Tratamento caspa

Como se livrar da dermatite seborréica na área da orelha

Pin
Send
Share
Send

Naturalmente, a dermatite nos ouvidos não é fatal. Mas, se não for tratada a tempo, pode se manifestar como uma forte inflamação, que piora significativamente a qualidade de vida. Além disso, na localização da dermatite seborréica, cicatrizes e eczema aparecem ao longo do tempo, o que não pode ser chamado de atraente. Dermatite seborréica nos ouvidos pode se espalhar para áreas saudáveis ​​da pele e, portanto, requer tratamento imediato.

A dermatite seborreica nos ouvidos manifesta-se por descamação da pele, comichão e vermelhidão. Tais manifestações localizam-se no canal auditivo, na aurícula ou atrás das orelhas.

Sintomas da manifestação da doença:

  • há uma mudança na cor habitual da pele atrás das orelhas e na aurícula,
  • há um ligeiro inchaço
  • pequenos nódulos contendo um líquido claro aparecem na pele (eles são capazes de se abrir por conta própria, formando manchas molhadas que são um trampolim para o desenvolvimento de micróbios),
  • a epiderme é caracterizada por condição seca e descamação,
  • a orelha de adultos está coberta de crostas amarelas,
  • pus ou líquido incolor pode ser liberado do canal auditivo, acompanhado por um odor desagradável,
  • se não tratar a doença a tempo, a pele em lugares da localização da dermatite fica grossa e fica coberta de lugares pigmentados.

A gravidade da doença de pele depende de muitos fatores. Quanto mais você hesitar com o tratamento, mais difícil será se livrar do peeling maltratado.

Médicos, dependendo do tipo de pele, 3 formas de dermatite são distinguidas:

  1. Seco Escamas brancas aparecem (caspa). O sebo normalmente não chega à superfície, portanto os poros estão entupidos e há sinais de pele seca. Se a caspa for removida mecanicamente, a pele terá uma tonalidade vermelha, o que indica inflamação.
  2. Negrito. Aumento da secreção de sebo, acompanhado por um odor desagradável. Peeling Obtém um tom amarelado. Geralmente encontrado na adolescência.
  3. Misto É caracterizada pela presença de várias lesões: por exemplo, uma erupção cutânea branca (tipo seco) ocorre na face e nas orelhas, e os pelos e sobrancelhas são cobertos com escamas amareladas.

Causas de

A seborréia nos ouvidos pode aparecer devido a certas circunstâncias que estão associadas à saúde dos órgãos e sistemas do corpo humano. Entre as causas da dermatite de ouvido, os médicos distinguem:

  • imunidade enfraquecida
  • metabolismo inadequado
  • falta de vitaminas, que muitas vezes acontece na primavera,
  • perturbações hormonais, especialmente durante a adolescência e durante a gravidez,
  • a presença de doenças crônicas do trato gastrointestinal, rins e fígado,
  • estresse frequente
  • predisposição genética.

Há também dermatite de contato, que pode ocorrer devido aos seguintes fatores:

  • usar jóias, aparelhos auditivos ou fones de ouvido feitos de metal que não combinam com sua pele,
  • o uso de detergentes químicos e corantes que causam reações alérgicas na pele,
  • gotas de otite,
  • forte espremer de tampas de plástico para os ouvidos.

Se o tempo não se envolver no tratamento da dermatite do ouvido, pode evoluir para dermatose.

Um ponto importante! A dermatose está associada à ação do fungo Malasseziafurfur, que é alimentado por gordura secretada pela pele. Os produtos de sua vida apenas agem toxinas, levando à destruição do epitélio. Dermatose seborréica freqüentemente afeta as aurículas.

Como é a caspa?

Mesmo um homem simples na rua é difícil confundir o peeling usual com caspa de ouvido. As escalas do segundo fenômeno são mais significativas: grandes flocos de cor branca ou amarela são separados da pele. Sua aparência é acompanhada de ardência e coceira severas. Uma pessoa tenta se livrar dele penteando a pele dentro da orelha com uma vara especial ou um fósforo.

Se com a ajuda de um instrumento simples é possível eliminar áreas de pele seca, há um forte avermelhamento sob elas. Remoção de flocos traz alívio temporário. O paciente sente constantemente a presença dentro do ouvido de um corpo estranho. Estas são crostas úmidas - uma mistura de sebo e cera de ouvido. Se, no contexto da patologia descrita, a otite média se desenvolver, a pessoa pode perder temporariamente a sua audição.

Recomendações gerais para se livrar da caspa nos ouvidos

A caspa nos ouvidos não é perigosa para a saúde, mas os especialistas ainda recomendam começar o mais cedo possível a lidar com um problema semelhante. O fato é que os flocos secos podem se misturar com cera de ouvido e causar a formação de engarrafamentos. Sua presença pode levar ao zumbido e ao desenvolvimento de surdez parcial.

Para se livrar da caspa, você precisa começar em casa com a ajuda de um sabonete e uma toalha macia. Se a caspa for formada na própria aurícula, você pode caminhar pelas áreas de descascamento com uma esponja, que é abundantemente umedecida com água e sabão, e depois lavar a pele completamente com água corrente. Depois que a pele é importante para secar bem com um pano de algodão e aplique qualquer hidratante. Se este método de luta não ajudou a se livrar da caspa nos ouvidos, você deve visitar um dermatologista. Ele descobrirá porque os flocos são formados e prescreverá um tratamento medicamentoso.

Terapia medicamentosa

Existe uma grande lista de ferramentas que podem ser usadas na luta contra a dermatite seborréica. Entre eles estão:

  1. Alcatrão medicinal ("Sebuton", "Friderm"). Sua aplicação ajuda a desinfetar a pele inflamada, eliminar as células mortas da epiderme e normalizar a divisão das células saudáveis.
  2. Ácido salicílico e "Friederm zinco" combatem com sucesso uma infecção bacteriana.
  3. Pomadas e comprimidos "Clotrimazole", "Nizoral" eliminam o fungo.
  4. O creme de extrato de Quassia Amara alivia bem a inflamação.

Para conseguir um efeito terapêutico, é necessário combinar o uso de pomadas locais e drogas sistêmicas. Estes últimos são frequentemente prescritos pelo dermatologista “Cyclopirox” - um agente cuja substância ativa é ativa contra os principais agentes causadores de micoses e certas bactérias gram-positivas. Se a otite se desenvolver, os antibióticos são prescritos para o paciente. Eles podem ser usados ​​como tratamento local (gotas de otofa) ou como agentes orais sistêmicos. Para eliminar os anti-histamínicos coceira são usados ​​primeira ou segunda geração.

Receitas da medicina tradicional

Para aumentar o efeito terapêutico ou reduzir a carga de drogas pelos médicos, a medicina tradicional é ativamente incluída no regime de tratamento. Os mais populares são:

  1. Turunda mergulhada em óleo de girassol. Um cotonete é bem torcido, depois é umedecido em óleo quente, ligeiramente espremido e inserido na abertura da aurícula. Esta turunda ajuda a amolecer e, em seguida, remover com êxito as crostas nas orelhas (caroços caspa seca). Um cotonete é deixado por quinze minutos, em seguida, removido, o óleo restante é removido com um pedaço de guardanapo macio. Durante o dia turunda deve ser inserido duas ou três vezes, o curso do tratamento - uma semana e meia. Se você precisar remover a inflamação, é melhor molhar turunds em óleo de rosa mosqueta, calêndula ou buckthorn mar.
  2. Esfregar Novocaína. A ampola com o remédio é aberta, o algodão é umedecido, o ouvido é esfregado várias vezes ao dia com ele. Isso deve ser feito durante a semana. Novocain bem remove os sintomas de desconforto fisiológico.
  3. Esfregando mingau de pão. A farinha de centeio é aglomerada e pulverizada com água fervente, a pasta é amassada com pão úmido e deixada por vinte minutos. Durante esse tempo, a levedura perderá sua agressividade. Mingau acabado é necessário para limpar as orelhas do interior. Esta ferramenta tem um efeito de peeling pronunciado.

Antes de usar a medicina tradicional é útil para testar alergias.

Medidas para prevenir o aparecimento de caspa nos ouvidos

Qualquer doença é mais fácil de prevenir do que curar, por isso os especialistas recomendam seguir algumas regras que permitem que ela seja realizada. É importante:

  1. Lave seus ouvidos regularmente.
  2. Não use acessórios de outras pessoas (fones de ouvido, tampões para os ouvidos).
  3. Não escove os ouvidos com cotonetes. Seu uso destrói as células epiteliais, remove o lubrificante de proteção.
  4. Observe o sono, descanso e trabalho.
  5. Mantenha os ouvidos em climas frios, não exagere no corpo como um todo.
  6. Proteja os canais auditivos da água.
  7. Processe regularmente todos os dispositivos usados ​​(fones de ouvido, aparelhos auditivos) com fones de ouvido especiais projetados para finalidades específicas.
  8. Não inicie o tratamento para qualquer infecção.
  9. Beba mais água pura e pura.
  10. Evite estresse e experiências psicoemocionais.
  11. Equilibrado comer.

