Problemas

Nidificação Alopecia: sintomas, causas, estágios

Pin
Send
Share
Send

Alopecia focal, em cluster ou parcial são uma e a mesma doença, que é caracterizada pela presença de locais de calvície, geralmente de forma redonda ou ovóide, no couro cabeludo. Os homens também têm bigode e barba. Às vezes, esses pontos calvos são chamados de alopecia areata. As estatísticas mostram que a perda de cabelo afeta pessoas, independentemente do sexo e da idade. Entre a população em geral, cerca de 1,7% das pessoas lutam com esse problema.

As causas da doença

Apesar da ampla prevalência da alopecia, sua etiologia ainda não foi estudada de maneira confiável. Os médicos não podem dizer exatamente o que levou ao desenvolvimento do processo patológico em um caso clínico particular. A falta de base etiológica baseada em evidências dificulta a compilação de um algoritmo de tratamento adequado.que na maioria dos casos é selecionado por tentativa e erro.

Verificou-se que os seguintes fatores de risco podem ser as causas de alopecia em mulheres e homens:

  • fator hereditário (está provado que 20-25% de casos da patologia são uma doença de família),
  • infecção viral aguda anterior (incluem-se quaisquer doenças: de simples ARVI a nosologias mais graves),
  • dano ao corpo por processos infecciosos crônicos de qualquer localização,
  • forte sobrecarga mental ou permanência constante em condições estressantes (a calvície pode ocorrer em resposta a um golpe agudo de um estágio no sistema nervoso ou se desenvolver gradualmente)
  • funcionamento inadequado do sistema endócrino (a grande maioria dos desequilíbrios hormonais leva a problemas com o cabelo, em particular, a alopecia de natureza focal),
  • falta ou ausência de quaisquer vitaminas no corpo,
  • dano auto-imune aos folículos pilosos,
  • Desordem do sistema nervoso autônomo, que é diretamente responsável pelo suprimento de sangue para os folículos pilosos (espasmos capilares freqüentes e graves levam à isquemia de áreas do couro cabeludo, resultando em queda de cabelo e descamação).

O médico para o tratamento da alopecia em ninho deve fazer o máximo esforço e descobrir a provável causa da doença.

Apesar da universalidade da abordagem terapêutica, o efeito no fator etiológico permite uma recuperação mais rápida e efetiva.

Os sintomas do processo patológico têm as seguintes características:

  • alopecia areata aparece gradualmente (uma ligeira calvície é formada, que continua a crescer)
  • a forma da área balding é frequentemente circular ou oval,
  • a superfície da área sem pêlos pode ser lisa e brilhante ou áspera com sinais de inflamação,
  • coceira na alopecia raramente incomoda os pacientes, e a dor não ocorre,
  • Uma zona livre de pêlos ocorre com mais frequência, menos frequentemente os pacientes marcam duas áreas de calvície (quando múltiplas lesões ocorrem, o corpo todo é geralmente afetado),
  • há perda de sobrancelhas e cílios, que podem ser totais, unilaterais ou parciais,
  • problemas com a placa ungueal na forma de desbaste, descamação, deformação e assim por diante (o dano às unhas é devido ao fato de que eles têm a mesma composição que o cabelo).
Bonita patologia comum é uma infecção fúngica do couro cabeludoem que a quebra da haste ocorre sem pastar o folículo piloso. Tal perda de cabelo em mulheres e homens requer terapia antifúngica específica e consulta com um dermatologista. Os sinais a seguir ajudarão a reconhecer a micose: a presença de manchas pretas na área afetada, vermelhidão do couro cabeludo e prurido intenso.

Não devemos esquecer que algumas formas de doença mental podem levar ao fato de a própria pessoa puxar o cabelo. Esta variante da perda de cabelo não pode ser chamada de alopecia alopécica e não requer tratamento. Reconhecer a auto-eliminação do cabelo pela presença de pedaços de diferentes comprimentos.

Os princípios básicos do tratamento da calvície focal são os seguintes:

  • Realização de psicoterapia com estabilização da esfera emocional.
  • O uso de pomadas hormonais para retardar o processo de lesão autoimune.
  • O uso de injeções de corticosteróides (tal terapia executa-se com o cuidado e só nos casos mais avançados).
  • Tomando formas tableted de glucocorticoids (só como prescrito por um doutor com a observância cuidadosa das dosagens recomendadas).
  • Fototerapia (implica exposição às áreas afetadas com luz ultravioleta).
  • O uso do ditranol (tratamento da alopecia areata em mulheres e homens com essa droga tem sido pouco estudado, mas a droga ainda tem algum efeito).
Muitos pacientes acreditam que o método mais eficaz de tratamento é um transplante capilar na área afetada. Os médicos são céticos sobre este método de resolver o problema, uma vez que a operação é cara e o cabelo pode simplesmente não se estabilizar.
Não devemos esquecer que durante o tratamento da alopecia areata, grande atenção deve ser dada ao fator etiológico.

A eliminação da patologia principal é o tipo mais eficaz de terapia.

Completamente curar alopecia alopecia nem sempre é possível. De grande importância é a etiologia do processo patológico.. Por exemplo, a perda temporária de cabelo causada por beribéri ou infecção fúngica é rapidamente curada de uma vez por todas. Com formas hereditárias de alopécia ou calvície causadas pelo estresse, é muito difícil lidar com o problema e nem sempre é possível, mesmo com a ajuda de medicamentos profissionais.

Em geral, a calvície focal não interfere na capacidade de trabalho do paciente, e o prognóstico desfavorável relativo está associado a um fator psicológico. Para muitas pessoas, a doença causa um estilo de vida fechado, o que leva a uma carga psicológica ainda maior e ao agravamento da patologia.

Encontrou um erro? Selecione-o e pressione Ctrl + Enter

Sintomas de patologia

A nidificação da alopecia não cobre toda a superfície da cabeça. Vários pequenos focos de uma forma redonda ou oblonga característica como um ninho são formados.

Os principais sintomas da doença:

  • pele lisa no local da perda, às vezes, há um ligeiro fluff,
  • áreas vazias crescem gradualmente, as proximidades podem se fundir,
  • a forma da zona problemática é redonda ou oblonga em diâmetro de 1 a 10 cm, tem limites claros,
  • na fronteira com a zona, os fios são facilmente retirados,
  • possível inflamação na área de calvície,
  • alopecia nidificante pode ser acompanhada de comichão na pele, mas não há dor,
  • mais frequentemente, um site é careca, se houver dois sites, a patologia se estende a todo o corpo.

Manifestações específicas, é difícil confundir com outras doenças.

As causas da patologia

Antes do tratamento, você precisa estabelecer a causa da doença. Muitos fatores podem afetar a perda de cabelo. Muitas vezes, a hereditariedade determina se a criança vai ou não careca através da linha masculina.

Infecções crônicas do trato respiratório que permanecem sem tratamento, estão constantemente presentes no corpo, são os culpados da alopecia. Aqui você também pode adicionar cáries permanentes, ARVI e ORZ, que deixam de ser tratadas, tomando-as como companheiras constantes do outono e da primavera.

Todas essas doenças sem tratamento levam ao fato de que os micróbios patogênicos entram no sangue. Infecção através dos vasos entra nos bulbos. A imunidade começa a lutar contra micróbios, o cabelo também adquire (muitos micróbios são muito resistentes contra forças do corpo). Isso leva à morte do bulbo.

