvalização

Este procedimento tem um efeito benéfico sobre as raízes do cabelo, melhora a microcirculação do sangue no couro cabeludo, promove a regeneração celular e nutrição dos tecidos. Em particular, é melhor começar a receber sangue, nutrientes e melanócitos. Para darsonvalization, nem é necessário visitar o salão. Na venda são baratos (a partir de 3500 rublos) eletrodomésticos com um conjunto de bicos, incluindo aquele com um pente, projetado especificamente para afetar o couro cabeludo. Anexo e instruções indicando o número necessário de sessões e sua duração recomendada.

É possível puxar cabelos grisalhos

Às vezes as pessoas arrancam cabelos grisalhos, aparentemente esperando que o novo cabelo cresça pigmentado. Isso é um exercício absolutamente sem sentido, uma vez que o pigmento deixa de ser produzido no folículo capilar, o que significa que o novo cabelo que emergiu dele em vez de ser arrancado também não será colorido. Além disso, arrancar cabelos grisalhos pode prejudicar a si mesmo. Em primeiro lugar, é preocupante com a ocorrência de dermatite e, em segundo lugar, os folículos capilares estão gravemente feridos, o que pode levar à sua morte completa. Como resultado, em vez de cabelos grisalhos, você pode obter uma falta parcial deles.

Evitando o aparecimento de cabelos grisalhos

  • Boa nutrição e vitaminas complexas,
  • limitando situações estressantes
  • proteção do couro cabeludo contra mudanças na temperatura e radiação ultravioleta,
  • uso razoável de tinturas de cabelo artificiais (não mais do que 3-4 vezes por ano),
  • manter microcirculação suficiente no couro cabeludo, incluindo cursos de massagem periódicos e, se necessário, procedimentos de hardware,
  • nutrição adicional do couro cabeludo com a ajuda de máscaras (se estamos falando de remédios populares, então as mesmas máscaras que são usadas para tratá-lo, por exemplo, de óleos de mamona e bardana) são adequadas para a prevenção de cabelos grisalhos.

Mais cedo ou mais tarde, mas o cabelo grisalho se faz sentir. Pode-se ficar chateado por causa disso, mas não há como voltar no tempo. Infelizmente, é impossível curar completamente os cabelos grisalhos, mas você pode tomar medidas preventivas que ajudarão a adiar sua aparência para uma data posterior, a menos, claro, que não seja por causas genéticas. E o mais importante, mesmo os cabelos grisalhos não devem perturbar a paz de espírito, porque os hormônios do estresse só aceleram o processo de envelhecimento.

Causas Raiz

A cor do cabelo é devida a pigmentos como ossimelanina, triocromos, feomelanina e eumelanina. Estes pigmentos são derivados da melanina. Eles são sintetizados sob a influência dos hormônios da tireóide e da glândula pituitária. Neste processo, mediadores do sistema nervoso simpático e hormônios sexuais participam. Estes pigmentos tingem a queratina, que é parte das hastes capilares. A intensidade da sombra é determinada pelo quanto cada bulbo capilar recebe derivado de melanina. Células que produzem melanina são chamadas de melanócitos. Eles funcionam antes do nascimento da criança. Com a idade, essas células regridem. Após a idade de trinta anos, a atividade dos melanócitos é reduzida em 10 a 20% a cada dez anos.

Consequentemente, a principal razão para o aparecimento de cabelos grisalhos e sua disseminação em todo o cabelo é a extinção da funcionalidade dos melanócitos. Quando eles morrem, os pigmentos não penetram nos folículos pilosos, e os fios dos cabelos se descoloram.

O aparecimento de cabelos grisalhos depende da idade, metabolismo, características genéticas, presença de estresse, condições ambientais adversas. Afeta várias patologias. Um papel importante é desempenhado pela hereditariedade. Muitas vezes, o cabelo cinzento em pessoas aparece na idade quando aconteceu a orelha de pais. Tem um impacto e ambiente ambiental. Muitas vezes, leva ao desenvolvimento de todos os tipos de doenças e até mesmo envelhecimento prematuro.

Estresse e depressão afetam a cor do cabelo. A adrenalina entra no sangue durante um colapso nervoso, quebrando a ligação entre a queratina e a melanina. Stress sistemático, depressão a longo prazo só acelera o processo de envelhecimento de todo o organismo.

