Alopecia

Se o cabelo cair, qual médico devo entrar em contato?

Pin
Send
Share
Send

Na primeira suspeita do desenvolvimento de alopecia, é necessário consultar um médico cuja profissão é chamada de tricologista. Este é um especialista de um foco estreito, que sabe tudo sobre as causas da calvície e lida com o seu tratamento. O tricologista irá realizar um diagnóstico abrangente da doença, escreva o tratamento necessário.

Se necessário, o tricologista pode conectar outros especialistas (dermatologistas, endocrinologistas, ginecologistas) para esclarecer as razões para o desenvolvimento da patologia ou a correção do tratamento já prescrito.

Quando entrar em contato com um tricologista

A perda de cabelo é um resultado natural das mudanças no trabalho de órgãos e sistemas internos. Se o cabelo cai moderadamente (a taxa é de até 100 peças por dia) e uniformemente sobre toda a superfície da cabeça, então você não deve se preocupar muito.

O tricologista de contato deve estar com calvície ativa,acompanhada pelos seguintes processos patológicos:

  • Seborréia - Uma doença fúngica, cujo quadro clínico se manifesta no descamação da pele, caspa, comichão, vermelhidão. Ignorar a seborréia pode causar complicações graves, como o eczema seborréico.
  • Dividir as extremidades do cabelo em mulheres indicam que o corpo é perturbado pelo equilíbrio de hormônios, vitaminas e microelementos. O médico escreve as instruções necessárias para o exame, cujos resultados podem determinar a causa desse problema.
  • Cabelo grisalho cedo. Normalmente, os primeiros cabelos grisalhos aparecem depois de trinta e cinco anos. Os primeiros cabelos grisalhos requerem aconselhamento especializado, pois pode indicar uma violação dos processos metabólicos, doenças do sistema digestivo, anemia.

Como se preparar para a visita

Antes de ir ao consultório de um tricologista, você precisa se preparar. O cumprimento de algumas das recomendações ajudará na avaliação objetiva do estado dos cabelos e no diagnóstico correto:

  • Poucos dias antes da visita ao médico, não lave o cabelo.
  • Não troque o xampu na véspera da viagem ao tricologista.
  • Não use mousses e sprays de cabelo, bem como estilo de tecelagem apertado.

Atenção! É importante fornecer ao médico acesso desimpedido a qualquer área de estudo.

Métodos diagnósticos

O diagnóstico completo e de alta qualidade da calvície consiste em três etapas principais:

Estágio 1: exame inicial e consulta. O tricólogo examina o cabelo com um triquoscópio, conversa com o paciente, averiguando a presença de doenças atuais, patologias crônicas. Após o exame, o especialista decide sobre a necessidade de pesquisas adicionais, consultas com outros especialistas.

Estágio 2: realização de métodos instrumentais de diagnóstico de alopecia:

  • Tricograma Realiza-se com a ajuda de um trichoscope (micro câmera de vídeo especial). Com a sua ajuda, o médico tem a oportunidade de determinar com precisão a espessura e a densidade do cabelo.
  • Fototrograma permite avaliar visualmente a posição da pele da cabeça, para identificar focos de peeling e vermelhidão, para medir o número de folículos por 1 cm quadrado. linha fina.
  • Tricoscopia feito com um dermatoscópio. Atuando no princípio de uma lupa, um dermatoscópio permite um estudo detalhado do estado dos folículos pilosos.
  • Fototricoscopia realizada em uma parte pré-raspada da cabeça. O tricólogo avalia o estado dos folículos, calcula a proporção de cabelos em crescimento e já moribundos.
  • Análise espectral de cabelo realizada para determinar a deficiência ou excesso de certos oligoelementos, bem como a presença de substâncias tóxicas que afetam a condição do cabelo.
  • Análise bioquímica de cabelo permite determinar o nível de adenosina trifosfato, cuja falta diminui o crescimento e provoca calvície ativa.

Estágio 3: Após todos os exames, é indicada uma segunda consulta ao tricólogo, onde o paciente é diagnosticado com um diagnóstico e um plano para tratamento futuro.

Métodos de tratamento

O efeito máximo do tratamento da calvície pode ser alcançado apenas com uma abordagem integrada. O médico usa a seguinte combinação de técnicas:

  1. Tratamento medicamentoso envolve a ingestão de complexos vitamínicos, compensando a falta de vitaminas, oligoelementos e aminoácidos no organismo.
  2. Procedimentos cosméticos. Os procedimentos mais eficazes e populares para a restauração capilar:
  • Terapia de ozônio. Através da penetração profunda de oxigênio no couro cabeludo, os vasos sanguíneos são estimulados, a nutrição dos folículos capilares é melhorada.
  • Crioterapia As áreas danificadas do couro cabeludo são congeladas com nitrogênio líquido. Como resultado, o fluxo sanguíneo é ativado, os folículos capilares são fortalecidos, o crescimento de novos cabelos é estimulado.
  • Iontoforese. No couro cabeludo são injetadas substâncias que fortalecem os folículos pilosos.
  • Mioestimulação. O procedimento usando corrente pulsada restaura rapidamente o equilíbrio perturbado de hormônios e o metabolismo da pele da cabeça.

Endocrinologista

Muitas vezes a causa da alopecia é distúrbio endócrino Doenças que provocam perda de cabelo ativa: diabetes, doenças da tireóide, doenças auto-imunes.

Um endocrinologista é capaz de diagnosticar com precisão o processo patológico, pintar um curso de tratamento necessário e dar recomendações, cuja implementação irá melhorar a condição do cabelo e reduzir as manifestações da alopecia.

A falta de oligoelementos benéficos e vitaminas no corpo leva a uma violação da digestibilidade da proteína. Como resultado, pele, unhas e cabelos são afetados. A consulta de um nutricionista ajudará a ajustar o regime e a dieta.

Gastroenterologista

Problemas do funcionamento do sistema digestivo vividamente manifesta na aparência do homem. Primeiro de tudo cabelo sofrem. Eles perdem seu brilho e elasticidade, começam a cair fortemente. Um gastroenterologista é capaz de diagnosticar e curar uma doença que provocou alopecia.

Resolva o problema da perda de cabelo ativa causada por estresse prolongado e tensão nervosa, apenas um psicólogo competente.

O resultado de distúrbios hormonais, causada por várias doenças dos órgãos pélvicos e parto, é a perda excessiva de cabelo. Para diagnosticar e eliminar a causa do desenvolvimento da alopecia pode ginecologista de acordo com os resultados da pesquisa e testes laboratoriais.

O sucesso do tratamento da calvície depende diretamente do encaminhamento oportuno ao trichologista, abordagem competente ao tratamento, seguindo seus conselhos e apoio, se necessário, especialistas de outras áreas.

Vídeos úteis

Tricologista sobre as causas da perda de cabelo.

Alopécia androgênica: o endocrinologista responde às suas perguntas.

Existem normas para queda de cabelo?