Stress constante, depressão prolongada deprimente efeito no sistema circulatório. Há um aumento na viscosidade do sangue, espasmo de pequenos vasos. Microcirculação do sangue é violada em muitas partes do corpo, incluindo o couro cabeludo. Cabelo não recebe nutrientes e oxigênio, esta é outra razão para a sua perda.

A falha do sistema endócrino também pode levar à alopecia de nidificação. A glândula tireóide e o córtex adrenal estão comprometidos, o que afeta o funcionamento da glândula pituitária. Tudo isso leva ao aparecimento de focos de perda de cabelo.

Outra razão é o desequilíbrio hormonal. Muitas vezes isso acontece durante o início da menopausa, durante a gravidez, tomando medicamentos contraceptivos hormonais. As mulheres grávidas não são tratadas, a cobertura é restaurada de forma independente após o nascimento da criança. Em todos os outros casos, você precisa visitar um médico.

A ciência médica está inclinada a acreditar que a principal causa deste tipo de perda de cabelo é uma predisposição genética. Todos os outros fatores que o corpo poderia superar.

Características do quadro clínico

Somente quando a alopecia aninhada ocorre uma mudança na placa ungueal. Torna-se mais fino, deformado. Muitas vezes, é para mudar as unhas que especialistas em cabelo (tricologistas) tiram conclusões sobre a condição patológica dos bulbos.

Unhas e cabelos têm a mesma composição, então mudanças dolorosas no corpo os afetam igualmente. Além disso, com alopecia focal, cílios e sobrancelhas começam a cair. Um sintoma ruim é uma lesão da unha visível, que começou mais cedo do que o aparecimento de áreas de calvície na cabeça. Este é um sinal de graves irregularidades em todo o corpo.

Classificação

A nidificação da alopecia tem várias formas, dependendo do tratamento prescrito:

  • Local - em que há um ou dois locais de alopecia.
  • Ophiasis Celsus - é uma forma de fita, quando uma faixa peculiar de pele clara é formada a partir do templo até a nuca. Mais muitas vezes doente na infância.
  • Subtotal - vários sites se fundem, formando grandes áreas de alopecia.
  • Total - Não há vegetação em toda a cabeça. Às vezes, cílios e sobrancelhas caem.
  • Universal - O cabelo cai todo. Eles podem, então, voltar a crescer e cair imediatamente. Tais períodos paroxísticos do aparecimento de cobertura ocorrem. A parte principal da vida fica sem cabelo.
  • Gnezdnaya - prossegue com danos nas unhas. Esta é uma forma grave da doença com um mau prognóstico.

As formas da calvície podem entrar em um ao outro, a situação deteriora-se a ausência do tratamento apropriado, não seguindo as recomendações do doutor.

Estágios de desenvolvimento de patologia

Em seu desenvolvimento, a doença passa por vários estágios:

  • Progressivo. Áreas de cabelos caídos estão se expandindo. Novos focos aparecem. Os bulbos perdem sua força. O cabelo é fácil de puxar apenas puxando-o. Pode haver uma leve coceira no couro cabeludo.
  • Estacionário. Novos bolsos de calvície não aparecem. A pele nas áreas de alopecia deixa de inflamar, empalidece, fica lisa. Após o fortalecimento, retirá-los torna-se difícil.
  • Regressivo. Os centros de calvície crescem gradualmente com novos cabelos felpudos sem pigmento. No futuro, ocorre espessamento e pigmentação, se houver condições favoráveis. Mas um agravamento da doença pode ocorrer, então a transição para o primeiro estágio ocorrerá.

Calvície focal e tratamentos eficazes

A alopecia de nidificação pode ser determinada por sinais externos, muito característicos dessa patologia. Nas mulheres, elas são as mais expressivas.

O médico usa métodos diagnósticos adicionais que o ajudam a identificar por que a calvície apareceu. Ao usar um dermatoscópio, é possível examinar em detalhes os bulbos, a pele da cabeça, para determinar sua condição. Certifique-se de estudar esfregaço para a presença de infecções fúngicas do corpo. Embora se acredite que tal infecção raramente cause alopecia, não é necessário excluir esta opção.

A calvície focal é um sinal de certos distúrbios, então o médico prescreve testes laboratoriais individuais para identificar patologias. Pode ser testes bioquímicos para a definição de infecção, alterações endócrinas, beribéri e outras doenças.

Princípios do Tratamento de Doenças

Para se livrar da alopecia areata requer uma abordagem integrada. Com isso, o efeito estará nos sintomas, nas causas da doença. Normalmente, os médicos não dão garantias sobre o sucesso do tratamento, uma vez que muitos fatores influenciam o processo de restauração da cobertura.

Os princípios do tratamento da calvície focal incluem:

  • conduzindo sessões de psicoterapia para restaurar um fundo emocional estável,
  • o uso de pomadas à base de hormônios para retardar os processos de dano auto-imune,
  • impacto nas áreas afetadas por irritação local, a fim de aumentar a microcirculação,
  • melhoria obrigatória do sistema digestivo.

Um curso padrão de tratamento leva 2 meses. O local da calvície com tratamento adequado desaparece após 6 meses. Tanto tempo é necessário para o cabelo voltar a crescer.

A eliminação final da alopecia focal depende das causas da sua ocorrência. Se a perda de cabelo ocorre devido a danos na pele por fungos ou deficiência de vitamina, então a recuperação está completa. É difícil combater a patologia se ela é causada por um fator hereditário ou estresse.

Alopecia areata não afeta longevidade, desempenho, para outras doenças crônicas. Mas tem um impacto psicológico sério, alguns levam a um estilo de vida fechado, o que agrava a depressão, levando a um aumento do problema.

Meios de tratamento externo

Se o foco de alopecia na cabeça é um único, seu diâmetro não é mais de 3 cm, você só precisa assisti-lo por 3 meses. Durante esse tempo, pode crescer demais. Se isso não acontecer, você precisa iniciar o tratamento.

Livrar-se de tal doença deve ser realizado em conjunto com um médico. Somente um especialista selecionará a medicação correta, fornecerá complicações, levará em conta as contra-indicações. A automedicação pode complicar a situação.

Os glucocorticosteróides são aplicados topicamente sob a forma de pomadas e cremes. Em casos graves, as lesões são dadas no local da lesão com esses agentes hormonais. Por exemplo, uma solução de Minoxidil é esfregada na pele. A desvantagem do método é a fragilidade, funciona apenas em pequenas áreas. Não é adequado para calvície total.

Outro meio de uso externo é o ácido nicotínico. É um bom antiespasmódico, ajuda a restaurar o suprimento de sangue na área afetada. A ampola é aberta, o conteúdo é esfregado na área de perda de cabelo diariamente. De remédios populares - o uso de sal marinho. A massagem com grandes cristais também contribuirá para o fluxo de sangue para o local da alopecia, o que ajudará a restaurar a cobertura.

Tratamento geral

Com uma abordagem integrada ao tratamento, você precisa se livrar do problema principal, um sintoma que pode ser calvície. Imunomoduladores, suprimento de sangue e preparações vitamínicas são usados. Na presença de infecção, é eliminado por terapia individual.

Para melhorar a nutrição do cabelo, aplique Actovegin, Solkoseril. Agentes nootrópicos são usados ​​para aliviar espasmos vasculares. Muitas vezes prescrito Piracetam, Nootropil. É importante remover o estado depressivo, que é frequentemente observado em pacientes com essa patologia. Aplicado Novopassit, Persen.

