Problemas

De onde vem a caspa: causas, sintomas, tipos de caspa e tratamentos

Pin
Send
Share
Send

Quando a caspa é encontrada em uma criança (10 anos), o tratamento deve começar somente após um diagnóstico preliminar. A caspa é uma doença caracterizada por escamas de pele única no cabelo e na cabeça. Eles são apresentados sob a forma de células mortas da camada superior da derme. Em condições normais, nenhuma alteração é observada, mas, em caso de deterioração, as escalas rejeitadas não têm tempo para serem atualizadas rapidamente.

O que causa a caspa na infância?

Com o passar do tempo, a caspa em uma criança se acumula e o problema torna-se cada vez mais sério, uma vez que a coceira persistente e a queda prematura de cabelo não podem ser consideradas uma condição normal. Os sintomas apresentados indicam a seborreia, que está associada ao comprometimento da funcionalidade das glândulas sebáceas localizadas no couro cabeludo. Em crianças, esse problema ocorre com bastante frequência, porque, com 10-11 anos de idade, há uma reestruturação ativa de muitos sistemas do corpo.

Como se livrar da caspa? Quais recursos podem ser identificados? O que o paciente deve lembrar? O que fazer nesta situação? Quais são os tratamentos mais eficazes?

Ao detectar a caspa em uma criança, os pais não devem imediatamente procurar a farmácia e adquirir um meio bem divulgado. É necessário entender que é possível se livrar da caspa em uma criança só devido ao efeito na própria causa, levando a um desvio semelhante.

As principais causas de caspa no corpo das crianças:

  • ativação do fungo da pele,
  • violação de processos metabólicos no corpo de crianças,
  • uma infecção que ocorreu após o uso de produtos de higiene pessoal de outras pessoas,

Deve ser entendido que os fungos que vivem na cabeça não causam nenhum dano à criança. Em condições normais, eles se alimentam de sebo. Se a composição da gordura secretada começa a mudar e as propriedades bactericidas são perdidas, então o fungo começa a se multiplicar ativamente. Como resultado desse processo, as crianças começam a sentir desconforto. Um pequeno paciente desenvolve seborréia de um certo tipo.

O processo de produção de sebo pode ser influenciado por vários fatores:

  1. Violações da funcionalidade dos órgãos do sistema endócrino.
  2. Aos 9-10 anos, o ajuste hormonal ativo começa. A seborréia está se tornando bastante comum.
  3. Estresse constante e sobrecarga emocional.
  4. Doenças do trato digestivo.
  5. Dieta inadequada (falta de vitaminas e oligoelementos).
  6. Diminuição da defesa imunológica.
  7. Fator hereditário.

Na verdade, a doença acima mencionada pode aparecer em qualquer idade.

Como se livrar da caspa?

Os pais devem entender que com a idade de 10-11, um rearranjo hormonal ativo começa no corpo. Seborréia - uma conseqüência natural das mudanças nessa idade. Qualquer tratamento deve começar com o estudo da dieta. Os adultos devem controlar a quantidade de vitaminas e minerais que um pequeno paciente consome.

Os médicos aconselham a minimizar a quantidade de alimentos gordurosos, condimentados e salgados. Além disso, será necessário abandonar os doces, que só aceleram o crescimento dos fungos. O foco deve estar em frutas e legumes frescos. Se esse montante não for suficiente, os médicos prescrevem cursos adicionais de multivitaminas.

Sabendo as principais razões, você pode começar a direcionar os efeitos.

Preparações locais ajudam a remover a caspa, mas somente se o médico assistente estiver envolvido na seleção. Nem todo xampu pode ajudar em um ou outro caso clínico. Um cuidado especial deve ser tomado em uma idade adiantada.

Para curar a caspa em uma criança, é necessário recorrer a uma abordagem integrada. Ao iniciar a terapia, os pais devem prestar atenção à causa que leva ao problema acima. Se você não realizar o tratamento necessário, a condição começará a se deteriorar, mas isso não deve ser permitido. Em qualquer caso, a auto-prescrição e o autodiagnóstico só podem agravar o estado atual do paciente. Sabendo como curar a caspa, os pais podem parar de se preocupar.

O que é caspa

Na medicina, a caspa é chamada seborréia ou dermatite seborréica.

Caspa é escamas mortas da pele do couro cabeludo, que são formadas sob a influência do fungo (Pitirosporum oval). Em condições normais, este fungo desempenha uma função protetora do corpo e está na cabeça de qualquer pessoa.

Quando as condições normais mudam, o fungo começa a se multiplicar rápida e abundantemente, o que leva à necrose tecidual. Estes tecidos são separados, depois de absorver o sebo e ocupam muito mais espaço no couro cabeludo. Em seguida, a caspa se agarra à parte da raiz do cabelo e, eventualmente, cai da cabeça.

Causas da caspa

De onde vem a caspa e quais são as razões de sua aparição - uma pergunta que muitas pessoas fazem. Na verdade, as causas da caspa são muitas e todas são muito diversas. Então, caspa pode ser devido a:

  • metabolismo prejudicado e falta de vitaminas no corpo,
  • fundo hormonal instável (uso de drogas hormonais, problemas com os sistemas endócrino e nervoso, doenças do trato gastrointestinal),
  • imunidade fraca
  • situações estressantes constantes, sobrecarga física e emocional,
  • disfunção das glândulas sebáceas,
  • desenvolvendo doenças dermatológicas
  • coloração frequente
  • uso doméstico de máscaras para acelerar o crescimento do cabelo,
  • aumento do ressecamento do couro cabeludo (após fatores traumáticos - secador de cabelo, modelador, alisador e cuidados inadequados),
  • Produtos para cuidados cosméticos que não correspondem ao tipo de cabelo,
  • muitas vezes devido a fatores externos (clima e ecologia pobre).