Só quero avisar os leitores que você não deve entrar em pânico antes do tempo. Se você perder entre 50 e 150 cabelos por dia (dependendo do tamanho do seu cabelo), isso é normal. Lembre-se de que os folículos na cabeça são atualizados regularmente, e não importa o quanto você tente, você não pode evitar completamente a perda de cabelo. Mas se você achar que seu cabelo está ficando mais fino, então você deve começar a se preocupar. Então, qual médico entrar em contato se o cabelo com uma raiz cai?

Um homem que sabe tudo sobre a perda de cabelo

O tricólogo não realiza uma recepção em uma clínica regular, sua orientação é muito estreita. Este médico está estudando os problemas associados com doenças do couro cabeludo e danos ao cabelo. E o que devem aqueles que não têm capacidade financeira para visitar um tricologista em uma clínica de cosmetologia privada ou morar em uma área rural? No caso de você perceber que seu cabelo começou a cair, para qual médico você deveria ir? Uma alternativa existe. Como a tricologia é uma seção da dermatologia cosmética, você pode marcar uma consulta com um dermatologista. Este especialista realiza uma recepção em qualquer clínica, inclusive nas áreas rurais.

Teste simples

Muitas mulheres adoram cabelos compridos e, às vezes, a massa total abandonada pode ser enganosa. Para ter a certeza absoluta de que o seu cabelo ficou mais fino, conte o número de cabelos perdidos por dia. Para um resultado mais preciso, recomendamos que você não lave o cabelo por um dia ou dois antes do experimento. De manhã você pode contar os cabelos restantes depois de um cochilo em um travesseiro. Em seguida, escove o cabelo com um pente limpo e conte quantos mais deles permanecem nas cerdas. Registre o resultado em um caderno.

Durante o dia, após cada penteado, observe quanto cabelo vai perder adicionalmente. Não esqueça de inspecionar as roupas. Lave a cabeça no final do dia, lembre-se de fechar o orifício de drenagem. Tudo o que fica no banheiro ou em suas mãos também deve ser recontado. Este é um processo bastante laborioso, mas a única maneira de saber com absoluta precisão é quanto cabelo você perde todos os dias.

Dependendo da idade

Então, descobrimos que todas as pessoas perdem o cabelo. Qual médico deve ser consultado se a taxa de perda diária for excedida? Tricologistas ou dermatologistas examinarão seu problema detalhadamente, consultarão e prescreverão o tratamento necessário. Se você visitar regularmente salões de cosmetologia, você pode contatar um cosmetologista. Mas você sabia que dependendo da idade, problemas com mudanças hormonais, e também pigmento de cabelo, a taxa diária de perda de cabelo pode variar?

Assim, em adolescentes no período de transição, até 10% dos folículos na cabeça morrem ativamente. Portanto, a questão de qual médico ir se o cabelo de uma criança cair deve ser considerado no contexto do funcionamento do corpo da criança. Não entre em pânico com antecedência se perceber este problema ao pentear uma criança. Durante o período de crescimento ativo das crianças (idade de 3 a 7 anos), a maioria dos folículos pilosos está em fase ativa. Bem, se a sua filha de 10 anos ainda tiver uma perda excessiva, este é um motivo para marcar uma consulta com um dermatologista ou um tricologista. Lembre-se que na idade transicional, durante o ajuste hormonal ativo, a taxa média de perda de cabelo aumenta novamente. Não se esqueça das características do hormônio durante a gravidez e lactação. Na maioria das vezes, a perda excessiva de cabelo durante esses períodos é um fenômeno temporário.

Dependendo do pigmento do cabelo

Então, você fez o procedimento de contagem e descobriu que seu cabelo cai mal. Qual médico consultar, você já entende. Você sabia que, dependendo da pigmentação natural, toda mulher perde uma quantidade diferente de cabelo todos os dias? Assim, por exemplo, as loiras naturais têm mais bulbos em suas cabeças - até 150 mil.Eles têm cabelos muito finos, portanto, mulheres que naturalmente perdem cabelos loiros têm mais cabelo do que morenas ou belezas ruivas. A taxa de perda para loiras varia de 100 a 150 cabelos por dia. Jovens ruivas naturais também têm cabelos grossos. Na cabeça da média "fera ruiva", existem cerca de 80.000 folículos. Portanto, a taxa de perda para eles varia de 70 a 90 cabelos por dia. Morenas naturais têm de 100 a 110 mil lâmpadas, de modo que sua taxa de perda diária é definida na região de 80 a 110 cabelos.

Causas do Fallout

Se o cabelo cair, qual médico entrar em contato, descobrimos. Agora vamos falar sobre as causas de perdas significativas. Na verdade, existem muitos deles, listamos apenas os principais.

  • Fascínio excessivo com redesenho de cabelo e produtos de styling. Muitas mulheres muitas vezes pintam o cabelo e o fazem em casa, usando corantes baratos. Após o próximo procedimento, os cachos mais do que nunca precisam de proteção adicional. Isso não deve ser esquecido. Além disso, algumas belezas são muito zelosas no estilo do cabelo, colocando muitas composições cosméticas no cabelo: espuma, mousses e vernizes. Tudo isso estraga o couro cabeludo e prejudica as glândulas sebáceas. Dica: quanto mais cabelo estiver em seu estado natural, respire, melhor para a pele. Pela mesma razão, no caso da perda de cabelo é abandonar os penteados muito apertados.
  • Nutrição imprópria Para o funcionamento normal das lâmpadas na cabeça deve ser alimentado não só a partir do exterior, mas também a partir do interior. Assim, as mulheres que estão acostumadas a fazer dietas duras, muitas vezes enfrentam o problema da perda de cabelo, em vez daqueles que têm uma dieta balanceada. Dica: Se você está em uma dieta apertada por um longo tempo, não se esqueça de enriquecer sua dieta com vegetais crus, frutas e multivitaminas.
  • Ecologia ruim e água dura. Se você não sabe por que o cabelo cai (qual médico você deve contatar, examinamos detalhadamente nos materiais desta publicação), então você não deve descontar as condições poluídas da megalópole e da água dura e de baixa qualidade em prédios de apartamentos. Dica: suavize a água fervendo.
  • Violação da circulação cerebral. Esse problema é mais profundo e é tratado por um terapeuta e um neurologista. No entanto, não só o cérebro, mas também os folículos na cabeça sofrem de influxo insuficiente para as células da cabeça.

Nós nos familiarizamos com as principais razões pelas quais o cabelo cai. Que tipo de médico contactar se você encontrar sintomas desagradáveis, você sabe. Em qualquer caso, o médico examinará o estado interno do corpo, prescreverá testes apropriados e, com base nos resultados, dará recomendações individuais.

Outros profissionais trabalhando nessa questão.

Você sabia que a medicação pode estar envolvida no problema da perda excessiva de cabelo? Estude em detalhes as instruções da droga que você está tomando e descubra se há um efeito colateral marcado. Já observamos que o fundo hormonal do corpo é ligeiramente alterado em diferentes períodos (criança, adolescente, pós-parto). A calvície masculina está associada a um excesso do hormônio testosterona. No entanto, as mulheres têm problemas semelhantes.