Massagem e fisioterapia

Existem outras maneiras de ajudar com a calvície focal. Bem ajuda a sessões regulares de massagem na cabeça. Deve ser feito por um especialista qualificado. O procedimento deve ser realizado em um consultório médico em uma mesa especial. A massagem dura cerca de 30 minutos. Há um impacto no local da alopecia, pescoço e ombros.

Calvície focal com fisioterapia é efetivamente tratada.É necessário lembrar-se das contra-indicações para tais procedimentos - doenças oncológicas e infecciosas, a presença de um marca-passo, gravidez.

Métodos de fisioterapia:

  • Eletroforese - baseado na ação da corrente. Na área de calvície há um medicamento (ácido nicotínico), que devido à corrente penetra profundamente na pele. Vasos se expandem, a circulação sanguínea local melhora.
  • Galvanização - sob a influência da corrente, o couro cabeludo é aquecido. As reações de troca melhoram, o fluxo sanguíneo se estabiliza.
  • Darsonvalização - Aparelho Darsonval é usado. Com a ajuda de um bocal especial, as zonas de calvície são massageadas por 10 minutos. É a estimulação do suprimento de sangue e crescimento dos bulbos.

Para toda a fisioterapia, é suficiente 10 - 15 vezes para ver resultados positivos.

Tratamento cirúrgico

O último estágio da calvície focal não é tratado com medicação. Continua sendo um tratamento cirúrgico - transplante de cabelo. Isso também não pode ser considerado um remédio universal, porque a exacerbação da patologia pode levar à perda de cabelo transplantado.

É necessário estabelecer a causa da alopecia nidificante, eliminá-lo. Com predisposição genética, não há maneiras de resolver o problema. Você só pode adiar a perda de cabelo. Para isso, você precisa aprender a lidar com o estresse, sair vitorioso dos estados depressivos.

Causas da doença

As causas da alopecia de nidificação não são estabelecidas com precisão. Supõe-se que a patologia tenha natureza auto-imune. O corpo humano começa a perceber os folículos pilosos como uma substância estranha e os rejeita. Primeiro, uma pequena área redonda de calvície aparece na cabeça, que então aumenta.

Os seguintes fatores podem provocar o desenvolvimento da doença:

  1. Hereditariedade Muitas vezes, a calvície focal é observada nos pais e parentes próximos dos pacientes.
  2. Infecções respiratórias crônicas. Cárie dentária subtratada, infecções virais respiratórias agudas e influenza causam a entrada de bactérias e vírus no sangue. Esses microorganismos são depositados nos folículos pilosos. Quando a imunidade de uma pessoa combate a infecção, ocorre não apenas a destruição dos germes, mas também a destruição dos folículos pilosos.
  3. Estresse e distúrbios neuróticos. Em condições depressivas, o suprimento de sangue para o cabelo se deteriora, o que leva à sua perda. Além disso, o estresse afeta o funcionamento do sistema imunológico, e o corpo começa a lutar com seus próprios folículos pilosos.
  4. Doenças endócrinas. Patologias da glândula tireóide, glândulas supra-renais e pituitária também afetam a condição do cabelo.
  5. Desequilíbrio hormonal. A alopecia areata em mulheres aparece frequentemente durante a gravidez, menopausa ou quando se toma contraceptivos hormonais. Durante a gestação, a calvície não é tratada, geralmente, a condição do cabelo retorna ao normal após o parto. Em outros casos, você deve visitar um médico.
  6. Infestação por vermes. Alopecia areata, por vezes, ocorre no fundo de helmintíase. O sistema imunológico luta contra os parasitas e ao mesmo tempo afeta os folículos pilosos.

O principal papel na ocorrência da doença é um fator hereditário, razão pela qual a doença é intratável. Todas as outras causas de calvície podem ser eliminadas.

Estágio da doença

Em seu desenvolvimento, a alopecia aninhada passa por vários estágios:

  1. Progressão. Nesta fase, os folículos pilosos perdem força. Na cabeça existem áreas de calvície com pele inflamada. Às vezes há uma ligeira coceira. O cabelo parece fino e é facilmente removido da lâmpada quando puxado.
  2. Estágio estacionário. A calvície pára de progredir. A inflamação da pele desaparece. O cabelo pára de cair.
  3. Estágio de regressão. Nas áreas afetadas crescem cabelos loiros fofos. Sob condições favoráveis, eles são fortalecidos, pigmentados e se transformam em cabelos normais. Mas com uma exacerbação da doença, a calvície pode recomeçar.

Sintomatologia

O primeiro sinal da doença é o aparecimento de áreas de calvície. Eles geralmente têm formato e tamanho redondos de 1 cm a 10 cm, a lesão tem limites claros. Geralmente há uma única porção de alopecia, mas em alguns casos pode haver vários. Zonas balding podem se fundir umas com as outras.

A pele nas áreas afetadas é alterada ligeiramente. Às vezes há uma ligeira vermelhidão. Crosta e peeling não é observado. O cabelo perto da zona de alopecia não se mantém bem nos folículos e é facilmente retirado.

Há uma fragilidade aumentada do cabelo. Eles têm uma raiz normal, mas uma base muito fina da haste. Muitas vezes o cabelo quebra em um comprimento de cerca de 3 mm.

Existe um tipo especial de doença (opiáis), em que uma mancha calva não tem uma forma redonda, mas longitudinal, na forma de uma tira. As unhas também podem estar envolvidas no processo patológico, sua condição se deteriora significativamente. Esses tipos de alopecia são considerados os mais malignos e difíceis de tratar.

Alopecia areata em mulheres geralmente ocorre entre as idades de 15 e 35 anos. Mais muitas vezes esta doença afeta pacientes com cabelos escuros. Patologia geralmente prossegue mais favoravelmente do que nos homens. Os estrogênios predominam no corpo da mulher, o que previne a perda de cabelo grave. No entanto, se um paciente tem perturbações hormonais, a calvície pode ser significativa. Devido à alopecia, as mulheres muitas vezes experimentam estresse e depressão, o que, por sua vez, aumenta a perda de cabelo.

Alopecia areata em homens começa mais frequentemente da coroa. Na parte superior da cabeça um centro da calvície forma-se. Se você não agir, a área de perda de cabelo ao longo do tempo aumenta. Em casos avançados, o paciente perde completamente o cabelo.

Peculiaridades da calvície em crianças

Alopecia areata em crianças é uma ocorrência bastante rara. Muitas vezes, doenças da pele se juntam à doença: dermatite atópica, erupções alérgicas, vitiligo. Com a alopecia, a criança frequentemente perde não apenas o cabelo da cabeça, mas também as sobrancelhas e os cílios.

Na maioria das vezes, esta doença afeta crianças com mais de 3 anos de idade. Um sinal de mau prognóstico é a adição de dermatite atópica, danos nas unhas e o início da doença em idade precoce. Nestes casos, a patologia é curada com grande dificuldade. No entanto, formas malignas da doença raramente são vistas em crianças. Na maioria dos casos, o cabelo pode ser totalmente restaurado.

Diagnóstico

Quando surgem os primeiros sinais de alopecia, é necessário consultar um tricologista. Normalmente, para o diagnóstico é suficiente exame externo do paciente. Em alguns casos, são necessários testes laboratoriais adicionais:

  1. Tricogramas Vários cabelos são retirados do paciente perto da área afetada e sua estrutura é examinada sob um microscópio.
  2. Biópsia Da área afetada assumir o estudo de um pedaço de pele. Isso permite que você separe alopecia focal da lesão do couro cabeludo com lúpus e lesões livres de líquen.
  3. Estudos usando um dermatoscópio. A estrutura dos folículos pilosos e a condição da pele são estudados.
  4. Esfregaço das áreas afetadas por infecção fúngica. Este estudo ajuda a distinguir a alopecia focal da micose.