Se você tiver sintomas de dermatite seborréica, entre em contato com um dermatologista ou otorrinolaringologista para obter ajuda.

Causas da dermatite seborréica no ouvido

A dermatite seborreica na orelha é um sintoma de mal-estar no corpo. A fim de curar a caspa e se livrar do desconforto que traz o defeito da aparência, você precisa entender as causas de sua ocorrência. O tratamento exclusivamente local nem sempre é eficaz e, mesmo com a completa eliminação dos sintomas da doença, uma recaída é possível.

Na orelha, a dermatite seborréica desenvolve-se pelas mesmas razões que em qualquer outra parte do corpo.

Esta doença é uma das manifestações da seborreia, localizada principalmente no couro cabeludo e no exterior do crescimento do cabelo.

A área afetada pode se espalhar por várias áreas da pele:

  • canal auditivo,
  • aurícula
  • zona auricular.

Sintomas de dermatite seborréica no ouvido:

  • descamação da pele
  • descascando flocos do estrato córneo da epiderme,
  • coceira que ocorre periodicamente, ou persistente,
  • vermelhidão da pele na área afetada,
  • lesão linear ou pinça na pele.

Causas da dermatite seborréica no ouvido:

  • violação dos níveis hormonais, que podem ser causados ​​pela reestruturação do corpo durante a puberdade,
  • doença da tiróide,
  • susceptibilidade genética ao desenvolvimento de dermatite seborréica,
  • nutrição desequilibrada
  • falta de cuidados ou cuidados com a pele impróprios do corpo.

Tipos de dermatite seborréica na orelha

A dermatite seborreica na orelha pode desenvolver-se no contexto de uma das duas formas de seborreia:

Dependendo do tipo de doença, os sintomas podem variar. Com seborréia oleosa, a caspa oleosa é observada, com seco - seco. O tipo de peeling é fácil de determinar visualmente.

Quando seborréia oleosa observada:

  • brilho gorduroso
  • escamas da pele esfoliantes cobertas com um filme oleoso,
  • a densidade e espessura das placas consistindo de células epidérmicas mortas são mais pronunciadas,
  • caspa tem uma tonalidade amarelada.

Coceira está presente em qualquer forma da doença. Ele provoca desconforto considerável, mas você pode rapidamente se livrar dele com a ajuda de medicamentos e medicamentos preparados de acordo com as receitas tradicionais da medicina.

Para o tratamento bem sucedido da doença, você precisa entrar em contato com um dermatologista, que tentará descobrir a causa da patologia. Isso impedirá a possível recorrência da doença.

Tratamento da dermatite seborréica no ouvido com medicação

A dermatite seborréica é o resultado de uma infecção fúngica da pele. O desenvolvimento da microflora patogênica é mais frequentemente causado por distúrbios hormonais. Portanto, no tratamento médico da dermatite seborréica usar drogas que têm os seguintes efeitos:

  • antifúngicos (antimicóticos),
  • anti-inflamatório
  • antipruriginoso
  • calmante.

Se a causa da dermatite seborréica é uma violação dos níveis hormonais, os medicamentos prescritos contêm corticosteróides.

Caspa na orelha pode ser o resultado de reações alérgicas. Neste caso, os medicamentos anti-histamínicos são necessários.

O que é dermatite de ouvido?

Dermatite é uma doença da pele que toma várias formas, na maioria das vezes é pele descamação banal, mas ocasionalmente uma violação das funções da pele. A dermatite de orelha é um processo inflamatório localizado na parte externa do canal auditivo.

O processo inicialmente ocorre exclusivamente na parte externa da orelha. Se você ignorar a doença e não iniciar o tratamento a tempo, a inflamação pode se espalhar para o interior. A dermatite seborréica pode ser observada em uma ou ambas as orelhas.

No início, a situação parece inofensiva, em alguns pacientes, leva muitos anos em uma forma leve e não incomoda particularmente. No entanto, sem terapia, a seborreia do canal auditivo pode progredir e causar um processo inflamatório completo que requer tratamento médico por mais tempo.

Causas

A seborréia pode ocorrer por várias razões, na maioria das vezes a condição não é uma patologia separada. Os seguintes fatores são distinguidos:

  • hereditariedade - como a dermatite comum, a orelha também pode se desenvolver devido a um mecanismo semelhante das glândulas sebáceas, como alguém de membros da família,
  • incumprimento das regras de higiene,
  • usar fones de ouvido ou aparelhos auditivos,
  • produtos cosméticos
  • enfraquecimento da imunidade devido a maus hábitos, tomar antibióticos, má qualidade nutricional, etc.
  • doenças dermatológicas,
  • falha do sistema hormonal
  • a presença de doenças crônicas, como diabetes.

Os sintomas da seborréia podem variar um pouco, dependendo do tipo de doença. Eles são distinguidos por dois - seborréia oleosa e seca. No primeiro caso, a condição aparece da seguinte maneira:

  • brilho pronunciado da pele associado com o trabalho realçado das glândulas sebáceas,
  • espessamento do estrato córneo da epiderme,
  • comichão moderada ou grave,
  • a presença de escamas de cor amarelo-acinzentado,
  • O supercrescimento da microflora fúngica é por vezes possível devido a um meio nutriente adequado.

O tipo seco de seborreia manifesta-se na forma:

  • manchas avermelhadas na pele,
  • sensação de pele apertada,
  • coceira severa
  • caspa fina
  • fissuras epiteliais.

Há também um tipo misto de dermatite, então o paciente tem dois tipos de sintomas ao mesmo tempo. Neste caso, o tratamento será um pouco diferente, um remédio será necessário para corrigir as funções das glândulas sebáceas em ambas as direções.

Como é que as crianças

Acredita-se que a presença de seborreia nos ouvidos em crianças seja causada por uma predisposição genética e hormônios maternos residuais. Muitas vezes a condição é observada nos primeiros meses após o nascimento do bebê e, eventualmente, desaparece sem assistência.

As principais manifestações - a presença de flocos gordurosos e caspa. Às vezes, os sintomas são difíceis de perceber, você deve prestar atenção às roupas, a pele esfoliante pode permanecer nele.

Apesar do fato de que em crianças, a seborreia de ouvido freqüentemente desaparece sozinha, o estado das orelhas deve ser monitorado. Se a progressão da doença for perceptível, medidas de cuidado e prevenção serão necessárias. Isso evitará a necessidade de drogas.

Primeiro você precisa estabelecer a causa da seborréia, referindo-se a um especialista. Após o exame, ele prescreverá a droga mais apropriada, dada a idade do paciente e o curso da doença. A base da terapia são cremes ou pomadas para dermatite, que são espalhados no ouvido até que os sintomas desapareçam.

Não é necessário selecionar uma droga para o tratamento da seborreia, recomenda-se consultar um especialista que irá prescrever um medicamento eficaz e seguro.

Medicamentoso

Medicamentos são usados ​​dependendo do tipo de seborréia. Para áreas de choro da pele, é necessário um agente de secagem, como unguento de zinco. Neste caso, o ácido bórico ou picrico será eficaz.

Se o paciente sofrer de coceira intensa, é aceitável o uso de anti-histamínicos: Claritin, Eden, Suprastin. As crianças são prescritos gotas: Parlazin ou Cetirizine.

Às vezes você pode precisar de medicamentos antifúngicos eficazes: Lamisil, Naftifine e Mikospor.

Na presença de seborreia no couro cabeludo, você precisa usar xampus farmacêuticos especiais: Nizoral, Skin-cap ou Sulsen.

Além de pomadas, cremes e xampus, é extremamente importante cuidar de tomar imunoestimulantes e vitaminas. A melhor opção seria obtê-los com a ajuda de produtos, se isso não for possível, então você deve escolher um complexo vitamínico.

Muitas pessoas preferem combinar o tratamento com gotas para os ouvidos ou cremes com a medicina tradicional. Este método geralmente tem um efeito efetivo e elimina os sintomas o máximo possível. Mas não será supérfluo consultar um especialista para não se prejudicar e não agravar a situação.

Você pode tentar usar óleos: azeitona, espinheiro, calêndula e camomila. Umedeça um algodão em óleo e lubrifique suavemente as áreas afetadas do ouvido. A camomila tem um bom efeito. Chá natural com camomila despeje água fervente e deixe em infusão por 20 minutos. Após o resfriamento, o algodão é umedecido na infusão e gentilmente colocado no ouvido por 15 minutos.

A seborréia nos ouvidos pode aparecer tanto em adultos como em crianças pequenas. Na maioria das vezes, a condição não traz desconforto e não incomoda particularmente a pessoa, mas há casos negligenciados quando é impossível fazer sem tratamento efetivo. Para este propósito, são utilizados cremes calmantes e hidratantes, às vezes, remédios antifúngicos e hormonais, se o estágio da doença for negligenciado.

