Cabelo oleoso

Raízes de gordura e extremidades secas de cabelo - o que fazer, como tratar?

Pin
Send
Share
Send

  1. Estilo de cabelo com termômetros. Ferros de passar roupa, modeladores de cabelo elétricos, secadores de cabelo não só ajudam a dar ao penteado uma aparência bem cuidada, mas também desidratam a camada superior do couro cabeludo sob a influência do ar quente. O problema é exacerbado se o pentear com dentes de metal for usado durante a postura. Devido à pele seca, microtraumas permanecem na pele, levando à morte celular, caspa e coceira.
  2. Use produtos inadequados para cabelos e couro cabeludo. Shampoo, bálsamo ou máscara selecionados incorretamente podem causar couro cabeludo seco e cabelos oleosos. Reação alérgica aumenta com o uso de produtos de estilo agressivos. Mousses, vernizes, espumas muitas vezes contêm grandes quantidades de álcoois, que Além disso, seca o couro cabeludo.
  3. Interrupções hormonais. Se o corpo aumenta ou diminui a produção de um hormônio, também pode causar secura do couro cabeludo com cabelos oleosos pendurados. Os sinais de perturbação hormonal são: aumento da fragilidade dos cabelos e unhas, aparecimento de acne e manchas pretas, interrupções no ciclo menstrual. Neste caso, você deve consultar imediatamente um médico.
  4. Nutrição desequilibrada. Se muitas vezes há fast food, alimentos de conveniência, fast food, o organismo reagirá rapidamente à falta de vitaminas e minerais. Uma variedade de dietas pode causar o mesmo efeito, por exemplo, aquelas que usam apenas um produto. E muitas vezes isso se manifesta na secura do couro cabeludo. Para resolver o problema, você precisa diversificar sua dieta e começar a tomar um complexo vitamínico.
  5. Doenças fúngicas. A reprodução aprimorada de fungos no couro cabeludo pode não apenas provocar ressecamento, mas também causar perda de cabelo. Este problema também requer supervisão médica.
  6. Ingestão insuficiente de água. Os especialistas recomendam beber pelo menos 2 litros de água pura por dia. Muitas vezes ignoramos esse conselho, que causa a desidratação da pele não apenas na cabeça, mas também em todo o corpo. Comichão, caspa e reações desagradáveis ​​a procedimentos cosméticos, especialmente ao usar termômetros, aparecem.
  7. Hábitos nocivos. O tabaco e o álcool também provocam o couro cabeludo seco e aumentam o cabelo oleoso. Isto é devido ao estreitamento dos vasos sanguíneos, que, por sua vez, causa uma nutrição inadequada dos folículos pilosos.
  8. Gravidez e período de alimentação. Neste momento, uma enorme quantidade de nutrientes, microelementos e vitaminas que são necessários para o desenvolvimento do bebê “vaza” do corpo da mulher. Além disso, alterações hormonais e como conseqüência da pele seca e, muitas vezes, a perda de cabelo. Qualquer tratamento neste momento deve ser selecionado por um médico.
  9. Deficiência vitamínica sazonal. A pele começa a descascar com a falta de vitaminas A e E, bem como ferro. Para aumentar o nível dessas substâncias no corpo, você pode usar complexos vitamínicos ou diversificando alimentos. Acima de tudo, a vitamina A é encontrada em cenouras, salsa, abóbora, damasco e espinafre. A vitamina E é rica em óleos de girassol e soja, amêndoas, nozes, sementes de girassol, amendoim, brócolis e couve de Bruxelas. O elemento traço ferro é encontrado em lentilhas, feijão branco, grão de bico, atum, mariscos, trigo sarraceno e chocolate amargo.
  10. Aparelhos de aquecimento. Na estação do inverno, torna-se seco nas casas devido aos radiadores e aquecedores. Isso se reflete no couro cabeludo. Você pode resolver o problema aumentando a umidade na sala, com a ajuda de umidificadores ou usando remédios populares. Por exemplo, você pode pendurar toalhas molhadas em aparelhos de aquecimento que evaporarão a umidade.

Tratamento eficaz

As mulheres compartilham entre si receitas para hidratar o couro cabeludo e se livrar da gordura, mas dão resultados apenas na ausência de sérios problemas no corpo. Se você não tiver certeza sobre as causas da secura, coceira e caspa ou remédios populares não ajudou, então deve entrar em contato com o tricologista. A automedicação para perturbações hormonais, doenças fúngicas ou durante a gravidez e lactação pode piorar a situação.

O tratamento por um especialista ajudará a determinar a raiz do problema e a encontrar os meios corretos para combater a doença.

Há muitas maneiras de se livrar do couro cabeludo seco em casa. Segundo as mulheres, a melhor delas é a maionese simples. Com isso, você pode esquecer o problema rapidamente e por um longo tempo. Ovos e manteiga contidos na maionese nutrem e hidratam o couro cabeludo. Parte do vinagre mata as bactérias e interrompe a reprodução da microflora.

É necessário tomar 2-3 art. l maionese e distribuir uniformemente no couro cabeludo com movimentos de massagem. Use uma capa de celofane e, se você quiser uma capa de aquecimento, a máscara agirá mais rápido. Deixe a maionese na cabeça para 20 a 40 minutos. Depois disso, lave com água morna usando xampu convencional.

Máscara Anti Caspa

Se a caspa aparecer durante a secura, você deve usar uma máscara de azeite e limão. Nutre perfeitamente a pele e permite remover suavemente as células mortas. Para cozinhar, você só precisa de azeite e suco de limão. Para 2 partes de óleo, você precisa adicionar 1 parte de suco. O óleo deve ser ligeiramente aquecido, para isso você precisa colocá-lo em um recipiente e segurá-lo sobre o vapor. Em seguida, adicione o suco e aplique no couro cabeludo. A máscara deve ser aquecida com uma toalha e deixada ligada. 20 a 30 minutos Lave a composição com água morna usando xampu normal.