Às vezes a alopecia é uma manifestação do beribéri, assim como doenças endócrinas e infecciosas. Para identificar tais patologias, são prescritos testes sorológicos, exames de sangue para bioquímica e hormônios.

Tratamento Medicamentoso

Se houver um pequeno centro de calvície (não mais que 3 cm) na cabeça, então a observação dinâmica é necessária dentro de 3 meses. Se durante este período o local não estiver coberto por pêlos, então é necessário um tratamento para a alopecia de nidificação.

Topicamente prescrito pomadas e cremes corticosteróides: "Celestoderm", "Dermoveit", "Clobetasol", "Ftorokort". Eles são aplicados em áreas de calvície. Também usou droga corticosteróide "Diprospan" na forma de uma solução. É administrado por via subcutânea nas áreas afetadas. Este tratamento ajuda com a perda de cabelo não mais que 50%.

No tratamento da alopecia em ninhos em mulheres, a droga "Cimetidina" dá bons resultados. Tem um efeito antiandrogênico e normaliza os hormônios no corpo do paciente. É produzido sob a forma de comprimidos, cápsulas e solução para injeções. Os homens não devem tomar este medicamento, pois isso pode afetar negativamente a produção de andrógenos.

No tratamento da alopecia em ninhos em homens, a droga Finasterida é usada. Evita o acúmulo do hormônio diidrotestosterona na área dos bulbos e previne a queda de cabelo. Esta ferramenta não é recomendada para crianças e mulheres grávidas. A droga pode causar anormalidades genéticas no feto.

No tratamento de pacientes masculinos e femininos, a pomada de Ditranol é usada. Tem um efeito irritante local. No local da droga há uma ligeira vermelhidão da pele. Células imunológicas são ativadas para combater a inflamação e se distraem dos folículos pilosos. Droga antralina, tintura de pimenta vermelha, capim-limão, óleo de bardana também tem propriedades irritantes. Tais ferramentas podem ser usadas no estágio de internação da doença quando a perda de cabelo cessou.

Bom resultado dá a droga "Minoxidil". Esta é uma solução que é esfregada na pele em áreas de calvície. Estimula o crescimento do cabelo.

Além dos medicamentos locais, os medicamentos prescritos para administração oral:

  • complexos vitamínicos "Perfectil", "Pantovigar", "Nutrikap".
  • sedativos: Persen, Novopassit.
  • drogas que melhoram o fluxo sanguíneo: "Nootropil", "Actovegin".

Em casos graves, os imunossupressores são usados: "Ciclosporina A", "Timopentina", "Groprinozin". Eles são capazes de afetar a natureza auto-imune da doença. É possível tomar drogas tão potentes apenas por prescrição. Essas drogas têm muitos efeitos colaterais.

Fisioterapia

Fisioterapia complementa o tratamento médico da calvície. Para melhorar a condição do cabelo prescrito os seguintes procedimentos:

  1. Eletroforese com ácido nicotínico. A droga é injetada na pele usando corrente galvânica. Ajuda a melhorar a circulação sanguínea e o metabolismo na derme. A droga penetra nos bulbos e estimula o crescimento do cabelo.
  2. Microcorrentes As áreas afetadas são afetadas eletricamente. Como resultado deste tratamento, a nutrição dos folículos capilares é melhorada.
  3. Tratamento com laser. Os raios penetram no bulbo e estimulam o crescimento do cabelo.
  4. Darsonvalização. Com a ajuda de um aparelho especial, correntes de pequenos impulsos são alimentadas nas áreas afetadas. Como resultado, o suprimento de sangue para os folículos e o crescimento do cabelo são melhorados.

Para alcançar o resultado, é necessário de 10 a 15 fisioterapia.

Revisões de tratamento

Existem muitas críticas positivas sobre o tratamento da alopecia em ninhos por darsonvalização. Os pacientes pararam a perda de cabelo após 7 - 10 tratamentos. Depois de algum tempo, um novo cabelo apareceu nas áreas calvas. Para muitas mulheres, este método ajudou com a calvície pós-parto associada a distúrbios hormonais.

Há também relatos de boa eficácia do Minoxidil. Ajuda até mesmo com formas severas de alopecia de nidificação. Nas revisões, é relatado que, após o curso do tratamento, os pacientes começaram a crescer gradualmente áreas de calvície, tanto na cabeça e no corpo. Esta ferramenta foi eficaz mesmo com perda de cabelo superior a 60%.

Em alguns casos, os irritantes ajudaram a impedir a queda de cabelo. Se boas críticas sobre o uso de óleo de bardana e tintura de pimenta amarga. No entanto, essas ferramentas ajudam a estabilizar o processo de perda de cabelo. Com um foco ativo com um couro cabeludo solto, irritantes irritantes podem exacerbar a calvície.

Prevenção

Se uma pessoa tem tendência a queda de cabelo, é necessário tomar medidas para fortalecê-la. Para fazer isso, você deve lavar regularmente o cabelo com shampoos especiais com suplementos vitamínicos, bem como usar chás de ervas para enxaguar e máscaras de tratamento. Você não deve usar cabelos apertados e cabelos fortes. É necessário o mínimo possível recorrer a manchas.

Também é importante comer corretamente e, se possível, evitar o estresse. Nos primeiros sinais de perda de cabelo aumentada, você precisa visitar um tricologista. Isso ajudará a evitar o desenvolvimento de alopecia.

Causas e patogênese

As causas da alopecia areata não estão estabelecidas. Alopecia areata é uma síndrome clínica heterogênea, em que o estresse emocional, infecções agudas e crônicas, trauma físico, fatores genéticos desempenham um papel. A heterogeneidade genética dessa doença explica seu polimorfismo clínico, que é bem conhecido pelos médicos.

A alopecia de Nestal é considerada como uma doença autoimune órgão-específica, como evidenciado pela predisposição hereditária, pela freqüência aumentada de deteção de anticorpos específicos do órgão e pela regulação danificada das células T da resposta imune.

Os sintomas da alopecia areata

Os sintomas da doença começam com o aparecimento súbito de um foco redondo de alopecia sem sensações subjetivas, apenas alguns pacientes notam parestesias. Os limites do foco são claros, a pele dentro dele não é alterada ou ligeiramente hyperemic, às vezes a consistência da consistência e mais fácil do que saudável, é coletada em dobras, a boca dos folículos pilosos são preservados. Em um estágio progressivo, o cabelo de aspecto saudável nas bordas do surto é facilmente epilado (uma zona de cabelo solto), um sinal patognomônico é a aparência do cabelo na forma de pontos de exclamação. Trata-se de pêlos em forma de taco com cerca de 3 mm de comprimento, cuja extremidade distal é dividida e espessa.

O curso adicional da doença é imprevisível. Às vezes, o crescimento do cabelo no surto é totalmente restaurado. Novos focos podem aparecer, alguns deles podem se fundir devido à perda de cabelo que os separa. Talvez difusa queda de cabelo sem a formação de focos de calvície. A longa existência de focos pode levar a alterações distróficas e morte dos folículos.

Os primeiros focos ocorrem mais frequentemente no couro cabeludo. Possível perda de cabelo na área de crescimento da barba, perda de pêlos no corpo, nas áreas axilar e púbica. Em muitos casos, as sobrancelhas e os cílios caem. 10-66% dos pacientes têm uma variedade de distrofia ungueal.

O que é alopecia?