Características do tratamento

Para curar dermatite ou dermatose, é necessária uma terapia complexa:

  • fortalecimento geral da imunidade devido a nutrição adequada e curso de vitamina,
  • pomada e creme de ação local,
  • tomar medicamentos antifúngicos, antialérgicos e anti-inflamatórios (orais e sob a forma de injecções),
  • vários aparelhos baseados em decocções do campo da medicina tradicional,
  • o uso de um fluido especial que suaviza as rugas na pele (por exemplo, Castellani).

Você não deve realizar o auto-diagnóstico, porque para determinar o tipo de dermatite, você precisa contatar um dermatologista ou otorrinolaringologista.

Como lidar com drogas compradas em uma farmácia

Para secar a pele, use pomada de zinco. Se houver vários inchaços e focos, recorra à aplicação de boro ou ácido pícrico nos locais da lesão.

Fortemente comichão? Então compre anti-histamínicos, como:

As duas últimas opções também são vendidas na forma de xarope, por isso são bem absorvidas pelo corpo das crianças.

Se você tem dermatite atópica causada por vários fatores, as seguintes medidas são tomadas:

  1. No canal auditivo enterrar gotículas. O medicamento eficaz é considerado solução Sofradex. Não só alivia a inflamação e o edema, como também elimina a coceira desagradável. Você pode comprar um análogo da droga - Polidex, que combate fungos e bactérias perfeitamente.
  2. O unguento de corticosteróide aplica-se em camadas finas a sítios de localização (várias vezes por dia). Para crianças e adultos, o Geocorton tem um efeito antimicrobiano.
  3. No diagnóstico de dermatite de contato, é claro, eliminar o irritante.

Além do uso de vários cremes e pomadas, você pode usar xampus especiais que combatem a caspa:

Eles incluem:

  • cetoconazol, que bloqueia o acesso de nutrientes às células fúngicas,
  • ciclopirox lutando micoses
  • zinco, que não só previne o crescimento do fungo, mas também elimina processos inflamatórios,
  • dissulfeto de selênio, que retarda a renovação das células da pele,
  • alcatrão (um remédio popular que elimina o peeling).

Unguentos e cremes na luta contra a dermatite seborréica nos ouvidos:

  1. A pasta Sulsen baseada em selênio é um bom tratamento para a dermatite seborréica. Ele seca bem e elimina processos inflamatórios.
  2. Cremes, pomadas e loções glicocorticosteróides provaram-se no lado positivo. Mas seu uso deve ser realizado após consulta com o médico.
  3. Loções e pomadas, que incluem ácido salicílico, são projetadas para suavizar a pele das áreas afetadas. Eles são usados ​​antes que as principais preparações de exposição intensiva ao fungo sejam aplicadas.

Para remover processos inflamatórios fortes, um dermatologista pode prescrever fisioterapia. A exposição aos raios UV, ao ar frio e ao ozônio pode eliminar até mesmo as formas mais graves da doença.

Medicina folclórica

Se você quiser gastar menos com o tratamento da dermatite de ouvido, preste atenção às ervas e drogas doadas pela própria natureza. É claro que, ao contrário das drogas sintetizadas altamente eficazes, você terá que mexer significativamente, mas os medicamentos tradicionais não têm praticamente contra-indicações, são baratos ou não custam nada (no caso de preparação independente).

Para o tratamento usando decocções e infusões, bem como óleos vegetais. Eles são aplicados a um tampão, algodão ou turunda, e então aplicados ao local de localização do processo inflamatório.

Eles podem ser usados ​​para seborréia aguda.

Um ponto importante! Eliminar as fortes manifestações da dermatite não é suficiente. Para eliminar todos os sintomas da doença, é necessário realizar terapia complexa por 2 meses.

Os remédios populares para eliminar a seborreia oleosa envolvem o uso dos seguintes dons da natureza:

  • Ervas Hypericum,
  • flores do sábio e da camomila,
  • infusão de urtiga,
  • pomada caseira à base de casca de carvalho, bardana e mel.

Você também pode usar sabão alcatrão, vinagre e solução de soda (bicarbonato de sódio + água).

Para curar a seborréia seca, faça loções de:

  • Casca de cebola caldo,
  • infusão de folhas de urtiga seca,
  • óleo de linhaça em simbiose com folhas de violeta e espinheiro-mar,
  • óleo de mamona com adição de gema de ovo,
  • decocção à base de raiz de bardana em combinação com banha de porco.

Todas essas compressas e tampões são colocados na pele afetada. Depois de um tempo, eles são limpos e esfregam bem a aurícula com um disco de algodão.

Pouco sobre dieta

Durante o tratamento, você precisa seguir uma dieta.. Excluir:

Pare de comer grandes quantidades de panificação e doces, porque eles contribuem para o desenvolvimento de fungos. Se você tomar vegetais e frutas ricas em vitamina A, E, B (cenouras, maçãs, repolho, aspargos, etc), você pode não só fortalecer o sistema imunológico, mas também garantir a rápida regeneração da pele.

Beba o máximo de água possível (de preferência mineral sem gás), porque isso contribuirá para o estabelecimento do metabolismo. Pelo menos 2 litros de líquido devem ser consumidos por dia.

Se você tem maus hábitos, tente abandoná-los, pois o fumo e o álcool são apenas os fatores que, embora indiretamente, provocam a ocorrência de dermatites e dermatoses nos ouvidos. Substitua-os por esportes. Tal compensação só será beneficiada.

Assim, A seborreia nos ouvidos é facilmente eliminada com a ajuda do tratamento médico convencional, que, em combinação com preparações cosméticas e decocções do campo da medicina tradicional, pode eliminar não só os sintomas, mas também as causas da doença. Pessoas ativamente lutando com dermatite em seus ouvidos são aconselhadas a seguir uma dieta, higiene e começar a comer uma dieta equilibrada.

Vídeos úteis

Como se livrar da seborréia na cabeça e no corpo.

Dermatite seborréica. Tratamento

Tratamento com a ajuda de remédios populares

Eles também realizam tratamento com a ajuda de remédios populares. Mas tratar a caspa nos ouvidos em casa com muito cuidado. Aplique máscaras e tampões embebidos em infusões de ervas ou óleos.

  1. Óleos Para suavizar as camadas secas da epiderme no ouvido, aplique óleo. Use azeitona, girassol, espinheiro mar, camomila ou calêndula. Um tampão mergulhado em óleo é cuidadosamente colocado na área afetada e deixado por um quarto de hora. Após o procedimento, o óleo restante é removido junto com as partículas mortas da pele. Os tampões de óleo devem ser aplicados três vezes ao dia, uma semana.
  2. Infusão e óleo. Umedeça um cotonete em uma infusão de camomila com a adição de algumas gotas de óleo. A camomila tem um efeito calmante e curativo. Para esta receita levar um saco de camomila farmacêutica despeje 100 ml de água fervente e infusão por 20 minutos. O procedimento é realizado com a caspa causada pelo mau funcionamento das glândulas sebáceas. Repita o procedimento três vezes por dia durante uma semana.
  3. Novocain. Notou-se que a novocaína pode ser usada com sucesso para combater a seborréia, que é o que deve ser feito se ela tiver uma rocha fúngica. Cerca de cinco vezes por dia durante a semana, esfregue as áreas afetadas pela seborreia nas orelhas mergulhadas em algodão Novocain.
  4. Alho Também use uma máscara de dentes de alho amassados ​​com uma pitada de refrigerante e uma colher de chá de óleo. A mistura deve ser infundida, após o que é usada para esfregar a orelha três vezes ao dia por pelo menos uma semana. A propósito, a soda caspa é efetivamente usada como um meio independente.

Caspa da orelha não é tratada:

  • álcool,
  • remoção de escala mecânica áspera
  • limpeza frequente com cotonetes.

Prevenção

Para que a caspa não retorne e sua erradicação seja definitiva, é necessário observar as seguintes medidas preventivas:

  • evitar o estresse
  • o suficiente dormir o suficiente
  • coma direito, coma menos condimentada, gorda, frita e coma em um ambiente descontraído pelo menos cinco vezes por dia em grandes porções.
  • consumir mais alimentos que contenham zinco, selênio, ácidos graxos ômega-3 e vitaminas,
  • observar as regras de higiene pessoal do ouvido,
  • beba mais água
  • não irritar a pele delicada do ouvido com intervenção mecânica frequente,
  • use um chapéu no frio.

Muitas vezes, as manifestações da dermatite seborréica na face, e não apenas nos ouvidos, são confundidas com o habitual descamação da pele. Estes fenômenos desagradáveis ​​são semelhantes, eles têm um método diferente de tratamento. O que é eficaz na seborreia não ajuda a descascar.

O peeling é uma consequência da forte secura da pele e nunca é acompanhada de comichão. Além disso, o número de epitélio morto é menor e está sempre seco, ao contrário da caspa. Além disso, se a caspa aparecer nos ouvidos, é frequentemente associada à presença de fungos, o que não é o caso quando se descasca.