Máscara Peeling Anti-séptica

Um excelente anti-séptico é um arco. Seu uso ajuda a fortalecer os folículos pilosos, limpar a pele das partículas mortas. Para preparar a máscara precisará 1-2 cebolas. Eles precisam ralar em um ralador fino ou moer no liquidificador. Em seguida, usando gaze, esprema o suco e esfregue-o no couro cabeludo com movimentos de massagem. Use um chapéu de celofane e uma capa de aquecimento e segure de 1,5 a 2 horas. Em seguida, lave com água morna usando xampu normal.

No entanto, eles não garantem 100% de remoção de odores, por isso é melhor fazer uma máscara à noite antes do próximo fim de semana.

Máscara de amolecimento

Uma das melhores maneiras de suavizar a pele é usar uma máscara de aveia. Nutre e hidrata profundamente os folículos, limpando implicitamente partículas de tesão. Para preparar a máscara será necessário:

  • Decocção de urtiga (pode ser substituído por camomila ou sálvia) - 0,5 xícaras.
  • Farinha de aveia - 2 colheres de sopa. l

Flocos de aveia precisam derramar uma decocção e deixar por um par de horas para o inchaço. A pasta resultante é aplicada ao couro cabeludo, reforçada com uma capa de celofane e aquecida com uma tampa ou toalha. Mantenha uma máscara de aveia não menos de 2 horas, sEm seguida, lave com água morna usando meios convencionais.

Dicas básicas de cuidados com o cabelo

  • Ao usar máscaras prontas ou caseiras, você não pode lavá-las com água quente.
  • É melhor enxaguar a cabeça com caldos de ervas medicinais depois de lavar as máscaras.
  • Óleos de oliva, mamona e linhaça são excelentes para hidratar o couro cabeludo.
  • Para uma nutrição adicional da pele, você pode lavar o cabelo com gema de ovo.
  • Lembre-se que para conseguir um bom resultado, os remédios populares devem ser aplicados regularmente.

Cuidados com os cabelos com raiz oleosa

O aumento da oleosidade pode mascarar a desidratação do cabelo. É por isso que você deve ativamente hidratar e nutrir o cabelo. Trichologists recomendam o uso de xampu hidratante e condicionador de bálsamo. Pelo menos uma vez por semana, você deve cuidar de seu cabelo com uma máscara hidratante.

Uma boa solução pode ser xampus e bálsamos especiais para cabelos misturados, que são apenas gordurosos nas raízes e secos nas pontas. É altamente desejável que eles contenham componentes naturais da planta. Se possível, é aconselhável dar preferência a produtos da categoria de cosméticos profissionais, por exemplo, xampus e loções projetados para tratar o couro cabeludo oleoso. Por via de regra, eles têm uma composição mais eficaz e equilibrada.

Uma ressalva importante: durante a lavagem, tente aplicar a parte principal da espuma no cabelo nas raízes gordurosas, evitando o impacto ativo nas pontas.

Aqueles que enfrentam um problema semelhante, os tricologistas recomendam fortemente a ingestão de menos carboidratos e alimentos altamente calóricos, limitam o consumo de gorduras e carnes defumadas, doces, alimentos cozidos, salgados e em conserva. Tente comer mais proteínas saudáveis, vegetais, frutas, laticínios e beber bastante água - pelo menos um ano e meio a dois litros por dia. Para mais informações sobre o que você precisa comer para a saúde do cabelo, leia o artigo "Os 10 principais produtos para fortalecer o cabelo".

Bons resultados no tratamento de raízes capilares muito gordurosas podem ser obtidos usando máscaras e produtos que contenham lama do Mar Morto. Cosméticos médicos comprovados para cabelos de Israel.

Em casos especialmente sérios, o trichologista pode prescrever um curso de mesoterapia, injeções de compostos terapêuticos especiais, que ajudarão a reduzir a atividade das glândulas sebáceas e, assim, reduzir o conteúdo de gordura do couro cabeludo.

Tratamento de pontas de cabelo secas

Evite shampoos para cabelos oleosos - eles secam as pontas ainda mais. Uma boa alternativa é o uso de xampus para bebês delicados e macios que não contenham sulfatos. Por exemplo, Sanosan e Bubchen têm esses fundos.

Os xampus e bálsamos especiais para o cabelo, que conseguem ser oleosos e secos ao mesmo tempo, devem ser complementados com máscaras e cremes nutritivos e estimulantes, desenhados para cabelos secos, danificados e tingidos. No entanto, esses fundos devem ser aplicados no próprio cabelo, certificando-se de que eles não contaminem as raízes já oleosas.

Um bom efeito pode ser dado pela restauração de bálsamos, sprays e soros para cabelos danificados e pontas duplas.

Importante: aplicar remédios apenas no cabelo, evitando o contato com a parte gordurosa das raízes.

Muito útil no tratamento de dicas de máscara seca de óleos naturais - azeitona, coco, amêndoa, mamona. Aplique-os nas extremidades danificadas antes de lavar a cabeça e deixe no cabelo pelo menos 20 a 30 minutos.

Causas e Soluções

Não faz sentido resolver um problema sem entender suas causas. E o problema descrito acima tem muitos motivos:

  • seleção errada de cosméticos para cabelos,
  • ar seco
  • água da torneira dura
  • efeitos agressivos no cabelo (tingimento, loiro, curling, secagem),
  • técnica errada de lavagem
  • nutrição inadequada.
  1. O uso de cosméticos que não combinam com o tipo de cabelo pode causar danos reais. Por exemplo, xampus e bálsamos para cabelos oleosos são muito agressivos, contêm componentes que limpam agressivamente os cabelos e secam o couro cabeludo. Como resultado, o couro cabeludo pode ficar normal e o cabelo quebradiço. O mesmo se aplica aos xampus macios para cabelos secos, que não secam em comprimento, não lavam as raízes da cabeça e da pele. A solução é xampu para couro cabeludo oleoso e pontas secas, por exemplo, produtos normalizadores e profissionais Estel, Schwarzkopf.
  2. O ar seco é um flagelo de apartamentos modernos.. Os sistemas de aquecimento tornam o ar prejudicial não apenas aos cabelos, mas também ao trato respiratório. A solução para este problema é umidificar o ar com a ajuda de umidificadores especiais, ou mesmo a pulverização usual de água, aquários e aeração.
  3. Água da torneira dura - ambiente extremamente agressivo. O alto conteúdo mineral lava a camada natural de lipídios que o cabelo precisa, entope as escamas e pode permanecer no couro cabeludo. Como resultado, o cabelo é ressecado e a pele começa a fortalecer a liberação protetora de gordura.
  4. Diferente efeitos químicos e térmicos lave o pigmento do cabelo, representado pela proteína e deixe os microbirds reais no couro cabeludo. O cabelo após o tingimento, o clareamento e o curling precisam de restauração profissional e nutrição com óleos naturais. Produtos capilares convencionais não ajudam a eliminar os efeitos.
  5. Abaixo lavagem incorreta implica lavar o cabelo. Isso pode parecer estranho, mas você só precisa lavar as raízes, o cabelo será lavado o suficiente quando lavar. A espuma de sabão não é muito agressiva e não causará excessiva lixiviação da camada lipídica. Mas, neste caso, shampoo deve ser escolhido não sob o cabelo, mas sob o couro cabeludo. Além disso, não se limita a shampoos - depois de lavar os fios molhados precisam ser tratados com óleo.
  6. Dieta Para cabelos oleosos e couro cabeludo seco, deve ser enriquecido com proteínas e gorduras insaturadas, ácidos graxos e vitaminas A e E. Um nutricionista irá ajudá-lo a escolher a quantidade exata de tais produtos.

O tratamento do cabelo e da pele deve ser individualizado e depende das razões - seborréia ou cuidados inadequados.

Seborréia do couro cabeludo oleosa

A razão mais comum pela qual o couro cabeludo é oleoso é a seborreia oleosa. Esta é uma doença dermatológica causada por distúrbios hormonais. Na maioria das vezes, seborréia oleosa propensa a meninas e adolescentes durante a puberdade. Seborréia prolongada do couro cabeludo pode levar à alopecia - perda de cabelo.

Esta doença é expressa nos seguintes sintomas:

  • contaminação rápida dos cabelos - nas raízes eles ficam oleosos, grudados, e o couro cabeludo é coberto com uma camada de sebo viscoso amarelado, que às vezes se acumula em crostas,
  • flocos na ausência de secura. O processo normal de esfoliação do couro cabeludo provoca a formação de pequenas escamas, e a produção excessiva de sebo cola-os e grandes flocos de caspa aparecem,
  • coceira no couro cabeludo devido ao descolamento epitelial,
  • aparecimento de pústulas no couro cabeludo.

Quando os sintomas aparecem, você pode ir com segurança ao endocrinologista, ginecologista, tricologista e dermatologista. Estes quatro especialistas são obrigados a tratar adequadamente a seborreia oleosa.

O tratamento da doença deve ser tratado por um tricologista profissional. Por conta própria, você pode tentar normalizar a dieta e abandonar os xampus agressivos à base de lauril sulfato de sódio.

Máscara para couro cabeludo oleoso

Cosméticos caseiros não dispensam o contato com um médico. No entanto, o uso de remédios populares e ingredientes naturais à base de plantas pode melhorar significativamente os resultados do tratamento.

Óleo de bardana e tea tree, camomila, alecrim serão componentes ideais para o couro cabeludo oleoso. É deles que as máscaras são feitas.

Portanto, para a preparação de uma das máscaras mais ativas, você precisará:

  • 7 gotas de óleo de tea tree,
  • 2 colheres de chá de óleo de bardana,
  • óleo de alecrim - 5 gotas,
  • Sabão de alcatrão natural
  • água quente

Rale 2 colheres de sopa de sabão de alcatrão em um ralador grande e dissolva em 1/2 xícara de água amarga. Deve ser uma massa parecida com geléia.

Os óleos misturam e aquecem em banho-maria, deixando em infusão por 15 minutos.

Mantenha o sabão dissolvido em um estado quente (não quente), adicione a mistura de óleo e misture bem.

Aplique a máscara no couro cabeludo, espumando como xampu. Deixar no cabelo por meia hora e enxaguar com um xampu suave. A lavagem pode ser repetida duas vezes.

Você precisa fazer uma máscara uma vez por semana, acompanhando cuidadosamente a reação do couro cabeludo.

Enxaguar é melhor não produzir água corrente e decocção de camomila e casca de carvalho.

Couro cabeludo oleoso: revisões de tratamento

“No meu tempo, a combinação de xampu Sibazol e máscaras à base de bardana me ajudou muito. Mas o tratamento foi longo - seis meses.

Oleg (dermatologista), 43 anos

“Na minha prática, a seborreia oleosa é quase a patologia mais comum. Eu aconselho todos os pacientes a começar com uma dieta e rejeitar hábitos gordurosos, bem como aplicar um tratamento abrangente com xampus médicos e máscaras folclóricas.

"Muitas vezes tenho alergia a ingredientes naturais, mas ajuda a usar pomada de zinco e antialérgica".

Quais são as razões

O couro cabeludo seco ocorre por vários motivos e pode ser ilusório. Neste último caso, a impressão de excesso de gordura deve-se à caspa grave. A pele coberta com uma camada de flocos mortos parece muito seca. Por causa dessa camada, há uma violação da distribuição de sebo, e o cabelo começa a engordar rapidamente. Sua aparência torna-se insalubre. Se não for tratada, a condição da pele e do couro cabeludo se deteriorará.

Causas da verdadeira secura da pele e aumento do cabelo oleoso:

  1. Cuidado do cabelo errado - em caso de uso excessivo de produtos de estilo, mesmo da mais alta qualidade. Eles causam o aparecimento de uma película gordurosa no cabelo e ao mesmo tempo ressecam a pele.
  2. Uso intensivo de dispositivos térmicos para assentamento. Secadores de cabelo e outros aparelhos que afetam a secagem e o pentear com calor, fazem com que a camada superior da pele seja ressecada e desidratada. O resultado é coceira e ardor. O sebo, que continua a ser produzido na quantidade usual, não é totalmente consumido pela pele seca e, portanto, se espalha excessivamente pelos cabelos. Eles se tornam gordos e a pele está descascando ativamente.
  3. Distúrbios hormonais no corpo. Detectado com a ajuda de testes e tratado por médicos. O uso de cosméticos para cabelos para eliminar a causa é ineficaz.
  4. Nutrição imprópria Devido à falta de vitaminas, a camada superior da pele perde sua capacidade de reter o líquido e absorver adequadamente o sebo secretado pelas glândulas, que começa a se espalhar em quantidades excessivas através do cabelo.
  5. Baixa ingestão de líquidos. Desidratação crônica é formada, em que a pele do corpo inteiro sofre de secura. O cabelo é muito oleoso devido a mudanças na consistência do sebo.