Em essência, esta doença pertence às lesões patológicas, que é conhecida pela humanidade há muito tempo. Mas as causas exatas da doença ainda não foram estabelecidas. O mais provável é que esta versão: o corpo humano aceita folículos pilosos já existentes como algo estranho para ele, e tenta se livrar deles.

Uma característica distinta da alopecia de outros tipos de calvície é que a perda de cabelo é circular, isto é, a perda de cabelo começa na forma de um pequeno círculo, que se expande gradualmente.

A doença afeta ambos os sexos igualmente. E a coisa mais terrível neste tipo de calvície é que afeta principalmente apenas jovens (menores de 25 anos) e crianças. Concordamos que os idosos podem mais facilmente aceitar que estão ficando mais calvos do que os jovens.

As seguintes variedades de alopecia areata são distinguidas:

  • Difuso. O cabelo cai no topo da cabeça
  • local Nesse caso, a perda de cabelo ocorre em um local. Neste caso, a lesão tem limites claramente definidos,
  • alopecia total. Perda de cabelo ocorre em todo o couro cabeludo, com completa. Esta forma da doença em crianças não é marcada,
  • subtotal. Mais de quarenta por cento do cabelo cai na cabeça,
  • ofilisioterapia Perda neste caso ocorre nas bordas do cabelo da cabeça,
  • forma universal. Neste caso, o cabelo cai por todo o corpo.Esta forma freqüentemente se desenvolve em crianças.

A ocorrência de lesões espontâneas, para prever onde a próxima lesão irá saltar, é impossível. Eles podem permanecer em sua forma original, eles podem crescer e simplesmente desaparecer espontaneamente.

Começando a aparecer sozinhas, as lesões geralmente se desenvolvem com facilidade e rapidez para uma forma universal ou total. Ao mesmo tempo, a transição entre as formas é quase imperceptível.

Causas da doença

Como mencionado acima, as causas exatas da doença ainda são desconhecidas. Mas isso é tudo, todos os médicos reconhecem que as origens da doença devem ser buscadas na infância do paciente. Além disso, a causa pode ser a falha do sistema imunológico, como mencionado acima. Ou seja, o sistema imunológico, por algum motivo, reconhece os pelos do corpo, em particular na cabeça, estranhos ao corpo humano e começa a se livrar dele.

A doença pode ser causada pela exposição a fatores ambientais, em particular, condições ambientais ruins. A perda de cabelo começa depois de fortes experiências emocionais.

Devido à incerteza das razões, o tratamento é diferente em homens e em mulheres.

Tratamento da alopecia areata

Devido ao fato de que as causas exatas da doença não foram identificadas, não há um método universal de tratamento. Em cada caso, é selecionado individualmente. Mas tudo é algo em comum.

Por exemplo, o uso de glicocorticosteróides é generalizado. Eles podem ser artificiais ou naturais. Neste último caso, a síntese da substância é realizada a partir do córtex adrenal de animais - cães, coelhos ou cavalos.

Mas, antes de começar o tratamento com hormônios, é comum usar agentes irritantes. Antralina, amônio, ácido carbólico, óleo crotônico, pimenta quente são usados ​​como o último.

Verificou-se que após essa terapia, o couro cabeludo é capaz de se recuperar. Mesmo se vários anos se passaram depois da calvície. Mas há um "mas": este método é eficaz apenas em um caso, se não mais do que 50% do cabelo caiu. Caso contrário, nem é possível iniciar o tratamento com este método.

Outro método de tratamento é com a ajuda de sensibilizadores, drogas que aumentam a sensibilidade celular. Caso contrário, este método é chamado de terapia imunossupressora tópica. Esta técnica é reconhecida como a mais bem sucedida no tratamento da falsa calvície. Além de sensibilizadores, este método utiliza drogas imunotrópicas que têm um efeito negativo sobre os glóbulos brancos e as células imunitárias - linfócitos e glóbulos brancos.

Fotoquimioterapia é frequentemente usada no tratamento - é quando a pele é exposta à fototerapia. O método funciona mais eficazmente quando usado em conjunto com drogas sensibilizantes. A única desvantagem desse tratamento é que ele pode prejudicar o paciente. Assim, durante o processo de tratamento, a imunidade da vítima é suprimida e qualquer infecção pode afetá-lo. Mesmo o mais simples.

Alguma ajuda é fornecida pelo tratamento externo com pomada de terebintina, estimulantes de queratinócitos - estas são células da camada externa da epiderme. Eles contribuem para o rápido crescimento do cabelo.

Fisioterapia não é esquecida - massagem do couro cabeludo, terapia de parafina, terapia atual (correntes d, Arsonval). Bem, os métodos clássicos - acupuntura e eletro-punção.

Os médicos costumam usar o efeito placebo. É quando o paciente simplesmente acredita que esse remédio irá ajudá-lo e aceitá-lo, mas, ao mesmo tempo, esse remédio não possui essas características.

Para aqueles que não querem tomar vários medicamentos, há um caminho - isso é esperar. Alguns médicos chamam esse método de tratamento preguiçoso. Encontra-se no fato de que você só precisa esperar um certo tempo. Cerca de meio ano. Como a prática mostra, na maioria dos casos, o patch careca emergente começa a se regenerar. E há esperança de que não haverá recaída.

Normalmente, o método de espera é recomendado pelos próprios médicos para aqueles pacientes cuja calvície está no primeiro estágio.

Tratamento medicamentoso: a escolha de drogas

Dependendo das razões alegadas, você deve escolher drogas para o tratamento terapêutico da alopecia. Portanto, com a falta de vitaminas no corpo e anemia, os suplementos de ferro são recomendados:

Juntamente com eles, complexos vitamínicos de vitamina B-6 ou 2 são frequentemente prescritos.

Se a calvície é causada por infecções fúngicas, são indicados para o efeito:

Coloração escura para proprietários de olhos cinzentos: tons e técnicas atuais

Leia mais sobre como fazer xampus naturais aqui.

Nas patologias endócrinas, quando não apenas os bois na cabeça, mas também as sobrancelhas são afetados, são prescritos:

  • levotiroxina sódica e o hormônio T4: L-tiroxina e seus análogos,
  • Eothirox,
  • Tireocomb e Yodocomb, Jodtirox e Tireoto no âmbito do tratamento hormonal complexo.

Medidas preventivas

Em caso de fortes choques nervosos, recomenda-se consultar especialistas como um psicólogo ou até mesmo um psiquiatra. Não pense em nada ruim. Apenas se os cílios e as sobrancelhas começarem a cair com o cabelo, raramente alguém permanecerá em paz. Isto é especialmente verdadeiro para as mulheres.

Se a causa de uma perda de cabelo forte se tornou nervos maliciosos, então neste caso tudo só pode piorar. Portanto, a ajuda de especialistas será necessária.

Com a perda de cabelo, a pessoa tem um sentimento de desconforto e, portanto, é necessário reduzir sua manifestação. Por exemplo, use o protetor solar da estação quente. Tais como pomadas, cremes, óculos de sol. Uma peruca ou algum tipo de touca é necessária na cabeça.

Para mais detalhes sobre a ocorrência e tratamento da alopecia, veja o vídeo.

Tratamento de alopecia em ninhos

O tratamento da alopecia de nidificação é realizado através da introdução de glucocorticosteróides nos focos patológicos, o significado desta terapia está no efeito imunossupressor das drogas. Se a área da lesão é superior a 50% da pele da cabeça, em que ocorre o crescimento do cabelo, o tratamento com corticosteróides não tem o efeito desejado.