Se um tricologista ou um dermatologista não o ajudou, e o seu cabelo ainda cai mal, qual médico você deve contatar neste caso? Então, o ginecologista-endocrinologista irá ajudá-lo. O fato é que algumas mulheres podem ter problemas com a glândula tireóide. Você deve se preocupar se o tratamento cosmetológico não tiver o efeito desejado, e o próprio cabelo ficar excessivamente oleoso no dia seguinte após a lavagem. O ginecologista-endocrinologista irá prescrever um exame de sangue bioquímico, um teste hormonal, e também verificar o funcionamento da glândula tireóide.

Exame geral para perda excessiva de cabelo

Agora você sabe qual médico entrar em contato se o cabelo cair em sua cabeça. Nas mulheres, esse problema é particularmente agudo. Se os homens geralmente não se preocupam com o cabelo ralo, então os representantes da bela metade da humanidade não estão prontos para se despedir de seus cabelos. Agora vamos nos familiarizar com o exame e tratamento prescritos pelo tricologista. Em qualquer caso, nenhuma análise não pode fazer.A medida mais óbvia é a doação de sangue para bioquímica, e exames de sangue para vitaminas, minerais e hormônios são adicionalmente prescritos. O especialista também examina a estrutura do cabelo do paciente para determinar o status mineral e faz um tricograma.

Tratamento geral

Se o cabelo cair, qual médico entrar em contato, agora você sabe. Depois de passar nos testes e testes adequados, o tricólogo prescreve um tratamento homeopático especial com preparações contendo minoxidol, laserterapia e massagem na cabeça, além de recomendações sobre xampus restauradores especiais, máscaras cosméticas e correção da nutrição do paciente.

Agora nossos leitores estão cientes de qual médico ir se o cabelo cair. Esperamos que nosso artigo tenha sido útil.

O problema da perda de cabelo: quando você precisa ir ao médico

O cabelo é um espelho de uma pessoa e um indicador de sua saúde. Os fios grossos e sedosos criam não apenas beleza e atratividade externas - eles sinalizam que o corpo recebe vitaminas e minerais suficientes, não está sujeito ao estresse.

O problema da perda de cabelo afeta muitos homens e mulheres. É necessário entender em que casos as fechaduras cadentes são a norma, e em que casos já é necessário soar o alarma.

O corpo humano é projetado de modo que a morte diária e a perda de parte do cabelo seja um processo natural. A vida útil de um cabelo é de cerca de três anos. No dia, cada um de nós perde 50-100 cabelos por dia.

Nas mulheres, esse número pode aumentar para 150 cabelos. Na maioria das vezes, o cabelo cai ao pentear e lavar.

Tal processo é necessário para um breve “descanso” dos folículos pilosos - depois de alguns dias, um novo começa a crescer no lugar do cabelo velho que caiu. Muitas vezes as mulheres notam os fios com pêlos de vários comprimentos - novos cachos crescem.

No entanto, acontece que o cabelo está diminuindo significativamente em pouco tempo. Se o cabelo cair em cachos inteiros ou o número de pêlos perdidos exceder a norma diária, este é um motivo para consultar um médico.

Outro sinal de calvície incipiente é uma redução no número de cabelos em algumas áreas locais em 10-50%.

Especialistas determinarão as causas desse problema e selecionarão o tratamento correto. A perda intensiva de cachos geralmente tem natureza médica, portanto, o conselho de muitos especialistas será necessário.

É importante que as mulheres lembrem que durante a gravidez, a lactação e imediatamente após o nascimento, o fundo hormonal do corpo muda. As alterações hormonais podem causar problemas intensivos, mas isso não é um motivo para consultar um médico.

É suficiente usar máscaras firmes e preparações cosméticas, consumir vitaminas e minerais suficientes, relaxar mais e não sucumbir ao estresse. Quando o corpo é reconstruído no modo normal, este problema desaparece.

  • Tratamento abrangente de alopecia androgênica em mulheres: causas, curso e diagnóstico da doença.
  • Como fortalecer o cabelo da perda de remédios populares usando uma variedade de máscaras, leia aqui.

Consulta de um tricologista: disposições gerais

Um médico que trata cabelo e couro cabeludo é chamado tricólogo. Este é o principal especialista em contato.. Após a análise, ficará claro se você precisa visitar outros especialistas.

A tricologia é uma ciência relativamente jovem. Ela está envolvida no desenvolvimento de métodos para a recuperação de cabelos e na prevenção de doenças do couro cabeludo.

Os primeiros tricologistas apareceram no início deste século e ainda não se tornaram difundidos. Em cidades pequenas, esses especialistas podem não ser. A tricologia é uma seção da dermatologia, então um dermatologista também pode substituir um tricologista.

O tricologista deve ser contatado se você identificou um ou mais dos seguintes sintomas:

  • Calvície intensiva em toda a cabeça ou em uma área local
  • Os fios se tornam frágeis e sem brilho, facilmente retirados
  • Comichão, vermelhidão e inflamação do couro cabeludo, abundante caspa
  • O cabelo cresce muito devagar ou não cresce
  • Mudança na coloração natural de cachos

Não lave o cabelo antes de visitar um médico - faça dois ou três dias antes de ir a um especialista. Use o xampu que você costuma usar. Assim, o médico será mais fácil de ver o quadro geral de cuidados para o cabelo.

Não trance tranças apertadas e não faça penteados complicados - o tricólogo deve chegar facilmente aos seus fios e às suas raízes para conduzir toda a pesquisa necessária.

Para chegar à consulta ao trichologista, você precisa entrar em contato com uma clínica paga. As instituições do Estado não têm médicos como bons especialistas em cabelo, já que essa especialidade não está incluída no classificador de ocupações todo-russo.

Profundos conhecimentos e habilidades são recebidos por futuros tricologistas durante cursos em universidades médicas. O preço de uma consulta de um especialista em tricologia depende do prestígio da clínica e da região.

Nas grandes cidades, uma visita a um tricologista custará pelo menos mil rublos, embora muitas vezes a taxa de consulta atinja até mil. Em cidades pequenas, você pode pagar de 500 a 700 rublos por conversar com um médico e fazer um exame.

Muito provavelmente, você não limitará sua visita a um especialista. No diagnóstico e tratamento dos cabelos pode levar de um a vários meses.

Procedimentos de diagnóstico

    Fotografando
    Usando uma técnica “sensível” com um flash personalizado, o médico captura o couro cabeludo e os fios em uma foto sob certas condições de luz. Este procedimento é realizado no início e no final do tratamento dos fios, a fim de avaliar seu estado de saúde e ver o resultado do tratamento.