Métodos simples e acessíveis ajudarão não só a se livrar do desconforto da caspa auditiva, mas também impedir seu retorno.

Tipos de seborréia

Dependendo de suas especificidades, a seborreia pode ser de três tipos - como:

  • gordura, caracterizada por um aumento do nível de secreção (este tipo de doença é chamado líquido),
  • seco, cuja característica principal é reduzir a quantidade de gordura produzida pelas glândulas (seu segundo nome é espesso),
  • misturado, combinando os sintomas de ambos os tipos de seborréia acima.

Vale acrescentar também que a doença em questão pode afetar várias áreas da pele, a saber:

  • cabeça (na maioria das vezes, a parte cabeluda dela),
  • de volta
  • baú
  • outras áreas do corpo.

Afeta a dermatite seborréica e os ouvidos, na maioria das vezes "lembrando-me" da característica descamação - caspa. Nos ouvidos, cai do couro cabeludo, embora em algumas situações isso possa não ser o caso.

A prática mostra que a doença em questão não representa uma ameaça para a vida humana. Em nenhum caso deve ser ignorado, pois pode levar a muitas complicações, que terão que ser tratadas por muito mais tempo e mais dispendiosamente.

A seborréia geralmente afeta a área da cabeça.

As principais causas de

Deve-se notar que o aparecimento de seborreia nos ouvidos pode ser desencadeado por uma massa de fatores, sendo os mais significativos entre eles:

  • distúrbios do sistema endócrino,
  • estar em um estado de sobrecarga nervosa permanente,
  • problemas com o trato digestivo,
  • ignorando as regras de higiene humana
  • avitaminose,
  • enfraquecendo o corpo de doenças crônicas,
  • predisposição genética.

Como mencionado acima, a dermatite seborreica da orelha pode ser uma consequência do desenvolvimento de uma lesão localizada no couro cabeludo.

Se destacarmos a causa mais frequente da doença em questão, então são desequilíbrios hormonais causados ​​por uma mudança na proporção de andrógenos e estrogênios e, especificamente, pela prevalência da primeira sobre a última. Naturalmente, outros fatores não são incomuns - assim como algumas de suas combinações.

Outra causa comum de seborréia - em particular, o ouvido - é a puberdade. De muitas maneiras, pode ser atribuída ao ponto anterior, uma vez que também é caracterizada por um desequilíbrio hormonal significativo.

Vale acrescentar também que esse fenômeno é tão freqüente que, na ausência de severidade severa, é a norma para adolescentes - pessoas cuja idade é de 12 a 16 anos.

A boa higiene é uma excelente prevenção da seborreia

Os sintomas mais característicos

Falando sobre as manifestações desta variação da seborreia, deve-se primeiro notar que ela pode afetar:

  • canal auditivo,
  • aurícula
  • zonas de ouvido.

Assim, quando forem encontrados sinais de lesões seborréicas de qualquer uma das áreas acima, é necessário contatar imediatamente um especialista para uma assistência adequada e competente.

Com relação aos principais sintomas da variedade gordurosa desta doença, estes incluem:

  • o aparecimento de um brilho notável da pele causado pelo aumento da secreção das glândulas sebáceas,
  • aumentar a espessura do estrato córneo,
  • formação de acne (como resultado do bloqueio dos poros),
  • coceira severa
  • a presença de escamas, que têm um tom amarelado-acinzentado, separado da pele.

Além disso, o crescimento da microflora fúngica é muito frequentemente observado, para o qual o tegumento coberto com secreção oleosa é um meio nutriente.

Se destacarmos os traços característicos do tipo seco da doença considerada neste material, afetando o ouvido e as áreas adjacentes, então estes são:

  • caspa (fina como poeira),
  • sensação de aperto na pele
  • tribunal importante
  • a formação de manchas avermelhadas na pele,
  • o aparecimento de fissuras e / ou descolamento do epitélio.

Vale acrescentar que esse tipo de dermatite também pode estar acompanhado de infecções (principalmente fúngicas, embora outras não sejam excluídas - virais e bacterianas).

A dermatite seborréica mista, que afeta as orelhas e as regiões auriculares, pode combinar os sintomas de ambas as doenças mencionadas. Por esta razão, o seu tratamento é o mais difícil - proporcionando o restabelecimento simultâneo do funcionamento correto das glândulas sebáceas, que diferem tanto na hiper- como na hipofunção.

Caspa e escamas visíveis são verdadeiros sinais de seborréia

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito com base em um exame externo do paciente, bem como através de exames complementares, se necessário. Na maioria das vezes, isso é:

  • exames de sangue que determinam a especificidade do fundo hormonal,
  • culturas bacteriológicas,
  • Tricograma (em situações em que as áreas da pele cobertas de pelos adjacentes às orelhas são afetadas pela seborreia).

A nomeação do tratamento envolve-se no especialista de perfil - um dermatologista.A consulta de um otorrinolaringologista também é altamente desejável - especialmente nos casos em que as lesões da pele afetam a orelha interna.

Com relação ao tratamento da seborreia, ela pode, dependendo da variedade, ter características próprias. Assim, um conjunto de medidas para se livrar da variação oleosa desta doença prevê:

  • o uso de drogas que ajudam a estabilizar os hormônios,
  • uso de agentes antifúngicos (se necessário),
  • tratamento da pele afetada com medicamentos anti-inflamatórios, etc.

Além disso, a terapia restaurativa, cuja essência se resume à correção da dieta, bem como a ingestão de complexos vitamínicos e outros meios que aumentam a imunidade, não é a última coisa.

O tratamento da seborreia do ouvido seco pode incluir:

  • tomar drogas para normalizar as glândulas sebáceas (especificamente - para aumentar a quantidade de gordura que elas liberam),
  • com o desenvolvimento de infecções fúngicas - o uso de meios apropriados para estabilizar a microflora local,
  • exclusão da dieta de alimentos que são fritos e picantes, bem como reduzir o consumo de sal ao mínimo.

Além disso, é razoável que o paciente pare de fumar e de beber álcool - claro, se tiver esses maus hábitos. Eles são recomendados para serem substituídos por esportes moderados ou caminhadas regulares.

Se ocorrer dermatite seborreica do tipo misto, a lista específica de medidas que visam o seu tratamento deve ser determinada por um especialista especializado - com base nos resultados do exame e, se necessário, exames adicionais.

Alimentos fritos agravam a seborréia

E quanto à medicina tradicional?

Claro, na luta contra a seborréia, que atingiu o ouvido, pode ajudar e significa conhecido há muito tempo - pertencente à categoria de folk. Em sua maioria absoluta, eles são inofensivos para os seres humanos e, portanto, seu uso não requer cautela especial. Conhecimento elementar da medida, manifestado em conformidade com as proporções recomendadas - isso é tudo o que é exigido do paciente neste caso. Além disso, antes de usar remédios populares, faz sentido consultar o seu médico - especialmente se os medicamentos prescritos são aplicados em paralelo.

Deste modo, para livrar-se do uso seborrhea oleoso recomenda-se:

  • tintura de erva de São João,
  • Loções acéticas
  • comprime da infusão de flores de sálvia e camomila,
  • alcatrão e / ou sabão ictiol,
  • tinturas de urtiga
  • bicarbonato de sódio levemente umedecido,
  • uma mistura de casca de carvalho, raiz de bardana e mel.

Com relação ao tratamento da seborréia do ouvido seco, envolve o uso dos seguintes remédios populares:

  • óleos de linho, violeta tricolor e espinheiro marítimo,
  • decocção de casca de cebola,
  • infusão de folhas secas de urtiga,
  • uma mistura de gema de ovo e óleo de mamona.

Além disso, o uso de decocção de raiz de bardana com a banha adicionada é muito produtivo.

A medicina tradicional, assim como a oficial, prevê a observância da dieta, e a ênfase principal recomenda fazer no uso de produtos naturais - frutas frescas e legumes, queijo de casa de campo e nata azeda, cereais, etc.

Sabão de alcatrão - remédio popular para a seborreia

Possíveis complicações, prognóstico e prevenção

Deve-se ter em mente que, em caso de desconsideração prolongada do problema considerado neste material, pode levar ao desenvolvimento de complicações - não fatais, mas capazes de reduzir significativamente a qualidade de vida humana. Em primeiro lugar, eles podem ser causados ​​pela ativação da microflora patogênica nas áreas de lesões seborréicas, causando:

  • a ocorrência de cicatrizes atróficas,
  • desenvolvimento de eczema seborreico,
  • espalhando a doença para uma pele saudável.

O prognóstico da doença é bastante favorável - desde que o tratamento adequado seja realizado a tempo e integralmente.

E o último. A fim de minimizar a probabilidade de recorrência da seborreia da orelha, é altamente recomendável:

  • limitar o consumo de alimentos gordurosos, condimentados e doces,
  • siga as regras de higiene,
  • abandonar cosméticos contendo ingredientes químicos agressivos.