Sintomas de caspa

De onde vem a caspa e para quais sintomas ela pode ser identificada? A principal característica é a abundância de caspa perto do couro cabeludo e na parte basal dos cachos. Coceira intensa também é um sinal de caspa. Tudo é simples aqui - a pele se escama, então há um desejo de arranhar sua cabeça. Como resultado desse arranhão, aparecem ainda mais escalas. O terceiro sintoma verdadeiro da caspa é uma condição pobre do cabelo. Os cachos ficam sem vida e sem atrativos, rapidamente ficam sujos, quebram e caem.

Tipos de caspa

Caspa pode aparecer por várias razões, também pode ser de diferentes tipos.

  • Caspa seca Caracterizado pelo ressecamento acentuado do couro cabeludo. Pequenos pedaços de pele esfoliada facilmente se soltam da cabeça e caem nos cabelos e ombros. O cabelo tem uma aparência sem brilho e pontas duplas.
  • Caspa oleosa. Geralmente provocado pelo excesso de glândulas sebáceas. O tamanho da balança é grande. Eles estão ligados uns aos outros em pedaços grandes, que, devido à gordura, aderem firmemente ao cabelo e são difíceis de remover. A gordura irrita os nervos, entope as glândulas sebáceas e sudoríparas, observando comichão. Com esta forma de caspa, o cabelo cai fortemente, torna-se oleoso e feio.
  • Caspa tubular. Escalas amareladas ou cinzas. Em forma, eles se parecem com túbulos. Esses tubos são usados ​​nos cabelos, dificultando a remoção da caspa. Há coceira intensa. Este tipo de caspa pode ser gordo ou seco. Pode causar calvície de parte ou de toda a cabeça.

Remédios populares

A questão é: de onde vem a caspa e como tratá-la? Existem várias opções para resolver este problema desagradável com a ajuda de ferramentas populares comprovadas por gerações.

  1. A bardana é conhecida por seus efeitos reafirmantes, regeneradores e curativos. O uso de uma máscara de bardana ajudará a superar a caspa irritante. Você vai precisar de raiz de bardana picada (1 colher de sopa. Colher) e 1 xícara de azeite. Misture os dois ingredientes, coloque-os em uma garrafa de vidro, feche a tampa e deixe por 15 dias em um local escuro e quente. Esfregue as raízes dos cabelos, espere uma hora e lave com xampu.
  2. Urtiga é uma excelente planta anti-inflamatória e anti-séptica. Com a ajuda de um condicionador de urtiga você não só pode eliminar a caspa, mas também dar a sua força e suavidade de cabelo. Tome 5 colheres de sopa de folhas frescas de urtiga e 2 colheres de sopa de folhas secas da planta. É necessário encher tudo isto com um copo de água fervente e pôr no banho de água durante 12 minutos. Coe o caldo, esfrie um pouco e esfregue antes de lavar a cabeça, e use também após a lavagem como condicionador de ar.
  3. Outro método baseado em ingredientes à base de plantas. Vai ajudar a esquecer a questão de onde vem a caspa e como fazer o seu cabelo forte. É necessário misturar estes óleos: limão, hortelã, mirra, camomila, tea tree em quantidades iguais. Você pode usar outras formulações, desde que elas correspondam às suas propriedades quando você tiver um problema. A mistura resultante de óleos curativos deve ser esfregada no couro cabeludo até que seja completamente absorvida. Após 60 a 80 minutos, lave o cabelo. Este método pode ser aplicado 3 vezes por semana.
  4. Máscara de pão preto. Desintegrar um pedaço de pão e despeje água fervente sobre ele. Depois que a massa esfriar, comece a esfregá-la na cabeça. Mergulhe no cabelo por 5 minutos e enxágüe com água fria. É um remédio de saúde de cabelo absolutamente inofensivo que pode ser aplicado simplesmente para fortalecer cachos.
  5. Máscara de ovos de galinha. Pegue um ovo e bata com um batedor até o estado da espuma. Deite a mesma quantidade de leite fermentado (kefir ou iogurte). A mistura resultante é necessária para misturar bem e esfregar no couro cabeludo. Enrolar o cabelo com uma película e envolver uma toalha densa. Depois de uma hora, lave com água sem xampu. Aplique tal máscara não pode ser mais de 3 vezes em 7 dias.

Apresentamos-lhe os cinco meios mais eficazes e populares na luta contra a caspa. Todos eles visam eliminar sintomas desagradáveis. No entanto, não se esqueça que os remédios populares nem sempre podem ajudar a lidar com o problema. Cada paciente é individualmente - a partir dos sintomas e terminando com a aparência de caspa. Portanto, é importante consultar um especialista antes de se automedicar.

Como acelerar o processo de cicatrização

Se você está envolvido no tratamento da caspa, não importa - por conta própria ou como prescrito por um médico, você deve seguir algumas regras. Eles ajudarão a evitar conseqüências negativas e aliviarão o problema chato, com a solução bem-sucedida de que você não precisará mais se perguntar de onde vem a caspa.

Aqui estão alguns pontos simples:

  • Não risque e coça a cabeça. A pele infectada pode penetrar na infecção, o que provoca supuração.
  • É melhor usar um pente não metálico macio.
  • Deixe o cabelo descansar do secador de cabelo, curling ferro, alisador e tingimento.
  • É importante lavar o cabelo com xampu médico de alta qualidade e excluir produtos que contenham álcool, pois eles ressecam ainda mais a pele.
  • Inclua em sua dieta alimentos saudáveis, frutas e legumes, vitaminas. Tente se limitar ao álcool, frito, salgado e defumado. Dieta adequada normaliza o metabolismo, o que afeta significativamente o processo de recuperação.