Tricoscopia
Este é um diagnóstico usando um microscópio especial - um trichoscópio. Para estudar as causas da perda de cabelo, o tricólogo examina a superfície do couro cabeludo e determina a condição dos folículos pilosos e a espessura do cabelo. 2-3 cabelos devem crescer de cada folículo. Se o seu número é menor, fala do problema da calvície.

  • Fototrograma
    Ao conectar o triquoscópio ao computador, você pode ver o programa para processar os resultados do tratamento e o estado atual do paciente. Um fototricograma capta a perda de cabelo e controla as mudanças na superfície do couro cabeludo. A frequência de tal procedimento é uma vez a cada dois dias.
  • Análises adicionais

    Diagnosticar o problema da precipitação das cordas requer uma abordagem integrada. Para estudar a condição do corpo, um especialista prescreve uma variedade de testes.

    Entre eles estão exames clínicos de sangue e urina, testes hormonais e bioquímicos, ferro no corpo, exames de sangue e infecções.

    Outros testes - uma biópsia do couro cabeludo para a presença de infecções fúngicas e análise espectral de cabelo.

    No caso de prurido, descamação grave do couro cabeludo, abundante caspa ou foliculite, o médico coleta material biológico para análises para detectar bactérias.

    • Aprendemos como usar sal para queda de cabelo e para o crescimento em casa.
    • Descubra o que a taxa de perda de cabelo por dia em mulheres é por referência.

    Meios e métodos de restauração capilar prescritos por tricologistas

    De acordo com os resultados dos testes e diagnósticos, o tricólogo prescreverá um tratamento complexo. Os métodos para reparar os fios danificados são combinados nos seguintes grupos:

    • Uso externo de preparações cosméticas para fortalecer os fios - xampus médicos, bálsamos, máscaras, tônicos, esfoliantes, pomadas, loções, etc.
    • A ingestão de complexos vitamínicos e medicamentos - drogas para melhorar a circulação sanguínea, corticosteróides, drogas antifúngicas
    • Fisioterapia
    • Massagem manual do couro cabeludo, que melhora a circulação sanguínea e promove uma melhor absorção de nutrientes

    O médico que trata os cabelos pode prescrever os seguintes medicamentos orais - suplementos alimentares “Rinfoltil”, “Selentsin”, “Expert Hair”, complexos vitamínicos e minerais “Perfectil”, “Alerana”.

    Fortalecimento e curativo para o cabelo da droga é "Pantovigar". Tomando cápsulas Revalid, você pode restaurar o desequilíbrio hormonal e melhorar os processos metabólicos.

    Tratamentos fisioterapêuticos

      Darsonvalização
      Este procedimento envolve a exposição à corrente nos folículos capilares para o crescimento ativo dos fios. Graças a isso, o inchaço é removido, a circulação sanguínea é melhorada, as células ficam saturadas de oxigênio, as glândulas sebáceas se estabilizam. Curso de tratamento - de cinco a quinze procedimentos.

    Levantamento de plasma
    Outro nome para este método é a terapia PRP. Envolve a introdução no couro cabeludo do plasma sanguíneo do paciente, saturado de plaquetas. As plaquetas secretam moléculas especiais que promovem a melhora dos folículos pilosos e o crescimento dos cabelos. O número de injeções em um curso de tratamento é de três a cinco.

    Terapia de microcorrente
    O procedimento envolve exposição a descargas elétricas em áreas problemáticas. A corrente é baixa aqui, então os pacientes não sentem dor. Após o curso do tratamento, os processos metabólicos no couro cabeludo são melhorados, os tecidos são restaurados. O número necessário de sessões - de dez a doze.

  • Iontoforese
    Para o tratamento do cabelo, o tricólogo injeta vitaminas e oligoelementos nas camadas mais profundas da pele com a ajuda da corrente. A iontoforese tem um efeito positivo na circulação sanguínea e melhora o metabolismo da pele. A duração do tratamento é de 8 a 12 sessões.
  • Nos casos mais difíceis, quando todos os métodos não ajudam, os médicos recomendam o transplante de cabelo - cirurgia. No entanto, esse procedimento tem várias contraindicações - algumas doenças e intolerância a drogas para anestesia.

    Outros especialistas que ajudarão na solução do problema.

    Nem sempre é necessário ir primeiro a uma consulta paga ao tricologista. Se você tiver problemas com o cabelo, entre em contato com outros médicos da clínica estadual.

    Consulte especialistas para entregar todos os testes necessários. - Talvez, a precipitação intensa esteja associada a doenças de acordo com seu perfil. Abaixo está uma lista de médicos que você precisa visitar.

      Dermatologista
      A tricologia é um ramo da dermatologia, portanto, um dermatologista competente irá curar doenças do couro cabeludo melhor do que um tricologista. Consulta com um dermatologista é necessária se você está preocupado com foliculite, seborréia, coceira, vermelhidão ou descamação da pele. Na maioria das vezes, esse problema está associado a uma infecção fúngica. O cabelo em tais casos pode cair ou romper-se intensamente perto das raízes.

    Endocrinologista
    Uma das causas da calvície é problemas endócrinos. Se você tem doença da tireóide, o endocrinologista é o primeiro médico a visitar. Além disso, o endocrinologista irá prescrever testes para o nível e equilíbrio dos hormônios - perturbações hormonais ocorrem durante a puberdade e durante a reestruturação do corpo (gravidez, parto, lactação). Sinais de distúrbios hormonais - couro cabeludo seco ou oleoso.

    Ginecologista
    Um ginecologista deve visitar regularmente todas as mulheres. Muitas mulheres notam que nos estágios iniciais da gravidez, a estrutura do cabelo muda e elas começam a cair em fios inteiros. O médico lhe dirá como melhorar o cabelo e o couro cabeludo sem prejudicar o feto.

    Gastroenterologista
    Uma causa comum de perda de cabelo é a nutrição desequilibrada e a falta de nutrientes. Um gastroenterologista ou nutricionista irá ajudá-lo a criar uma dieta saudável e a se livrar de problemas com seu estômago ou intestinos.

    Terapeuta
    No início de qualquer doença, vale a pena visitar um terapeuta. Ele irá avaliar o estado geral do corpo e prescrever os principais testes - um exame de sangue para hormônios e bioquímica, testes clínicos de sangue e urina. Com os resultados dessas análises, o terapeuta fará referência aos especialistas certos.

  • Psicólogo
    O estresse é outra causa de problemas no cabelo. O psicólogo aconselhará como equilibrar o sistema nervoso com psicoterapia ou drogas.
  • Não se envolva de forma independente no tratamento da queda de cabelo - entre em contato com seu médico. Na maioria das vezes, esta doença requer um exame completo do corpo. Se você não eliminar as causas da calvície, o tratamento dos cabelos danificados não trará nenhum resultado.

    Para confiar o tratamento de cachos

    Quaisquer problemas associados com a saúde do cabelo e couro cabeludo - o escopo dos tricologistas.

    Tricologista- Um especialista que está envolvido na prevenção e tratamento de doenças do cabelo e couro cabeludo.