Além disso, não se esqueça das visitas preventivas a um dermatologista: a prática mostra que a seborreia é frequentemente detectada devido a essas visitas.

Com a derrota do canal auditivo

Ao espalhar a dermatite seborréica para a área do canal auditivo, as gotas de Sofradex são eficazes. Esta droga é uma ação complexa, tem efeito anti-inflamatório, antibacteriano, antifúngico.

A composição do remédio inclui um hormônio da série lucocorticoide - dexametasona. Devido a isso, as gotas têm ação antipruriginosa. Método de aplicação: 1-2 gotas para o canal auditivo a cada 4 horas (3-4 vezes por dia, dependendo da gravidade da lesão).

Você pode usar a pomada "Sofradex". Aplica-se à pele com a mesma frequência que as gotas. Análogos:

Com lesões de pele na região da orelha e orelha

O soderm pomada tem um efeito antifúngico pronunciado. Este remédio é recomendado por dermatologistas, como um medicamento 100% eficaz no estágio inicial da doença. A pomada pode eliminar rapidamente a coceira e interromper a progressão da dermatite seborréica. Aplica-se diariamente à área afetada, pelo menos 3 vezes ao dia.

Os seguintes medicamentos também podem ser usados ​​para tratar a dermatite seborréica no ouvido:

  • "Pomada retinóica",
  • "Salicylate Ointment",
  • "Birch tar".

O tratamento da dermatite auricular deve ser complexo, incluindo medicamentos tópicos (pomadas e gotas) e comprimidos, tomados por via oral. O curso do tratamento dura de 7 a 14 dias.

O canal auditivo pode ser lavado com soluções de furatsilina e resorcinol. Se houver um tampão de enxofre, é necessário procurar ajuda qualificada de um otorrinolaringologista. É impossível remover a rolha por conta própria, pois isso pode causar lesões no tímpano.

Pomada Deviase

Diaceel é conhecido como um antibiótico natural, um agente anti-inflamatório e anti-inflamatório.

Drogas baseadas nele efetivamente eliminam a coceira e aliviam a vermelhidão na área afetada. Esta planta é considerada o "irmão mais novo do ginseng".

Pomada Devyala pode ser preparado de forma independente. Isso exigirá os seguintes componentes:

  • deixa devyasila 10 g (1 colher de chá),
  • gordura de ganso ou porco 50 g

Os componentes são cuidadosamente misturados e deixados para infundir em um local escuro. O remédio estará pronto para uso após 7 dias. A pomada é aplicada diariamente na área afetada, 2-3 vezes ao dia. Este medicamento é armazenado na prateleira inferior do refrigerador.

Compressas de Ervas Aromáticas

Compressas, ou como são chamadas coloquialmente, “loções”, são usadas para efeitos locais externos na pele. O procedimento é simples: um algodão ou gaze é umedecido com uma decocção feita a partir de ervas medicinais e aplicada a um local perturbador.

A frequência de uso de compressas depende da gravidade do processo patológico. Se a doença está no estágio inicial de seu desenvolvimento, 2-3 loções por dia são suficientes, durando de 5 a 7 minutos. Com a rápida progressão da patologia, você pode aumentar o número de procedimentos até 5 vezes por dia.

Para efeitos terapêuticos com dermatite seborréica no ouvido, as seguintes ervas são adequadas:

  • urtiga
  • Calendula officinalis,
  • casca de carvalho,
  • alfazema
  • banana-da-terra,
  • celandine
  • sábio
  • Camomila,
  • Yarrow

Os caldos são preparados de acordo com as instruções de uso, que são indicadas em embalagens de ervas. Em média, para a preparação de um agente terapêutico, basta preparar 1 colher de chá. matérias-primas vegetais 1 xícara de água fervente. Insista na decocção por 15 a 20 minutos. Então o medicamento está pronto para uso.

Recursos e Diferenças

No couro cabeludo humano existe um grande número de glândulas sebáceas, localizadas na parte cabeluda. A alocação de gordura de couro desempenha um papel importante. Suaviza o cabelo e hidrata-os.

Protege os poros do couro cabeludo da penetração de microorganismos e várias infecções. Evita a descamação da pele, a sua secura e fissuras.

A principal tarefa da gordura de couro é evitar que a pele seque. Portanto, cobre toda a superfície com um filme fino e uniforme.

Apesar do enorme número de tais glândulas, algumas delas são ativas, algumas estão em hibernação. E apenas alguns fatores podem provocar uma liberação rápida de gordura de couro, que é a causa da seborréia.

Como distinguir seco de oleoso?

A seborréia é uma doença moderna comum e pouco agradável. Para que o tratamento seja eficaz, você precisa saber exatamente o tipo de sua doença. Vamos tentar determinar os tipos de seborréia.

Este tipo de seborréia se manifesta devido à redução da produção de glândulas do sebo pelas glândulas. A caspa fina aparece no couro cabeludo em grandes quantidades, a pele fica seca e os cabelos são frágeis e sem brilho. Oleosa.

Neste caso, as glândulas sebáceas começam a produzir ativamente um solo de couro, que se torna excessivamente espesso. A caspa é grande em tamanho e o cabelo fica oleoso e brilhante. Misto

Este tipo de seborreia combina seco e oleoso. Tem suas próprias características:

  • pode ser localizado em superfícies individuais, e não em toda a área do couro cabeludo,
  • a inflamação e o grosseiramento do epitélio observam-se em lugares da sua localização,
  • caracteriza-se pela presença de vermelhidão em locais de localização e prurido,
  • as escamas são pequenas em tamanho e podem ser de cor amarelada ou cinza,
  • onde a secreção de sebo é prejudicada, ocorre o peeling ativo da pele.

IMPORTANTE! Este tipo de seborréia é uma doença bastante complicada para a qual é necessário selecionar um tratamento abrangente.

Sinais de seborréia seca

Na maioria das vezes, esta espécie é típica para crianças, mas na idade adulta, seborréia seca também é encontrada.

O principal sintoma é o aumento da secura da pele devido à produção muito baixa de gordura de couro.

O couro cabeludo não só esfolia na forma de escamas, mas também pode rachar. Devido à redução do umedecimento do couro cabeludo, os cachos ficam muito secos e quebradiços. As pontas estão sujeitas a corte transversal.

Pode começar a queda de cabelo ativa.

Manchas rosadas podem aparecer na cabeça, o que na maioria dos casos causa coceira nos pacientes. Estas são as chamadas seborreidas.

Devido à má hidratação da pele e à formação de fissuras microscópicas, existe uma alta probabilidade de vários microrganismos entrarem no epitélio superior.

Sinais de caspa oleosa

Quando seborréia oleosa é ativamente produzida gordura da pele, que tem um segredo líquido com uma consistência pastosa. Neste caso, a caspa é bastante abundante e as escamas da pele com tesão se unem entre si.

Cabelo por um curto período de tempo torna-se gorduroso e tem um brilho. Há um sentimento de que eles são abundantemente oleados.

Nas camadas profundas da pele, processos inflamatórios podem ocorrer devido à reprodução ativa de bactérias, para as quais uma maior secreção de gordura da pele é um terreno fértil favorável.

Como resultado, o couro cabeludo coceira é possível. A pele pode ficar avermelhada ou cinza devido à contaminação e poros entupidos. A caspa pode aparecer de repente e ter a aparência de flocos de vários tamanhos.

Sem tratamento, esse tipo de doença pode levar a complicações na forma de infecção dos ductos com estafilococos.

Tipos e sinais de seborréia

Dermatologistas distinguem três tipos de curso de seborréia:

  1. Líquido ou gordura.
  2. Grosso ou seco.
  3. Misto

Além disso, a caspa é uma das principais manifestações clínicas da dermatite seborréica.

Junto com a caspa, com dermatite no couro cabeludo, sintomas como aumento da atividade das glândulas sebáceas no rosto, pele de volta, acne no rosto, coceira do couro cabeludo ocorrem.

De acordo com a condição externa do cabelo, é possível determinar o tipo da doença e, portanto, selecionar um tratamento adequado, uma vez que os métodos terapêuticos diferem dependendo da forma da dermatite seborréica.

Em seguida, descubra como distinguir caspa seca de oleosa?

Confira opiniões de xampus caspa eficazes:

  • cosmético: Head & Shoulders, claro Vita ABE, Alerana, Horsepower, shampoo alcatrão,
  • Farmacêutico: Nizoral, Sulsena, Sebosol, Fitoval, Ketoconazole, Vichy, champôs com zinco.

Leia dicas sobre como escolher o xampu certo para homens e mulheres, bem como a caspa seca ou oleosa.

Sinais de caspa seca

Com a seborreia seca, observa-se uma grande quantidade de caspa, em contraste com sua forma líquida de manifestação, que é causada por uma violação da queratinização da epiderme. Esta forma da doença é mais comum em homens.