Até o momento, o tratamento tópico com drogas contendo corticosteróides tem se mostrado ineficaz, mesmo em combinação com portadores que promovem uma penetração mais profunda de drogas hormonais.

A terapia imunossupressora tópica para a alopecia areata pode ser realizada usando dinitroclorobenzeno, éster dibutílico de ácido esquárico e difenilciclopropenona.

O uso sistêmico de esteróides adequadamente selecionado pode reverter a alopecia alopécica de rápida progressão.

Suprimir os clones de linfócitos ativos por drogas imunotrópicas.

Em alguns casos, a fotoquimioterapia é eficaz, bem como alguns métodos adjuvantes de influência nas lesões.

Ao escolher métodos de tratamento da alopecia de nidificação, as características da constituição de pacientes, doenças de fundo consideram-se.

O uso de estimulantes biogênicos acelera os processos de reparo dos tecidos. Para a correção de alguns parâmetros sanguíneos, as preparações contendo extrato de saliva de sanguessuga podem ser recomendadas. Em algumas formas de alopecia areata, as preparações de zinco podem ser indicadas.

Os meios externos de terapia concomitante incluem uma ampla gama de agentes irritantes (pomada de terebintina, efkamon), estimuladores do processo de proliferação de creatinócitos, drogas que melhoram a nutrição dos tecidos, bem como ajudam a melhorar a microcirculação tecidual. Drogas contendo silício também podem ser usadas externamente, o que pode melhorar a estrutura do cabelo, ou drogas cujo efeito terapêutico é devido à exposição da pele afetada à placenta.

Nós damos uma lista dos métodos mais populares de tratamento:

Na prática, o tratamento da alopecia de nidificação é amplamente utilizado em drogas a partir de álcool naftalano, tintura de pimentas, moscas espanholas, chilibuha. Sua eficácia em alguns casos pode ser explicada por um pequeno efeito estimulante, mas na maioria dos casos ocorre um efeito placebo.

Os pacientes podem ser recomendados massagem ou criomassagem do couro cabeludo, aplicações com parafina (ozocerite), um curso de dez dias de tratamento com correntes de diarréia, diatermia de glândulas simpáticas na região das vértebras cervicais, terapia de ozônio do couro cabeludo da pele do couro cabeludo.

Dos métodos de efeitos físico-farmacêuticos, eletroforese com uma solução de reserpina, aminofilina, etc. é mais frequentemente usado.

Em alguns casos, são efeitos fisico-biológicos efetivos baseados nos efeitos da terapia reflexa. O tratamento mais popular de alopecia de nidificação de toda a variedade de técnicas hoje recebeu acupuntura clássica, eletroacupuntura, bem como exposição a certos tipos de radiação eletromagnética, o uso de um laser, radiação ultravioleta, microondas.

O autor do artigo: Herman Olga Leonidovna, trichologist, especialmente para o site ayzdorov.ru

Alopecia em mulheres é uma perda de cabelo patológica causada por perda de cabelo. A doença leva a um afinamento parcial do tegumento ou a seu completo desaparecimento em algumas partes da cabeça e do corpo humano. Existem vários tipos de calvície em mulheres - é focal (reprodução), difusa.

Muitos homens em todo o mundo enfrentam um problema como a perda de cabelo. Apesar do fato de que representantes de uma metade forte da humanidade são mais suscetíveis à alopecia, esse problema não é de natureza sexual exclusiva. As mulheres também são propensas a calvície, mas em vista de.

Provadas receitas populares para o tratamento do cabelo incluem ingredientes que são usados ​​em cosméticos médicos profissionais - aminoácidos, vitaminas, minerais, ácidos graxos e outras substâncias que estimulam o crescimento do cabelo, ativando os folículos pilosos.

Antes de escolher uma estratégia de tratamento específica, o médico realizará um diagnóstico abrangente do cabelo. Para isso, uma lâmpada ultravioleta ou infravermelha pode ser usada. Se forem encontrados outros problemas de saúde, será necessário envolver médicos de outras especialidades no processo de tratamento.

Além do termo alopecia focal, você pode encontrar a frase alopecia de nidificação ou alopecia areata. Tudo isso significará a mesma patologia. Quanto às razões pelas quais o cabelo começa a cair, elas ainda não são precisamente definidas. Além disso, não se sabe como a doença continuará no futuro.

Perda de cabelo, como resultado de alterações relacionadas com a idade que ocorrem no corpo de um homem é chamado de alopecia androgênica masculina. Este processo depende da produção de hormônios - andrógenos. Esta forma de calvície é encontrada em homens com mais frequência que em outros. A este respeito, os trichologistas recebem muitas queixas como esta.

Os pacientes estão freqüentemente interessados ​​em saber se a operação de transplante será em vão. Afinal de contas, o cabelo que é transplantado pela cirurgia pode cair como o seu, e a operação em si leva muito tempo e não é barata.

O que é alopecia areata?

Em essência, esta doença pertence às lesões patológicas, que é conhecida pela humanidade há muito tempo. Mas as causas exatas da doença ainda não foram estabelecidas.

O mais provável é que esta versão: o corpo humano aceita folículos pilosos já existentes como algo estranho para ele, e tenta se livrar deles.

Alopecia Alopecia

Uma característica distinta da alopecia de outros tipos de calvície é que a perda de cabelo é circular, isto é, a perda de cabelo começa na forma de um pequeno círculo, que se expande gradualmente.

A doença afeta ambos os sexos igualmente. E a coisa mais terrível neste tipo de calvície é que afeta principalmente apenas jovens (menores de 25 anos) e crianças. Concordamos que os idosos podem mais facilmente aceitar que estão ficando mais calvos do que os jovens.

As seguintes variedades de alopecia areata são distinguidas:

  • Difuso. O cabelo cai no topo da cabeça
  • local Nesse caso, a perda de cabelo ocorre em um local. Neste caso, a lesão tem limites claramente definidos,
  • alopecia total. Perda de cabelo ocorre em todo o couro cabeludo, com completa. Esta forma da doença em crianças não é marcada,
  • subtotal. Mais de quarenta por cento do cabelo cai na cabeça,
  • ofilisioterapia Perda neste caso ocorre nas bordas do cabelo da cabeça,
  • forma universal. Neste caso, o cabelo cai por todo o corpo. Esta forma freqüentemente se desenvolve em crianças.

A principal razão para a patologia dos médicos é uma falha no sistema imunológico. O corpo percebe os folículos pilosos como algo estranho e os desloca.

Uma lesão afeta áreas, mas não toda a linha do cabelo, porque os folículos podem ter uma estrutura diferente, de modo que apenas certos cabelos se tornam objeto de um ataque imunológico.

Essas suposições são baseadas em ensaios clínicos. Os médicos ainda argumentam que é o ímpeto para tal ataque imunológico.

Eles chamam vários fatores provocadores.

As principais causas de perda capilar focal

Causas da alopecia areata:

Como mencionado acima, as causas exatas da doença ainda são desconhecidas. Mas isso é tudo, todos os médicos reconhecem que as origens da doença devem ser buscadas na infância do paciente.

Além disso, a causa pode ser a falha do sistema imunológico, como mencionado acima. Ou seja, o sistema imunológico, por algum motivo, reconhece os pelos do corpo, em particular na cabeça, estranhos ao corpo humano e começa a se livrar dele.

A doença pode ser causada pela exposição a fatores ambientais, em particular, condições ambientais ruins. A perda de cabelo começa depois de fortes experiências emocionais.

Devido à incerteza das razões, o tratamento é diferente em homens e em mulheres.