Atenção! Cabelos oleosos durante a pele seca podem ocorrer em mulheres durante a gravidez e amamentação. Após a restauração natural do background hormonal, o problema desaparece por si mesmo.

Métodos de solução de problemas

Quando a causa do problema é desconhecida, é necessário procurar ajuda médica. Não há remédio universal para o tratamento de cabelo e pele e, portanto, deve ser abordado de forma abrangente. Com a escolha errada de ferramentas profissionais só pode agravar a situação. Os métodos populares não prejudicam e, se o problema não for hormonal, eles efetivamente o eliminarão.

Receitas populares

Usando remédios caseiros para cabelos e couro cabeludo é necessário lembrar algumas regras gerais, sem observância de que não conseguir um resultado positivo. Estes incluem:

  • uso regular de fundos
  • use apenas componentes de qualidade
  • adesão à duração do tratamento.

Lembre-se! Erros ao usar remédios populares os tornam ineficazes.

Receitas populares:

  1. Enxaguadura acética. Use apenas vinagre de maçã fresco. Este produto tem um efeito positivo sobre a pele, melhorando os processos metabólicos e, ao mesmo tempo, impede a propagação de gordura através do cabelo muito rapidamente. Para enxaguar, 3 colheres de sopa de vinagre devem ser dissolvidas em 500 ml de água fria, mas não muito fria. Após a lavagem, lave a cabeça com a composição e não a lave. É necessário executar o procedimento 1 vez durante 2 dias. Lavagem diária, se o cabelo for oleoso e a pele seca, inaceitável. Quando o problema é resolvido completamente, as lavagens acéticas são periodicamente repetidas para prevenção. Faça-os uma vez por semana e reduza a quantidade de vinagre para 2 colheres de sopa.
  2. Decocção de urtiga. Decocção de urtiga é usada para enxaguar e comprime. As substâncias da planta permitem eliminar a produção excessiva de sebo e hidratar profundamente a pele. Também decocção de urtiga forma uma película protetora sobre o cabelo, o que evita muito rápido cobrindo-os com gordura. Para o caldo tome 3 copos de água e 4 colheres grandes com uma colina da urtiga seca de maio. Depois que a composição ferve, ela é fervida por 2 minutos. Em um estado quente, o meio é filtrado. A lavagem é realizada após a lavagem da cabeça 1 vez em 3 dias. Compressas feitas diariamente. Toalha embebida em caldo quente e enrolada na cabeça. Em seguida, coloque uma touca de plástico e aqueça a cabeça com uma toalha. Mantenha pressionado por 30 minutos. Lave a composição no final do procedimento não deve ser.
  3. Hena incolor. A ferramenta é recomendada se o cabelo for muito gordo e a pele estiver muito seca. Henna é misturado com soro de leite aquecido para a consistência de creme de leite grosso. A composição é aplicada na cabeça e deixada por uma hora. Para máxima eficiência, vale a pena isolar sua cabeça. Lave a máscara com água fria. Execute o procedimento deve ser 1 a cada 4 dias.
  4. Óleos essenciais. Enxaguar com água com algumas gotas de óleo essencial permite que você mantenha uma boa aparência de cabelo por um longo tempo. Aplique o óleo: bergamota, rosa, tea tree, hortelã, mistura cítrica. É importante usar óleos essenciais, e não cosméticos, que só podem aumentar o teor de gordura.
  5. Máscaras de barro. Eles devem ser usados ​​no máximo 1 vez por semana. Eles ajudam a restaurar a umidade normal da pele e a limpar profundamente, o que normaliza a produção de sebo. As máscaras também melhoram a aparência do cabelo e ajudam a remover todo o excesso de gordura. Em casos raros, essas máscaras podem causar alergias.
  • Barro vermelho útil se houver irritação grave da pele em meio à secura. O pó é diluído em água fervente para obter uma massa que, pela sua consistência, deve ser semelhante à do creme azedo espesso. Quando a composição é um pouco fria, é aplicada na cabeça e deixada por 15 minutos. Lave a máscara com água fria sem xampu.
  • Barro branco útil se a condição for exacerbada pela queda de cabelo. O pó de argila é combinado com água mineral não gaseificada. A massa deve ser semelhante em espessura ao creme dental. Aplique a máscara por 25 minutos. Depois disso, é lavado, como o anterior.

Ferramentas profissionais

Os shampoos profissionais ajudam a limpar eficazmente o cabelo e a hidratar a pele. Os mais populares são tais ferramentas:

  • Shampoo "7 ervas" produção Sshauma,
  • "Linha limpa" para cabelos oleosos e hidratação da pele em caldo de legumes,
  • "Le Petit Marseillais" xampu de argila branca,
  • Loreal produtos para cabelos problemáticos.

Conselho É o melhor de todos para adquirir xampus profissionais depois de uma clarificação exata da causa dos fenômenos desagradáveis.

Diretrizes gerais de cuidados

A fim de acelerar a recuperação após violações e prevenir a ocorrência de problemas, recomenda-se ainda que

  1. Abandonar o uso freqüente de aparelhos térmicos para modelagem.
  2. Lave o cabelo no máximo 1 vez em 3 dias.
  3. Realize o enxágue profilático com solução de vinagre de maçã.
  4. Pente não mais que 3 vezes ao dia.
  5. Use escovas com cerdas naturais, não dentes de metal.

O couro cabeludo seco e o cabelo oleoso geralmente aparecem com cuidado inadequado. Se as medidas forem tomadas a tempo, o problema será resolvido dentro de 2-3 semanas.

Causas do couro cabeludo oleoso

Se falarmos sobre o problema em geral, então o couro cabeludo oleoso se torna principalmente devido à liberação de sebo. Em quantidades normais, a gordura forma uma fina camada gordurosa, que desempenha uma função protetora e previne o ressecamento dos cabelos, a penetração de bactérias e os raios ultravioleta.