A caspa é muito fina e pode ser vista nos ombros de uma pessoa, especialmente em roupas de cor escura. Se você inclinar a cabeça levemente para baixo e pentear o cabelo em tal posição, verá um grande número de partículas de poeira branca que se assemelham à queda de neve.

O couro cabeludo é muito escamoso, há uma coceira periódica característica, agravada pela poluição do cabelo. Depois de lavar a cabeça a coceira fica menos perceptível.

O cabelo parece aborrecido, gradualmente diminuindo, como resultado de que eles se quebram, se dividem nas extremidades, começam a cair fortemente.

As mulheres que expõem frequentemente o couro cabeludo a procedimentos químicos agressivos, como o branqueamento e o perm, também correm o risco de desenvolver a seborreia seca.

É importante! A ocorrência de caspa (cerca de uma vez por mês) por 1-2 dias é um fenômeno fisiológico associado à renovação do couro cabeludo, o que não é motivo de preocupação.

O que parece caspa seca é mostrado na foto abaixo:

Tratamento do couro cabeludo da scalorrhea

As pessoas modernas, devido à falta de tempo, muitas vezes não tratam a causa da doença, mas sim seus sintomas, a fim de voltar rapidamente à vida normal. Posteriormente, impulsionado para a doença evoluir para crônica, destruindo o interior do corpo humano. A seborreia do couro cabeludo é referida como doenças crônicas, quando a primeira fase ocorre, como regra, na adolescência, é ignorada, e então faz toda a sua vida sentir sintomas desagradáveis. Vamos ver o que é a dermatite seborréica e como ela pode ser curada.

O que é seborréia e as razões para sua ocorrência

A seborréia é uma manifestação dermatológica que ocorre em pessoas de diferentes estilos de vida, diferentes idades e gêneros. As razões para sua ocorrência são muitas, mas estão todas associadas a alterações hormonais no corpo humano, de modo que a dermatite seborreica é frequentemente observada em adolescentes durante a puberdade, quando os hormônios mudam drasticamente. Outra causa da pele seborréia incluem:

  • fatores psicogênicos: sobrecarga, nervosa, estresse, psicose, esquizofrenia,
  • tumores benignos ou malignos,
  • doenças das glândulas endócrinas,
  • imunodeficiência
  • diabetes mellitus
  • má nutrição,
  • uso a longo prazo de drogas
  • predisposição genética.

Tipos de seborréia

A dermatite seborréica do couro cabeludo é de três tipos:

  • A seborreia oleosa é expressa pela liberação de graxa gordurosa, que, quando combinada com escamas de pele queratinizada, forma uma massa amarela espessa. Este tipo é frequentemente acompanhado por vários processos inflamatórios: comichão intensa, acumulação de crostas, escamas e áreas de choro na pele. Perda de cabelo parcial ou total é adicionada a eles.
  • Seco Nesta forma, a dermatite se manifesta por pele seca, caspa, cabelo é maçante, quebradiço, e às vezes seborréia seca é acompanhada de coceira pronunciada.
  • Forma mista. Seus sintomas são seborréia oleosa na cabeça e dermatite seborréica seca no rosto.Esta é a forma mais complexa que requer tratamento complexo, porque os métodos de tratamento da seborreia seca e oleosa diferem significativamente uns dos outros.

Sintomas e sinais da doença

A dermatite seborréica desenvolve-se não só na cabeça, como pode aparecer em qualquer parte da pele onde se localizam as glândulas sebáceas: perto das aurículas, asas do nariz, sobrancelhas, pescoço ou decote. Os sintomas característicos da seborreia da pele são inflamação, descamação das áreas inflamadas, muitas vezes acompanhadas de prurido. Fluxo severo é acompanhado por placas vermelhas que aparecem no epitélio, e por vezes crostas escamosas com secreções sanguinolentas.

Se a doença não for tratada, o seu curso pode ser complicado por uma infecção bacteriana. Os sinais óbvios de seborréia incluem:

  • o cabelo fica oleoso no segundo dia após a lavagem,
  • o couro cabeludo é coberto com partículas coladas
  • cabelo ficar juntos, tem um brilho oleoso,
  • há uma seção transversal rápida do cabelo e aumento da fragilidade,
  • pequenas escalas, semelhantes à caspa, aparecem no couro cabeludo.

Tratamento da seborreia do couro cabeludo em casa

Home tratamento da seborreia da pele pode ser muito eficaz se você abordar o problema de forma abrangente. Primeiro de tudo, rever a dieta, sistematicamente fazer máscaras de cabelo, usando apenas ingredientes naturais, se possível remover shampoos e bálsamos da circulação com um alto teor de componentes nocivos para a pele: sulfato de amônio, sódio, formaldeído e outros.

Antes de tratar a dermatite seborréica com comprimidos e medicamentos, é necessário estabelecer uma nutrição adequada, pois é o principal estágio da terapia. Com a seborreia do couro cabeludo, está longe de ser clara para todos os médicos, e mesmo o especialista nem sempre conseguirá nomear os fatores que influenciaram o início da inflamação. Portanto, uma dieta com esta doença deve perseguir vários objetivos:

  • fortalecimento da imunidade
  • normalização da digestão,
  • saturação do corpo com vitaminas, minerais, nutrientes,
  • eliminação de toxinas e escórias,
  • uma exceção à dieta de produtos alergênicos.

Dieta para seborréia crônica deve ser constantemente, e não apenas no momento da exacerbação da doença. Como a dermatite seborréica proporciona aumento da produção de sebo, elimine os alimentos que melhoram esse processo:

  • intensificadores de sabor,
  • corantes
  • preservativos,
  • produtos semi-acabados
  • especiarias, especiarias,
  • Pratos picantes, salgados, em salmoura.

Para qualquer tipo de pele seborréia, é desejável abandonar doces, confeitaria, fast food, uma variedade de lanches (salgadinhos, biscoitos), alimentos gordurosos e álcool. A recusa desses produtos não só reduzirá as recaídas, mas também resolverá outros problemas associados ao trabalho do trato gastrintestinal. Quando seborréia não faz mal para limitar o consumo de produtos que são considerados alérgenos:

Não há necessidade de pensar que com a dermatite seborréica da dieta terá que remover todos os alimentos deliciosos. Se desejar, é fácil comer saudável e saboroso. Por exemplo, para melhorar a digestão e enriquecer o corpo com microelementos ajudará os produtos lácteos com reduzido teor de gordura sem a adição de corantes e conservantes, enriquecidos com lacto e bifidobactérias. Quando a pele seborréia é permitido comer frutas, legumes, ervas - esta é uma fonte indispensável de fibras e vitaminas que contribuem para a melhoria dos processos regenerativos da pele.

Para normalizar o metabolismo. você precisa entrar com seborréia na dieta de proteína animal, que é em carne magra, ovos de peixe. Não se esqueça de frutos do mar (mexilhões, lulas, ostras, algas), porque eles contêm muitos oligoelementos, entre os quais é o zinco, normalizando as glândulas sebáceas. Para a cura, é útil comer cereais, óleos vegetais e cereais, especialmente trigo mourisco e aveia.

Cura de Shampoos

Se se tiver ocorrido a seborreia na cabeça, como tratá-la irá imediatamente pedir à farmácia: com a ajuda de xampus médicos. Mas não importa quão eficaz seja o remédio, é necessário observar as regras básicas ao tratar a dermatite seborréica: não lave o cabelo com água quente, use o remédio escolhido regularmente, mas não mais que três vezes por semana. Na maioria dos casos, os fabricantes oferecem xampus para seborréia. Anti-caspa, por exemplo, produtos para cabeça e ombros. Mas esses xampus só ajudam temporariamente, eliminando a parte visível do problema, mas não eliminando a causa de sua ocorrência.

É melhor comprar xampus à base de zinco ou alcatrão, que atuam efetivamente contra o fungo. Por exemplo, Friederm-zinco, Friederm alcatrão, Nizoral, sabonete de alcatrão. Eles contribuem não apenas para eliminar a caspa, mas também a coceira do couro cabeludo, independentemente da causa. O curso do tratamento com estes agentes deve ser de pelo menos 4 semanas e para queda de cabelo até 12 semanas.

Remédios populares

A automedicação para seborréia é um passo arriscado. Deve ser entendido que o nível de produção de sebo pode ser afectado por perturbações nos sistemas endócrino, nervoso, digestivo e outros. Portanto, escolher o tratamento de caspa e seborréia remédios populares. para eliminar os sinais de doença de pele é fácil apenas por um curto período de tempo Durante o diagnóstico, o médico irá prescrever uma ultra-sonografia da cavidade abdominal, realizar um exame de sangue e recomendar uma visita ao ginecologista. O ponto mais importante no diagnóstico da "dermatite seborreica" é descobrir a verdadeira causa da doença.