    Tricologia- uma ciência que estuda a morfologia e fisiologia do cabelo, e também desenvolve métodos teóricos e práticos para a restauração e reabilitação do couro cabeludo. Traduzido do grego "tricho "-" cabelo.

    Apesar do fato de que os primeiros estudos de cabelo começaram a ser realizados em 1902 por cientistas do Reino Unido, a tricologia como uma direção independente na medicina existe há pouco mais de uma dúzia de anos. Portanto, em cidades pequenas para encontrar um tricologista é bastante difícil. Mas na capital, os serviços de um especialista em cabelos estão em alta demanda há muito tempo.

    Indicações para apelar ao trichologist

    É necessário recorrer à ajuda de um especialista no caso dos seguintes problemas:

    • queda de cabelo intensa, focal ou total,
    • Fragilidade, embotamento, depleção da haste do cabelo,
    • crescimento de cabelo muito lento ou uma sensação de completa falta dele,
    • o cabelo é puxado facilmente mesmo com a tensão leve,
    • couro cabeludo seco e prurido, caspa forte, glândulas sebáceas excessivas,
    • irritação, vermelhidão do couro cabeludo, aparecimento de inflamação purulenta e cheiro desagradável,
    • mudança de pigmentação do cabelo.

    Como o tricólogo trata a queda de cabelo


    Um médico especializado em tricologia trata não só o cabelo, mas também a epiderme em adultos e crianças. Na primeira visita, o médico realiza um diagnóstico de cabelos e folículos pilosos, coleta todas as informações necessárias sobre o estado de saúde, hábitos, características do trabalho, o modo do dia do cliente. A imagem resultante permite identificar imediatamente os limites da pesquisa das causas da queda de cabelo.

    Em clínicas especializadas, o diagnóstico do cabelo é realizado em várias etapas.

    Com uma forte perda de cabelo, o médico assistente realiza a gravação fotográfica sob condições padronizadas de iluminação em um determinado ângulo. Para fazer isso, use a técnica “sensível” com configurações especiais de flash. Essa etapa permite que o tricologista e o paciente avaliem visualmente o resultado da terapia e façam ajustes na continuação do curso.

    Exame do couro cabeludo com um dispositivo especial (trichoscope) com um aumento múltiplo permite avaliar a condição da pele, o nível de sebo "entupido" poros, a atividade dos folículos pilosos. Um indicador importante aqui é a densidade do cabelo. Então, normalmente 2-3 cabelos devem crescer a partir de uma lâmpada. Se esse valor for menor, podemos falar de uma forte perda de cachos.

    A pesquisa também é realizada usando um tricoscópio conectado a um computador. Um programa especializado processa as informações recebidas e permite monitorar os resultados do tratamento ao longo do tempo. Um fototricograma é realizado duas vezes com uma diferença de um dia e permite estimar a razão de cabelos caídos e novos e a intensidade da perda de cabelo. Vale a pena notar que a câmera deve ter uma alta resolução para cobrir até os pêlos mais finos.

    1. Exame dos resultados do teste do paciente

    O médico que lida com o problema da perda de cabelo, prescreve testes, cujo objetivo é identificar a verdadeira causa da doença, sem eliminar qual tratamento superficial será inútil.

    Quais testes são prescritos pelo médico:

    • hemograma completo
    • bioquímica do sangue (mostra o conteúdo de oligoelementos essenciais),
    • exame de sangue para infecções,
    • ferro sérico (na probabilidade de anemia por deficiência de ferro),
    • análise dos hormônios do sistema reprodutivo e da glândula tireóide,
    • biópsia da pele (para a presença de uma infecção fúngica),
    • análise espectral do eixo do cabelo e bulbo.
    1. Estudo aprofundado

    No caso em que não há hereditariedade desfavorável, e os resultados dos testes não indicam fatores desencadeantes óbvios, o médico decide conduzir um estudo em profundidade da epiderme e vasos do couro cabeludo, o que envolve estudar no nível celular.

    A presença de doenças bacterianas no couro cabeludo pode causar perda de cabelo intensa. O exame bacteriológico é realizado na presença de indicações apropriadas: caspa oleosa ou seca, que não é passível de tratamento, prurido grave, foliculite.

    O que significa que o médico pode prescrever

    Por via de regra, com base nos dados obtidos, o doutor prescreve drogas externamente (xampus, tônicos, borrifos, ampola drogas) e no interior (complexos vitamínico-minerais, drogas).

    Um dos meios mais eficazes que se comprovou com sucesso na tricologia é considerado um spray ALERANA ® para uso externo. O uso diário do spray pode reduzir significativamente a perda de cabelo e aumentar a atividade dos folículos pilosos, o que contribui para um aumento notável na densidade dos cachos. Foi clinicamente provado que após 6 semanas o prolapso intensivo pára em 87% dos casos. A droga é uma droga.

    Recomendações universais do tricólogo

    Agora você sabe qual médico consultar se você tem perda de cabelo grave. No entanto, se os cachos começaram a quebrar e "desmoronar" recentemente, você pode simplesmente precisar reconsiderar o cuidado diário.

    • Lave o cabelo com água macia. A água da torneira é muito dura para o cabelo, por isso recomenda-se amaciá-la, por exemplo, usando vinagre de mesa ou suco de limão.
    • A temperatura da água não deve ser muito baixa ou muito alta. Idealmente 35-45 ºС.
    • Lavagem freqüente remove a película protetora do cabelo, o que leva a secura e fragilidade, portanto, use apenas o shampoo nas raízes, e é o suficiente para limpar as extremidades uma vez por semana.
    • Não se contraia ou fira as raízes durante a lavagem - os movimentos devem ser lisos, circulares, mas não afiados.
    • Não esfregue os cachos molhados com uma toalha. Basta construir a cabeça "turbante" e deixe o excesso de umidade absorver.
    • Uma vez por semana, hidratar o couro cabeludo com óleos que podem ser comprados em cada farmácia - isso permite restaurar a epiderme e nutrir folículos pilosos com substâncias úteis.
    • Assumir mais responsabilidade por itens de higiene pessoal - não dê a outras pessoas o seu pente ou amassados. Lembre-se, a microflora do couro cabeludo cada um tem o seu próprio, e compartilhá-lo não vale a pena.

    Quanto custa o trichologista de consulta?

    No momento, a profissão de tricologista não está listada na Classificação de Ocupações de Toda a Rússia (OKPDTR) e, portanto, as universidades estaduais não formam tais especialistas. Médicos altamente especializados recebem seus conhecimentos sobre cursos pagos em institutos médicos e, consequentemente, a taxa do tricólogo não é fornecida por instituições médicas orçamentárias.

    Obter uma consulta do trichologist no CHI não funciona, você precisa procurar ajuda de uma clínica paga. A lista de preços do especialista varia de acordo com a região e o status da instituição. Na província, o custo de admissão é um pouco menor, cerca de 500-700 rublos, e na capital ou em uma das principais áreas metropolitanas, 1000-1500 dinheiro arduamente ganho terá que ser pago para a consulta.