As principais regras para a prevenção da caspa

O fungo seborréico é um fenómeno muito desagradável. De modo que, após o tratamento ser realizado novamente, não se pergunte de onde vem a caspa, você deve estar ciente das medidas preventivas.

Talvez o conselho mais importante seja tentar fazer procedimentos cosméticos com cuidado e sem fanatismo. Apesar da composição, até mesmo a mais inofensiva mousse ou hairspray contém substâncias químicas nocivas. O uso constante de tais produtos prejudica o cabelo. Eles se tornam fracos, secos e quebradiços.

É importante lavar o cabelo conforme necessário. Não é recomendável fazer isso com muita frequência, pois a camada de gordura natural será lavada da cabeça. Mas você não deve ficar muito tempo com o cabelo sujo. Procedimentos de higiene em cabelos saudáveis ​​geralmente são realizados de 2 a 3 vezes por semana.

Outra condição para lavar o cabelo: a água deve estar quente. Água muito quente ou gelada pode fazer com que a pele descasque.

Você precisa pentear o cabelo com cuidado e cuidado. Aconselhamos a começar a usar uma escova de massagem especial, que terá um efeito benéfico sobre a microcirculação do sangue.

Seguindo estas regras simples de profilaxia, você não mais estará se perguntando de onde vem a caspa.

A caspa é um fenômeno muito desagradável que pode atingir uma pessoa em qualquer idade e com pêlos de qualquer tipo. Esperamos que o nosso artigo tenha sido útil para você, e agora você sabe sobre as causas da caspa e as medidas para combatê-lo.

As principais causas da caspa

É importante separar os dois tipos de caspa. O primeiro é uma doença fúngica do couro cabeludo na sua parte cabeluda. Este tipo de micose é relativamente raro. Apenas um médico pode curá-lo. É transmitido por contato (através do uso de escovas de cabelo, toalhas, etc.) O tratamento é complexo e demorado. Tentando consertar o problema você mesmo não é recomendado.

O segundo tipo de caspa é um fenômeno que ocorre periodicamente e que não causa muito desconforto. Associado a distúrbios metabólicos, influências externas ou danos no couro cabeludo. Este tipo pode ser eliminado de forma relativamente fácil em casa. É mais comum.

Cabeça suja

Deve conhecer homens e mulheres

As causas da caspa em homens e mulheres são as seguintes:

  • Distúrbios metabólicos,
  • Stresa
  • Dietas duras, desnutrição,
  • Violações no trato digestivo,
  • Falta de vitaminas e microelementos
  • Violação do cabelo e do couro cabeludo,
  • Secura da pele (química - com detergentes ou física - com secador de cabelo),
  • Seleção errada de produtos de cuidado,
  • Seleção errada de pentes, pinos,
  • Abuso de produtos de styling.

Existem dois tipos de caspa. O aparecimento de um ou outro deles depende das características da cicatrização do couro cabeludo. Se a secreção sebácea é fraca e o cabelo está seco, ocorre a caspa seca. Se o cabelo é oleoso, então oleoso. Mas raramente acontece e vice-versa.

O primeiro tipo parece um pó fino, as escamas são muito pequenas, por isso, às vezes, não são notadas por muito tempo. A esfoliação ocorre em toda a cabeça sob o cabelo, na forma de lesões individuais ou localizadas no lobo frontal e parietal.

A gordura é caracterizada por grandes escalas. Eles são impregnados com sebo, portanto, eles grudam e permanecem no cabelo. Acompanhado de coceira, aumento do cabelo oleoso. É mais perceptível, porque o tratamento começa mais cedo.

Grupos de risco

Caspa, como acontece com qualquer doença, tem seus próprios grupos de risco. Eles incluem pessoas que são propensas a caspa mais do que outras. Eles devem ser mais cuidadosos e tomar medidas para prevenir o aparecimento da doença.

  • Os homens são mais propensos à caspa do que as mulheres, especialmente oleosas. Isto é devido ao fato de que as glândulas masculinas produzem mais gordura que a fêmea,
  • O couro cabeludo oleoso, o cabelo propenso a oleosidade é um sinal de que a probabilidade de caspa aumentou,

O cabelo oleoso é um grupo de risco para o desenvolvimento favorável da caspa.

  • Os adeptos de maus hábitos aumentam a probabilidade de caspa, porque tomar álcool e fumar pode perturbar o metabolismo e atrapalhar o equilíbrio de oligoelementos no corpo, que, por sua vez, afeta o cabelo,
  • A idade mais provável da caspa é da adolescência aos 40 anos. Está associado com a produção de hormônios no corpo. No entanto, se fosse antes dos 40 anos, pode aparecer após o início desta idade,
  • Muitas vezes há caspa dos nervos, com diminuição da imunidade. Neste caso, aqueles que experimentaram recentemente estresse severo, depressão, etc. estão em risco.

Em geral, os homens são mais comuns. Causas de caspa em homens, em geral, são as mesmas que nas mulheres. No entanto, os homens são mais estressados. Muitas vezes, menos higiene. E alguns não desdenham usar o pente de outra pessoa.

O primeiro sintoma de caspa que os pacientes notam é frequentemente a presença de pequenos flocos de pele nos cabelos ou roupas. Em alguns casos, prurido e secura significativa do couro cabeludo são observados. Em casos muito raros, na parte de trás da cabeça (seca, com escamas muito pequenas) é a norma para os seres humanos.