Para aliviar a condição da pele com seborréia seca ou oleosa da pele, existem vários remédios populares que os médicos recomendam usar em casa:

  1. Misture refrigerante, glicerina, água fervida até formar uma pasta. Arrefecer a mistura e aplique como uma máscara, esfregando suavemente a mistura com as pontas dos dedos no couro cabeludo. Aplique a máscara deve ser de 20 minutos antes de lavar. A soda melhora a circulação sanguínea e a glicerina amolece o couro cabeludo. Quando seca seborréia depois de tal máscara não tem que usar xampu, porque refrigerante remove facilmente todo o excesso de gordura.
  2. A excelente ajuda da seborreia aumenta a composição de xampus e máscaras de óleos essenciais (2-3 gotas a 1 tampa). Quando seborréia seca são mostrados: lavanda, gerânio, patchouli, camomila, pau-rosa, hortelã-pimenta. Para ajuste seborréia oleosa: limão, laranja, grapefruit, cipreste, zimbro, cedro, sândalo.
  3. A pele seborréia é bem tratada com uma decocção de casca de carvalho. Para prepará-lo, tome 3 colheres de sopa. colheres de sopa de casca picada, despeje 1 xícara de água fervente. Misture bem a massa e cozinhe por 20 minutos. Coe o caldo, deixe esfriar à temperatura ambiente e lave a cada três dias.
  4. Folhas de noz também ajudam a se livrar da dermatite seborréica. Pique as folhas frescas da porca (6 colheres de sopa. Colheres), despeje 0,5 litros. ferver a água por 3 minutos. O caldo deve ser infundido à temperatura ambiente por 2-3 horas, em seguida, mergulhe uma toalha nele, cubra a cabeça, cubra com um saco plástico na parte superior. Depois de meia hora, lave a cabeça sem usar xampu. Faça este procedimento 3 vezes por semana até a seborréia desaparecer.

Dicas de vídeo: como tratar a seborreia do couro cabeludo

A seborréia não é considerada uma doença com risco de vida, mas pode trazer um desconforto significativo para a vida de uma pessoa. Em estágio extremamente avançado, pode causar perda de cabelo parcial ou total, não só nos homens, mas também nas mulheres, o que também trará um problema estético. É uma pena que o cabelo depois não seja mais possível restaurar.

As causas da seborreia na cabeça em homens, mulheres e crianças podem ser semelhantes, mas o tratamento é selecionado para cada pessoa individualmente. Uma medida importante para todos os pacientes é o aumento da imunidade, tomando medicamentos que melhoram a microflora intestinal (Linex, Lactofiltrum). Para detalhes sobre como tratar a seborreia do couro cabeludo, veja o vídeo:

Como se parece a seborreia do couro cabeludo - foto

A pele do couro cabeludo com seborreia é coberta com pequenas escamas brancas, por isso esta doença é muitas vezes confundida com caspa e não é tratada. Mas com o tempo, a doença começa a piorar, acompanhada de vermelhidão da pele. Na fase grave da seborreia, manchas vermelhas, crostas, acne, placas ovais aparecem na pele, da qual se destaca o sugador de sangue. O paciente começa a sentir constantemente desconforto nas áreas afetadas da pele, sentindo uma forte coceira. Veja fotos mostrando sinais de seborréia localizados no couro cabeludo.

Sintomas da doença

O tema do artigo de hoje é a seborreia: o tratamento em casa. Nós lhe diremos como curar a seborréia em sua cabeça em casa o mais rápido possível.

Não cobriremos as causas da doença (elas podem ser muito diversas, variando da idade de transição e terminando com alimentos não saudáveis), mas é muito importante conhecer os sintomas clínicos. para reconhecer seborréia nos estágios iniciais:

  1. Seu cabelo começou a engordar muito mais rápido. do que antes, e as raízes do cabelo grudam de uma graxa viscosa (exceto pelo tipo seco da doença).
  2. Caspa apareceu. e no couro cabeludo há claramente protuberâncias rugosas com pente facilmente removível ou pregos com escamas.
  3. Coceira constante (nos estágios iniciais - pequeno, em um estado negligenciado - muito forte).

Se você notar algum dos problemas listados acima em si mesmo, então escute imediatamente os nossos conselhos sobre o tratamento da seborreia do couro cabeludo em casa.

Atenção. O tratamento deste tipo de dermatite deve ser iniciado imediatamente, porque em um estado de negligência pode simplesmente privá-lo do cabelo. Os folículos pilosos são completamente destruídos e não restaurados em manchas seborreicas!

Existem, com sintomas muito semelhantes, três tipos de seborreia:

  • gorduroso surge devido à hereditariedade, estilo de vida pouco saudável, abuso de hormônios, drogas para aumentar o metabolismo e ativação do fungo Pityrosporum ovale,
  • seco. forma bastante rara, manifesta no mau funcionamento das glândulas sebáceas e caracterizada por uma falta de teor de gordura no cabelo,
  • misturado: manifestado quando se combinam os fatores acima.

Muito importante. com forma seca NÃO! aplique xampus, cremes, pomadas e outros produtos para cabelos oleosos (ou seja, que visem reduzir o nível de gordura), caso contrário, você provocará uma exacerbação.

A escolha do tratamento para a seborreia do couro cabeludo em casa depende diretamente da disponibilidade de tempo e paciência, bem como de suas capacidades materiais, já que os métodos podem ser usados ​​de maneira muito diferente. de farmácia e produtos profissionais para máscaras em casa. Todos eles são muito eficazes em si mesmos, mas uma combinação de remédios especiais e populares possibilitará uma recuperação muito mais rápida.

Algoritmo de tratamento geral

  1. Xampu aplicar pelo menos duas vezes por semana durante o período de exacerbação, uma vez - com estabilização e recuperação.
  2. Pomada. esfregou-se no couro cabeludo ou nas raízes do cabelo antes de lavar e manter o tempo especificado na receita ou anotação.
  3. Máscaras por causa da duração do procedimento, eles são usados ​​principalmente nos fins de semana antes de lavar o cabelo.
  4. Enxaguando. após cada uso de xampu especial.

Em seguida, descrevemos com mais detalhes como tratar a seborreia na cabeça em casa, ou melhor, os seus diferentes tipos.

Tratamento complexo de seborreia oleosa

  • Shampoo "Ketonazol" (ou "Keto-plus") afeta ativamente a normalização das glândulas sebáceas, lida bem com caspa e coceira. Usado em estágios agudos, duas vezes por semana, depois uma vez para completar a cura. O custo de 150 ml - 170-210 rublos.
  • Os shampoos "Elf" para cabelos oleosos contêm óleo de bardana, que tem funções regeneradoras, reafirmantes e hidratantes. Com o uso regular (2-3 vezes por semana) em combinação com máscaras caseiras, se livrar dos principais sintomas (caspa, coceira) é alcançado em duas ou três semanas. O preço de 250 ml - 150-180 rublos.
  • Preparações contendo sulfeto de selênio (Sulsen, Sulsen-Forte). desfazer o couro cabeludo, destruindo fungos e caspa. Adequado para frequente, mas não mais de três vezes por semana, use. 280-320 rublos por 150 mg.

É importante. você pode usar outros substitutos, tendo em sua composição piritionato de zinco, sulfeto de selênio, cetonazol, alcatrão medicinal, ciclopirox.

  • "Salicylic pomada" deve ser espalhado sobre as raízes do cabelo e couro cabeludo 40-60 minutos antes da lavagem, para aquecer. Lave com shampoo especial, enxágüe com água de carvalho (a receita é dada abaixo). Aplicar antes de cada lavagem para completar o tratamento.
  • Pomada "Nizoral" (ou, por exemplo, genéricos menos caros, como "Dermazole") aplicam-se às áreas afetadas do couro cabeludo por pelo menos 20-30 minutos, em seguida, lave com shampoo. Após 10-15 dias, os sintomas da seborréia tornam-se quase invisíveis.
  • Pomada "hidrocortisona" tem sido bem comprovada para tratar a seborréia, mas! É aplicado topicamente nas áreas afetadas do couro cabeludo por não mais que 3-5 dias e é PROIBIDO para aplicação em feridas abertas e lesões.

É importante. Hidrocortisona contém hormônios, por isso é melhor consultar um médico antes de usar.

  1. Experiência muito eficaz e comprovada e máscara de tempo. todos os componentes dos quais podem ser comprados de forma barata em qualquer farmácia. O álcool (50 g) é misturado com óleo de mamona (30 g) e alcatrão (15 g), aplicado no couro cabeludo e raízes do cabelo por 2 horas e enxaguado com um xampu especial. Lavar com água de carvalho (1 colher de casca de leite com 3 litros de água a ferver e arrefecer à temperatura ambiente).
  2. Uma mistura de uma colher de sopa de mel (ligeiramente aquecido em um banho de água) com óleo de mamona (1 colher de chá) e suco de aloe (1 colher de chá) é esfregada no couro cabeludo, isolada. Uma hora depois, lavado com xampu para cabelos oleosos. O curso dura pelo menos um mês a cada 7-9 dias.
  3. Bata um pouco de ovo branco e misture com 5 gramas de fermento vivo (NÃO seco!). aplique nas áreas afetadas até que completamente seco, mas não menos do que por 15-20 minutos. Lave com água morna e xampu, enxágüe com água de carvalho. Com cabelo oleoso (mesmo após o tratamento para seborréia) a fazer constantemente após 10 dias.