A atenção individual merece a patologia da glândula tireóide. São as aflições desse órgão que contribuem para distúrbios metabólicos. Isso afeta a produção de melanina. Às vezes, o cabelo grisalho ocorre como resultado de distúrbios de pigmentação. Neste caso, estamos falando de albinismo, esclerose tuberosa, vitiligo.

Uma das causas de envelhecimento precoce é uma deficiência de vitaminas C, B, A, falta de iodo, manganês, cobre, zinco, ferro, minerais de selênio. Isso leva à ruptura dos órgãos internos e afeta negativamente o suprimento de sangue ao tecido.

Violação de processos metabólicos pode provocar má nutrição. Doenças de pele, como erisipela, herpes e alopecia areata, também levam ao aparecimento de cabelos grisalhos.

Afeto e distúrbios hormonais. Com seu nível instável, o sistema nervoso está esgotado, o funcionamento da glândula tireóide está se deteriorando. O cabelo grisalho pode ocorrer devido à ingestão de agentes antibacterianos ou doenças auto-imunes, cuidados inadequados do couro cabeludo e cabelo. Permanência a longo prazo no frio ou sob a luz direta do sol, coloração química sistemática, o uso de produtos de estilo agressivos - tudo isso contribui para a saúde do cabelo.

Quando a maior parte do pigmento é perdida, a cor do cabelo torna-se cinzenta, depois de perder a melanina, torna-se branca. Afeta e fuma. Os fumantes geralmente têm uma coloração amarelada. Cabelos grisalhos e mudam sua estrutura. Eles ficam rígidos, secos, quebradiços, encaracolados e confusos.

Métodos de luta

Atualmente, nem os cosmetologists nem os médicos descobriram uma maneira de restaurar os cabelos grisalhos, permitindo que eles retornassem sua cor original. Portanto, esse problema é inútil para lutar. Cabelos grisalhos só podem ser tingidos ou escondidos. No entanto, o envelhecimento precoce pode ser evitado e até mesmo um pouco para interromper esse processo.

Primeiro de tudo, a comida vem para o resgate. A dieta deve ser complementada com produtos que contenham zinco, ferro, cobre, iodo, cálcio, crómio. Estes são grãos integrais, cogumelos, ostras, gema de ovo, couve mar, trigo sarraceno, maçãs, legumes, carne, sementes de abóbora, amêndoas, feijão, verduras, produtos lácteos, trigo, nozes, soja, pão de trigo, groselha preta, caqui, mar peixe, vinho (com moderação), couve mar.

Além disso, é importante complementar a dieta com alimentos ricos em beta-caroteno, inositol, ácido fólico, vitaminas B, E e C, ômega-6 e ômega-3. Essas substâncias ajudam a prevenir o aparecimento de cabelos grisalhos e ajudam a melhorar a qualidade do cabelo. Eles vão fazer o cabelo forte e brilhante. O cabelo não vai cair. Estas substâncias podem ser usadas sob a forma de suplementos dietéticos. Mas primeiro você deve consultar um médico.

Atenção especial merece o modo de beber. A falta de fluidos dificulta a ingestão, assim como a absorção de todos os nutrientes. Isso leva ao cabelo grisalho. Para preservar a saúde dos cachos, você precisa usar 1,5-2 litros de água purificada diariamente.

Você também pode entrar em contato com um salão de beleza especializado. Plasmolifting, terapia com laser, mesoterapia microelementar, terapia de ultra-som será oferecida lá. Tais procedimentos ajudarão a diminuir a propagação de cabelos grisalhos. Técnicas de hardware complementam as várias máscaras para fortalecer o cabelo.

Um papel importante é desempenhado pelo cuidado adequado. O cabelo deve ser lavado com água extremamente morna, usando shampoos que não tenham ingredientes agressivos. É aconselhável minimizar o uso de um secador de cabelo, engomar, cortinas de aquecimento e produtos de styling. No tempo gelado e quente, você não pode negligenciar o arnês. Para manter o cabelo saudável, é melhor excluir o uso do estilo, que viola a circulação do couro cabeludo, ou seja, o uso de tranças apertadas, caudas, todos os tipos de grampos e elásticos.