    Anatomia do cabelo

    Todos os pêlos do corpo humano têm a mesma estrutura - consistem em um folículo capilar (ou folículo capilar), que contém a papila capilar (é através dela que os nutrientes e o oxigênio são fornecidos aos cabelos pelo sangue). Além disso, o cabelo tem uma haste (parte visível), que, por sua vez, é dividida em 3 camadas:

    • medula é a camada mais profunda que é necessária para o transporte de nutrientes através do cabelo,
    • O córtex é a camada mais espessa, que consiste em proteína de queratina e pigmento de melanina, que dá cor ao cabelo,
    • as cutículas são as células cornificadas que dão força ao cabelo (elas, como as telhas, cobrem o cabelo e protegem-no de influências negativas).

    Qual é a vida do cabelo na cabeça

    Todo o cabelo passa por vários estágios de desenvolvimento:

    • Anagen - crescimento ativo e desenvolvimento da haste, que pode durar 3-5 anos,
    • catágena - separação do folículo da papila e desnutrição dos cabelos, esta fase ocorre dentro de 4-6 semanas,
    • telógeno - o estágio em que o caule com o folículo é finalmente separado da papila e se move lentamente para a superfície da pele, o processo leva 3-6 meses.

    Assim, podemos concluir que a expectativa de vida média de um cabelo é de 3 a 6 anos.

    As principais causas de perda de cabelo

    Muitos fatores influenciam o crescimento e a saúde dos cabelos: estilo de vida, cuidados, nutrição, clima. E as causas mais comuns de calvície (alopecia) podem ser:

    • predisposição genética à perda excessiva de cabelo,
    • dieta desequilibrada, que inclui poucas vitaminas e minerais,
    • cuidado que é escolhido sem levar em conta o tipo de cabelo (o cuidado correto do cabelo oleoso pode ser encontrado neste artigo),
    • pobre condição ecológica, mudanças de temperatura, umidade e pressão,
    • coloração de cabelo com corantes agressivos que contêm amônia (em mais detalhes neste artigo),
    • situações estressantes
    • doenças dos sistemas digestivo, endócrino, nervoso e imunológico.

    De todos os itens acima, podemos concluir que nem sempre é possível determinar de forma independente a causa da perda de cabelo, portanto, recomenda-se consultar um especialista.

    Cabelo cai: qual médico entrar em contato

    Se uma pessoa encontrar tais situações pela primeira vez, ele pode não entender qual médico contatar se o cabelo cair. E, na maioria dos casos, consultar apenas um especialista não é suficiente.

    Um tricologista é um médico que trata cabelos e diagnostica doenças capilares, portanto, primeiro de tudo, você precisa marcar uma consulta com ele. Ele avaliará a condição do cabelo examinando o couro cabeludo sob um dermatoscópio de vídeo. Quase sempre os seguintes estudos também são necessários:

    • exame de sangue bioquímico (uma lista completa de testes para queda de cabelo pode ser encontrada aqui),
    • um exame de sangue para minerais e vitaminas no corpo,
    • Trichogramma (análise do cabelo perdido, medindo sua espessura).

    Após receber os resultados do estudo, o tricologista dará recomendações para o cuidado e tratamento dos cabelos.

    Dermatologista

    Você também deve se referir a este médico, especialmente se a perda de cabelo ocorrer repentinamente e for acompanhada de vermelhidão, coceira e sensação de queimação e caspa (todas as causas de caspa são descritas aqui). Se os sintomas acima são combinados entre si, existe a possibilidade de uma doença como a seborreia (disfunção das glândulas sebáceas) ou micose (infecção fúngica da pele). Para o diagnóstico destas doenças será suficiente raspagem semeadura da superfície do couro cabeludo.

    Doença infecciosa

    Este especialista deve ser consultado caso um dermatologista tenha encontrado uma micose ou outra doença dermatológica de origem viral ou bacteriana (origem). Neste caso, o especialista em doenças infecciosas deve avaliar os testes clínicos gerais (exame completo de sangue e urina, exame de sangue bioquímico) e prescrever uma terapia etiotrópica abrangente (destinada à destruição do patógeno).


    Como cuidar do cabelo se ele cair

    O cuidado é uma parte importante da saúde do cabelo, por isso não o negligencie. Os especialistas recomendam:

    • selecione produtos de cuidado de acordo com o tipo de cabelo,
    • diariamente para massagear a cabeça com pentes especiais,
    • não limpe o cabelo molhado,
    • desistir de ploek e secador de cabelo,
    • proteja o cabelo da exposição à luz solar, temperaturas extremas.

    Se você seguir estas recomendações, você vai sempre se livrar da perda excessiva de cabelo!

    Casa> Cabelo> Que tipo de médico para entrar em contato se o cabelo cai

    Doutor da perda de cabelo

    Um médico que lida com o cabelo e todos os problemas associados ao couro cabeludo é chamado de tricologista.

    Doutor-tricologista quem é? É este especialista que toma medidas para prevenir e tratar doenças da cobertura epidérmica da cabeça e do cabelo.

    A ciência da tricologia (na tradução do grego “tricho” significa “cabelo”) é baseada no estudo do ciclo de vida dos cachos, seus processos fisiológicos. Também esta área de desenvolvimento científico de métodos teóricos e práticos para a reabilitação e restauração da zona do cabelo da cabeça.

    Os primeiros estudos relacionados ao cabelo, iniciados por cientistas britânicos desde 1902, mas a ciência médica da tricologia apareceu há apenas 10 anos. É por isso que é pouco provável que cidades pequenas tenham uma base de tais especialistas, mas os residentes de grandes locais há muito vêm usando os serviços de trichologists.

    Principais sintomas para o tratamento de um tricologista

    O médico-tricologista que cuida dos cabelos deve ser visitado quando tais sintomas ocorrerem:

    • queda zonada ou sólida de cordões,
    • frágil, desprovido de vida brilho, eixo de cabelo fino,
    • um aumento lento no comprimento ou falta completa de crescimento de pêlos,
    • a perda ocorre mesmo com pouco impacto mecânico,
    • couro cabeludo seco, prurido grave, caspa, aumento da secreção de glândulas sebáceas,
    • áreas irritadas no couro cabeludo com vermelhidão,
    • o aparecimento de inflamação, possivelmente com conteúdo purulento, pápulas, com um cheiro desagradável,
    • modificação de pigmento de cabelo.

    Tirar fotos usando parâmetros padronizados

    Perda de cabelo forte, dá ao tricologista uma razão para realizar a fotofixação em condições padronizadas de clarificação, com a mesma posição da cabeça. Para fazer isso, use um equipamento especial "hipersensível" com flash personalizado. Nesta fase, o especialista já pode colocar uma avaliação do estado de saúde do paciente, bem como, posteriormente, ver a eficácia do curso de tratamento para o seu ajuste.