A quantidade de sebo secretado e a atividade de sua secreção dependem diretamente da predisposição genética. É impossível alterar esses fatores, mas você pode melhorar significativamente a condição do seu couro cabeludo e cabelo com a ajuda de cuidados adequados e nutrição cuidadosamente selecionados.

Além disso, as causas do problema podem ser:

  • Estresse constante e responsabilidade excessiva (alta posição, cargo responsável, situação de vida tensa, etc.)
  • Distúrbios hormonais
  • Doenças do trato gastrointestinal
  • Nutrição deficiente
  • Cuidados com cabelo e couro cabeludo incorretos e fora de hora
  • Problemas com o sistema nervoso e endócrino
  • Seborréia
  • Calor e alta umidade
  • Ar seco

Todas as mulheres que experimentam pelo menos um desses fatores correm o risco de enfrentar o problema dos cabelos oleosos.

Por que o couro cabeludo oleoso é considerado um problema

Primeiro de tudo, o couro cabeludo oleoso é um problema estético. Os proprietários de pele oleosa sofrem frequentemente de contaminação rápida do cabelo. Após 2-4 horas após lavar o cabelo, o cabelo começa a ficar gordo e a ficar desarrumado. Em alguns casos, eles ainda ficam grudados em pedaços separados de graxa, o que torna o penteado extremamente desarrumado. Além disso, é difícil fixar o cabelo em um penteado ou estilo bonito. Muitas vezes, devido ao cabelo oleoso, a caspa aparece com grandes escamas oleosas - seborréia. É claramente visível e deixa a imagem desarrumada. Aumento da secreção de glândulas pode até levar à perda de cabelo e enfraquecimento.

Às vezes, a situação pode ser agravada por cuidados inadequados. Em busca do desejo de se livrar da gordura e da seborreia, as mulheres secam o couro cabeludo e o cabelo e, tendo resolvido um problema, começam a lutar contra outro. Portanto, os cuidados durante o tratamento do couro cabeludo oleoso devem ser abordados com muito cuidado.

Cuidado adequado para o couro cabeludo oleoso

A primeira coisa a começar é a nutrição. Reconsiderar seus hábitos alimentares e dieta. Desista de toda gordura, frito, cancerígeno. É útil para reduzir o consumo de doces ou até mesmo abandonar o cozimento e o chocolate. Em vez disso, você precisa comer legumes frescos, frutas, frutas secas e mel todos os dias. Bem afeta a condição do cabelo e a rejeição de maus hábitos. Álcool e fumar só pioram as coisas.

O cuidado externo também tem suas próprias regras que devem ser seguidas. Se você tem couro cabeludo oleoso, você deve desistir dos seguintes pontos:

  1. Use secador de cabelo
  2. Lave a cabeça com água quente (é melhor lavar a cabeça com água fria)
  3. Penteados e penteados apertados complicados
  4. Ferramentas de colocação
  5. Cabelos longos (no momento do tratamento, o cabelo deve ser de comprimento médio ou curto)
  6. Uso de ploek e ferros
  7. Acessórios de metal: pregos, grampos de cabelo, discrição, etc.
  8. Massagem na cabeça
  9. Escovar o contato com a pele durante o pentear
  10. Coçar freqüente
  11. Não é apropriado para o tipo de cuidado do cabelo
  12. Coloração de cabelo
  13. Perm.

Também vale a pena lavar regularmente o pente, porque há partículas de sebo sobre ele. Um pente sujo espalha gordura velha pelo cabelo.

Lavagem de xampu

Os mitos e ilusões mais comuns dizem respeito à lavagem da cabeça. Algumas pessoas pensam que você deve lavar o cabelo oleoso sempre que possível, outras - que você deve lavar o cabelo com menos frequência, e então o cabelo ficará menos adiposo. Ambas estas declarações são delírios. Você precisa lavar o cabelo como está poluído e regularmente, e não todos os dias.

A lavagem frequente, pelo contrário, estimula a secreção de sebo. A água dura e os componentes agressivos dos xampus afetam negativamente o couro cabeludo e o forçam a repor constantemente a película protetora quebrada, o que faz com que o cabelo fique oleoso nas raízes ainda mais intensamente do que antes.

É melhor lavar o cabelo pela manhã, já que à noite as glândulas sebáceas trabalham mais ativamente. Determinar a regularidade da lavagem em cada caso só pode ser experimentado. No entanto, tente evitar a lavagem diária e abandonar completamente a intenção de lavar o cabelo várias vezes ao dia. A melhor opção é lavar o cabelo 1 vez em 3 dias.

Shampooing deve consistir de duas etapas:

Para a limpeza, você precisa usar um xampu suave sem parabenos, sulfatos e silicones.

Durante a lavagem, uma pequena quantidade de shampoo deve primeiro ser aplicada na mão. Em seguida, adicione um pouco de água, de preferência legal. Após este shampoo para ensaboar e aplicar na cabeça. É importante repetir esta ação duas vezes. Após o que o shampoo enxaguar completamente. Os restos de xampu no cabelo afetam negativamente sua condição, tornando o cabelo mais pesado e oleoso.

Dicas úteis:

  • Durante a aplicação do shampoo é bom fazer uma massagem na cabeça. Isto irá melhorar a circulação sanguínea e estimular os folículos pilosos.
  • Se no seu caso couro cabeludo oleoso e cabelos secos, aplique o shampoo apenas no couro cabeludo. Durante o enxágue do shampoo, os resíduos vão cair nas pontas. O cabelo seco, tal lavagem é suficiente para ficar limpo, mas não overdried. Depois de xampu nas pontas do cabelo, você precisa aplicar um condicionador nutritivo ou bálsamo.
  • É aconselhável não lavar o cabelo com água corrente. É melhor pré-amolecer a água ou pelo menos ferver. Se isso não for possível, é necessário completar a lavagem da cabeça com água levemente oxidada. Isso pode ser vinagre ou vinagre de maçã na proporção de 1 colher de sopa para 1 litro de água, ácido cítrico ou suco de limão, diluído em água. Bem adequado para enxaguar infusões de ervas. A camomila tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. Casca de carvalho ajudará a normalizar a secreção de cabelo. Verdade, esta infusão pode tingir o cabelo, por isso é bem adequado para os proprietários de cabelos escuros e meninas de cabelos vermelhos. Para enxaguar também é bem adequado infusão de calêndula e urtiga.