A doença pode começar com coceira. Se, ao usar produtos de higiene e estilo convencionais, ocorre coceira intensa, que aumenta mesmo após a mudança de cosméticos, é melhor consultar um médico para evitar o desenvolvimento da doença.

Cuide da sua saúde e cabelos!

Caspa em homens, embora tenha as mesmas razões que as mulheres, deve ser tratada de forma diferente. Isso se deve às peculiaridades do couro cabeludo masculino.

As causas mais comuns de caspa são:

  1. Fungo Pityrosporum Ovale. No couro cabeludo humano existem muitos microorganismos. Mas são todos completamente inofensivos até que apareça um ambiente favorável para o crescimento excessivo de alguns deles. Este fungo começa a desenvolver-se vigorosamente quando ocorre algum mau funcionamento das glândulas sebáceas. Se eles começam a produzir muito sebo, então forma-se uma caspa amarelada e, se for muito pequena, a caspa é, pelo contrário, branca e seca.
  2. Interrupções hormonais. Até o mais mulheres bem cuidadas Os períodos mais "perigosos" para o aparecimento de caspa são os períodos de gravidez, amamentação e menopausa. Nos homens - adolescência, quando devido a um excesso de "sebo" na cara dos jovens aparecem acne e espinhas. Neste momento, hormônios "desenfreados" também podem desencadear o aparecimento de seborréia.
  3. A desnutrição contribui para o surgimento de muitas doenças, e a seborréia não é uma exceção. Fumado, gordura, farinha, frito, doce - todos estes são inimigos da pele saudável. Portanto, você precisa se limitar ao uso desses alimentos e tentar "se apoiar" em vitaminas e minerais.
  4. Dietas escolhidas incorretamente. Se você decidir começar a perder peso por conta própria, sem consultar um médico, corre o risco de uma desordem metabólica, que é outra razão para o aparecimento de caspa.
  5. Estresse e excesso de trabalho. Depressão prolongada, neurose, problemas de saúde, privação de sono crônica, estresse prolongado - tudo isso prejudica muito o sistema imunológico do corpo. Uma imunidade fraca e doenças neurológicas sempre contribuem para o aparecimento de vários sintomas desagradáveis ​​da doença. Caspa pode ser um deles. (Leia, como lidar com depressão e blues.)

Se a seborreia é a companheira de sua vida, então não espere que desapareça tão repentinamente quanto apareceu. Para ser uma mulher atraente, tomar medidas para se livrar da caspa, (leia sobre tratamentos do couro cabeludo), faça máscaras e preste mais atenção à sua saúde física e psicológica, da qual depende diretamente a condição do couro cabeludo.

Recomendamos ler:

O conceito e os tipos de dermatite seborréica

A seborréia, que é popularmente chamada de caspa, nada mais é do que escamas de pele queratinizada que são afetadas por um tipo especial de fungo. Este parasita é capaz de viver e se reproduzir exclusivamente na parte cabeluda do corpo. O peeling é muitas vezes acompanhado por coceira intensa.

Você sabia que, em alguns casos, a caspa não é fúngica? Pode causar algumas doenças de pele:

Além disso, o aparecimento de caspa pode ser uma reação alérgica a um novo xampu ou máscara capilar. Aqui, a seleção do tratamento requer consulta com um médico.

Existem vários tipos de dermatite seborréica, dependendo da natureza de sua manifestação:

A seborreia oleosa pode ser observada em pessoas com aumento da secreção de sebo, ou seja, com pele oleosa e porosa do corpo. As escamas de pele de grande tamanho, neste caso, são embebidas de gordura excretada pelos poros da pele, por isso elas “grudam” facilmente nos cabelos e nas roupas. Pentear os cabelos não será fácil. Companheiros frequentes de escalas com este tipo de dermatite seborréica são:

  • comedões pretos cheios de sebo,
  • ateroma (cistos das glândulas sebáceas).

A coisa mais desagradável com um tipo de caspa gordurosa é que o cabelo fica com um brilho desagradável, escurece, gruda, perde seu volume, suas extremidades são fortemente divididas. Rapidamente ficam sujos até com a lavagem frequente da cabeça.

Seborréia seca é observada com secreção sebácea reduzida. Aqui as escamas são muito menores em comparação ao tipo de seborréia, às vezes se assemelham a pó branco, pó ou pó. Acima de tudo sofrem de caspa seca:

Talvez o aparecimento de lesões pronunciadas da pele em outras áreas (região temporal, etc.)

PRESTE ATENÇÃO!

Para se livrar rapidamente de manchas pretas, acne e acne, bem como para rejuvenescer a pele do rosto, recomendamos que você se familiarize com este meio eficaz .

O tipo combinado é o mais "astuto". Em algumas áreas, o aumento de gordura aumenta e, em outros, é reduzido. Escolher para tal couro cabeludo produtos de cuidado apropriados é bastante difícil.

As principais causas da caspa

Entre os principais fatores que provocam o surgimento da dermatite seborreica, os médicos chamam:

  • cuidados capilares incorretamente escolhidos (xampus e máscaras com efeito de secagem que não correspondem ao tipo de couro cabeludo, cabelos, etc.),
  • violação de processos metabólicos no corpo,
  • doenças do tracto gastrointestinal, agravando a digestão dos alimentos e a absorção de substâncias úteis,
  • doenças do sistema endócrino
  • grave falta de vitaminas e microelementos,
  • enfraquecimento da imunidade
  • hipotermia do couro cabeludo (recusa de arnês no inverno),
  • predisposição genética
  • forte estresse, choque nervoso,
  • sobretensão (física, mental), etc.

Você sabia que o fungo que causa a caspa pode estar no corpo desde o dia em que nasceu?