É impossível estabelecê-los com precisão, este tipo de alopecia pode começar aleatoriamente para uma pessoa, mas há uma série de fatores que podem levar ao aparecimento desta doença:

  • Hereditariedade As crianças adquirem os genes deles / delas de seus pais não só bons sinais, mas também várias doenças. Se a calvície foi observada ao longo da linha masculina, então ela também pode se manifestar em seus filhos.
  • Processos auto-imunes. As células do sistema imunológico bloqueiam o crescimento do cabelo ou o destroem. Mas o tratamento sob o qual essas células são afetadas não melhora particularmente, portanto, essa razão ainda é improvável.
  • Doenças infecciosas. Doenças graves podem causar perda de cabelo, não só na cabeça. Tal desvio pode ser observado com várias infecções fúngicas da pele.
  • Estresse. Em alguns pacientes, a calvície começou após sofrer um choque moral.
  • Lesões e cortes. Às vezes, uma pessoa que bate na cabeça pode danificar seus cachos e ferir gravemente seus folículos, que podem soltar os cabelos.

A causa confiável da doença ainda não foi estudada. No desenvolvimento da doença envolvem as seguintes patologias:

A falta de conhecimento desta patologia hoje não permite nomear fundamentalmente as causas da doença com alopecia focal. No momento, só é possível identificar certos fatores de risco que provavelmente levarão ao início do processo patológico.

Fator psicológico

Muitos especialistas estão inclinados a acreditar que situações estressantes não influenciam diretamente no desenvolvimento da alopecia alopécica, mas apenas contribuem para o lançamento de mecanismos geneticamente determinados, em decorrência dos quais não são incluídos na lista de possíveis causas, considerando-as indiretas.

Mas, como o mecanismo do desenvolvimento da doença ainda não está suficientemente estudado, também não é possível eliminar completamente a influência dos fatores de estresse.

Vários distúrbios do sistema nervoso periférico

De acordo com os conceitos modernos, as causas da alopecia focal estão em uma combinação de predisposição genética com fatores desencadeantes que desencadeiam distúrbios autoimunes na pele e folículos pilosos.

As principais causas da doença:

  1. Genética
    Nesse estágio, 8 genes que afetam o desenvolvimento da alopecia focal já estão decifrados. Muito provavelmente, a doença tem um tipo poligênico de herança.
  2. Mecanismos autoimunes
    Na calvície focal, os folículos pilosos são atacados pelo seu próprio sistema imunológico com o desenvolvimento de uma reação inflamatória auto-imune típica.
  3. Doenças infecciosas.
    Há definitivamente uma ligação entre infecções e alopecia. Isto é especialmente verdadeiro para os vírus do citomegalovírus, do sarampo e da rubéola, bem como para infecções locais da pele.
  4. Fatores Físicos
    Há evidências de proteínas de choque térmico (HSPs) com o surgimento de lesões imunes do tecido conjuntivo. Outras lesões físicas (ultravioleta, radiação, etc.) também afetam negativamente a condição dos folículos pilosos.
  5. Insuficiência de circulação sanguínea local.
    A teoria dos distúrbios da microcirculação nos tecidos do couro cabeludo, como a principal causa de alopecia alopécica, atualmente não está suficientemente comprovada.

Os fatores iniciais para o aparecimento da doença geralmente servem:

  • estresse emocional
  • vacinação
  • antibioticoterapia sistêmica
  • lesões físicas
  • doenças agudas (somáticas e infecciosas).

Os fatores que levam ao desenvolvimento de alopecia focal ainda não são claros. Supõe-se que em 20% de casos há razões hereditárias.

Embora a causa da doença não seja conhecida, supõe-se que fatores genéticos, estresse, transtornos mentais, distúrbios das glândulas endócrinas e fatores imunológicos tenham um efeito significativo.

Há também muitas outras hipóteses sobre a base da doença.

Um dos fatores que levam à perda excessiva de cabelo são os hormônios responsáveis ​​pelo desenvolvimento das características masculinas. Eles afetam adversamente os folículos pilosos e levam à perda de sua função.

Folículos pilosos danificados não são capazes de produzir pêlos ou produzi-los em violação da estrutura. A alopecia também pode estar associada a alterações hormonais temporárias (por exemplo, gravidez ou menopausa em mulheres) ou a mudanças drásticas na terapia hormonal.

A perda de cabelo excessiva pode ser causada por fatores mecânicos (por exemplo, arrancar os cabelos), prejudiciais (por exemplo, intoxicação por metais pesados) ou o resultado de doenças concomitantes.

Muitas drogas, como medicamentos citotóxicos, imunossupressores, antitireoidianos e anticoagulantes, também podem deixar um rastro na forma de calvície.

No final, a perda de cabelo pode ser causada por um processo inflamatório de longa duração.

Alguns cientistas vêem a causa da perda capilar focal em distúrbios do ciclo dos folículos capilares, ou seja, transição muito rápida da fase anágena para a fase catágena.

Até agora, esta teoria não foi confirmada e os fatores responsáveis ​​pelo início de todo o processo de calvície não foram determinados. Uma coisa que permanece válida é o fato de que a perda de cabelo tem a natureza da inflamação, apesar da ausência de alterações visíveis no processo inflamatório na pele, na forma de vermelhidão ou febre.

A alopecia areata na maioria dos casos desenvolve-se abaixo da influência de um mecanismo autoimune. As defesas do corpo podem reconhecer incorretamente os folículos pilosos, confundindo-os com tecido estranho.

Em pacientes com alopecia focal grave, as imunoglobulinas são freqüentemente detectadas na estrutura dos folículos, e patologias de imunoglobulina plasmática e falta de imunidade são diagnosticadas.

Esta doença é mais afetada mulheres com cabelos escuros.

Doença de estágio

A calvície de aninhamento tem várias etapas principais:

  1. Estágio ativo (por vezes referido como progrediente) - vermelhidão da pele diagnosticada, inchaço e sensação de queimação. Ao longo das bordas você pode sentir formigamento. Trichologist, na recepção, pode notar que os cabelos rasgados são semelhantes aos pontos de exclamação. Também determinará a área em que o cabelo tem uma raiz fraca, ou seja, ao menor esforço eles vão cair ou eles podem ser retirados. Na maioria das vezes, os limites não excedem 12 mm. Se você realizar uma inspeção mais completa, por exemplo Para examinar o cabelo sob um aumento de 100 vezes, então você pode ver o desbaste e a distrofia das extremidades, na verdade, eles se parecem com um fio grosso rasgado.
  2. No estágio estacionário, a pele da lesão ficará pálida, mas, ao mesmo tempo, não há zona com cabelo fraco.
  3. Estágio de regressão - na zona de alopecia, começam a aparecer armas de cabelos finos incolores, em alguns lugares você pode perceber o crescimento de cabelos comuns, mas já com pigmentação.

Mudanças na placa ungueal não são isoladas em um estágio separado, pois ela entra em uma forma leve de alopecia. A doença é caracterizada por deformação da placa, na maioria dos casos, é pressionada, e torna-se semelhante a um dedal.

Às vezes, a placa recebe arranhões longitudinais, características, mas a borda recortada não é mais uniforme. 12 de 100 pessoas que sofrem de calvície leve têm essa tensão. Ao diagnosticar outros tipos de alopecia, cerca de 95% das pessoas terão essa mudança com as unhas.

É caracterizada pela presença de distrofia das raízes do cabelo e outros fenômenos desagradáveis: coceira ou ardor na área de calvície, vermelhidão e inflamação da pele no nidus da doença.