Produtos oleosos do cuidado do couro cabeludo

Apenas o cuidado adequado pode ajudá-lo a resolver o problema do couro cabeludo oleoso e seborréia sem destruir seu cabelo.

Como ficou claro, o shampoo é o melhor para escolher um detergente suave, sem agressivos. Como regra geral, a presença de sulfatos, parabenos, silicones e outros produtos químicos nocivos para shampoos de cabelo do mercado de massa. Marcas profissionais produzem cosméticos mais naturais e suaves. Mas mesmo entre as linhas orçamentárias de xampus, há opções valiosas. Leia atentamente o rótulo e composição do produto antes de comprar.

Enriqueça shampoo pode estar em casa em casa, para isso você precisa adicionar um par de gotas de suco de aloe ou gel. Para o mesmo propósito, você pode usar óleos essenciais. Como fazer xampu em casa?

Shampoo deve ser para o oleoso ou para o tipo combinado de cabelo (se o cabelo está seco). Os champôs para cabelos secos, danificados e tingidos apenas pesam o cabelo e deixam o cabelo ainda mais gordo. Não haverá benefício deles. A cor do xampu deve ser a mais transparente. A cor branca indica a presença de partículas, que mais tarde podem pesar o cabelo.

Na presença de caspa, você pode usar shampoos. Mas se o couro cabeludo for apenas oleoso e a seborreia não for observada, esses xampus não são a melhor opção, pois destroem toda a flora patogênica que, em um couro cabeludo saudável, causa uma violação da microbiocenose.

Mudança freqüente de shampoo causa apenas estresse. No entanto, para que o couro cabeludo não se acostume com a mesma ferramenta, a troca de xampu deve ser feita em intervalos de 1 a cada 1-2 meses.

Xampus secos

Emergência para trazer o cabelo em ordem, quando não há possibilidade de lavá-los, você pode usar um xampu seco. Esta ferramenta é mais frequentemente vendida como um spray e é um pó fino.Pequenas partes do produto absorvem o excesso de gordura, o que torna o cabelo mais bonito. No mercado existem muitos fabricantes que produzem xampus a seco. Você pode encontrar opções caras e baratas.

Uma alternativa ao xampu seco em casa pode ser pó de talco, pó, pó, amido e até mesmo farinha. No entanto, com tais meios improvisados, você precisa ter muito cuidado. Eles podem ser notados no cabelo, e o efeito do cabelo limpo não pode ser alcançado.

Vale a pena notar que o uso de shampoo seco nunca substituirá o shampoo. Portanto, é melhor usar essa ferramenta raramente e apenas nas situações mais extremas.

Bálsamos e condicionadores

Se o cabelo é muito gordo, use condicionadores nutritivos e bálsamos não é desejável. No caso do cabelo combinado, a rejeição do bálsamo, condicionador e máscaras nutritivas pode piorar a condição do cabelo.

Apesar do fato de que é fácil encontrar xampus 2 em 1 na loja, que já supostamente tem um bálsamo ou condicionador, é melhor dar preferência a produtos separados. Usando shampoo e condicionador separadamente, você pode regular facilmente o processo e as áreas de aplicação do produto.

Como se livrar do couro cabeludo oleoso com óleos?

Muitos donos de cabelos oleosos evitam o uso de óleos sob seus cuidados, porque os óleos podem tornar os cabelos ainda mais oleosos e transformá-los em pingentes gordurosos. Se usada incorretamente, essa crença pode se tornar verdadeira.

Existem óleos vegetais e essenciais. Eles funcionam muito bem em conjunto. Apenas óleos vegetais podem ser misturados em quantidades ilimitadas. Com necessidade essencial de ter cuidado. Sua concentração muito alta pode causar queimaduras e causar muito desconforto.

É importante que o óleo seja natural. Descarte óleos de baixa qualidade com aditivos adicionais. Óleos falsos caem sobre a pele e o cabelo com um filme espesso, entupindo os poros e impedindo a penetração do ar. Eles são difíceis de lavar com shampoo.

Ao usar óleos, preste atenção aos seus sentimentos e resultados. Mesmo o melhor óleo pode não servir para você - isso é normal!

Os óleos vegetais podem ser usados ​​sozinhos ou em combinação. Depois de aplicar o óleo, é melhor enrolar o cabelo em uma tampa de plástico ou saco, e enrole uma toalha por cima ou coloque um chapéu quente. As máscaras com óleos devem ser mantidas no cabelo o maior tempo possível. Idealmente, é melhor deixar o óleo para trabalhar durante a noite e, na manhã seguinte, enxaguar abundantemente com xampu. Os óleos vegetais funcionam como bálsamos para os cabelos naturais.

Você pode usar máscaras de óleo para a vida. No entanto, observe o seu cabelo e "não o superalimente".

Causas da pele oleosa

• Doença do trato digestivo,
• Interrupções hormonais no corpo (gravidez, menopausa, período de puberdade ativa),
• Alterações no sistema nervoso do corpo.

Além das principais causas do couro cabeludo oleoso, há outro problema que é o mesmo para todos os sintomas - este dermatite seborréica. Com a dermatite seborréica, o sebo não só aumenta nos volumes excretados, mas também muda na composição. A dermatite seborréica é perigosa porque nesta doença o sebo é supersaturado com ácidos graxos livres, o que leva a uma proliferação extremamente ativa de bactérias e, pior ainda, as glândulas sebáceas podem ficar bloqueadas. Se este problema não for iniciado, as conseqüências podem ser decepcionantes, as enguias começarão a aparecer e os cabelos começarão a cair mais tarde.

Como cuidar do couro cabeludo oleoso?

• É necessário cuidar do couro cabeludo oleoso corretamente, selecionando apenas cosméticos especiais. Não use ferramentas 2in1, por exemplo, shampoo + condicionador. Além disso, em cosméticos detergentes não deve estar presente na composição de silicone e lanolina.