Por muito tempo, os microrganismos podem permanecer em estado de “sono”, mas qualquer um dos fatores listados pode causar a ativação de células patogênicas, e a seborréia começa a progredir.

O número de escamas brancas aumenta, além disso, a coceira intensa faz com que uma pessoa escove seu couro cabeludo quase até o sangue. E isso leva ao aparecimento de feridas e pequenas úlceras.

Objetivos e métodos do tratamento clássico da caspa

Os "flocos" brancos com seborréia podem ser cuidadosamente penteados, mas isso não garante a formação de novas escamas. Seria mais correto remover sua fonte - o fungo, e também fortalecer o sistema imunológico do corpo e eliminar recaídas.

Os doutores, por via de regra, incluem no decorrer do tratamento preparações antifungosas prontas para o escalpo (xampus, bálsamos):

  • base de zinco
  • contendo hidropiridona, ictiol e agentes baseados neles,
  • com dissulfeto de selênio,
  • Alcatrão medicinal, etc.

Como um meio de terapia adjuvante, drogas ceratolíticas e composições baseadas em ácido salicílico podem ser usadas.

Se aparecer caspa grave, é estritamente proibido:

  • usar agentes contendo álcool (eles secam a pele fortemente e causam descamação acelerada),
  • usar química potente (quando clarear, tingir, enrolar o cabelo),
  • use pentes de metal (risco muito alto de danificar o couro cabeludo).

Meios da medicina tradicional contra a seborreia

A medicina tradicional pode ajudar com caspa grave? Sim, existem muitas maneiras de tratar a seborréia com base em produtos simples e ervas.

Primeiro, vamos entender o que você pode lavar o cabelo com seborréia, se você mesmo não consegue encontrar um bom shampoo. Os curandeiros tradicionais preferem sabão:

O sabão é recomendado para usar 1 vez em 7-10 dias, a fim de não overdry cabelo e couro cabeludo. A barra é esfregada em um ralador e, em seguida, os chips resultantes são dissolvidos em água morna. O sabão em pó contém ácidos graxos que melhoram a nutrição, fortalecem a estrutura do cabelo.

Tar é considerado uma ferramenta cosmética comprovada, acelera o processo de cicatrização de úlceras e feridas.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é aconselhado a ser adicionado à água ao enxaguar, após a lavagem. Mas não é recomendado fazer máscaras com base nele, pois o risco de queimaduras no couro cabeludo aumenta.

Lavagens acéticas ajudam a reduzir a secreção de sebo e, ao mesmo tempo, tornam o cabelo sedoso, brilhante e forte.

Misturas de óleo

Se o cabelo engordar rapidamente e ficar sujo, podem ser usadas misturas de óleo? Sim, mas isso exigirá certos tipos de óleos.

Conhecido por seus efeitos benéficos no óleo de bardana do couro cabeludo também é usado para combater a caspa seca e combinada.

Com base nos meios, preparam-se máscaras que são esfregadas no couro cabeludo e na base do cabelo durante 20 a 24 dias, com um intervalo de 3-5 dias entre as máscaras. Depois disso, enrole a cabeça com uma toalha ou polietileno, e depois de 30 minutos, enxágüe com água morna e xampu.

Não menos famoso óleo de mamona é adequado para o tratamento da dermatite seborréica seca e combinada, elimina perfeitamente a coceira. A ferramenta é misturada em proporções iguais:

  • com azeite - para devolver o brilho ao cabelo, torná-los sedosos,
  • com tintura de calêndula - para suavizar o cabelo duro.

O esquema de tratamento e o princípio do óleo de mamona e óleo de bardana são os mesmos.

E pode ser útil no tratamento do azeite de caspa? Afinal, tem um efeito verdadeiramente milagroso na pele do corpo, faz parte de muitas receitas de cremes e bálsamos. Este tipo de óleo ajuda a prevenir o aparecimento de "flocos" brancos, suaviza e nutre perfeitamente o couro cabeludo.

Tenha cuidado ao usar máscaras de óleo e envoltórios! O óleo tem a capacidade de fazer sombra de cabelo 1-2 tons mais escuros, mais ricos.

Óleo de linhaça vai ajudar a se livrar rapidamente de escamas com tesão. Sua principal vantagem é a facilidade de lavar o cabelo. Pode ser misturado com outras variedades de óleos.

O efeito de usar óleos não comuns, mas essenciais? Eles se beneficiarão, eles ajudarão no tratamento da seborréia?

Sim, e o líder entre eles é o óleo da árvore do chá. Contém substâncias antifúngicas - terpeníolos. Eles vão lutar não com o efeito (escamas brancas), mas com a verdadeira causa da doença do couro cabeludo, oprimir microorganismos patogênicos.

A ferramenta é adequada para o tratamento do tipo de seborréia gordurosa, para isso uma mistura de:

  • 3 gotas de óleo de tea tree,
  • punhados de xampu comum.

Os componentes são misturados juntos, aplicados no couro cabeludo e cabelo, depois de 10-15 minutos, lave com grandes quantidades de água morna. Você também pode adicionar 1-2 gotas de óleo para o enxágue, bem como máscaras e bálsamos que você usou para usar regularmente. Já depois de 10-14 dias da caspa não haverá nenhum traço!