A classificação internacional geralmente aceita (CID-10) identifica tais diagnósticos dentro da estrutura da doença “alopecia nidificante”.

Estágios da doença

Três estágios da doença:

  1. Tudo começa com sintomas ativos: inchaço e vermelhidão da pele no epicentro do foco. Em sua borda há uma sensação de formigamento e uma leve sensação de queimação. Muito rapidamente a zona de alopecia do diâmetro consegue 1 cm. No exame da área afetada, o “cânhamo” que sobrou do cabelo quebrado é claramente visível. Os mesmos fios que ainda estão preservados na lareira são soltos e facilmente removíveis.
  2. A fase seguinte da alopecia é estacionária, isto é a lareira deixou de crescer. A pele tomou uma cor pálida, e ao longo da borda do "ninho" não há fios doentes.
  3. No estágio de regressão, o processo de alopecia é revertido, no foco, você pode observar o aparecimento de novos cabelos. Alguns deles se assemelham a um incolor, parte tem uma pigmentação escura.

A natureza da nidificação da alopecia não é totalmente revelada pelos cientistas. Não está claro por que o foco é formado abruptamente, então ele pára de crescer e por vários meses (ou mesmo anos) está em um estado estável. Então, por conta própria, a lareira cresce com novos cabelos.

O comportamento da doença não é totalmente previsível, a calvície pode se manifestar de diferentes maneiras.Nos homens, todos os sinais de calvície seletiva são imediatamente evidentes. Enquanto aninhando alopecia em mulheres não pode ser detectado imediatamente. Alguns podem viver por vários anos sem prestar muita atenção às sensações desagradáveis ​​que acompanham o estágio progressivo da alopecia. Tudo dependerá da forma em que a doença se manifesta.

Alopecia feminina de nidificação quando examinada por um médico tricologista.

Formas de alopecia areata

  • Quando o processo de queda de fios na cabeça é pronunciado, eles falam de uma forma difusa de alopecia. Afeta toda a superfície da seção do cabelo.
  • Alopecia patológica local é manifestada por focos arredondados separados com limites claros.
  • Calvície na borda do crescimento do cabelo é uma forma oposta. Às vezes, apenas os templos e a testa ou a parte de trás da cabeça podem ser afetados. Alopecia, neste caso, tem a forma de uma fita.
  • Na forma de subtotal, 40% da linha do cabelo é afetada. Aqui, pequenos focos do tipo local começam a se fundir uns com os outros, formando grandes áreas de dano.
  • A alopecia total do ninho afeta todo o couro cabeludo, tornando a pessoa careca. Agite os cabelos em outras partes do corpo.
  • Há também uma forma universal, quando os focos de alopecia se manifestam não apenas na parte capilar da cabeça - a doença afeta as sobrancelhas, os cílios e os cabelos. Nos homens, você pode ver bolsos de carecas no queixo. Com esta forma de alopecia, o estágio regressivo pode voltar a ser ativo, destruindo o fluff emergente.
Formas de alopecia: focal, total e local.

Este tipo de calvície é distinguido por várias formas, diferindo umas das outras no grau de dano e localização. A alopecia universal em progresso repetido pode se manifestar em qualquer outra forma descrita acima e ser de natureza leve, o que dificulta seu tratamento. Cada um dos tipos de alopecia focal pode prosseguir fácil e lentamente, e pode começar imediatamente de forma bastante agressiva. Neste último caso, a doença e a placa ungueal são afetadas.

Uma pessoa pode manifestar várias formas de alopecia por alopecia de uma só vez, ou uma delas gradualmente se transformará na outra. Esse comportamento da doença dificulta o tratamento.

Causas da doença

  • Infecção respiratória crônica, doenças respiratórias agudas, cárie dentária, inflamação dos órgãos internos que se desenvolveram no corpo, se não tratada, levam à entrada de micróbios na corrente sanguínea. Com isso, a infecção se espalha pelo sistema e atinge os folículos pilosos. Os bulbos afetados são percebidos pelo sistema imunológico como corpos estranhos e sofrem um ataque autoimune.
  • Quando um sistema endócrino falha, a glândula tireóide e o córtex adrenal ficam comprometidos. Isso se reflete no trabalho da hipófise e do hipotálamo. Tudo isso leva ao desenvolvimento de alopecia focal.
  • O sistema vegetativo nervoso pode causar uma violação da microcirculação do sangue, e é por isso que existem espasmos de arteríolas e pré-capilares. A viscosidade do sangue aumenta, o que diminui sua correnteza. Os bulbos, que não receberam nutrição, começam a sofrer.
  • Espasmos dos vasos sanguíneos levam ao estresse. Eles são a causa de uma falha no sistema imunológico, que de repente se torna seletivamente "cega".

Qualquer alopecia alopecia tem causas que nem sempre são fáceis de tratar, especialmente porque a doença está entre as patológicas. Acredita-se que a causa de toda a síndrome auto-imune. Todos esses fatores não poderiam afetar o desenvolvimento da alopecia areata, se a pessoa não estivesse predisposta a ela geneticamente.

Na maioria dos pacientes, o desenvolvimento da alopecia está associado precisamente à fraqueza hereditária dos folículos.

A alopecia de nidificação não deve ser ignorada, em qualquer forma e grau que se manifeste. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, mais fácil será lidar com a doença. Para lesões secundárias únicas, a terapia restauradora será suficiente. Inclui tomar vitaminas individuais (A, B, C, E, PP) e suplementos de ferro. O médico prescreve um complexo de minerais e vitaminas em combinação com aminoácidos. Formas mais graves de alopecia requerem tratamento radical, o que inclui efeitos de drogas e ferragens.

Fisioterapia

  • Comece um curso com influência local na alopecia focal hormônios corticosteróides. Isso pode ser pomadas ou loções aplicadas nas áreas afetadas. Se a condição do paciente permitir, então vale a pena aplicar preparações de corticosteróide subcutâneas com injeções. Drogas como "Diprostan" ou "Acetonida de Triancinolona" dão um efeito bastante rápido.
  • Em alguns casos, aplicado topicamente "Anthralin". A droga provoca o desenvolvimento da dermatite de contato, "desviando a atenção" dos anticorpos para si mesmos. Devido a este efeito do agente, a atividade do sistema auto-imune é bloqueada.
  • Em casos onde a derrota de alopetion consegue mais de 30%, immunomodulators do tipo usam-se "Diaminciclopropenona". É arriscado usá-lo sem a supervisão de um médico, então eles prescrevem a droga apenas no hospital.
  • Fortalecer o efeito de drogas locais em alopecia ajuda fototerapia.
  • Excelentes resultados podem ser alcançados com crioterapiatratamento a laser Darsonval etc.

Medicamentos

  • Na presença de focos infecciosos, a terapia medicamentosa é prescrita para eliminá-los (em cada caso, a sua própria).
  • Para melhorar a microcirculação ajudará vasodilatadores: "Kavinton", "Troxevasin", "Trental", etc.
  • Os tecidos nutricionais das áreas capilares fornecerão "Actovegin", "Solcoseryl".
  • Espasmos vasculares são removidos por drogas nootrópicas: "Nootropil", "Piracetam".
O resultado do tratamento de alopecia areata no exemplo antes e depois do tratamento.

O tratamento de qualquer forma de alopecia focal deve ser realizado por um médico e ter um caráter individual. Não deve ser limitado a um medicamento ou procedimento - a terapia deve ser abrangente, visando suprimir a síndrome autoimune.

Pin
Send
Share
Send