• Lave o cabelo apenas quando estiver sujo e de preferência com shampoo para cabelos oleosos. Ao lavá-lo, aplique-o somente nas raízes, se você aplicá-lo nas pontas, poderá enfrentar outro problema - pontas frágeis e secas.

• Não use bálsamos e máscaras. No entanto, se o próprio cabelo estiver seco, é melhor não excluí-lo. Neste caso, use corretamente essas ferramentas: aplique-as somente nas pontas e em pequenas quantidades, mas em nenhum caso no couro cabeludo.

• Tente o seu melhor ao longo do dia. raramente pentear o cabelonão os toque com as mãos. Ao pentear, distribuímos sebo pelo cabelo, se você tem um tipo de cabelo normal, então este procedimento será útil, já que o sebo protege nosso cabelo, mas ao trabalhar excessivamente nas glândulas sebáceas, isso fará com que o cabelo fique sujo muito rapidamente.

• Como pode lave o pente com mais frequência, porque depois de pentear permanece sebo, e se não for lavado, então a próxima pentear você só transferi-lo para o seu cabelo.

• Depois de lavar o cabelo, recomenda-se a cabeça. Enxaguar com uma decocção de ervasque de certa forma retarda o trabalho das glândulas sebáceas. É melhor usar lavagens de camomila, calêndula, suco de limão, casca de carvalho, urtiga.

Não seque o cabelo, este método de secagem provoca um trabalho intensivo das glândulas sebáceas, é melhor que o cabelo seque de uma forma natural, mas se não puder eliminar o secador de cabelo, deve secar a cabeça com ar frio.

• Lave o cabelo após a lavagem. água geladaDevido a isso, os poros serão estreitados e o risco de contaminação rápida do cabelo diminuirá.

Máscaras para couro cabeludo oleoso

As máscaras caseiras podem reduzir significativamente a secreção sebácea, se for excretada em excesso, para o couro cabeludo oleoso os seguintes componentes são adequados:
- argila (argila verde é melhor usar, mas argila azul e branca também serve). A argila absorve o sebo e regula as glândulas sebáceas,

- gemas, ajude a combater o excesso de sebo,

- óleos essenciais, adequado para couro cabeludo oleoso: óleo essencial de bergamota, toranja, limão, tea tree, patchouli, eucalipto, lavanda),

- sal marinho (escalar o couro cabeludo com sal ajuda o cabelo a ficar limpo por mais tempo)

- mostarda
, aos proprietários do couro cabeludo oleoso até certo ponto afortunado, como uma máscara de mostarda popular do crescimento de cabelo os ajusta perfeitamente. Mostarda tem um efeito de secagem que terá um efeito benéfico sobre a pele.

Máscara com óleos para pele oleosa

- óleo de semente de uva (base de óleo)
- óleos essenciais para cabelos oleosos (opcional)

Utilizamos o óleo de semente de uva, uma vez que é muito leve e ajuda a regular o funcionamento das glândulas sebáceas. Adicione ao óleo base um ou mais óleos essenciais, na proporção de 1 colher de sopa. base não é mais do que 2 gotas de óleo essencial. Em seguida, massageie com movimentos de massagem no couro cabeludo e deixe por 20 minutos.

Lavar o cabelo e o couro cabeludo

Para enxaguar oleoso couro cabeludo será muito útil.

- com suco de limão. Para esta 2 colheres de sopa. suco de limão diluído com um litro de água e enxaguar o cabelo após a lavagem. Se desejar, você pode simplesmente umedecer o couro cabeludo após a lavagem com um cotonete com esta solução.

- com decocções de ervas
. Para a decocção do couro cabeludo oleoso da casca de carvalho, calêndula, camomila, bardana e erva de São João é adequado. A fim de preparar uma decocção de ervas você precisa de 2-3 colheres de sopa. ervas despeje 0,5 litros. ferver a água e deixar ferver por 15 minutos. Em seguida, esfrie e enxágüe com este caldo após a lavagem ou esfregue-o no couro cabeludo. A decocção pode ser feita a partir de vários tipos de ervas.

Selecionando o cuidado certo e seguindo essas recomendações, você pode esquecer um problema como o couro cabeludo oleoso e deixar seu cabelo fresco e limpo.

Vídeos úteis

O que causa o cuidado errado para o couro cabeludo oleoso.

Como se livrar facilmente de cabelos oleosos - uma maneira comprovada.

Causas do couro cabeludo seco

O ressecamento da pele geralmente é causado por uma violação do equilíbrio de lipídios da água como resultado da exposição a vários fatores. Devido a isso, a pele perde a umidade intensamente, diminui a atividade das glândulas sebáceas. As principais causas de secura:

  • Coloração de cabelo freqüente. As tintas contêm substâncias agressivas que não apenas alteram a estrutura do cabelo, mas também irritam a pele. Especialmente frequentemente a pele seca ocorre quando o cabelo tingido, quando as mulheres querem economizar nos serviços de um cabeleireiro.
  • Dieta desequilibrada. A ausência de produtos contendo vitaminas A (retinol), E (tocoferol), vitaminas do grupo B, abuso de café, alimentos picantes e salgados no cardápio leva à desnutrição da epiderme. Além disso, a desidratação da pele contribui para a ingestão inadequada de líquidos.
  • Seleção de xampu errado. Com cabelos secos e couro cabeludo, você não precisa comprar produtos “para todos os tipos de cabelo”, e mais ainda - para usar xampus para cabelos oleosos e normais.
  • Exposição à temperatura. Temperaturas altas e baixas afetam adversamente a condição da pele, por isso no inverno você não pode ficar no frio sem chapéu, no verão você deve sempre usar o Panamá. O arnês deve ser feito apenas de materiais naturais para permitir que a pele "respire". Secar o cabelo com um secador quente também é prejudicial.
  • Doenças do tracto gastrointestinal, doenças dos sistemas nervoso e endócrino causar distúrbios metabólicos no organismo, o que leva à desidratação da pele.
  • Shampooing com água da torneira. A água da torneira contém sais de cloro, cálcio e magnésio, que secam intensamente a pele e o cabelo. Água clorada em piscinas também é prejudicial, então você precisa usar um chapéu enquanto nada.
  • Alergia, doenças de pele. Alérgenos e patógenos de doenças de pele (fungos, bactérias) causam distúrbios nos processos de nutrição e metabolismo nos tecidos, a resposta da epiderme à introdução de agentes estranhos - secura, reações alérgicas.
  • Fumar e álcool. Hábitos prejudiciais afetam negativamente a condição dos vasos sanguíneos, o suprimento de sangue para a pele se deteriora, perde umidade.
  • Gravidez e aleitamento. Alterações hormonais no corpo podem causar pele seca.