Outras variedades de óleos essenciais também serão bons auxiliares no tratamento da dermatite seborréica. Além de eliminar a caspa, eles resolvem pequenas tarefas:

  • lavanda - para reduzir o cabelo quebradiço, restaurar os bulbos,
  • coco - tratamento antibacteriano (incluindo piolhos), estimulação do crescimento capilar, adição de brilho, eliminação do ressecamento, cicatrização de feridas, prevenção de cabelos grisalhos precoces,
  • Jojoba - para limpeza suave do couro cabeludo oleoso, eliminação da fragilidade e ressecamento do cabelo, conferindo densidade,
  • amêndoa - para fortalecer os folículos pilosos, restaurar as pontas duplas do cabelo,
  • Bergamota - para estimular o crescimento e dar elasticidade ao cabelo,
  • buckthorn mar - para fortalecer a estrutura do cabelo, acelerar o seu crescimento, a regeneração rápida do couro cabeludo.

Se se esquecer de adicionar óleo ao champô, pode consultar o método expresso, no qual são aplicadas 1-2 gotas do produto ao pente e depois pentear cuidadosamente o cabelo ao longo de todo o comprimento.

Entre os remédios populares você pode encontrar até a receita de xampu caseiro que ajuda a remover a caspa. Isso exigirá:

  • 6 gotas de óleo de sálvia,
  • 1 gota de óleo de rosa
  • 1 colher de chá álcool médico
  • 2 gemas de frango.

Primeiro, combine os dois tipos de óleos, adicione álcool e, no final, bata as gemas. A massa resultante é aplicada ao cabelo como um xampu comum. Pode ser usado para lavagem diária, bem como para cabelos finos e fracos.

Não pense em procedimentos de banho sem sal marinho? Também é útil no tratamento da seborréia. O sal faz uma máscara miraculosa, para a preparação da qual exigirá:

  • 1 colher de chá sal fino (sem fragrâncias aromáticas e corantes),
  • 2 gemas de ovo,
  • 3 pedaços de pão de centeio previamente embebido em água morna.

Misture todos os componentes, coloque uma pasta, aplique nos cabelos limpos e, após 40 minutos, lave com água fria e limpa.

Produtos na geladeira também serão úteis na eliminação da caspa.

Por exemplo, casca de cebola, que estamos acostumados a jogar no lixo, você pode coletar e preparar uma decocção a partir dele. O líquido é esfregado nas raízes do cabelo e no couro cabeludo. Isso ajudará a eliminar a descamação e também estimulará o crescimento do cabelo.

Suco de cebola - um excelente remédio para a caspa, embora não tenha o cheiro mais agradável. O tratamento de toda a superfície da cabeça leva cerca de 3 colheres de sopa, após a aplicação o produto é deixado por 30-40 minutos, e depois lavado com água e xampu.

Quando a seborreia oleosa ajuda o limão, com base no qual preparam uma decocção ou uma máscara.

Para o caldo 4 casca de frutas cítricas e casca, coloque-os em 1 litro de água morna, leve para ferver e deixe ferver por 20 minutos. O caldo acabado é deixado esfriar, filtrado através de gaze, usado para enxaguar o cabelo uma vez por semana.

Para preparar a máscara, você precisará de:

  • suco de limão espremido na hora,
  • 4 colheres de sopa. azeite de oliva.

Os ingredientes são misturados, aplicados na cabeça, envoltos com uma tampa ou uma toalha por cima e, após 60 minutos, são lavados com xampu normal. Esta máscara pode ser feita frequentemente, 2-3 vezes durante a semana.

Para o couro cabeludo muito oleoso, cabelos oleosos grossos e caspa, que geralmente é observado em adolescentes e homens, recomenda-se o uso de aspirina.

Um par de comprimidos são moídos e depois misturados com uma porção de xampus, aplicados por 10 minutos na cabeça, depois lavados com água. Esta lavagem deve ser realizada uma vez por semana. É muito importante enxaguar bem a cabeça para que não haja partículas de aspirina entre os cabelos.

A partir de produtos lácteos que têm a capacidade de dissolver o sebo, a caspa servirá para o habitual kefir de qualquer conteúdo de gordura. Para o tratamento do couro cabeludo e cabelo requer de 0,5 a 1 xícara de líquido.

Após 30 minutos, kefir será perfeitamente lavado com água morna, você pode até mesmo fazer sem um bálsamo ou máscara.

De ervas medicinais e plantas com caspa forte bem ajuda:

  • urtiga seca, a partir da qual preparam uma decocção para enxaguar,
  • Suco de folha de aloe, que é esfregado na pele uma hora antes da lavagem.

Mostarda e Ovo

Mostarda e mostarda de ovo são máscaras eficazes e fáceis de preparar para a seborreia. Várias revisões mostram que ambos os produtos afetam favoravelmente tanto a pele da cabeça como a estrutura do cabelo (fortalecem, nutrem, hidratam, dão brilho e sedosidade), reduzem a secreção de sebo.

Para uma máscara de mostarda, leve:

  • 20 g de mostarda em pó seco
  • 50 g de hena (melhor usar incolor),
  • 1 gema de ovo,
  • 2 colheres de sopa. mel natural
  • com pontas duplas ou couro cabeludo sensível - 30 g de azeite.

Todos os componentes são misturados, até que a mistura se torne semelhante ao creme espesso. Aplica-se durante 50-60 minutos na cabeça e depois lava-se com champô.

Para uma máscara de ovo são necessários:

  • 2 gemas de ovo,
  • suco de 1 limão (esmagado antes de espremer com a pele),
  • 1 colher de sopa. azeite de oliva.

A máscara é aplicada por 30 minutos 1 vez por semana, depois enxaguada com água corrente limpa sem xampu.

Medidas preventivas

É possível prevenir a caspa e prevenir sua recorrência? Claro, a primeira coisa que você tem que rever sua dieta. Excluir do menu ou minimizá-lo:

  • pratos gordurosos e fritos,
  • salgando e fumando,
  • temperos picantes, molhos e temperos,
  • bebidas alcoólicas fortes,
  • doces e produtos de farinha.