    Diagnóstico de computador de cabelo (tricoscopia)

    Um triquoscópio é um dispositivo especial que opera com o princípio de um microscópio, aumentando repetidamente a superfície em estudo. Com a sua ajuda, é possível estudar o estado da cobertura epidérmica, o grau de oclusão com o segredo sebáceo, e também traçar a atividade dos folículos pilosos. Um dos principais indicadores é a densidade do cabelo. Em uma pessoa saudável, de um folículo cresce 2-3 fios de cabelo, os índices subestimados indicam um grau grave de alopecia.

    Tricografia computadorizada (fototricograma)

    Outro estudo que usa um tricoscópio conectado a um computador. Aparelho de câmera tem uma alta sensibilidade, o que permite que você capture até os menores pêlos. Com a ajuda de um programa especialmente desenvolvido, você pode processar os dados, bem como acompanhar a dinâmica da eficácia do tratamento.

    Encaminhamento para pesquisa adicional

    O médico direciona o cabelo e o couro cabeludo para testes adicionais que ajudarão a identificar a causa raiz da doença. Se a causa não for eliminada, a aplicação local do tratamento será ineficaz. Possíveis análises:

    • teste de sangue clínico
    • análise bioquímica do sangue (indicadores quantitativos de oligoelementos),
    • PCR (indica processos patológicos ativos ou transferidos),
    • ferro no soro (o resultado pode mostrar deficiência de ferro),
    • testes hormonais para suspeita de patologia da tiróide,
    • biópsia epidérmica (exame da pele ao microscópio por lesão fúngica),
    • espectrograma (análise espectral do cabelo)

    Estudo mais detalhado

    Se o paciente não tiver predisposição genética para queda de cabelo e o desfecho dos estudos realizados não mostrar os mecanismos desencadeantes suspeitos da doença, o tricólogo poderá decidir em favor de uma análise mais aprofundada da pele e do sistema vascular da cabeça. Estudos mais detalhados são realizados no nível celular.

    O estudo de material biológico para a detecção de patógenos nele

    A causa da perda de cabelo pode ser a presença de infecção bacteriana da epiderme da cabeça. O estudo de material biológico em bactérias é usado para tais sintomas:

    • foliculite epilante,
    • caspa oleosa ou seca que desafia a terapia padrão,
    • sem coceira intensa.

    Medicamentos que o médico pode aplicar

    Com base nos resultados obtidos, o médico do tricólogo capilar pode prescrever o uso de preparações externas (xampus, tônicos, sprays, preparações em ampolas) e para administração oral (complexos de vitaminas e microelementos, preparações medicinais). Um dos meios mais populares e eficazes é considerado "Spray para uso externo de Alerana". Devido ao seu uso diário, alopecia pode ser significativamente reduzida em um curto espaço de tempo.A droga também contribui para um aumento na atividade dos folículos pilosos, o que resulta em um aumento perceptível na densidade do cabelo. Estudos clínicos demonstraram que, após 1,5 mês de uso regular da droga, a perda é reduzida em 85%.

    Preparando-se para visitar o tricologista (doutor pelo cabelo)

    É necessário decidir se o problema existe como tal ou se ainda é um processo natural de se livrar dos pêlos mortos. Os mais propensos ao pânico são mulheres que estão sob grande estresse, mesmo com 5 pêlos em um pente.

    Se mais de 120 cabelos caírem por dia, esta é uma razão clara para escrever para um especialista.

    Antes de tomar um tricologista, não é recomendado lavar o cabelo, para que um especialista possa ver com maior fidedignidade os problemas que o acompanham. Você também não pode usar cosméticos para pentear, fazer cabelo de tranças ou qualquer outra distorção da estrutura do cabelo. Para obter dados objetivos, o médico deve ter as informações corretas, o que não é possível investigar ao aplicar composições fixando o cabelo.

    Recomendações padrão do trichologist

    Tendo aprendido a resposta para a pergunta de qual médico recorrer se o cabelo cair, vale a pena designar soluções padrão para o problema. Se você encontrar perda de cabelo abundante, queda de cabelo, os especialistas recomendam prestar atenção à sua maneira regular de cuidar dos fios. Dicas para um tricologista:

    • a água para lavar cachos deve ser macia. A água dura que vem de torneiras não é absolutamente adequada para esses propósitos. Pode ser mitigado artificialmente - colocando o filtro na torneira ou oxidando-o adicionando vinagre de mesa (limão fresco).
    • A temperatura da água não deve ser extremamente baixa ou alta. A temperatura ideal é 30-40ºС.
    • A lavagem frequente do cabelo contribui para a lavagem da película protetora, tornando os fios secos e quebradiços. Não é recomendado lavar o cabelo com mais frequência do que a cada três dias, ao mesmo tempo, o xampu pode ser aplicado apenas nas raízes, todo o comprimento pode ser limpo uma vez em 7 dias.
    • Cachos de limpeza também devem estar recorrendo a movimentos de massagem. Então você pode estimular a circulação sanguínea, respectivamente, o fluxo sanguíneo para os folículos pilosos.
    • Os fios molhados não podem ser esfregados com uma toalha, basta borrá-los ou enrolar uma toalha para absorver o excesso de umidade.
    • Hidratar o couro cabeludo também é de grande importância.Este procedimento deve ser realizado não menos que 1 vez por semana. Alimentando a camada epidérmica e folículos pilosos podem ser óleos de farmácia (jojoba, bardana, mamona).
    • Para prevenir doenças de pele, você precisa ter mais cuidado com itens de higiene pessoal. Periodicamente, eles devem ser limpos com desinfetantes. Além disso, não use itens de outras pessoas.

    Tricologista de consulta

    Hoje, na lista do classificador de profissões russo, o tricólogo ainda não assumiu seu lugar de honra. E isso significa que as universidades do país ainda não se formaram nesses especialistas. Essa especialização focada estritamente é adquirida com base em instituições educacionais estrangeiras. Você só pode encontrar um tricólogo entrando em contato com uma clínica médica particular.

    Agora você sabe qual médico entrará em contato com você se o seu cabelo cair. É muito importante reconhecer o problema a tempo e consultar um profissional para determinar as causas e outras medidas terapêuticas.

    Tricologia

    Na medicina, a tricologia trata do estudo da estrutura do cabelo, sua fisiologia e morfologia, forma e qualidade. Esta seção da dermatologia é responsável por doenças do couro cabeludo e zona do cabelo.

    No entanto, a classificação no sistema do Ministério da Saúde ainda não existe, por isso os pacientes muitas vezes têm que se inscrever para uma consulta com um dermatologista. Neste caso, as visitas serão relacionadas às causas da calvície, doenças da epiderme da área do cabelo, tratamento da seborreia e caspa.

    Se os problemas se relacionam com a qualidade dos fios - eles são maçantes, sem vida, quebram, então o dermatologista não o fará. Você ainda terá que procurar um tricologista ou voltar para a medicina tradicional.