Algumas doenças

A condição de saúde também pode causar cabelos grisalhos prematuros. Isto é especialmente verdadeiro para aqueles que sofrem de diabetes, anemia perniciosa ou doença da tireóide. De acordo com as conclusões de um estudo realizado pela equipe da Universidade Coetano Heredia, em Lima (Peru), todas essas doenças atacam diretamente os folículos pilosos.

Cuidados inadequados no couro cabeludo

Se você quiser evitar o cabelo grisalho prematuro, você deve cuidar dos cabelos diariamente. Trichologist Madeleine Preston diz que lavar e massagear o couro cabeludo em uma base diária pode aumentar a penetração de nutrientes para os folículos pilosos através do sangue. Medidas simples que você produz fora contribuem para obter uma boa nutrição por dentro. Se você ignorar a massagem e a lavagem por uma semana, isso levará ao fato de que no futuro próximo sua cabeça estará cheia de cabelos grisalhos.

Seus pais ficaram cinza cedo

Você pode fazer todos os esforços para manter um estilo de vida saudável, mas o cabelo grisalho amanhã pode se tornar parte integrante da sua aparência. Isto é devido ao componente genético. Dê uma olhada em seu pai e sua mãe: se os cabelos grisalhos vieram deles cedo, é provável que você siga seus passos. Segundo o Dr. Preston, existe o gene primário IRF4, que está associado a cabelos grisalhos prematuros. Ele é responsável por regular a produção de pigmento de cabelo de melanina e desliga sua produção mais cedo do que você gostaria.

Uma condição da pele chamada vitiligo não é uma ameaça à vida. No entanto, isso traz desconforto e certos inconvenientes para os pacientes. A doença altera significativamente a aparência da pele (incluindo na cabeça) e tem um efeito negativo nas células que produzem melanina. Devido à morte dessas células, algumas partes da pele "murcham" e os fios de cabelo tornam-se cinzentos.

Alopecia areata

Ao contrário do vitiligo, a alopecia focal é uma doença auto-imune que ataca diretamente os folículos pilosos. Esta doença deixa doentes com manchas calvas em lugares arbitrários na cabeça. O tratamento da doença torna possível restaurar o crescimento do cabelo, mas muitas vezes isso leva a uma diminuição na produção de pigmentos.

Perda de cabelo freqüente

Se você tem mais de 35 anos e sofreu perda de cabelo, existe a possibilidade de que os cachos que virão para substituir o velho sejam cinza. Uma série de fatores levam a danos aos folículos pilosos. Entre eles, o estresse, o uso de um secador de cabelo quente, engomar cabelos, perm e tingimento freqüente. Tente poupar seu cabelo e eles o recompensarão com uma cor brilhante.

Doença cardíaca

De acordo com estudos científicos, o endurecimento das artérias e a aterosclerose levam ao envelhecimento prematuro dos cabelos. Isso significa que se você está em risco de desenvolver doenças cardíacas ou é hipertenso, suas chances de aparecimento de cabelos grisalhos são muito maiores. Você ficará surpreso, mas a correlação funciona na direção oposta. O envelhecimento precoce também pode ajudar no diagnóstico de doenças cardíacas. Isso foi revelado em um estudo no qual participaram 454 voluntários com cabelos grisalhos.

Se você já alcançou a marca de 50 anos e ainda não tem cabelos grisalhos, pode assumir que tem sorte. Segundo as estatísticas, por este período, metade da população já adquire cordões cinzentos. Os homens tendem a ficar grisalhos depois de 30 anos e as mulheres cinco anos depois.

Evento traumático

Eventos de choque podem afetar adversamente os processos que ocorrem dentro do seu corpo, o que leva a danos aos folículos pilosos. A incrível tensão e o estresse mais intenso produzem produção adicional de radicais livres que destroem a pigmentação.

Muito tempo ao sol

Os raios ultravioleta afetam negativamente os folículos pilosos. Na verdade, o sol tem um efeito branqueador, deixando seu cabelo frágil e propenso à quebra. Não há nada de surpreendente no fato de que os fios cinzentos chegam ao local de onde já caíram. Portanto, permanecendo ao sol, não se esqueça de usar um chapéu.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Saúde: cabelos brancos - Mulheres 120717 (Pode 2024).