Das vitaminas, qualquer complexo com o grupo B, bem como com A e E. Será útil, e os elementos traços, zinco e cálcio, serão úteis.

Para normalizar os processos metabólicos no corpo, você pode beber um curso de preparações especiais.

Qual é o cuidado certo do couro cabeludo? Esta não é apenas uma selecção de champôs, máscaras, bálsamos, adequados ao tipo de pele e cabelo, mas também uma utilização razoável de acessórios de cabeleireiro para penteados (secador de cabelo, verniz, espuma, engomar, etc.).

Tente pelo menos uma vez por semana para arranjar a cabeça "dia de folga" e não use nada, e seu cabelo será grato por isso. Recomenda-se a massagem regular da cabeça, que ajudará a aumentar a circulação sanguínea, tornando os bulbos capilares mais fortes. Lavar o cabelo como eles estão contaminados, quente, mas não água quente.

Se você está acostumado a fazer isso todos os dias - preste atenção à seleção de produtos de higiene, eles devem ter um efeito suave sobre a pele.

Todos os itens de higiene pessoal (pentes), assim como a roupa de cama e o forro do arnês, devem ser desinfetados periodicamente.

Esperamos que esta informação seja útil para você, caros assinantes, e permitirá que você diga adeus à caspa e cabelos oleosos para sempre! Fique bonito e saudável, inscreva-se no nosso blog e recomende aos seus amigos nas redes sociais!

NOSSOS LEITORES RECOMENDAM!

Para o tratamento da acne, acne, acne, manchas pretas e outras doenças de pele provocadas pela idade de transição, doenças do trato gastrointestinal, fatores hereditários, condições de estresse e outras causas, muitos dos nossos leitores usam com sucesso Método de Elena Malshevoy . Depois de analisar e examinar cuidadosamente esse método, decidimos oferecer a você.

Causas de caspa: externa e interna

No mecanismo de formação da caspa, o papel principal pertence aos fungos leveduriformes - Pitirosporum oval. Esses microrganismos são encontrados nas superfícies da pele de cada indivíduo. Mas com a influência de certos fatores, eles começam a crescer ativamente.

O couro cabeludo de uma pessoa saudável é infestado com estes cogumelos em 45%, o colapso da função das glândulas sebáceas contribui para elevar o índice para 70%.

As causas da caspa, que perturbam o funcionamento das glândulas sebáceas, favorecem a reprodução dos fungos da levedura, são divididos em internos e externos. Um grande número de cogumelos cobertos com escamas de pele e banha, formando placas. Esfoliação dessas placas provoca coceira, o aparecimento de uma placa característica no cabelo - caspa.

Causas externas ou exógenas de caspa

Os fatores externos para a formação de escamas brancas no cabelo incluem:
• Negligenciando a higiene do cabelo
Demasiado frequente, ou inversamente, a lavagem rara do cabelo contribui para a lavagem do lubrificante protector de água-lípido ou para a sua acumulação e reprodução de fungos e micróbios patogénicos. Também na ocorrência de caspa desempenha um papel abuso de vários meios para denominar (vernizes, mousses, géis).
• Uso inadequado de produtos de cuidado.
Shampoo e vários condicionadores devem ser selecionados de acordo com o tipo de couro cabeludo (oleoso, normal, seco). O detergente deve ser cuidadosamente lavado do cabelo. Lavar a cabeça com água dura afeta adversamente a condição da pele, as glândulas sebáceas e também complica enxaguar o cabelo.
• coloração freqüente e estilo de cabelo quente
Isso leva a pele seca e perturba as glândulas sebáceas.
• Uso de escovas de cabelo sujas ou de materiais sintéticos
• alimento irracional
O consumo freqüente de alimentos muito quentes, o fascínio por comidas gordurosas, condimentadas, picantes ou doces contribuem para uma maior separação de sebo, reprodução de cogumelos e o aparecimento de caspa.
• Ecologia interrompida
As emissões no ar e nos corpos de água dos resíduos industriais afetam negativamente a saúde da pele em geral, e em particular da cabeça e do cabelo. O consumo de alimentos que foram tratados com vários venenos e fertilizantes químicos também afetam a saúde da pele e do cabelo.
• Negligência de toucados
Sobreaquecimento ou sobreaquecimento excessivo da cabeça perturba o poder dos folículos pilosos e das glândulas sebáceas.

Causas internas ou endógenas de caspa

Fatores que afetam a função das glândulas sebáceas do interior do corpo incluem:
• tensão nervosa
Isso leva a perturbações hormonais, distúrbios metabólicos e, consequentemente, perturba o trabalho das glândulas sebáceas.
• imunidade enfraquecida
Recentemente transferido ARVI, um curso de antibióticos, deficiência de vitamina e outros enfraquece os mecanismos de proteção do corpo, o que provoca o crescimento de fungos de levedura e bactérias patogênicas.
Distúrbios hormonais
Um excesso de andrógenos em indivíduos de ambos os sexos causa aumento da produção de sebo, alterações na sua qualidade (o segredo se torna mais denso), o que causa a colagem das escamas epidérmicas e sua subsequente esfoliação em áreas inteiras - a caspa.
• Doenças da pele e trato digestivo
Patologia do trato gastrointestinal leva à absorção prejudicada de nutrientes, vitaminas e microelementos, o que leva à avitaminose, perturbação hormonal, distúrbios das glândulas da pele. As doenças da pele (eczema, dermatite atópica, psoríase, etc.) perturbam a função das glândulas da pele, incluindo o couro cabeludo.
• Alergia
Uma das causas da caspa pode ser uma reação alérgica a um chapéu, ou melhor, ao material de que é feito.
• Predisposição genética
Pessoas com parentes próximos que sofrem de caspa ou dermatite seborréica são propensas a caspa.
• exaustão física e nervosa

Sobrecargas físicas e mentais enfraquecem o sistema imunológico, o que leva ao fracasso de todos os sistemas e órgãos, não excluindo a pele.