  • Desconforto constante: coceira, aperto no couro cabeludo, desejo de arranhá-lo.
  • O aparecimento de caspa - flocos descamação da epiderme.
  • Desbaste, desbotamento do cabelo, sua fragilidade e perda, pontas duplas.
  • Quando pentear o cabelo fortemente eletrificado.
  • Depois de lavar a cabeça, a sensação de firmeza da pele retorna rapidamente.

Quando esses sintomas aparecem, é possível falar com confiança sobre a desidratação do couro cabeludo, mas às vezes comichão, caspa e piora da condição do cabelo são companheiros de doenças que exigem tratamento de um dermatologista.

Como distinguir o couro cabeludo seco das doenças da pele

Doenças que são acompanhadas de couro cabeludo seco:

  • Seborréia seca (um tipo de dermatite seborréica) - diminuição significativa da função secretora das glândulas sebáceas, com alteração na composição qualitativa do sebo. Caspa flocos aparecem na pele, o seu número está aumentando constantemente. Cabelo começa a quebrar, parece em pó devido a placa seborréica. A doença é acompanhada de coceira, secura não só do couro cabeludo, mas também do rosto.
    A causa da dermatite seborréica são algumas espécies do fungo leveduriforme Malassezia, que afeta as glândulas sebáceas. Alterações hormonais no organismo, doenças dos órgãos internos (colite, doenças do fígado e vias biliares) provocam atividade fúngica. Também é provável a ocorrência de dermatite seborréica, se foi detectada em parentes próximos (predisposição hereditária).
    A dermatite seborréica pode ser seca e gordurosa. Seborréia oleosa é acompanhada por hiperfunção das glândulas sebáceas, caspa flocos são gordura, de cor amarela, em camadas uns contra os outros, inflamação das glândulas sebáceas se junta. Seca seborréia é menos comum, nem todo mundo sabe seus sintomas, por isso, quando aparece, os pacientes não procuram ajuda de um médico, mas tentam se livrar da caspa usando métodos convencionais.
  • Psoríase - doença não transmissível com causas de ocorrência finalmente não especificadas, o fator genético desempenha um grande papel em sua ocorrência. Começa com a pele seca, depois os tubérculos rosados ​​cobertos de escamas brancas (placas psoriáticas) sobressaem. Os sintomas característicos da psoríase são a aparência das menores gotículas de sangue ao remover os flocos ea formação de novos elementos no local de arranhões ou arranhões. Além da cabeça, a doença freqüentemente afeta a pele nos cotovelos, joelhos, região lombar.
  • Dermatite atópica - Uma doença crônica, cujas causas são fatores hereditários, distúrbios do sistema nervoso e imunológico, patologia dos órgãos internos, intoxicação. Manifestado pela pele seca e coceira intensa. Ao pentear, a pele torna-se áspera, manchas vermelhas aparecem nela, que mais tarde se transformam em feridas chorosas.

Se você encontrar sintomas semelhantes às doenças listadas, entre em contato com seu dermatologista para obter ajuda.

Tratamento do couro cabeludo seco

O tratamento do couro cabeludo seco começa com mudanças e hábitos no estilo de vida. É necessário:

  • Diversificar a dieta e incluir alimentos que são ricos em gordura e vitaminas: nozes, cereais, legumes, sementes de linhaça e azeite, peixe oleoso, queijos, legumes, frutas.
  • Beba cerca de 2 litros de líquido por dia.
  • Recuse-se a secar o cabelo, não use ferramentas para encolher o cabelo.
  • Lave a cabeça com água fervida ou filtrada usando xampus especiais para cabelos secos.
  • Após a lavagem, lave o cabelo com decocção de ervas.
  • Não abuse da coloração do cabelo, escolha tintas com a composição mais natural.
  • Visite um dermatologista para descartar doenças do couro cabeludo.
  • No inverno em instalações aquecidas colocam umidificadores.
  • Não saia no frio e nos dias quentes sem um toucado.
  • Pare de fumar e álcool.
  • Para reduzir o uso de café, salgados e pratos picantes.
  • Faça um curso de terapia de vitamina, com esta finalidade, as drogas Aevit, Vitrum Beleza, Dragee Mertz usam-se.
  • Faça regularmente máscaras capilares hidratantes e nutritivas.

Máscaras para couro cabeludo seco

As máscaras caseiras podem não só eliminar o ressecamento da pele, mas também restaurar a estrutura do cabelo, restaurar brilho, volume e cor para elas. As máscaras fazem 1-2 vezes por semana.

  • Máscara de cebola. A cebola fresca é esmagada em um liquidificador ou moedor de carne, colocado em gaze, dobrada em várias camadas. O suco secretado é esfregado na pele, a cabeça é enrolada com uma toalha e lavada em meia hora.
  • Máscara de gema. Misture a gema crua de ovos de galinha, 20 ml de vodka e 50 ml de água fervida. A mistura é esfregada na pele e no cabelo, envolvida com uma toalha, lavada depois de meia hora.
  • Máscara de óleo-mel. A 50 ml de azeite acrescente 25 ml de mel líquido. A mistura é aplicada no cabelo e no couro cabeludo por 20 minutos.
  • Bardana. O óleo quente de bardana na sua forma pura é aplicado na pele e no cabelo durante 1,5 a 2 horas.
  • Creme de leite. Uma colher de sopa de creme azedo é misturada com um ovo cru e uma colher de sopa de suco de limão. Massa mista é aplicada por meia hora.

As máscaras são lavadas com água morna, depois elas lavam a cabeça com xampu para cabelos secos, enxaguadas com decocção à base de ervas.

Pin
Send
Share
Send