    Diferença na especialização

    Uma pessoa está constantemente mudando a cobertura do cabelo - este é um processo fisiológico natural. Alguns pêlos em um pente - isso é normal, vale a pena soar o alarme não mais cedo do que 100-120 peças são notadas por dia.

    As causas externas da doença aparecem muito mais tarde - quando se tornam visíveis visualmente.

    Sintomas de uma condição perigosa:

    • caspa
    • fraqueza dos bastões de queratina, seu afinamento,
    • secura, seção de cabelo,
    • crescimento lento
    • alopecia - difusa, focal, androgenética,
    • perda de densidade
    • seborréia - seca ou oleosa,
    • acinzentado com a idade de 16-25 anos.

    Você também deve consultar o medicamento oficial, se a doença é parasitária na natureza ou infecciosa - existem piolhos, sarna na zona do cabelo, ácaros subcutâneos, sinais de privação. Competência de um dermatologista - exame de alopecia, doenças parasitárias e infecciosas, seborréia e caspa. Este médico tratará sua cabeça se puder determinar as causas da perda de cabelo.

    Quando os fatores não conseguem descobrir, então o paciente recebe consultas de outros especialistas. Eles podem ser ginecologistas, endocrinologistas, gastroenterologistas, especialistas em doenças infecciosas - até mesmo neurologistas!

    Exaustão, embotamento, fragilidade - eles também podem estar associados a problemas em outros sistemas orgânicos, de modo que o tricologista também deve tratar especialistas estreitos para tratar a calvície.

    Causas de perda de cabelo

    Existem 9 principais causas de perda de cabelo e indicam qual médico as trata.

    1. Alterações nos níveis hormonais - insuficiência hormonal, alterações naturais, desequilíbrio. Tais mudanças provocam: aumento da produção de hormônios masculinos - andrógenos, diminuição da oferta de estrogênio ao sangue - um dos principais hormônios femininos, o início da menopausa, a gravidez. Se esses fatores afetarem os problemas de dor de cabeça, você precisará contatar um ginecologista ou um endocrinologista. O tratamento será administrado após um esclarecimento exato das causas. Deve separadamente se debruçar sobre o estado da gravidez. Nas mulheres, quando os bebês nascem, os hormônios femininos são produzidos intensivamente e quase não ocorre perda de cabelo. Após o parto, o nível hormonal está nivelado, e neste momento há um aumento da perda de cabelo, porque depois de um difícil 9 meses, você precisa atualizar o seu cabelo - já existem substâncias saudáveis ​​o suficiente nas novas vertentes, eles "Fresh"saudável. Portanto, quando 2-4 meses após o nascimento começa "Molt"não fique com medo
    2. Falta de vitaminas. Essa condição aparece quando a dieta é irracional, não tem nutrientes suficientes ou uma dieta. "Pobre". Neste caso, você precisa fazer "Correto" menu para todos os dias, ou contacte o seu gastroenterologista. Com muitas doenças do estômago, duodeno ou fígado, substâncias úteis deixam de ser absorvidas pelo corpo, e sem resolver o principal problema para eliminar a destruição da estrutura do cabelo é impossível,
    3. O estilo de vida está longe de ser ideal. Maus hábitos e uma longa estadia em um quarto com fumaça ou na ausência de ar fresco, estilo de vida pouco ativo - tudo isso afeta a qualidade do cabelo. Não há médico que dirija uma caneta para andar, praticar esportes ou a tempo de alimentar alimentos saudáveis. Normalize a rotina diária e as refeições que você precisa,
    4. Cuidados inadequados de cabelo. Shampoos ou cosméticos abaixo do padrão para o cuidado de cachos, que não combinam com o tipo de dados de cabelo. Coloração frequente por meio da qual "Matar" os componentes do cabelo são amônia e peróxido de hidrogênio, termolining, fios de secagem, aumentando a sua fragilidade. Esse problema também terá que ser combatido de forma independente, embora médicos, um tricologista e um dermatologista, possam apontar essa razão,
    5. Perda sazonal. Nos mamíferos, a muda é um processo natural. O homem também pertence à classe dos mamíferos e também tem uma muda peculiar. O resto dos folículos pilosos nem sempre cai no verão - cada pessoa tem seu próprio tempo de descanso, que é determinado pelas qualidades individuais do organismo. Além disso, fatores externos afetam a perda de cabelo. No outono, o cabelo cai devido ao aumento da exposição à radiação ultravioleta no verão passado, se o vírus sazonal cair no outono, no período da primavera, o cabelo mudou - deficiência de vitaminas após um inverno difícil, no verão - se não recuperou na primavera. Claro, a medicina não resolve esse problema,
    6. Estresse e problemas neurológicos. Neste caso, você deve contatar seu neurologista. Quando as neuroses sofrem, pele, unhas, dentes colapsam, enquanto os vasos grandes e periféricos se espasam durante distúrbios nervosos, a nutrição do sal superior da epiderme é perturbada,
    7. Perda de cabelo pode ser devido a tomar certos medicamentos ou quimioterapia. No primeiro caso, você pode contatar o médico que trata a doença subjacente e pedir mais remédios benignos. No segundo, a perda de cabelo não deve ser um fator devido ao qual eles podem recusar o tratamento para o câncer. Se você puder se livrar disso, o cabelo vai crescer,
    8. A diminuição global do estado imunológico do corpo. Pode provocar-se por doenças contagiosas ou crônicas, ecologia pobre - ar poluído e água, atividade profissional. Se o sistema imunológico sofre de problemas orgânicos, você deve primeiro entrar em contato com o terapeuta para que, durante o exame, o problema seja resolvido. O mesmo médico pode ajudar a se livrar dos efeitos causados ​​por danos ambientais,
    9. Fator genético. Se os pais têm cabelo ruim, é ridículo esperar que as crianças tenham cabelos chiques.

    Qual médico contactar, com problemas de cabelo, para que ele sugira as razões pelas quais você deve focar a atenção? Tricologista - se ele está na equipe da clínica, ou um dermatologista ou terapeuta.

    Métodos de tratamento

    Para restaurar a qualidade do cabelo, remédios médicos e homeopáticos do efeito geral, as preparações da ação externa dirigida prescrevem-se.

    A fisioterapia está conectada:

    • mesoterapia,
    • descamação
    • Massagem efeitos de vários tipos - a partir da massagem do pescoço para reflexoterapia,
    • terapia com laser
    • acupuntura,
    • tratamento de áreas problemáticas com nitrogênio líquido ou outros estimulantes.

    Por muito tempo, é preciso passar por um curso de terapia vitamínica, para seguir as recomendações sobre a atração de drogas feitas de acordo com as receitas da medicina tradicional. A restauração capilar requer paciência. O médico não só prescreverá tratamentos médicos e procedimentos que ajudem a tratar a calvície, mas também ajustará o estilo de vida.

    Se a terapia for ineficaz, pode ser necessária uma cirurgia de transplante capilar.

    Pin
    Send
    Share
    Send