A estrutura dos anexos da pele e da pele

A pele serve como uma barreira entre o ambiente e o corpo humano.

As principais funções da pele são:

  • termorregulação (o calor é consumido e liberado),
  • protetor (protege o corpo contra efeitos químicos e mecânicos),
  • excretório (excreta produtos de sebo, água e decomposição),
  • imune (Linfócitos T e células de Langerhans combatem infecção na pele),
  • respiratório (a pele absorve oxigênio e emite dióxido de carbono),
  • reabsorção (a pele é capaz de absorver vários produtos medicinais e cosméticos).

A pele consiste nas seguintes camadas:
  • epiderme,
  • derma
  • hipoderme (gordura subcutânea).

A epiderme é a camada superficial da pele, na qual há uma reprodução contínua de novas células e a queratinização das antigas.

A epiderme contém os seguintes tipos de células:

  • queratinócitos - produzir queratina,
  • Células de Langerhans - macrófagos que executam uma função de proteção,
  • melanócitos - produzir melanina,
  • Células de Merkel - células táteis.

A derme é representada por tecido conjuntivo e consiste em duas camadas.

Desequilíbrio hormonal

O complexo pele-cabelo consiste no folículo piloso, na glândula sebácea e nas glândulas sudoríparas, que liberam lubrificante (sebo), que ajuda a esfoliar as partículas mortas da pele. Aumento dos níveis de andrógenos (um grupo de hormônios produzidos pelos testículos e ovários) em homens ou mulheres, provoca um aumento na produção de sebo. Esses distúrbios levam a mudanças na qualidade do sebo, que deixa de ser fluido e se torna mais denso.

O sebo espesso provoca a colagem de partículas de pele queratinizada, impedindo-as de cair, o que leva subsequentemente às suas camadas de descamação (caspa).
A excreção prejudicada e as alterações na consistência do sebo podem levar ao desenvolvimento de uma doença como a seborreia.

Os seguintes sintomas podem ocorrer com a seborreia:

  • coceira no couro cabeludo
  • erupções na pele em forma de vermelhidão, cobertas com escamas oleosas ou secas que podem se fundir,
  • perda de cabelo
  • pústulas no couro cabeludo.

A pele humana é coberta com uma graxa de lipídios de água invisível que tem um ambiente ácido. Este lubrificante protege o corpo de uma variedade de germes que se encontram na superfície da pele, destruindo-os. No entanto, se esses micróbios entrarem na pele, o processo de rejeição começa, isto é, o corpo começa a produzir intensamente o sebo. Este mecanismo de proteção complica o processo de descolamento de escamas da superfície da pele, o que leva subsequentemente à caspa.

Com um aumento na produção de sebo, os fungos desempenham um papel importante (Pitirosporum Oval), que normalmente vivem na superfície da pele, durante este período começam a multiplicar-se e a crescer com maior intensidade. A sensibilidade do couro cabeludo é exacerbada pelos fungos do fungo, o que resulta em uma infecção fúngica da pele. Posteriormente, fungos recobertos com sebo e escamas mortas formam placas que causam coceira e caspa permanente a esfoliar.

Normalmente, uma pessoa tem 45% da flora fúngica na superfície da cabeça, mas se as glândulas sebáceas falharem, esse número pode aumentar para 70%.

Deve-se notar que estes fungos têm um efeito benéfico no trabalho da pele, porque estão envolvidos na manutenção de sua microflora, protegendo-a da penetração de bactérias e vírus causadores de doenças. Os fungos também mantêm um pH normal (equilíbrio ácido-basea) pele.

Fatores predisponentes

Existem também fatores predisponentes que podem desencadear o desenvolvimento da caspa.

Fatores endógenos:

  • avitaminose (por exemplo, falta de vitaminas A),
  • redução das defesas corporais (por exemplo, após infecção viral respiratória aguda (ARVI)),
  • disbiose intestinal (por exemplo, após o tratamento com antibióticos),
  • predisposição genética (se os pais têm caspa).

Fatores exógenos:
  • lavagem diária com xampu inadequado (lubrificante natural lavado que cobre o couro cabeludo),
  • O uso regular de um secador de ar quente leva à secura da pele (secador de cabelo deve ser mantido a uma distância de 30 cm do cabelo e usar o modo delicado),
  • estresse frequenteprovocar as glândulas sebáceas),
  • tabagismo (produtos químicos no tabaco contribuem para enfraquecer as defesas do corpo),
  • falta de vitaminas e minerais no corpo (pode levar a pele seca ou aumento das glândulas sebáceas),
  • fadiga crônica (leva a um sistema imunológico enfraquecido),
  • coloração de cabelo freqüente (leva a danos e desenvolvimento de pele seca).

Em que áreas a caspa é mais provável de ocorrer?

Na maioria das vezes, a caspa aparece no couro cabeludo na região occipital-parietal, já que neste local há um aumento da secreção de sebo. Além disso, a ocorrência de caspa nesta área pode ser devido a um aumento no número do fungo Pityrosporum Ovale. Este fungo é condicionalmente patogênico e é assintomático na pele da maioria das pessoas (em locais onde ocorre o maior acúmulo de glândulas sebáceas).

A caspa também pode ser observada nas seguintes áreas:

  • sobrancelhas
  • cílios
  • axila
  • púbis.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Caspa e Dermatite Seborreica - Mulheres 060618 (Pode 2024).