Tratamento complexo da seborreia seca

  • "Sebiproks-911" tem um forte efeito antifúngico e peeling, alivia a coceira. Com o uso regular (2 vezes por semana), a recuperação total do estágio inicial é alcançada dentro de um mês ou dois. Preço: 150-200 rublos por 150 ml.
  • "Friederm plus" (ou "Friederm tar") alivia a irritação e prurido, tem propriedades antibacterianas, combate ativamente fungos. Use não mais do que duas vezes por semana. 450-650 rublos por 150 ml.
  • Algopix contém alcatrão de zimbro, ácido salicílico, etc. Remove irritação, inflamação e hidrata o couro cabeludo, combate a caspa. Com uma aplicação semanal tripla, a recuperação ocorre em um a um mês e meio. Custa cerca de 300-350 rublos por 200 ml.
  • A pomada sulfúrica é uma droga barata que deve ser completamente esfregada no couro cabeludo por pelo menos oito dias seguidos (não lave a cabeça!). Um dia de descanso, no dia seguinte com o meu champô especial, depois durante 7 dias processamos as raízes do cabelo com uma solução de ácido bórico com água (7,5 g por 100 g). Nós lavamos o cabelo e ficamos bem.
  • "Solcoseryl" suaviza perfeitamente a crosta e tem propriedades curativas. Aplique no couro cabeludo por 30 a 40 minutos e depois lave com shampoos especiais.
  • "Flucinar" é aplicado diretamente no nidus da inflamação duas vezes ao dia, mas não mais do que 14 dias seguidos. Alivia a coceira, tem funções antibacterianas e antiinflamatórias.
  1. Óleo de abeto (1 colher de chá) esfregue cuidadosamente no couro cabeludo e raízes do cabelo por 30-40 minutos, e depois enxaguar com decocção de camomila quente (2 colheres de sopa no vapor com 2-3 litros de água fervente, fresco, dreno).
  2. Faça um mingau de uma cebola picada, bardana e óleo de mamona (1 ª loção), aplique no couro cabeludo por 60-80 minutos, quente. Lavar com água morna de bétula (20-30 folhas de bétula frescas, vapor com 2 litros de água a ferver, escorra).
  3. Misture o creme nutritivo com hena (7: 1), aplique na pele por 30-40 minutos, quente.De vez em quando, massageie a mistura nas áreas afetadas com movimentos de massagem. Lavar com bétula morna ou camomila enxaguar. O procedimento é realizado pelo menos 10 vezes.

Tratamento da seborréia mista

Em 95% dos casos, a confusão manifesta-se por sintomas de seborreia oleosa no cabelo (as receitas citadas acima) e a forma seca no rosto ou corpo (falaremos sobre eles mais tarde).

Lembre-se disso é importante. O tratamento da seborreia é necessariamente um processo complexo que envolve o uso de remédios caseiros, médicos e especiais para os cuidados com os cabelos. Se você fizer tudo de maneira oportuna e correta, então não hesite - a doença será derrotada.

Uma garantia de que ela não voltará novamente, deve ser um estilo de vida saudável, em geral e cuidado meticuloso de seus cachos em particular. E como se livrar da seborréia na cabeça em casa, descrevemos em detalhes neste artigo.

Beleza e saúde para você!

Artigos do cabeçalho "Em Casa"

Nós nos livramos da seborréia na cabeça da casa sem nenhuma dificuldade especial.

É importante! Existem duas formas desta doença - gordura e seca. O tratamento em casa depende diretamente de qual forma da doença progride.

Qual poderia ser a causa da seborréia:

  • problemas endócrinos
  • predisposição genética
  • problemas e distúrbios do trato gastrointestinal,
  • estresse
  • instabilidade hormonal.

Informação geral importante

O tratamento da seborreia do couro cabeludo em casa deve ser abrangente. Afinal, aqui é necessário atuar não só no próprio couro cabeludo, mas também para fortalecer o corpo como um todo.

É importante! A seborréia deve ser tratada somente sob a supervisão de um especialista. Mas não se preocupe com o uso de métodos populares. Muitos médicos os recomendam ativamente como parte de uma terapia complexa.

Quais tratamentos são usados:

  • drogas de reparação nervosa,
  • drogas que tratam doenças que desencadeiam a seborréia,
  • hormônios adicionais,
  • uma dieta que inclui mais ingredientes de leite fermentado, beterraba e qualquer tipo de repolho, farinha de aveia em forma fervida. Necessidade de abandonar gorduras e especiarias animais, bem como alimentos enlatados, salgados, gordurosos,
  • Além disso, tome vitaminas A, B, E, enxofre e zinco. São essas vitaminas e nutrientes que são responsáveis ​​pela capacidade do corpo de combater independentemente a seborréia,
  • procedimentos fisioterapêuticos: massagem, exposição ultravioleta,
  • Se a seborreia estiver em forma seca, são prescritas pomadas sulfúricas e salicílicas. Pomadas hormonais raramente são prescritas nesta situação.

Uso de pomadas

Se você precisar realizar o tratamento da seborreia do couro cabeludo em casa, em crianças ou adultos, então, com a forma seca, pomada é muitas vezes prescrita. O mais eficaz é a pomada de enxofre usual 10%. Para esfregar corretamente, você precisa seguir o curso das partições. O curso do tratamento dura 8 dias, e no dia seguinte você precisa dar uma pausa na sua cabeça. No 10º dia, lave a cabeça com água fervida, xampus especiais com adição de selênio, alcatrão, zinco.

No 11º dia após esfregar na pomada, comece a tratar o couro cabeludo com uma solução de ácido bórico. A solução faz-se em 150 ml de água fervente, no qual uma grande colher de ácido bórico se dissolve. Aplicar à noite, rebobine o cabelo com uma toalha. Realize o procedimento por três dias, depois um intervalo por 7 dias. Este tratamento pode ser repetido, com intervalos de uma semana, até três vezes.

O que vai ajudar com a seborreia oleosa

O melhor de tudo com este diagnóstico ajudará a bardana ou bardana. Além disso, usa a raiz dessas plantas. Preparações à base de bardana e bardana têm boa composição química. Eles estabilizam as glândulas sebáceas, param a inflamação, não permitem que os fungos se desenvolvam ativamente. Mais importante, tais drogas fornecem a drenagem dos poros.

Você também pode preparar sua própria mistura com base em bardana. Precisa de um ano de idade da planta. Pique as raízes e tome a quantidade de duas colheres grandes, despeje 250 ml de água. Ferva os ingredientes por um quarto de hora e deixe esfriar. Duas semanas para esfregar a solução nas raízes do cabelo, bem como enxaguá-las com esta solução no final do procedimento principal.

No interior, você pode tomar uma decocção de raiz de bardana, folhas de urtiga e absinto. Tome os ingredientes em doses iguais e beba 30 ml uma vez por dia. Para enxaguar o cabelo é bem adequado até mesmo uma decocção de casca de carvalho.

Máscaras à base de ovos com adição de álcool, levedura e infusão de camomila também são populares no tratamento da seborreia oleosa em casa. Acondicionamento é recomendado para fazer uma decocção de folhas de nogueira. Neste caldo embeber gaze e colocar em sua cabea. Também é possível, no tratamento da seborreia do couro cabeludo em casa, usar o suco de aloe, com adição de mel e óleo de mamona.

É importante! Se considerarmos o uso de infusões de ervas, você pode prestar atenção aos botões e folhas de bétula, erva de São João, tansy, absinto, camomila e sálvia. Você só precisa lavar essas plantas com a cabeça. O número de tais procedimentos é de dez a quinze.

Para fortalecer as raízes e reduzir o teor de gordura do cabelo, você precisa esfregar no decote várias decocções do couro cabeludo. Isso pode ser decoctions com base em flores de camomila, folhas de bétula e urtiga, malmequeres e rabo de cavalo de campo.

Óleos para tratamento de dermatite seborréica no ouvido

Para o tratamento da caspa no ouvido, canal auditivo e zona de ouvido, você pode usar óleos que têm efeito anti-inflamatório e desinfecção. Um dos medicamentos mais eficazes nesta categoria é o óleo da árvore do chá. Aplica-se à área afetada 2-3 vezes ao dia. Antes do procedimento, você deve limpar a pele da caspa usando um algodão seco ou compressa de gaze.

Os procedimentos devem ser realizados até a completa eliminação dos sintomas da doença.

Ao tratar a dermatite seborréica no ouvido com remédios populares, a regularidade dos procedimentos é importante. Para a escolha correta de um medicamento, é necessário consultar um dermatologista.

Pin
Send
Share
Send